Foram encontrados 1425 registros para a palavra: PROFESSOR

APLB: PROFESSORES DE CAMPO ALEGRE DE LOURDES GANHAM NA JUSTIÇA O DIREITO DE 40 HORAS

Em fevereiro de 2016, alguns professores da rede municipal de ensino de Campo Alegre de Lourdes tiveram seus proventos e carga horária reduzidos pela prefeitura. Sem nenhuma justificativa, a prefeita (na ocasião), Delaneide Borges Dias, pagou somente o equivalente às 20h semanais para esses professores.

Infelizmente, poucos dos prejudicados procuraram a APLB, apenas 08 (oito) solicitaram auxílio ao sindicato que, de imediato ingressou com o pedido de Mandado de Segurança. O tempo passou e para a alegria da categoria a justiça foi feita: dia 19 de setembro de 2017, ou seja, um ano e meio depois, foi concedida a segurança- "Hoje é dia de comemorarmos uma vitória!"- Disse o Coordenador da APLB, Hélio Mangueira...

IF Sertão-PE abre processo seletivo simplificado para contratação de professores substitutos

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) lançou, nesta terça-feira (19), o edital nº 53/2017, referente à contratação de Professores Substitutos por meio de seleção simplificada. As inscrições começam amanhã (20) e seguem abertas até o dia quatro de outubro. São 18 vagas disponíveis, distribuídas entre os sete campi do Instituto (Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista). A remuneração varia de acordo com a titulação do candidato, podendo chegar a R$ 4.241,05 (para candidatos com mestrado).

Para Floresta as vagas são para as áreas de Administração (1), Espanhol (1), Pedagogia (1) e Zootecnia (1). A previsão de contratação para os profissionais de Administração, Espanhol e Zootecnia é fevereiro de 2018, já o profissional aprovado para a área de Pedagogia tem contratação imediada prevista...

CORPO DO PROFESSOR ERALDO RAFAEL SERÁ SEPULTADO ÀS 15H

Está sendo velado no SAF do bairro Santo Antônio, o corpo do professor Eraldo Rafael da Silva, que morreu na noite desta sexta-feira (15), na rua Ramiro Ribeiro, centro de Juazeiro.

Tristeza geral no Colégio Municipal Paulo VI, onde Eraldo Rafael era professor de história do cursinho do Enem. O sepultamento ocorrerá logo mais às 15 horas, saindo o féretro do SAF, para o cemitério central da cidade...

Segundo APLB, PROFESSORES TEM DIAS CORTADOS EM UAUÁ SEM JUSTIFICATIVA LEGAL; Veja nota na íntegra:

A APLB-SINDICATO NÚCLEO UAUÁ, Sindicato dos Trabalhadores em Educação, vem através desta REPUDIAR a forma arbitrária e ditatorial com que a administração municipal de Uauá(prefeito Lindomar  Dantas-PC DO B), vem mantendo junto aos profissionais em educação. 

Não bastasse a retirada das vantagens de um grupo de professores nos meses de Janeiro e fevereiro, sem nenhum ato justificável e publicitável, a gestão agora CORTA 3 DIAS DOS PROFESSORES QUE ESTAVAM EM PLENO GOZO DO SEU RECESSO JUNINO(UM DIREITO INALIENAVEL ASSEGURADO PELO ARTIGO 45 DA LEI MUNICIPAL 431 DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010-ESTATUTO DO MAGISTÉRIO)..

Formação de professores estimula soluções criativas para a Educação Inclusiva em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), através do Núcleo de Apoio Psicossocial e Inclusão (NAPSI) iniciou nesta terça-feira (12), no auditório da SEDUC, a ‘Formação na Perspectiva da Educação Especial Inclusiva’ e a ‘Oficina Pedagógica’ para os professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

De acordo com a gerente do NAPSI, Luzinete Helena, as formações são realizadas mensalmente para o aprimoramento da equipe, e a oficina é um momento de produção de material para as salas de recursos. “Com as formações buscamos introduzir conhecimentos que possam fundamentar os professores na reorientação das suas práticas no Atendimento Educacional Especializado, desenvolver aprendizagem participativa e colaborativa necessária para que possam ocorrer mudanças no AEE, além da troca de experiências entre os professores”, destacou...

ESPAÇO DO LEITOR: E ai, Valdeci?

A pauta da semana em Juazeiro: denúncias de mau atendimento na Maternidade Municipal com falta de insumos e pacientes com alegações de imperícia médica, chegando a óbito dos recém-nascidos.

Sem comentar o tiro no pé que foi a nota de resposta à TV São Francisco sobre os fatos, que segundo as vitimas são reais - que prova a empáfia do filho, herdada do pai, com certeza, - quero, aqui, me reportar à postura da egrégia Casa Aprígio Duarte, a popular Câmara de Vereadores de Juazeiro.  ..

Professora é morta por estrangulamento enquanto dava aula no Rio Grande do Sul

Uma professora foi agredida e morta por estrangulamento após ser retirada à força da aula de catequese que ministrava em uma capela no município de Estância Velha, no Rio Grande do Sul, na noite desta quinta-feira, 31. Elaine Maria Tretto, de 51 anos, era pedagoga aposentada e ex-diretora de uma escola pública de Ensino Infantil da cidade, que fica a cerca de 50 quilômetros de Porto Alegre. Ela dava aulas de Ensino Religioso para adultos da comunidade no bairro Nova Estância.

Segundo o delegado Luis Fernando Nunes da Silva, que comanda a investigação do caso, um homem que usava capacete com viseira invadiu a sala por volta das 19h30 e levou Elaine até um banheiro, onde a enforcou e a assassinou. No local havia três alunas, que foram amordaçadas e algemadas. Elas conseguiram fazer barulho e foram ouvidas pela vizinhança, que foi ao local e chamou a polícia e a Brigada Militar da cidade, que tem 50 mil habitantes. ..

Professor Juracy Marques lança livro A Ecologia de Freud: os ecossistemas da natureza humana

O professor Juracy Marques,  lança nesta quarta-feira (30), às 18hs,  no Campus da Uneb-Juazeiro o livro A Ecologia de Freud: Os Ecossistemas da Natureza Humana. O evento acontece na 7ª edição do Workshop Nacional de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido e IV Colóquio de Pós-graduação do Vale do São Francisco.

Nascido em Jaguarari,  Juracy é cidadão do mundo comprometido com tudo que se relaciona com a melhoria do desenvolvimento ecológico sustentável. Juracy é doutor em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), fez pós-doutorado em Ecologia Humana na Universidade Nova de Lisboa (UNL-Portugal) e em Antropologia pela UFBA. Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde é professor permanente dos mestrados de Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGECOH) e do de Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA)...

PROFESSORES E PROFESSORAS DA UPE EMITEM CARTA DE REPÚDIO À REITORIA E GOVERNO DE PERNAMBUCO

Ao Governo do Estado de Pernambuco, 
À Reitoria da Universidade de Pernambuco,
À Direção do Campus Petrolina,
Ao Corpo Discente.
 
CARTA DE REPÚDIO

Vimos por meio desta, informar à comunidade acadêmica e civil todo constrangimento que nós, professoras e professores contratadas e contratados pela Universidade de Pernambuco – campus Petrolina estamos vivenciando e manifestar o nosso repúdio ao descaso pelo qual estamos passando. A Universidade de Pernambuco não tem honrado seu compromisso contratual referente ao semestre 2017.1, deixando as professoras e professores que já enfrentam a precariedade existente no campus sem o pagamento dos valores do referido semestre. Essa não é a primeira vez que uma das maiores universidades do Vale do São Francisco trata os seus contratados dessa forma, precarizando as relações trabalhistas e desrespeitando os compromissos prioritários para toda a classe trabalhadora, o esperado pagamento. 

O nosso contrato baseado em horas trabalhadas, prevê o pagamento da função que exercemos parcelado em três vezes. A primeira parcela é paga após cumprir as 80 horas, a segunda após 160 horas e a última após completada as 240 horas. Iniciamos as nossas aulas na primeira semana de abril e terminamos o semestre em meados de agosto, e até o momento só recebemos uma única parcela, no mês de junho. Cumprimos com nossas obrigações contratuais e encerramos o semestre de acordo com o solicitado pela direção e reitoria, porém este respeito não é recíproco. Sem representação sindical, estamos expostos a contratos de subtrabalho, pois não há um controle sobre as horas trabalhadas ou mesmo sobre os descontos de impostos direto na fonte, pois a Universidade não emite recibo ou holerite. Além dos recorrentes atrasos que perduram como um problema crônico da UPE, no qual não vemos interesse por parte das instâncias de poder da Universidade e nem do Governo do Estado de Pernambuco em tratá-lo. ..

Professor e pesquisador da Universidade Federal de Sergipe visita Juazeiro e Petrolina

O professor da Universidade Federal de Sergipe, doutor Antonio Fernando de Araújo, é pesquisador e autor de vários livros, entre eles O cangaço nas Batalhas da Memória e Combates entre história e memórias. O professor encontra-se em Juazeiro e trouxe na bagagem o livro "Escritos de Ocasião".

Escritos que ultrapassam os muros do meio acadêmico para chegar ao público e estimular a reflexão ontem, hoje e amanhã, a partir de olhares e análises de quem se dedica à historicidade dos tempos. Essa é um dos lemas e bom combate de Fernando de Sá. O mais recente livro ‘Escritos de Ocasião (1991-2014)’ consiste numa coletânea de artigos publicados na imprensa sergipana.  ..

CPM JUAZEIRO REALIZA SOLENIDADE PARA HOMENAGEAR ALUNOS-ATLETAS E PROFESSORES

Aconteceu em 18/08 (sexta-feira), na área externa do Colégio da Policia Militar Alfredo Vianna (CPM), a Solenidade de premiação e homenagens aos alunos-atletas que se destacaram nos Jogos Escolares Etapa Estadual e no II Torneio de Xadrez Pensado e por Categorias.

A escola obteve destaque na modalidade Atletismo, em que quatro alunos foram classificados para a Etapa Nacional dos Jejs que acontecerá em Curitiba no mês de setembro e na modalidade Xadrez, dois alunos classificados para a final do Campeonato Baiano que acontecerá no mês de dezembro em Salvador...

Professores e coordenadores participam da 3ª formação do Projeto 'Alfabetização em Foco' em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC em parceria com a Aprender Editora encerrou neste sábado (18), a 3ª formação do Projeto 'Alfabetização em Foco', que tem como meta alfabetizar todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, até o final do 2º ano. Mais 75 coordenadores pedagógicos e 215 professores do 1º e 2º ano do ensino fundamental, participam da formação, com carga horária de 8h, na Escola de Formação de Professores – EFEJ e na Escola Judite Leal Costa, respectivamente. A equipe técnica da SEDUC também se reuniu com as formadoras da Aprender, com o objetivo de avaliar os avanços e planejar novas ações do projeto. 

"Esta é a terceira formação do projeto este ano, desde que a Rede Municipal implantou a nossa coleção 'Novo Lendo Você Fica Sabendo', que foi estruturado para alfabetizar as crianças. Já conseguimos observar pontos positivos e avanços, tanto dos professores, coordenadores e gestores, que já se apropriaram mais da metodologia do projeto, com embasamento dos eixos teóricos, da gestão em sala de aula, do planejamento, como dos alunos que já estão mostrando mais entusiasmo e interesse com as atividades desenvolvidas em sala de aula. A nossa expectativa é a melhor possível, principalmente pelo compromisso e dedicação da equipe da SEDUC no projeto, e temos certeza que vamos conseguir resultados significativos para melhorar ainda mais a Educação de Juazeiro", evidenciou a supervisora pedagógica da editora e autora da coleção, Daniela Macambira. Mais duas formações do projeto acontecem este ano, uma em outubro e outra em dezembro. ..

Professora alerta para apagão na formação de profissionais de ensino

O Brasil está vivendo um “apagão” grande e preocupante na formação de professores, e deve encontrar caminhos para estimular a formação desses profissionais. A avaliação é da diretora da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) Amábile Pacios. Segundo ela, a falta de professores para as matérias de exatas é o que mais preocupa.

O tema foi abordado durante audiência pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. “Temos que incentivar as instituições a continuar investindo nos cursos de licenciatura, apesar da baixíssima procura, e incentivar as universidades federais a continuar formando professores, e acima de tudo convocar a juventude para a profissão de ser professor. Em todos os aspectos, nenhum país pode ir para a frente se não tiver professor. A educação acontece diariamente, com o professor em sala de aula”, disse Amábile...

Greve ameaça assembleia dos professores da UNEB

A assembleia geral dos professores da Uneb foi marcada para esta quinta-feira (17), às 14h, no auditório da ADUNEB, no Campus I, em Salvador. Em pauta estará a discussão sobre o indicativo de greve da categoria docente, o que significa o primeiro passo para a deflagração da greve por tempo indeterminado. 

A diretoria do sindicato informa que, lamentavelmente, a assembleia não poderá ser transmitida por videoconferência aos campi do interior, pois o sinal disponibilizado pela Uneb já será utilizado em outra atividade da universidade.
 
De acordo o Fórum das Associações Docentes (ADs), que reúne representações das ADs de Uneb, Uefs, Uesc e Uesb, motivos para a deflagração da greve por tempo indeterminado não faltam. Desde 19 de dezembro do ano passado, o Movimento Docente das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) tenta iniciar a negociação da pauta de reivindicações. Apesar de receber os professores, os representantes de Rui Costa dizem não como resposta e afirmam não estarem autorizados a negociar...

Rui atende professores e anuncia concurso com 3,4 mil vagas

Em reunião com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), nesta segunda-feira (14), na Governadoria, o governador Rui Costa anunciou detalhes sobre concurso público para contratação de 2.796 professores e 664 coordenadores pedagógicos. As vagas do certame serão municipalizadas e distribuídas por 365 cidades baianas. O Governo do Estado também aumentou para 70% o percentual de gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) de todos os diretores escolares da rede de ensino. Ainda como resultado da reunião com a APLB, o governador autorizou a ampliação da jornada de trabalho para aqueles educadores que trabalham 20h semanais e desejam passar para o regime de 40h, recebendo o dobro do salário.

“A reunião foi muito positiva. Conversamos sobre os pleitos, as demandas dos professores, e saímos com boas notícias. O concurso, que terá um total de 3.460 vagas, será publicado em, no máximo, 60 dias. Além disso, anunciamos a incorporação para 1.078 professores da ampliação da jornada de trabalho, de 20h para 40h semanais. E, cumprindo um compromisso meu, também aumentaremos a remuneração de diretores de escola. Marquei uma nova reunião com a APLB para a segunda quinzena de setembro, quando conversaremos sobre o restante da pauta, com as promoções dos reajustes que vamos praticar ainda este ano, em função dos cálculos que estamos fazendo pra dar garantias que possamos fazer melhoria salarial associada à segurança, tanto dos aposentados, quanto dos professores da ativa”, afirmou Rui Costa. 

Os concursos para os educadores e o aumento de carga horária têm o objetivo de suprir a vacância deixada pelo grande volume de aposentadorias e garantir a prestação dos serviços da rede pública de ensino, composta por 1.297 unidades escolares.

A abertura dos certames e a concessão de aumento de carga horária remunerada foram possíveis em função de o Estado ter saído do limite prudencial com gastos de pessoal, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) está em fase de preparação dos editais. 

As 2.796 vagas abertas para professores do ensino médio e fundamental vão gerar um impacto de R$ 117,6 milhões, a partir de janeiro de 2018. As vagas serão para professores do magistério público com carga de 40 horas semanais. Já com as 664 vagas de coordenadores pedagógicos, o Governo terá uma despesa com custeio de R$ 29,4 milhões, no exercício 2018.

De acordo com o presidente da APLB, Rui Oliveira, a reunião foi proveitosa. “Decidimos pontos importantes com o governador, que figuram como uma grande vitória do movimento sindical. Vamos continuar discutindo sobre promoções e outras questões em outro encontro que já deixamos marcado”. 

Segundo o secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, o governador está apostando firmemente na mudança pedagógica e no apoio à escola. “Além das vagas oferecidas no concurso, estamos aumentando a carga horária de 262 coordenadores pedagógicos de 20 para 40 horas semanais com o objetivo de cobrir a totalidade de nossas escolas com coordenação pedagógica. Os novos professores também vão trabalhar num regime de 40 horas, o que possibilita uma maior interação e ambientação do professor com a escola, e consequentemente uma melhora do trabalho que é feito”, explicou. 

Carga horária

O Governo vai abrir processo para a ampliação de carga horária de 816 professores do ensino fundamental e médio. O acréscimo dos gastos com ampliação da carga horária será de 29,4 milhões no exercício de 2018. Os processos de aumento da carga horária devem ser solicitados individualmente pelos interessados e estarão condicionados à existência de vaga no quadro de magistério público estadual, além da observância dos critérios previstos no Estatuto do Magistério.

Também foram abertas 262 vagas para aumento de carga horária de coordenadores pedagógicos. Eles vão sair de uma carga de 20 horas para 40 horas semanais. A medida teve entendimento favorável da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em função de suprir a vacância de aposentados, exonerados e falecimentos.

Bolsa Permanência

A Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe é outra medida do Governo do Estado para garantir a boa prestação dos serviços da rede pública de ensino, em função da grande quantidade de aposentadorias de educadores. 

Em dezembro de 2016, a administração estadual abriu três mil vagas da bolsa para professores que já possuem os requisitos para aposentaria, mas que desejam permanecer em atividade. Aqueles que optarem pela bolsa e decidirem continuar lecionando recebem valores entre R$ 800 e R$ 1,6 mil, dependendo se a carga horária é de 20 ou 40 horas...

Professor Durval Muniz participa de palestra sobre a Invenção do Nordeste

O professor Pós-Doutor em História pelas Universidades de Coimbra e Barcelona e expressivo nome dos estudos relacionados à cultura e identidade nordestina, Durval Muniz de Albuquerque Júnior foi um dos palestrantes no último final de semana da Palestra Invenção do Nordeste, na biblioteca do Sesc.

Durval Muniz já ocupou o cargo de presidente da Associação Nacional de História e atualmente leciona na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além de prêmios, como o Nelson Chaves de teses sobre o Norte e o Nordeste brasileiro, o pesquisador já escreveu mais de 40 capítulos de livros, artigos para jornais e revistas e publicou cinco livros, entre eles o “Nordestino: uma invenção do falo” e a “Invenção do Nordeste”, sua obra mais conhecida...

IF Sertão-PE inscreve para transferência, reingresso de outra Instituição, professor da rede pública e portador de diploma 

O IF Sertão-PE lançou o processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas através dos critérios de transferência, reingresso de outra Instituição de Ensino Superior (IES), professor da Rede Pública de Ensino e portador de diploma, para ingresso no segundo semestre do ano letivo de 2017. São 100 vagas distribuídas entre os campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Salgueiro e Ouricuri.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 14 e 25 de agosto, na Secretaria de Controle Acadêmico do campus para o qual o candidato deseja concorrer, de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade. As oportunidades são para os cursos de Tecnologia em Alimentos, Licenciatura em Química, Física, Música e Computação, Viticultura e Enologia, Agronomia e Sistemas para Internet. ..

SINDSEMP discute a reserva técnica de 1/3 de hora aula-atividade para professores municipais

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SINDSEMP), participa de reunião para discutir a reserva técnica de hora aula-atividade da rede municipal, e analisando os números reais, se deparou com um contingente negativo de 573 professores para que o funcionamento seja a contento.

O presidente do SINDSEMP, Walber Lins, se mostra determinado a encontrar os caminhos para a solução dos agravantes para essa realidade. “A gente tá trabalhando nessa perspectiva de impacto financeiro, de impacto sobre a previdência do município, e como vai ser redirecionada essa situação de carga horária e a garantia do servidor na reserva técnica de 1/3 da hora aula-atividade, já vinculando a sistemática de remuneração sobre isso ”, conclui...

Prefeito de Juazeiro se reúne com APLB e confirma pagamento de recursos dos professores de 2006

O prefeito Paulo Bomfim se reuniu na tarde desta sexta-feira, 04, com os dirigentes da APLB-Sindicato, representando os professores da Rede Municipal de Educação. Dentre os pontos debatidos, o Prefeito confirmou o pagamento da ação de regência, que está tramitando desde 2006, num valor de R$1.400.00,00 aos educadores. O procurador Geral do município, Eduardo Fernandes, participou da reunião.

Em 2006, professores da rede municipal trabalhavam 40h, mas só eram remunerados por 20h. A APLB entrou com uma ação judicial contra a Prefeitura, solicitando os recursos vilipendiados. “A ação já foi transitada e julgada. Nós poderíamos pedir a execução da ação, mas poderia demorar e preferimos negociar. O prefeito Paulo Bomfim aceitou a negociação, foi sensível ao pleito e dividimos o valor de R$1.400.000,00 em 14 parcelas, a partir de janeiro de 2018. A pauta aqui apresentada, praticamente, foi toda resolvida, como a volta da estabilidade econômica, o retorno da licença prêmio, regulação do VPLI. Ainda não conseguimos resolver os recursos de 2008 para os aposentados, pois não é uma decisão do município, e sim da justiça”, comemora Gilmar Nery, presidente da APLB regional. ..

MORRE A IRMÃ DO BLOGUEIRO E RADIALISTA CARLOS BRITO, PROFESSORA VALDELICE RAMOS BRITO

A equipe do Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindilojas) se solidariza com o jornalista e blogueiro Carlos Britto e família, pela passagem de sua irmã, a querida professora Valdelice Ramos. Aos que ficaram - família e amigos - nossas estimas de que o Pai Celestial conforte a todos. E que a inesquecível Valdelice encontre muita luz e paz nessa sua caminhada espiritual. Que Deus a acolha e que os bons exemplos dela perdurem entre os que aqui permanecem.

Ascom Sindilojas..