Foram encontrados 2360 registros para a palavra: hu

Santo Antônio das Tradições: Prefeitura de Juazeiro proíbe venda de bebidas em garrafas de vidro e churrasco em espeto e libera a entrada com cooler

Para garantir a segurança dos participantes, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), publicou o decreto 167/2024 que determina a proibição da venda de bebidas alcoólicas e não alcoólicas em garrafas e recipientes de vidro, assim como churrasco em espeto, no pátio dos eventos e arredores durante as festividades do Santo Antônio das Tradições, que será de 6 a 9 de junho, na Orla II.

Está proibida a venda de bebidas em garrafas ou copos de vidro na Orla II e arredores a partir das 18h do dia 6 até às 6h do dia 10 de junho de 2024. Essa medida, que já foi aplicada nas festas de São João em anos anteriores, visa proporcionar maior segurança aos munícipes e visitantes...

V Seminário Internacional Bacia Cultural Sociobiodiversa da Chapada do Araripe – Patrimônio Dá Humanidade acontece até o dia 8

Até o dia 08 de junho, a Fundação Casa Grande, em Nova Olinda-CE, será palco para o V Seminário Internacional Bacia Cultural Sociobiodiversa da Chapada do Araripe – Patrimônio Mundial dá Humanidade.

Reunindo especialistas, pesquisadores, gestores públicos, líderes políticos, universidades, acadêmicos e entusiastas do Brasil e de outras partes do mundo, nesta edição, o evento enfatiza a importância da gestão participativa dos territórios culturais, com foco no projeto museus orgânicos...

Ação do ser humano acelera mudanças em rios e na biodiversidade

Humanos podem estar acelerando a decomposição de matéria orgânica em rios e riachos globalmente, revela um novo estudo das universidades da Geórgia, Oakland e Kent State, nos Estados Unidos.

Esse fenômeno pode ameaçar a biodiversidade aquática e aumentar o carbono na atmosfera, agravando as mudanças climáticas. Detalhado, ontem, na revista Science, o estudo é pioneiro ao combinar uma experiência global com modelagem preditiva para mostrar como os impactos humanos nos cursos d'água contribuem para a crise climática...

‘Chuvas de veneno’ apavoram comunidades rurais

“Tão botando veneno aqui com aquele bicho que ninguém nem vê (drone). Meu menino foi lá perto e ficou todo molhado de veneno, um veneno de cheiro muito podre.”

“O local onde estão colocando veneno fica no caminho para a escola das crianças. A preocupação é que as crianças que passam por perto tenham contato com esse veneno”...

Exonerado da função, João Leopoldo avalia que Centro de Cultura João Gilberto é "ocupado muitas vezes por pessoas com pouca ou sem nenhuma qualificação profissional"

Juazeirenses assistem mais uma cena no setor de cultura da cidade mãe da Bossa Nova. Dessa vez João Leopoldo Viana Vargas foi exonerado da funcção de coordenador do Centro de Cultura João Gilberto. Através de comunidado João Leopoodo declarou que "foi pego de surpresa, com a exoneração do  Centro de Cultura João Gilberto".

João Leopodo também fez acusações contra o deputado Roberto Carlos...

PREVISÃO DO TEMPO: terça-feira (28) sem chuva em grande parte da Bahia

Esta terça-feira (28) começa com chuva isolada no sul baiano e metropolitana de Salvador. Poucas nuvens no extremo oeste baiano e Vale São-Franciscano da Bahia. 

Durante a tarde e à noite, as chuvas são esperadas no nordeste baiano e metropolitana de Salvador. Em cidades como Brumado, Santa Rita de Cássia e Campo Formoso, não há previsão de chuva. ..

Ação de troca de livros arrecada donativos para vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul

A rede de solidariedade em prol das vítimas do Rio Grande do Sul continua em movimento no coração dos petrolinenes. Para contribuir com a campanha realizada no município, duas  voluntárias  promoveram um bazar para trocar livros por donativos. A iniciativa disponibilizou mais de 200 obras literárias, cada uma era adquirida em troca de um item que pudesse ser doado. Muitos donativos foram arrecadados e entregues ao programa de voluntariado Transforma Petrolina.

A ação solidária arrecadou roupas infantis e de adulto,  alimentos, sandálias, mochilas, cobertores, absorventes, fraldas, água, entre outros. Os donativos foram triados pelas voluntárias  e entregues ao programa Transforma Petrolina, tudo devidamente embalado e identificado. Agora, as doações serão destinadas à Quy Sorwetto, que levará para as famílias necessitadas do Rio Grande do Sul numa carreta da empresa...

Chuvas abaixo da média na Bahia previstas para junho podem afetar safra de milho, aponta Inmet

A Bahia terá chuvas abaixo da média neste mês de junho, o que poderá reduzir os níveis de umidade no solo e, consequentemente, a produção na safra de grãos 2023/24, em especial, o milho. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que o cenário de baixas chuvas deve se repetir em diversos estados da região Nordeste e parte do Norte, em especial, as áreas do sistema produtivo Matopiba (região que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Considerando o prognóstico climático do Inmet para junho de 2024 e seu possível impacto na safra de grãos 2023/24, essa falta de chuva deve ser ainda mais severa em áreas dos estados do Piauí e Bahia, “ocasionando restrição hídrica para o milho segunda safra”. Informações do jornalista Thiago Teixeira/Bahia Notícias..

HU-Univasf participa da campanha global de conscientização sobre a higiene das mãos

Com o objetivo de promover uma maior conscientização sobre a importância da higiene das mãos no contexto hospitalar, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, nesta sexta-feira (24), o Arraiá da Higiene das Mãos.

O evento consistiu em uma atividade lúdica voltada para a sensibilização do tema e envolveu os colaboradores, pacientes e acompanhantes...

 Banco de Leite Humano do Hospital Dom Malan em Petrolina receberá certificação do Ministério da Saúde

O Banco do Leite Humano do Hospital Dom Malan, da rede estadual de saúde em Petrolina, receberá do Ministério da Saúde, o credenciamento na Rede Brasileira de BLH através da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). O evento acontecerá nesta sexta-feira (24), na Sala da Defesa de Tese do IMIP, em Recife.

O evento deverá reunir representantes da Rede Solidária de Aleitamento Materno do Estado de Pernambuco. "Os Bancos de Leite do Brasil são organizados em rede. O Biama do Hospital Dom Malan Ismep está entre os 11 bancos de leite do estado de Pernambuco que foram certificados. O que vai acontecer é a formalização dessa certificação. Isso embasado nos nossos indicadores e sobre controle de qualidade do leite e atendimento à população. Para nós é um reconhecimento muito importante, " explicou a gerente do BIAMA do HDM Ismep, enfermeira Joice Fonseca...

Maio Amarelo em 2024: 90% dos sinistros de trânsito são causados por falhas humanas

O tema do Maio Amarelo em 2024 reforça a obrigação e o envolvimento de cada um: 'Paz no trânsito começa por você'. Os números são alarmantes. 90% dos sinistros de trânsito são causados por falhas humanas. 60% dos leitos de UTI da rede pública são ocupados por vítimas desses sinistros, aumentando o tempo de espera por outros tratamentos de saúde. Nos últimos 10 anos, na Bahia, foram 25 mil mortes no trânsito.  

O Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) segue com ações e campanhas para reduzir esses números. Trabalha a conscientização entre o público infantil, nas escolas públicas e particulares, espaços públicos, teatros e espaços multidisciplinares, já que 80% das famílias têm o comportamento impactado pela influência das crianças na primeira infância, segundo pesquisa do Procon/SP-USP. Pensando nisso, e seguindo a política pública adotada pelo Estado da Bahia, o Detran desenvolve ações e projetos voltados para esse público.  ..

Mulher é suspeita de matar próprio bebê de 9 meses e esconder o cadáver por 30 dias em um freezer

Uma mulher foi presa por suspeita de matar o próprio filho, um bebê de 9 meses, e esconder o cadáver num freezer por 30 dias. A prisão foi confirmada pela Polícia Militar, no bairro de Candeias, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) informou que foi acionada, na noite desta terça-feira (21), para uma ocorrência em que uma mulher de 27 anos ameaçava suicídio...

Palestras e outras atividades marcam a Semana da Enfermagem no HU-Univasf

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu, entre os dias 08 e 20 de maio, diversas atividades com o objetivo de ampliar as discussões sobre conquistas e desafios, contradições e dilemas na Enfermagem. A programação fez parte da 10ª Semana da Enfermagem realizada no hospital. Mais de 30 mil profissionais de enfermagem compõem a categoria na Rede Ebserh. Só no HU-Univasf, são mais de 500.

A abertura do evento contou com a palestra "A enfermagem do futuro: como desenvolver uma vida profissional", ministrada pelo especialista em Planejamento e Gestão Estratégica, Estevão Lira. Participaram da solenidade, via videoconferência, o superintendente do HU-Univasf, Julianeli Tolentino, o gerente de Atenção à Saúde, Aristóteles Cardona, e o gerente de Ensino e Pesquisa da instituição, Ricardo Lima. Além deles, compuseram a mesa de honra o gerente Administrativo, Roberto Rivellino, a chefe da Unidade de Gestão de Graduação, Ensino Técnico e Extensão, Paula Maduro, o chefe da Divisão Médica, Pedro Diniz, e o chefe da Divisão de Enfermagem, Saulo Xavier. As atividades aconteceram no auditório do HU-Univasf ao longo de 15 dias, tendo o encerramento na área externa do hospital...

HU-Univasf promove oficina de arteterapia para colaboradores

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Rede Ebserh, por meio da Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP), lançou, em 16 de maio, a primeira edição do Projeto Arteterapia - Oficina de Pintura de Imagens. O evento tem como objetivo principal fomentar a socialização, a integração entre colegas, a criatividade e a motivação no ambiente hospitalar.


A pedagoga do HU-Univasf, Barbara Renata Veloso, explica que a ideia para o projeto surgiu a partir de uma observação feita em janeiro, durante a realização do "Pixels das Emoções", uma iniciativa em alusão ao "Janeiro Branco". Nesta atividade, os colaboradores foram convidados a pintar um coração para expressar seus sentimentos do dia, com cada cor refletindo uma emoção diferente...

Governo Federal atua para proteger a saúde da população e também dos pets atingidos pelas fortes chuvas no RS

 

Carregamento de 20 toneladas de ração para pets saiu neste sábado de Brasília com destino ao Rio Grande do Sul - Foto: Cláudio Kbene/PR

A preocupação com a saúde e o bem-estar dos gaúchos após a tragédia climática não se restringe aos maiores centros urbanos do estado. Em um ação integrada, o Governo Federal trabalha também para alcançar a população mais vulnerável e distante das grandes cidades, fornecendo alimentação e oferecendo atendimento de saúde...

PREVISÃO DO TEMPO: sábado (18) com dia nublado e chuvoso em áreas do Nordeste

Neste sábado (18), o dia começa com muitas nuvens e pancadas de chuva no norte, oeste e leste do Maranhão, norte do Piauí, região metropolitana de Fortaleza e norte e noroeste do Ceará.

O céu fica encoberto e chove na Zona da Mata nordestina durante a manhã. Dia ensolarado nas demais áreas do Nordeste...

Chuvas no RS deixam 154 mortos e mais de 618 mil pessoas fora de casa

O número de mortes confirmadas no Rio Grande do Sul subiu para 154 em consequência dos temporais que atingiram o estado desde o fim de abril, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil nesta sexta-feira (17). Neste momento, 98 pessoas continuam desaparecidas e há 806 feridos.

O número de pessoas fora das próprias residências devido às cheias dos rios já ultrapassou 618,3 mil, sendo 540.192 desalojados, que são aqueles que tiveram de sair de seus lares e estão acolhidos em casas de familiares, amigos ou conhecidos. O restante, de acordo com o monitoramento atualizado diariamente pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul (78.165 pessoas), vive temporariamente em um dos mais de 875 abrigos cadastrados no estado...

Rio Grande do Sul: professor diz que parte da tragédia foi causada por ação humana

O professor Roberto Reis, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), disse, nessa quarta-feira (15), que parte da tragédia que atingiu 446 municípios gaúchos foi causada pela ação do homem, que construiu em locais onde não deveria construir, em áreas de alagamento, e não fez as manutenções corretas nos diques de contenção e nas barreiras anti-alagamento. Acrescentou que essas obras, feitas nos anos 1970, nunca receberam manutenção adequada. “A culpa da enchente é do planeta. Mas a culpa da tragédia é dos administradores do estado e das cidades”.

Em entrevista à Agência Brasil, Reis afirmou que Porto Alegre é área de várzea, de confluência de rios na beira do Lago Guaíba, que alaga sempre que tem enchente. “É natural. A gente é que não deveria ter construído na área que alaga periodicamente”...

Extremo climático ou falha humana? Especialistas analisam inundações no Rio Grande do Sul

Em cenários de crise, é comum a busca por causas e responsabilidades. A tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul, que provocaram a morte de quase 150 pessoas até agora, têm levantado diferentes reflexões. Trata-se de um evento natural excepcional, impossível de prever e evitar? Ou há um grau considerável de responsabilidade humana pela forma de ocupação do território, desenvolvimento urbano e uso do solo?

A Agência Brasil conversou com especialistas em recursos hídricos, que pesquisam áreas como geologia, agronomia, engenharia civil e ambiental. Há consenso de que se trata de um evento extremo, sem precedentes, potencializado pelas mudanças climáticas no planeta. Mas quando o assunto é o papel desempenhado pelas atividades econômicas e a ocupação do território, surgem as discordâncias...

Lula diz que o desastre gaúcho também foi agravado porque “pessoas não cuidaram das comportas que deveriam ter sido cuidadas há muito tempo”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (13/5) que os estragos que assolam o Rio Grande do Sul parecem não ter sido causados apenas pelo fenômeno das chuvas. A declaração ocorreu durante discurso do chefe do Executivo na abertura da reunião ministerial ocorrida no Palácio do Planalto para discussão de novas ações de ajuda ao estado.

“Essa chuva que parecia ser uma chuva normal, não foi normal. Nós estamos vivendo tempos difíceis porque me parece que a questão climática é mais séria do que muita gente tenta acreditar que é. Muitas vezes, os negacionistas passam para a humanidade, para a sociedade e dá a ideia de que esse negócio do clima, de aquecimento do planeta, de chuvas torrenciais, de furacões é coisa de ambientalista ou coisa de intelectual, quando, na verdade, o mundo está passando por um processo de transformação que somente nós, seres humanos, seremos capaz de controlar se tivermos capacidade, competência, sabedoria para nos comportarmos de acordo com aquilo que a ciência nos ensina”, apontou...