Foram encontrados 1991 registros para a palavra: Mulher

Família busca por mulher desaparecida no bairro Antonio Cassimiro, em Petrolina

Uma família de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, está vivendo a agonia de ter um ente querido desaparecido. Maria do Carmo Oliveira Santos, de 59 anos, sumiu no 23 de março. Ela mora em um residencial no bairro Atonio Cassimiro e, segundo familiares, saiu de casa para ir ao trabalho. Com a ajuda de amigos, a família está espalhando cartazes com a foto de Maria do Carmo, na esperança de encontrá-la.

“Está difícil. A gente nunca pensou que pudesse acontecer com a gente. Não sabe se ela está viva, se está morta. Se está sofrendo. Isso tem sido angustiante pra gente”, diz Lígia dos Santos, cunhada de Maria. A última vez que Maria do Carmo foi vista foi em um mercadinho, que fica no trajeto entre a casa e o trabalho dela. “Ela veio aqui, fez uma compra e seguiu em direção ao trabalho. Ela estava de farda, sempre do jeito que ela passava aqui”, afirma a vendedora Andreza dos Santos Silva...

Petrolina: Associação Espírita e de Cultos Afros Braileiros Mulheres de Terreiros envia nota de repúdio e acusa vereador Osinaldo de machista

A  AECAB – Associação Espírita e de Cultos Afros Braileiros – Mulheres de Terreiros,  torna pública através de uma nota de repúdio, unindo outras vozes do Movimento Feminista, por não aceitar o repetido comportamento machista e preconceituoso do Vereador Osinaldo Souza, na Câmara de Vereadores de Petrolina.

Confiram NOTA DE REPÚDIO..

Dois homens e uma mulher são assassinados em Senhor do Bonfim, polícia investiga motivo dos crimes

A cidade de Senhor do Bonfim, Bahia,  registrou três homicídios. O primeiro aconteceu na Rua Jardel Filho, no Alto do Cigano. De acordo com a polícia Teones Jesus Moraes, de 24 anos, foi assassinado com dois tiros. Há informações de que ele seria fugitivo da cidade de Camaçari. Ainda não há informações sobre autoria e motivação.

A polícia também investiga o assassinato do frentista Osney de Jesus, de 40 anos, residente no Distrito de Carrapichel. Ele foi alvejado por homens não identificados.  Ele trabalhava em posto de combustíveis localizado em frente ao Terminal Rodoviário de Senhor do Bonfim. Ele ainda foi socorrido pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos e morreu...

CPM JUAZEIRO PROMOVE CAFÉ POÉTICO EM HOMENAGEM AS MULHERES

No último dia 30, ocorreu no Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna a realização do Café Poético em homenagem ao dia da mulher, retratando as mulheres que fizeram história e as anônimas que fazem história. O evento contou com a participação dos alunos, professores e policiais militares da Unidade Escolar. As apresentações trouxeram um retrato da história, do processo de empoderamento da mulher, suas dificuldades, seus feitos e principalmente suas vitórias, bem como o extrato da sociedade atual e as inumeras mulheres que fazem história no dia a dia da nossa comunidade juazeirense. A percepção da inferência que cada mulher teve e tem em nossa construção social foi foco das pesquisas e trabalhos artísticos apresentados. As direções do Colégio da Polícia Militar tem grande senso de responsabilidade ao processo de formação dos alunos enquanto indivíduo social, fator que corrobora diretamente para que ações como o Café Poético aconteçam. ..

Os saberes, rezas e curas através da crença das mulheres da Caatinga é destaque em revista de circulação nacional

A Revista Globo Rural, uma de maiores credibilidades da America Latina, destacou este mês de março 2019 as histórias das curandeiras do sertão: mulheres que preservam as práticas de orações, cantos, raízes e garrafadas. O titulo da reportagem é: Os saberes das mulheres da Caatinga.

O jornalista e editor da Revista Bruno Brecher e o fotografo José Medeiros percorreram trechos da terra de Padre Cícero à terra de Luiz Gonzaga por uma estrada que atravessa a  Chapada do Araripe e divide o Ceará de Pernambuco. Uma das histórias é destacadas é de Maria Nazaré de Jesus. Ela conta que já “pegou” 12 meninos. O primeiro, homem feito, já tem de 18 a 20 anos...

Mulheres trabalhadoras rurais participam de encontro regional de mobilização para a Marcha das Margaridas 2019

A análise dos impactos da reforma da previdência para o público feminino rural, a violência doméstica e a mobilização para a 6ª Marcha das Margaridas 2019 foram os principais eixos temáticos do Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras, que aconteceu nesta quinta-feira (28), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ).

De acordo com informações da comissão organizadora, cerca de 100 mulheres, agricultoras familiares, assalariadas e dirigentes sindicais do Vale do São Francisco participaram do ato. O encontro foi marcado pelo lançamento da 6ª Marcha das Margaridas 2019, que acontecerá nos dias 13 e 14 de agosto, em Brasília...

75ª CIPM PARTICIPA DO DEPIN ITINERANTE E O COMANDANTE É AGRACIADO COM TÍTULO DE DEFENSOR DA MULHER PELA POLÍCIA CIVIL

Em disputada solenidade nesta quinta-feira, dia 28, no auditório da CODEVASF, em Juazeiro-BA, durante a 2ª Edição do DEPIN Itinerante, sob o tema: O Empoderamento da Mulher Contemporânea, o Comandante da 75ª CIPM Maj QOPM José Roberto Sampaio de Souza foi agraciado com uma comenda alusiva ao evento, pelo Diretor do DEPIN Flavio Augusto Andrade Góes e Lígia Nunes, Coordenadora Regional da 17ª COORPIN. O título foi conferido em especial a toda a Tropa da 75ª CIPM, em reconhecimento ao compromisso e dedicação da OPM, no combate a todas as formas de violência contra a mulher. ..

1ª CIA/6º BPM GARANTE INCOLUMIDADE FÍSICA DE MULHER QUE ESTAVA SENDO AMEAÇADA

Por volta das 13h35, do dia 27, quarta-feira, a Guarnição RP do Setor 2, designada pelo Cicom, deslocou para a Praça Dr. José Gonçalves, a fim de atender uma ocorrência de ameaça, chegando ao local, a guarnição constatou a veracidade do fato, sendo que a vítima, informou que um indivíduo havia lhe ameaçado. Após localizar o acusado, a guarnição conduziu as partes a Depol para a adoção das medidas cabíveis. ..

Mesa de debates “Mulheres, Direitos Humanos e Atual Conjuntura Política” acontecerá no Campus Juazeiro da Univasf

Com o tema “Mulheres, Direitos Humanos e Atual Conjuntura Política”, será realizada uma mesa de debates sobre direitos das mulheres e luta contra a violência, nesta quinta-feira (28). O encontro acontecerá na sala do Núcleo Temático 31 (NT 31), às 9h, no Campus Juazeiro, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento é gratuito e aberto para toda a comunidade. A mesa de debates é promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres de Juazeiro e conta com apoio da Univasf.

O debate terá a participação da fundadora e presidente da ONG TamoJuntas, Laina Crisóstomo; da representante da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco em Petrolina, Viviane Costa; e da representante do Setorial Feminista de Rua Juventude Anticapitalista, Kamila Lopes. A discussão será mediada pela presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres de Juazeiro, Katussia Almeida...

Bahia está entre os cinco Estados que apresentam mais casos de violência contra a mulher

A Comissão Externa da Violência Doméstica Contra a Mulher atuará inicialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bahia e Mato Grosso do Sul. Os cinco estão entre os que apresentam mais casos de violência, segundo o mapa do feminicídio publicado pela Comissão da Mulher da Câmara.

A coordenadora do colegiado, deputada Flávia Arruda (PR-DF), disse que a ida aos estados tem o objetivo de cobrar e fiscalizar o cumprimento da Lei Maria da Penha. “Verificar os protocolos de atendimento e a rede de acolhimento à mulher vítima de violência. ” Ela informou que o grupo também vai convidar especialistas para debates e promover a troca de dados sobre o tema...

Ao receber prêmio “Prefeitura Amiga da Mulher”, Miguel Coelho defende garantia de igualdade de direitos

“Nossa luta não é apenas para as mulheres de Petrolina serem bem tratadas, mas para terem todos os direitos iguais a todos”. Foi dessa forma que o prefeito Miguel Coelho encerrou o discurso de agradecimento por receber o prêmio “Prefeitura Amiga da Mulher”. A solenidade de premiação ocorreu na terça-feira (26), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, no Recife, em reconhecimento a gestões públicas que promovem políticas para inclusão, promoção de saúde e combate à violência de gênero.

Petrolina se destacou por adotar ações como o Plantão Mulher, que garante acolhimento com advogadas, assistentes sociais e psicólogas a vítimas de violência; campanhas de conscientização e mais recentemente a criação da primeira patrulha municipal da Mulher do Sertão. O município ainda desenvolveu diversas iniciativas na saúde e educação como mutirões de cirurgias e exames destinados ao público feminino, melhorias na rede de creches entre outras ações...

Guarda Civil detém mulher suspeita de tráfico de drogas em Petrolina

Durante patrulhamento de rotina no bairro José e Maria, zona norte da cidade, uma equipe da Guarda Civil de Petrolina avistou duas pessoas em atitude suspeita. Quando os guardas se aproximaram, uma mulher tentou fugir do local, deixando cair uma trouxa plástica contendo 18 pequenas pedras de crack.

Após a captura, a suspeita informou que havia outras três grandes pedras de crack no interior da casa dela. Segundo testemunho, a droga foi adquirida em Juazeiro-BA por R$ 450. Além da droga, também foi encontrado um rolo de fita adesiva e a quantia de R$ 20 em dinheiro. ..

MULHER É ASSASSINADA NO BAIRRO SOL LEVANTE EM JUAZEIRO (BA)

Uma mulher ainda não identificada foi assassinada na noite deste domingo (24) no bairro Sol Levante, em Juazeiro (BA. Segundo informações de populares, a vítima foi morta com vários disparos de arma de fogo, na rua Casa Nova.

Por meio de vídeos que foram publicados nos grupos de whatsapp a vítima Márcia Gomes Félix, 36 anos, foi surpreendida com os disparos e morreu antes mesmo de receber atendimento por parte do SAMU...

Petrolina é a primeira cidade do Sertão de Pernambuco a implantar a Patrulha da Mulher 

Ano passado, 1.949 mulheres sofreram violência doméstica em Petrolina, segundo dados da Secretaria de Defesa Social. Desses casos, 7 foram assassinatos e feminicídios, ou seja, homicídios cometidos por homens contra mulheres por razão do gênero. A estatística foi um dos motivos que fez a Prefeitura de Petrolina criar a primeira Patrulha da Mulher Municipal do Sertão de Pernambuco. A unidade, que terá participação de 15 guardas civis, foi lançada pelo prefeito Miguel Coelho na quinta-feira (21).

A Patrulha funcionará 24 horas por dia, atuando de forma preventiva e ostensiva em casos de violência contra o público feminino. Para acionar o efetivo, a população poderá ligar para o telefone 153 e denunciar casos de violência doméstica, agressão entre outros...

Prefeitura de Petrolina implanta patrulha de combate à violência contra a mulher nesta quinta (21)

No mês internacional de luta por direitos das mulheres, a Prefeitura de Petrolina vai adotar uma medida efetiva para ajudar no combate à violência de gênero. Nesta quinta-feira (21), o prefeito Miguel Coelho lança a primeira Patrulha da Mulher, uma unidade da Guarda Civil Municipal destinada para atuar na prevenção e apoio em casos de agressão ao público feminino. A solenidade ocorre a partir das 16h, no Centro Especializado de Atenção à Mulher, na Avenida Gilberto Freire, próximo ao Parque Josepha Coelho. ..

Intercâmbio da Rede Mulher no Piauí evidencia contradições em torno da implantação de Unidades de Conservação no Semiárido

Conhecer realidades distintas provocadas a partir da implantação do Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, foi o que chamou atenção de cerca de 40 mulheres do Sertão do São Francisco que participaram de um Intercâmbio no município piauiense de São Raimundo Nonato, nos dias 16 e 17 de março. O grupo integra a Rede Mulher existente no Território Sertão do São Francisco, na Bahia, e a atividade faz parte da proposta de fortalecimento da organização.

O primeiro dia foi reservado para conhecer a experiência do Assentamento Novo Zabelê, a 10 km da cidade, que hoje se destaca na região devido a produção e comercialização de produtos orgânicos nas roças e quintais produtivos, incluindo o cultivo de algodão orgânico para exportação. As famílias, assentadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra, são remanescentes da área onde foi implantado o Parque Nacional Serra da Capivara, as quais foram retiradas da comunidade Zabelê na década de 1980...

Secretária participa de Sessão Especial na Câmara em homenagem às mulheres

A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama, participou nesta terça-feira (19), na Câmara Municipal de Vereadores, da Sessão Especial em homenagem às mulheres com a outorga da comenda Ana Oliveira. As homenageadas este ano foram: a médica Isabel Ane dos Santos, a educadora Luzinete Dias e a dona de casa Lucinha Mota. Na oportunidade, a secretária representou o prefeito Paulo Bomfim.

Durante a sessão o juiz da Vara da Justiça pela Paz em Casa, Aroldo Nascimento falou sobre machismo. “Precisamos ser fiscais de nós mesmos, pois todos ainda temos traços machistas e o machismo mata, tira de nós pessoas que amamos. Nós homens que queremos bem às mulheres precisamos também ser feministas. Sinto-me lisonjeado pelo convite para participar desta solenidade e sempre procuro participar dos eventos nos quais a Rede de Enfrentamento à Violência esteja envolvida, pois acho esta uma causa valorosa”, afirmou o titular da Vara...

I Encontro de Homens e Mulheres vai reunir centenas de pessoas na Igreja Verbo da Vida em Petrolina

Será realizado entre os dias 22 e 24 de Março o I Encontro de Homens e Mulheres da Igreja Verbo da Vida em Petrolina- PE. O evento com o tema 'Plenos', vai reunir sete preletores de estados diferentes, entre eles a Missionária Camila Barros da Assembleia de Deus Vitória em Cristo - Sede. Pra a organizadora do encontro, Vice-presidente da Igreja Verbo da Vida em Petrolina, preletora do evento, Mizia Elian esse é um encontro que pretende marcar e mudar a vida dos participantes. "Acreditamos que quando os céus invadem a terra somos transformados, espírito, alma e corpo. Queremos tocar nesses homens e mulheres com a Palavra de Deus, de uma forma que se sintam completos, plenos", disse a organizadora.

O Plenos será sediado na Igreja Verbo da Vida em Petrolina, no bairro Gercino Coelho, nos dias 22 e 23 será às 20h, no sábado às 19h30 e no domingo nos horários de 10h, 17h e 19h30. Toda estrutura e equipe serão montadas para receber as centenas de pessoas participantes, além das caravanas que virão de outras cidades. O evento já está em seu terceiro lote e os interessados em participar devem entrar em contato através do telefone, 3861-1512...

Antonio Coelho destaca premiação da Prefeitura de Petrolina por ações voltadas para a mulher

O deputado Antonio Coelho (DEM) subiu a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta segunda-feira (18), para comemorar a escolha de Petrolina para o Prêmio Prefeitura Amiga da Mulher. O município venceu a premiação, que é promovida desde 2013 e visa dar destaque às gestões que investem em políticas públicas para a saúde da mulher, qualificação profissional e a redução da violência.

“Meu orgulho por esse prêmio vai além de um cidadão sertanejo, de uma pessoa que vem de Petrolina, mas também por ter a felicidade de ser irmão do prefeito Miguel Coelho, que tem colocado a valorização das mulheres como um norte de sua gestão. Acho que esse prêmio busca incentivar que mais prefeituras tomem medidas similares, para que a gente possa ter uma sociedade que busque um protagonismo cada vez maior das mulheres”, afirmou Antonio Coelho...

Prefeitura de Juazeiro mantém agenda do ‘Março Mulheres’ e realiza palestras nas escolas do município

Dentro da programação do ‘Março Mulheres’ foi realizada nesta segunda-feira (18) no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco (CETEP), mais uma palestra abordando o tema da violência contra a mulher, especialmente, a violência no namoro. O evento é uma realização da Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES).

Muitos jovens lotaram o auditório do colégio e ouviram atentamente as palestras. Para a aluna S.H.S, que preferiu não se identificar, é importante que essas discussões estejam no ambiente escolar. “Eu achei bastante proveitosa a atividade, porque muitas vezes, nós mulheres estamos vivendo situações de relacionamento abusivo e não notamos. Eu mesma já passei por esse tipo de relacionamento e durante a palestra pude identificar isso. A partir de tudo que foi dito aqui, percebemos que temos direito de sermos livres sem sermos julgadas mesmo em meio a uma sociedade machista”, afirmou...