Foram encontrados 177 registros para a palavra: indústria

Reunião define estratégia para novo distrito industrial em Petrolina

Uma comissão formada por representantes da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) e da prefeitura de Petrolina deve viabilizar estudos técnicos para construir no município um novo distrito industrial. A proposta surgiu durante reunião no gabinete do prefeito Miguel Coelho, na sexta-feira (20), e é considerada estratégica para a revitalização do parque industrial da região.

O encontro foi marcado com o objetivo de entregar ao prefeito as chaves da antiga sede da Federação, que foi transferida para o prédio do SENAI, na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, no bairro Vila Eduardo. Na reunião, o diretor administrativo da FIEPE, Felipe Coelho, enfatizou a importância que prefeitura teve ao ceder um espaço para a entidade, no Centro de Convenções, e que volta a ter a partir da iniciativa de criar o novo distrito, com gestão compartilhada...

Rio São Francisco: Cientistas desenvolvem produtos com resíduos da indústria vinícola

A partir do aproveitamento integral de resíduos da indústria de vinho, cientistas desenvolveram insumos de alto valor agregado para os ramos alimentício, farmacêutico, de cosmética e de mobiliário. Ingredientes funcionais, corantes naturais e nanocristais de celulose são alguns dos produtos criados por pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ), que há mais de oito anos estudam soluções para um dos mais nobres resíduos industriais: o bagaço da uva.

O processo de aproveitamento integral dos resíduos da produção de vinhos, espumantes e sucos de uva pode ser implantado na linha de produção industrial com equipamentos simples e de baixo custo. Inclui em sua primeira etapa a extração de compostos antioxidantes (compostos fenólicos incluindo as antocianinas) da casca da uva, sem as sementes...

Distrito Industrial de Juazeiro ganha nova gestão

Termo de cooperação foi firmado entre SDE, Sudic e associação de empresas da região

A Associação das Empresas do Distrito Industrial do São Francisco (Aedisf) passa a administrar o Distrito Industrial de Juazeiro, conforme acordo de cooperação assinado nesta terça-feira (05) com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic). O objetivo é de modernizar, descentralizar a administração e dar resultados efetivos ao investidor...

MOTOCICLISTA MORRE EM ACIDENTE NO DISTRITO INDUSTRIAL DE PETROLINA

Mais um grave acidente foi registrado na manhã dessa sexta-feira (18) no Distrito Industrial de Petrolina e culminou com um motociclista morto. Segundo testemunhas, a vítima conduzia uma moto esportiva, tipo Motocross quando foi atingido de frente por um ônibus.

A vítima morreu com o impacto da batida. O veículo no qual ele estava pegou fogo e ficou completamente destruído. O ônibus que transportava funcionários de uma empresa, também ficou com a parte da frente danificada...

Senador Fernando Bezerra defende carro híbrido como forma de preservação de empregos na indústria automotiva

Preocupado com a manutenção dos empregos na indústria automotiva, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) defendeu, o aprofundamento da discussão sobre um projeto de lei, em tramitação no Senado, que proíbe a comercialização e circulação de carros movidos a combustíveis fósseis (gasolina e diesel, por exemplo). Ao pedir vistas do PLS 454/2017 e propor audiências públicas para o amadurecimento do tema, Fernando Bezerra apontou o carro híbrido como medida de transição dos motores de combustão para os elétricos.

“O carro elétrico é um caminho, sim. Mas, o carro híbrido é muito importante para o Brasil; especialmente para o agronegócio e a produção de etanol, que foi o combustível que o país escolheu incentivar”, afirmou o vice-líder do governo no Senado, ao destacar que o setor automotivo é responsável por 23% do PIB (Produto Interno Bruto) do setor industrial. “Eu fico sempre muito desconfiado de entrarmos nestas ondas que vêm de fora. Penso que o Brasil pode construir seu próprio modelo (de migração para o carro elétrico), aproveitando as condições oferecidas pelo agronegócio e também a biomassa, o biocombustível. Talvez, para o Brasil, faça sentido ter o carro híbrido por mais uns 50 anos porque isto pode ser melhor para a economia nacional”, acrescentou...

IBAMETRO PASSA A OFERECER NOVOS SERVIÇOS AO SETOR INDUSTRIAL BAIANO

Nesta terça-feira, dia 20, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), autarquia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) e órgão delegado do Inmetro na Bahia, entregou à população baiana dois empreendimentos instalados na sede do Centro Industrial de Aratu (CIA): novo parque de laboratórios metrológicos e parque de verificação de caminhões-tanque, com capacidade duplicada. 

Participaram da solenidade o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), Jaques Wagner, o representante do Inmetro, Daniel Ramos, os deputados Estaduais Roberto Carlos e Euclides Ferreira, além de outras lideranças políticas, sociais e empresariais. As autoridades percorreram, juntamente com o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal, as instalações da unidade para conhecer de perto as atividades em funcionamento. 

Frutos de um investimento de aproximadamente R$2,5 milhões, os parques visam atender não só empresas baianas, notadamente indústrias, como também das regiões norte, nordeste e até mesmo sul e sudeste do país. Como resultado, o Ibametro passa a desempenhar um papel ainda mais expressivo na economia do Estado. ..

SAAE responde ao leitor que reclamou da situação no Distrito Industrial

O leitor Charles Fernandez em mensagem ao Blog na manhã desta quinta-feira (15) reclamou de uma situação que já perdura há mais de um mês no Distrito Industrial do São Francisco em Juazeiro (Veja aqui).

Em nota o SAAE responde ao leitor e cidadãos que acompanham este Blog. Confiram:..

LEITOR RECLAMA DE LAGOAS NO DISTRITO INDUSTRIAL DE JUAZEIRO

O leitor Charles Fernandez em mensagem ao Blog na manhã desta quinta-feira (15) reclamou de uma situação que já perdura há mais de um mês no Distrito Industrial do São Francisco em Juazeiro e que está oferecendo um certo desconforto às empresas ali localizadas, ou para quem reside nas redondezas e utiliza as vias do distrito para chegar em casa.

As estradas estão tomadas de água, verdadeiras lagoas. Ele não soube precisar se em razão das chuvas ou do vazamento da rede de água. “Geraldo estou enviando fotos do Distrito Industrial no João Paulo II, por traz da Icofort. Acho uma vergonha, pois na mesma localidade existem órgãos da prefeitura. Há mais de um mês está assim” reclamou Charles Fernandez...

SAAE comunica falta de água no Distrito Industrial e bairro João Paulo II

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro comunica aos moradores do Bairro João Paulo II e comerciantes do Distrito Industrial que o fornecimento de água foi suspenso na manhã dessa terça feira (27) nessas duas comunidades, por conta do rompimento da rede principal. As equipes já estão fazendo o devido reparo e o abastecimento será normalizado por volta das 13h. A equipe vai aproveitar o período sem água para tirar o vazamento da quadra 14, número 19 - serviço solicitado por moradores.

 ..

70% dos resíduos da indústria dos países em desenvolvimento não é tratado e é jogado diretamente nos rios, poluindo a água.

Desenvolver modelos de negócio que incorporem as questões hídricas é um dos maiores desafios das economias em todo o mundo. Segundo a organização das Nações Unidas, o planeta enfrentará um déficit de água de 40% em 2030. Por sua vez, o Fórum Econômico Mundial lista a água como um dos maiores riscos globais nos próximos seis anos. Em resposta a isso, foi lançada a Ferramenta de Risco Hídrico (Water Risk Filter em inglês - WRF) mapeada com dados em alta resolução para o Brasil.

Desenvolvida pela Rede WWF e pela instituição alemã de desenvolvimento financeiro KfW/DEG com o intuito de ajudar organizações de todo o mundo a avaliar os riscos físicos, regulatórios e reputacionais relacionados à gestão da água, a ferramenta também fornece orientações sobre o que fazer em resposta a esses riscos, promovendo a mitigação e o uso sustentável da água...

Mulher morre em acidente de trânsito no Distrito Industrial de Petrolina

Uma mulher de 53 anos, morreu na tarde deste domingo (24), após um acidente de trânsito na Avenida Luís de Souza, no Distrito Industrial de Petrolina, Sertão de Pernambuco. O acidente foi entre uma motocicleta e um carro. A vítima, Iraci Luiz Pequeno, estava pilotando a motocicleta e morreu no local.

De acordo com informações da Polícia Militar, quando a equipe chegou até o local, os ocupantes do veículo haviam sido levados para o Hospital Universitário de Petrolina (HU). Por estarem hospitalizados, não foi possível realizar o teste de alcoolemia. O carro e a motocicleta foram levados para o depósito da polícia civil...

Fernando Bezerra Coelho assume compromisso de lutar pelo fortalecimento da indústria naval em Pernambuco

O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) dialogou nesta segunda-feira (13/11) com os principais representantes da indústria naval em Pernambuco. O parlamentar esteve nos estaleiros Atlântico Sul (EAS) e Vard Promar, ambos instalados no complexo portuário de Suape. Ele conversou com diretores e funcionários das empresas, visitou os projetos em construção e discutiu alternativas para o setor, que gera aproximadamente 5 mil empregos diretos e quase 20 mil indiretos no Estado.

No Atlântico Sul o senador foi recebido pelo presidente da companhia, Harro Burmann, que ao lado dos diretores fez uma apresentação sobre a indústria naval brasileira e suas perspectivas para os próximos anos. O EAS está construindo cinco embarcações e emprega cerca de 3.500 pessoas. Fernando Bezerra visitou as instalações e conheceu a linha de produção do estaleiro, que está entre os mais modernos da América do Sul. À tarde o senador foi ao Vard Promar, que faz parte da Fincantieri Company, empresa italiana com presença em três continentes.  Ele foi recebido pelo vice-presidente sênior, Guilherme Coelho, e pelo diretor administrativo Marcello Rômulo da Silva...

Bahia: Indústria da morte inova e cemitérios apresentam serviços online

Lidar com a perspectiva da morte não é fácil, mas, para alguns empresários, ela faz parte do trabalho diário. O mercado funerário cresce em média 15% ao ano e movimentou cerca de R$ 7 bilhões no ano passado, de acordo com o Sindicato de Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep).

Os empresários do setor lidam com uma demanda relativamente estável ante a crise, já que as mortes são inevitáveis e as celebrações fúnebres fazem parte da tradição humana. O setor aposta, no entanto, na criatividade e na tecnologia para inovar e oferecer soluções que valorizam os seus serviços...

Presidente da AL-BA viaja à China para conhecer indústria de eletro-eletrônicos

Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Angelo Coronel (PSD), tem conhecido a indústria de eletro-eletrônicos, lâmpadas de LED, placas fotovoltaicas e veículos especiais durante sua visita à China. Acompanhado de sua esposa, Eleusa Coronel, a convite de empresários brasileiros, Coronel quer atrair investimentos do setor para a Bahia. "Eu acalento o sonho de ver o estado da Bahia com mais indústrias e empresas de serviços para gerar mais empregos para a população. Só seremos um estado desenvolvido quando reduzirmos de fato a nossa dependência e, consequentemente, a nossa pobreza", observou o deputado, que se diz impressionado com o modelo socialista/capitalista adotado pelos chineses. ..

Secretário Tiano Felix se reúne com membros da Associação de Empresários do Distrito Industrial do São Francisco

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Tiano Felix, se reuniu quarta-feira (25), com membros da Associação de Empresários do Distrito Industrial do São Francisco (AEDISF), para ouvir as demandas e firmar parcerias com a categoria. Na ocasião a associação solicitou apoio na manutenção e melhorias da infraestrutura do local.

“Existe um bom alinhamento entre o poder público municipal e os empresários. Nós somos geradores de impostos e de renda, é preciso um olhar diferenciado para aquele espaço, pois o nosso objetivo é transformá-lo em um local totalmente estruturado”, destacou o vice-presidente da AEDISF, Carlos Neiva...

Encontro da indústria e comércio da Bahia reuniu mais de 2 mil pessoas

O setor atacadista e distribuidor do Nordeste, que movimenta mais de R$ 65,6 bilhões anuais, reuniu representantes das maiores empresas do ramo, no 1º Encontro dos Agentes de Distribuição da região, encerrado neste domingo (15) na Bahia. O evento reuniu cerca de duas mil pessoas, incluindo representantes da indústria e do varejo, fornecedores, autoridades e lideranças ligadas às entidades do segmento.

Antônio Cabral, presidente da Associação dos Agentes de Distribuição da Bahia (ASDAB), entidade anfitriã, destacou a importância do evento, que aconteceu conjuntamente com o 15º Encontro dos Agentes de Distribuição da Bahia. "Entregamos conhecimento, negócio e entretenimento equilibrado", afirmou, ao destacar as oito palestras realizadas e a Feira de Negócios, que contou com participação de 53 empresas dos setores industrial e de serviços...

Melão desperdiçado é alternativa à maçã na indústria de bebidas

Um suco-base de melão, para uso na indústria de bebidas, é uma das alternativas propostas pela Embrapa para reduzir o desperdício da fruta. O produto concentrado não apresenta gosto e aroma de melão e pode ser empregado pela indústria como base para a produção de sucos mistos, néctares e outras bebidas. Hoje esse papel é da maçã, principal matéria-prima de sucos-base das mais diversas bebidas com frutas. A proposta também é substituir água e açúcar por uma base mais saudável. A empresa busca parceiros para a validação da tecnologia em escala industrial.

O produto pode ser muito útil para reduzir o desperdício de melão. Em 2015, as perdas chegaram a 37% do total produzido, com base no último levantamento da produção feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma boa parte do total não foi aproveitada por problemas puramente estéticos: manchas na casca, tamanho menor que o habitual ou formato irregular. Apesar de rejeitados pelos consumidores, esses melões mantêm intactas as propriedades nutricionais...

Prefeito Paulo Bomfim se reúne com direção da Associação dos Empresários do Distrito Industrial do São Francisco

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, se reuniu com a direção da Associação de Empresários do Distrito Industrial do São Francisco (Aedisf), que solicitou apoio na manutenção e melhorias da infraestrutura do local. O secretário de Governo, Clériston Andrade e o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária Tiano Felix, participaram da reunião.

Hoje, cerca de 80 empresas ocupam o espaço, gerador de economia para Município e Estado. A gestão da área é de responsabilidade da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Bahia, mas o prefeito Paulo Bomfim se comprometeu em buscar soluções para requalificar o Distrito, o tornando-o mais viável e para as diversas atividades econômicas ali desenvolvidas...

Fiscalização municipal autua empresas no Distrito Industrial de Juazeiro

Nesta quarta-feira (26), a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) iniciaram uma fiscalização intensa nas empresas instaladas na área do Distrito Industrial de Juazeiro. A ação teve como objetivo a verificação da documentação de funcionamento e a licença ambiental.

As empresas fiscalizadas nessa primeira visita atuam no ramo de carnes, iogurte, locadora, construções, pré-moldados e confecções. A visita culminou na autuação das mesmas pela ausência de licença de funcionamento e /ou licença ambiental. As multas aplicadas foram todas de 20 VRF...

ESPAÇO DO LEITOR: Leitor relata Falta de iluminação nos bairro João Paulo II, São Geraldo e Distrito Industrial

No ultimo de 22 de março de 2017 solicitei a SESP através do blog a reposição de lampadas e restabelecimento da iluminação Publicada em três pontos da Cidade mais até agora não sei por qual motivo a secretaria ainda não atende. Por este motivo estou reiterando a reivindicação:

..