Foram encontrados 1415 registros para a palavra: Alerta

LEITOR FAZ ALERTA SOBRE JACARÉS NO RIO SÃO FRANCISCO; VEJA O VÍDEO

Ontem (quarta-feira, dia 25) por volta das 09h, decidi ir até Petrolina, passeando pela Ponte Presidente Dutra, quando eu chego do lado de Petrolina, paro e começo a observar a poluição que o Rio vem sofrendo com os esgotos sendo despejados às suas margens. De repente vejo dois jacarés tomando banho de sol sobre as baronesas, e um grupo de capivaras logo à frente. Nesse exato momento, um pescador que estava indo olhar seu barco me disse que hoje tinha pouco e que ele já chegou a avistar dez jacarés. E o que mais lhe preocupa é a noite, quando está armando suas redes. Ele ainda reforçou dizendo que os jacarés têm em média uns dois metros.

Laricio Lafaiete da Silva Santos..

Prefeitura de Petrolina alerta sobre novo prazo de conclusão da realocação de postes na Avenida Cardoso de Sá

As equipes da Prefeitura de Petrolina responsáveis pela realocação dos postes da Avenida Cardoso de Sá, no trecho onde está sendo construída a nova ciclovia da orla da cidade, vão trabalhar no local pelo menos até a próxima sexta-feira (27). O serviço que estava previsto para ser concluído no último fim de semana se demonstrou mais complexo do que estava no planejamento inicial e por isso vai demandar um tempo maior de execução.

Dessa forma, a região entre o campus da Universidade de Pernambuco e um posto de gasolina localizado na rotatória da estrada do Jatobá, segue sem contar com a iluminação pública. Por isso, o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado, faz um novo alerta à população. "Infelizmente o trabalho que havíamos planejado vai demorar um pouco mais para ser concluído. Neste período, pedimos que os condutores diminuam a velocidade e redobrem a atenção ao passar pelo local  e que os pedestres evitem transitar naquela região no período da noite. A fim de garantir a segurança do pessoal, já pedimos para a Guarda Civil Municipal reforçar o patrulhamento naquela área durante esta semana", destacou Machado...

"Pulverização aérea de agrotóxicos é ataque à saúde humana", alerta Marcelino Galo sobre casos de intoxicação na Bahia

A ONG Human Rights Watch divulgou ontem o relatório "Você não quer mais respirar veneno", que denuncia intoxicações causadas pela pulverização aérea de agrotóxicos à população em vários estados do país. No sul da Bahia, alunos, professores e sociedade tem sentido na pele os efeitos da utilização desses agroquímicos na plantação de eucaliptos, pulverizados sem as recomendações previstas em lei.

"Como engenheiro agrônomo, conheço bem os riscos a curto prazo, como diarreia, vômito, ardência nos olhos, e a longo prazo, câncer e mal formação de fetos, que esses venenos trazem às pessoas. Na Assembleia Legislativa, temos defendido que a pulverização aérea de agrotóxicos seja impedida na Bahia, para evitar ataques à saúde humana, como o documentado pela ONG. O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo e o nosso povo não merece mais veneno em sua alimentação. Devemos estar atentos para combater atitudes como essa", disse Marcelino Galo...

Guarda Civil Municipal alerta população sobre dinheiro falso que circula em Petrolina

Uma ocorrência registrada pela Guarda Civil Municipal acendeu uma luz de alerta para a população de Petrolina: a circulação de dinheiro falso. Um homem foi visto em atitude suspeita nas imediações do Parque Municipal Josepha Coelho na manhã da última segunda-feira (16) e após revista pessoal, o efetivo da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) encontrou com ele uma cédula de R$ 100 com características estranhas. 

Depois de fazer uma consulta em uma casa lotérica, ficou constatado que a nota era falsa. A situação não se configura crime, uma vez que não houve a tentativa de repasse do dinheiro, mas o homem e a cédula apreendida foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Federal, localizada em Juazeiro da Bahia para que fossem prestados os devidos esclarecimentos...

Diante do alerta para surto de sarampo no Brasil, HDM/IMIP de Petrolina faz recomendações

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um comunicado alertando para o aumento no número de casos de sarampo no Brasil, que é o segundo país da lista com relação aos casos confirmados. Em 2016, o continente americano foi o primeiro a receber o certificado da Organização Pan-Americana de Saúde de que estava livre do sarampo. Entretanto, desde o ano passado a doença tem crescido em todo o mundo. Para enfrentar o surto, o Ministério da Saúde está trabalhando em coordenação com os governos estaduais e municipais para realizar campanhas de vacinação.

Em Pernambuco ainda não foi confirmado nenhum caso da doença. Foram 39 notificações, todas descartadas por exame laboratorial. Apesar disso, o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina alerta que os cuidados devem ser redobrados. E a melhor forma de evitar a doença é tomando a tríplice viral, que imuniza o organismo também contra a rubéola e a caxumba...

Indústria propõe novo alerta em rótulos de alimentos para vetar aumento da obesidade

Em uma queda de braço com outras entidades, representantes da indústria de alimentos têm aumentado a pressão junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para incluir um modelo próprio de alerta sobre o teor de açúcar, gordura e sódio no rótulos dos produtos.

Hoje, as novas regras que mudarão as embalagens são alvo de discussão na Anvisa. O objetivo é ajudar o consumidor a fazer escolhas mais saudáveis e criar ferramentas para deter o avanço da obesidade no país, problema que atinge 18,9% da população adulta.

Relatório inicial da equipe técnica da Anvisa, no entanto, deu parecer negativo à proposta da indústria, que defende a inclusão de uma espécie de "semáforo nutricional" na frente dos rótulos. Agora, a Abia (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação) pressiona para pôr um modelo próprio de volta na mesa de discussões. Segundo o presidente-executivo da associação, João Dornellas, uma nova proposta foi apresentada nesta semana.

O modelo, ao qual a reportagem teve acesso, mantém o formato de semáforo, mas passa a trazer frases que indicam alto, médio ou baixo teor de açúcar, sódio e gorduras junto às cores vermelha, amarela e verde com maior destaque. Antes, a proposta enviada à agência dava menor espaço às cores e usava letras e números pequenos.

A medida representa nova ofensiva da indústria na tentativa de reverter a avaliação favorável da Anvisa a modelos semelhantes aos defendidos pela Opas (Organização Pan-americana de Saúde) e entidades de defesa do consumidor.

Por essas propostas, o rótulo traria um símbolo de advertência sempre que há excesso de um desses ingredientes apontados como fatores de risco para obesidade e doenças crônicas. Não haveria, assim, sinais diferentes para baixo ou médio teor, assim como ocorre no semáforo. O argumento de entidades pró-consumidores é que essa mistura de informações poderia levar a uma interpretação errada sobre quão saudável é um produto.

Já a indústria alega que modelos de advertência subestimam o poder de decisão do consumidor. "Quando bem informado, ele tem o direito de fazer suas escolhas. Mas esse modelo parte da premissa de que ele não tem autonomia ou não sabe escolher", diz Wilson Mello, presidente do conselho diretor da Abia.

Na última semana, representantes das indústrias dos países do Mercosul estiveram em Brasília e assinaram uma carta em que defendem que uma eventual mudança nos rótulos seja acordada de forma única entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

"Ter legislações diferentes em cada um dos países só vai atrapalhar o processo de integração vai inviabilizar o comércio exterior. Imagina cada indústria ter que preparar um tipo de embalagem para cada um dos países?", diz Mello.

Em outra frente, a Abia obteve uma liminar que prorroga até o dia 24 de julho o final do prazo de uma consulta pública que terminaria na terça-feira (10). O argumento é que o prazo de 45 dias, que coincidiu com a greve dos caminhoneiros e Copa do Mundo, seria insuficiente para apresentar estudos e discutir o relatório. Também poderia colocar em risco a comprovação técnica do impacto da mudança, informa. A Anvisa afirma que já reativou a consulta, mas que pretende recorrer da decisão.

Para o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), a tentativa da indústria em estender o processo causa estranheza. "O momento para que setores da sociedade enviassem suas propostas, modelos de rotulagem e estudos já foi aberto e respeitado. Esse tipo de manobra é uma tentativa de adiar o processo", afirmou em nota o advogado do instituto, Igor Rodrigues.

Até esta terça, 2.858 pessoas já tinham enviado sugestões ao processo. Deste total, 60% se identificaram como consumidores e, 18%, como profissionais de saúde. A Anvisa afirma que ainda não finalizou a análise das contribuições. A previsão é que uma proposta de norma com base nas sugestões seja elaborada até o fim deste ano.

Apesar da disputa entre as entidades, em um ponto a maioria dos que participaram da consulta concorda: é preciso mudar os rótulos. Ao todo, 90% dos que enviaram sugestões para a consulta disseram ter grande dificuldade em identificar o teor nutricional dos alimentos com base nas informações das embalagens atuais, segundo estatísticas preliminares da Anvisa. A agência afirma que todas as propostas serão avaliadas e consideradas na decisão final e diz que o relatório fez uma avaliação robusta do cenário internacional e da literatura científica disponível...

Prefeitura de Petrolina alerta sobre imunização contra sarampo

Uma 'picada' que pode salvar vidas: é assim, através da vacinação, que a população brasileira fica imunizada contra doenças graves como sarampo e poliomielite. O problema é que a imunização está abaixo do nível preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 95% de cobertura vacinal. Até maio, em Petrolina, apenas 84,4% das crianças se vacinaram contra o sarampo.  Por isso, a prefeitura destaca a importância da imunização de crianças e adultos no sentido de atualizar sua situação vacinal e ficarem protegidos.

A falta de vacinação, principalmente em crianças, é um fator determinante para a reintrodução do vírus do sarampo no Brasil. Em alguns estados como Roraima e Amazonas já há casos confirmados. Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rondônia já notificaram casos da doença também. Ressalta-se que não são só as crianças que precisam se vacinar: quem tem mais de 26 anos e nunca teve a doença, também deve procurar a imunização...

Dia Mundial da Alergia é celebrado para alertar população

O Dia Mundial da Alergia é celebrado em 8 de julho e a data, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde, tem como objetivo alertar as pessoas sobre a importância do tratamento das alergias, visto que em alguns casos elas podem levar à morte. A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) informa que é preciso procurar informação sobre o problema e visitar um serviço de saúde (de preferência a atenção básica) para o início da investigação.

As alergias mais comuns são alimentares e respiratórias. Geralmente, as alimentares manifestam-se com coceira e inchaços nos lábios, vômitos, diarreia, pele irritadiça e rouquidão. Já as respiratórias provocam espirros, falta de ar, coriza, tosse, coceira nos olhos e dores de cabeça...

Ministério do Meio Ambiente alerta para desperdício de alimentos e lança Guia Prático para a Agricultura Urbana

O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, lançou, a Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos, ao lado dos parceiros ONU Meio Ambiente, WWF-Brasil, Embrapa, Ministério do Desenvolvimento Social e Fundição Progresso.

A Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos será realizada anualmente, na última semana de outubro, com o objetivo de reduzir as perdas e os desperdícios de alimentos em toda a cadeia produtiva e de consumo. Durante essa semana, os parceiros realizarão ações para despertar, na população, o interesse pelo assunto...

Secretaria Saúde alerta sobre vacinação de poliomielite em Petrolina

O Ministério da Saúde divulgou no último final de semana um alerta: todas as localidades do país com cobertura vacinal abaixo de 95% contra poliomielite, ou 'paralisia infantil', estão sob ameaça de surto da doença. Em Petrolina, entre os meses de janeiro e maio de 2018, a cobertura vacinal de poliomielite foi de 74,30%, portanto, a Prefeitura de destaca que é importante que os pais procurem atualizar a caderneta de vacinação das crianças.

Apesar do Brasil não registrar a doença infectocontagiosa viral aguda há 28 anos, a ausência das crianças nos postos de vacinação tem aumentado o risco de novos casos.  "A conscientização dos pais sobre a importância da imunização, na verdade, sobre a obrigação de vacinar os filhos, não só contra a pólio, mas com as vacinas de rotina é o ponto chave para não deixarmos doenças como essa voltarem ao país", destaca Ângela Maria, coordenadora do Programa Municipal de Imunização de Petrolina...

Fazenda alerta candidatos sobre real situação fiscal

Sem alarde, o Ministério da Fazenda começou a apresentar aos coordenadores de campanha dos pré-candidatos à Presidência da República a real situação das contas públicas, previsões do Orçamento para 2019 e os próximos riscos fiscais. Preocupada com a falta de debate sobre as reformas fiscais faltando só quatro meses paras eleições, a equipe econômica quer alertar os principais “gurus” econômicos dos pré-candidatos, inclusive os adversários do governo Michel Temer, para o quadro crítico das contas públicas, que continua gravíssimo apesar do ajuste gradual implementado nos últimos anos. A proposta da Fazenda é mostrar que o ajuste fiscal não está consolidado e não se sustenta sem as reformas, sobretudo, a da Previdência.

O governo Michel Temer chegou a mandar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) endurecendo as regras para a concessão de aposentadorias, mas a proposta ficou suspensa com as duas denúncias contra o presidente. Com a intervenção no Rio, a PEC foi engavetada porque não pode ser votada. As reuniões com as equipes dos pré-candidatos estão sendo conduzidas pelo secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida. A primeira reunião foi feita com Paulo Guedes, coordenador econômico do líder das pesquisas Jair Bolsonaro (PSL), há duas semanas. Guedes defende uma agenda liberal de controle fiscal e privatizações, que contrasta com as opiniões de perfil estatizante e intervencionista do seu candidato...

HDM e UPAE alertam sobre o risco de queimaduras no período junino

As festas juninas já começaram com muita música, dança e comidas típicas. Nessa época, é comum as pessoas acenderem fogueiras e comemorarem com a queima de fogos. Por isso, é preciso estar bastante atento, principalmente com relação às crianças. Para ajudar com os cuidados, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, trazem algumas dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença.

Soltar balão, além de muito perigoso, é crime! No Brasil, soltar balão é considerado crime ambiental, punível com pena de até três anos e pagamento de multa. A prática pode resultar em acidentes graves, como incêndios de grande proporção. Por isso, não solte balão!..

Corpo de Bombeiros alerta que crianças não devem ser incentivadas a brincar com fogos de artifícios sozinhas e que soltar balão é crime

Do período que antecede as festas juninas até o final das de São Pedro é tradição, para a maioria dos baianos, fazer o uso de fogos de artifícios. Pensando nos cuidados para evitar acidentes, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM) resolveu deixar algumas dicas de segurança.

O coordenador de fiscalização do Comando de Atividades Técnicas e Pesquisas do CBM, capitão Leandro Costa, destacou instruções relacionadas aos cuidados com as crianças em contato com fogos de artifício. “A garotada não deve ser incentivada a brincar com os materiais sozinha e os responsáveis devem sempre supervisionar. Os fogos devem ser de baixo poder ofensivo, adequados à idade”, alertou...

NO DIA NACIONAL DE CONTROLE DA ASMA, PNEUMOLOGISTA DO IMIP ALERTA: ALÉRGICOS E ASMÁTICOS DEVEM EVITAR FOGUEIRAS

Santo Antônio, São João e São Pedro. Em junho, os santos fazem a festa especialmente no Nordeste. No período das festas juninas, não pode faltar pamonha, canjica, quadrilha, forró e fogueira. Estes são os elementos de comemoração mais presentes, mas a pneumologista pediátrica do IMIP, Patrícia Bezerra, alerta que os alérgicos e asmáticos devem redobrar alguns cuidados nesse período. "A proximidade com a fumaça se torna uma verdadeira angústia para as pessoas com problemas respiratórios, podendo causar asma, rinites e alergias oculares", destaca a médica.

A fumaça é considerada um irritante respiratório. Pode irritar a mucosa respiratória, desde o nariz até os brônquios e se tornar um fator com poder de provocar ou agravar crises de alergia, rinite, conjuntivite, asma, trazendo espirros, lacrimejamento, tosse e cansaço...

Vigilância Sanitária alerta sobre cuidados com a alimentação no período junino

Após diversas capacitações com os ambulantes que irão atuar no São João de Petrolina, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária faz mais uma ação para garantir a segurança alimentar. Desta vez, as orientações são sobre os aspectos a serem observados nos estabelecimentos que estarão comercializando comidas e bebidas durante o festejo que começa na próxima sexta-feira (15). 

De acordo com a fiscal sanitária, Islanne Soares, é importante que a população fique atenta para as condições higiênico-sanitárias na hora de escolher um local para se alimentar. "As pessoas devem dar preferência a comidas leves e saudáveis. Verificar se o local escolhido é limpo, se o manuseio dos alimentos é feito com luvas e se está com o fardamento completo. Lembrar que é proibida a utilização de colheres de pau e coadores de pano. Com relação a bebidas, não aceitar gelo-escama durante o fornecimento. Caso perceba que esses itens estão sendo descumpridos, procurar outro local e denunciar aos fiscais presentes", ressaltou...

AMMA alerta produtores sobre importância da autorização para realização de eventos em Petrolina

Os produtores que trabalham com festas em Petrolina devem ficar atentos aos prazos para solicitar a liberação de seus eventos, junto aos órgãos da prefeitura. De acordo com o decreto 73/2014, para garantir a realização do evento, é necessário que o produtor ou dono do estabelecimento onde o evento será realizado obtenha a autorização prévia de órgãos como Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).

Para eventos realizados em ambientes abertos e vias públicas, deve ser estabelecido o Termo de Ciência e Concordância (TCC); e se for ambiente fechado, há a necessidade do Alvará Sonoro. O requerimento tem que ser solicitado junto à Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) com antecedência de  15 dias. Para isso, o responsável pela atividade deve apresentar a cópia da identidade, CPF ou CNPJ; certidão negativa de débito junto ao município e alvará de funcionamento. O descumprimento do prazo ou de qualquer outra orientação pode comprometer a realização do evento...

SINDSEMP alerta servidores para mobilizações

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina  (SINDSEMP), comunica aos servidores municipais sobre a iminente convocatória de mobilização em apoio a Classe Trabalhadora, aos caminhoneiros de todo o Brasil e contra o desmonte do Governo, seguindo conforme a futura  orientação das convocações da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e da Frente Brasil Popular.

O SINDSEMP ressalta o momento de luta e a reflexão sobre os atuais dias do nosso país, conclamando toda população  à construção de um futuro melhor para nossa nação e o resgate das conquistas do trabalhador ora ressarchadas por uma série de reformas e desmandos de um governo ilegítimo, que não prioriza o povo brasileiro. Fiquem atentos à nossa convocação,..

PROCON DE JUAZEIRO FAZ ALERTA A DONOS DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

O PROCON de Juazeiro alerta os donos de postos para que não ultrapassem os valores permitidos no aumento dos combustíveis. Aqueles que aumentarem excessivamente o valor, poderão ser multados em até 1 milhão de reais.

Conforme determinado no artigo 39 Código de Defesa do Consumidor, incisos V e X é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas, exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva e elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços...

Prefeitura de Petrolina alerta para o prazo de vacinação contra a gripe

Faltando 11 dias para finalizar a campanha anual de vacinação contra a gripe, a Prefeitura de Petrolina faz um alerta sobre a procura pela imunização.  A meta preconizada pelo Governo de Pernambuco para o município é de 70.003 pessoas, mas apenas 51,5% fizeram uso da vacina, que é gratuita e está disponível em todas as unidades de saúde de Petrolina.

O público-alvo para a vacinação inclui idosos a partir de 60 anos; crianças de seis meses a cinco anos; trabalhadores da área de saúde; professores da rede pública e privada; mulheres gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas privadas de liberdade. Destes, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e puérperas registram a menor procura pela vacina. Portanto, a Secretaria de Saúde, através do Programa Municipal de Imunização, solicita a estas pessoas que procurem a unidade de saúde mais próxima...

Gripe: Pernambuco emite alerta aos municípios

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) emitiu um alerta para todos os municípios sobre o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), provocadas pela gripe, nas três últimas semanas. A média semanal de notificações desses quadros saltou de 50 para 75, ou seja, um incremento de 50% - dados que recomendam às cidades reforço nas ações preventivas contra a influenza. Apesar de em números absolutos os casos de SRAG ainda serem menores que 2017, a pasta destacou que o momento é de atenção redobrada para as gripes fortes, visto que a partir de agora o cenário fica ainda mais favorável para a explosão dos vírus respiratórios. 

O Estado já contabiliza 27 mortes pela síndrome, sendo seis já confirmadas - um incremento de 100% dos óbitos confirmados em relação ao último boletim do dia 28 de abril da gripe. Dessas, cinco mortes foram relacionadas ao H1N1 e uma ao vírus H3N2 (a primeira do ano). Entre as vítimas estão duas crianças, sendo uma de 1 mês e uma de 9 anos. Os demais pacientes tinham 17, 41, 45 e 75 anos. ..