Foram encontrados 2377 registros para a palavra: AGUA

Bairros de Petrolina vão ficar sem água na segunda-feira (20) para que a Celpe faça intervenções

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai suspender nesta segunda-feira (20) o funcionamento de uma das captações de água, no Distrito Industrial, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A interrupção será necessária para viabilizar intervenções da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). A suspensão no abastecimento de água terá início às 13h e a previsão de conclusão será às 17h.

Será interrompido o abastecimento de bairros das zonas Leste e Oeste. São eles: Loteamento Recife, Vila Marcela, Vila Eulália, Areia Branca, Dom Malan, Caminho do Sol, Maria Auxiliadora, José e Maria, Mandacaru, Terras do Sul, Santa Luzia, São Jorge, Vila Débora, Loteamento Padre Cícero, Dom Avelar, São Joaquim, Monsenhor Bernardino, Loteamento Santa Barbara, Vivendas I e II, Buona Vita, Pedra Linda, Vale Dourado, Vila Esperança, Condomínio Mais Viver, Mais Viver Vinhedos, Centro, Jardim Amazonas, Alto do Cocar, Pedro Raimundo, Quati, Jardim São Paulo, Vila Eduardo, Vila dos Ingás, Loteamento Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Alto Cheiroso, São José, Henrique Leite, Novo Horizonte, Jatobá, Carneiros, Cidade Universitária, Condomínio Água Viva, Condomínio Portal das Águas, Vila das Imbira, Vila Mocó, Gercino Coelho, Km 2, Loteamento Arco-íris, Jardim Maravilha, Ouro Preto, Alto Grande, Antonio Cassimiro, Vale do Grande Rio, Cohab IV, Cohab V e Distrito Industrial...

FLUXO DE ÁGUA NA NASCENTE DO RIO SÃO FRANCISCO AUMENTA APÓS CHUVAS EM MINAS GERAIS

O volume de água da nascente do Rio São Francisco, que fica dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, tem apresentado um aumento. Segundo a coordenação do local, o fluxo chamou atenção e o motivo é a chuva na região desde o inicio desta ano 2020.

A consequência disso foi registrada pela Agência Nacional de Águas (ANA) em Abaeté, onde o rio apresentou um índice recorde no nível da água neste período, se comparado a anos anteriores. O monitoramento é feito na estação Porto das Andorinhas. A situação é contrária à mostrada em 2014, quando funcionários do parque registraram uma seca na nascente devido à estiagem na região...

Água usada por cervejaria Backer estava contaminada

O Ministério da Agricultura confirmou nesta quarta-feira, 15, que a fábrica mineira Backer usou água contaminada na produção de suas cervejas. A análise do Ministério detectou que a contaminação ocorreu dentro da cervejaria, mas ainda não há conclusão sobre a forma como isso aconteceu. Algumas hipóteses são consideradas como, por exemplo, o uso indevido do dietilenoglicol, sabotagem e vazamento do produto na água.

O Ministério anunciou já ter encontrado seis lotes contaminados da cerveja Belorizontina e uma da Capixaba. Já foram confirmadas duas mortes por intoxicação e um terceiro óbito está sendo investigado se teria o mesmo motivo. Segundo o ministério, diversos tanques da fábrica estavam contaminados...

HIDRELÉTRICA DE XINGÓ TEM AUMENTO DA VAZÃO PARA MELHORAR CONDIÇÕES DAS ÁGUAS DO BAIXO RIO SÃO FRANCISCO

O reservatório de Xingó (AL/SE), no rio São Francisco, passou a liberar uma vazão no patamar de 800 metros cúbicos por segundo, desde sábado, 11 de janeiro, em vez dos 700m³/s que vinha sendo praticados desde o fim do ano passado. A medida busca garantir mais água para atendimento dos usos múltiplos do recurso no Baixo São Francisco e melhorar as condições da água no baixo São Francisco.

Pela proposta, este novo patamar de operação de Xingó, a ser praticado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), será mantido se as projeções para o reservatório de Sobradinho (BA) continuarem apontando um volume útil superior a 55% no fim de maio deste ano. Caso contrário, as defluências de Xingó poderão ser revistas. ..

USUÁRIO RECLAMA DE VIAGEM EM ÔNIBUS DA EMPRESA SÃO LUIZ: “AR CONDICIONADO QUEBRADO, FRIGOBAR COM ÁGUA QUENTE E LUZ DO ALTERNADOR ACESA”

Mais um leitor do Blog GJ Notícias e usuário do transporte intermunicipal reclama da empresa São Luiz que faz a linha Salvador/Juazeiro e também no sentido Juazeiro/Salvador. Desta vez foi o ex-vereador Genivaldo Medrado que indignado com a estrutura do ônibus encaminhou a seguinte mensagem a este noticioso: “Meu amigo, até quando vamos ter que aguentar essa empresa São Luiz ou Falcão Real? Estou viajando de Salvador para Juazeiro em um ônibus semi-leito que saiu às 23:00h do dia de hoje 11/01 /2020, onde fui ao guichê comprar a passagem para um custo no qual seria para um carro com ar condicionado, frigobar com água gelada e o que tem nesse ônibus, ar condicionado sem funcionar, água quente e frigobar sem funcionar. O pior: o carro com a luz do alternador acesa, sendo que a qualquer momento o referido ônibus poderia ficar quebrado na estrada. Procurei o motorista e o fiscal em Feira de Santana e os mesmos com uma cara de pau disseram que não sabiam o que fazer. Aí optaram em abrir as janelas, pois não estávamos mais aguentando o calor e a falta de circulação de ar... Novamente procurei o motorista e o mesmo informou que lamentavelmente não era a primeira vez. Estou aqui cerca de uma hora da manhã, junto com outros passageiros sem saber que fazer. Pedimos a sua atenção para que esse fato chegue às autoridades competentes. Obrigado”. ..

RIO SÃO FRANCISCO: MINISTRO GARANTE QUE ÁGUAS DAS TRANSPOSIÇÃO CHEGAM AO CEARÁ NO FINAL DE MARÇO 2020

A chegada das águas do Rio São Francisco, ao Ceará, tem data definida, de acordo com o ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Gustavo Canuto. Conforme Canuto, as águas do “Velho Chico” chegarão ao estado no final de março de 2020.

A expectativa do ministro é encher o reservatório de Negreiros, em Salgueiro e de lá, a água segue até a barragem Milagres, ainda em território pernambucano. Com a estrutura preenchida, o recurso hídrico será transportado até a barragem de Jati, no Cariri cearense, onde será captada pelo Cinturão das Águas do Ceará e levada até o Açude Castanhão...

RIO SÃO FRANCISCO: AGRICULTURA IRRIGADA GERA DISPUTA POR ÁGUA EM BARREIRAS, BAHIA

"Quando eu cheguei aqui dava para contar os carros nos dedos. Agora, parece que tem mais carro do que gente. É uma dificuldade cruzar a avenida ali", diz o jardineiro Manoel Clóvis, 42, apontando para a rodovia lotada de grandes caminhonetes de luxo e caminhões bi-trem. Ele vive há cerca de 30 anos em Barreiras, no oeste da Bahia, e acompanhou a explosão do agronegócio que enriqueceu a região nas últimas décadas, trazendo produtores -principalmente da região sul- prestadores de serviço e fornecedores de insumos.

Barreiras e a vizinha Luís Eduardo Magalhães são o epicentro da fronteira agrícola do Matopiba -região que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia- e devem o crescimento à abundância de água do aquífero Urucuia, um dos maiores do país, hoje no foco das atenções de autoridades diante do risco de impactos no rio São Francisco...

SESAU alerta para cuidados com água parada e reprodução do Aedes Aegypti em Juazeiro

Com o período chuvoso, a Secretaria da Saúde de Juazeiro (SESAU) alerta para os cuidados com recipientes em domicílios que possam acumular água e servirem de local para a proliferação de mosquitos, como o Aedes Aegypti transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya, febre amarela, entre outros.  A SESAU acrescenta que os cuidados devem ser diários, uma vez que depositados os ovos do mosquito, os mesmos podem resistir até um ano.

Os moradores devem observar dentro das próprias residências a existência de recipientes com água parada como: vasos de plantas, caixas d’água, piscinas ou qualquer outro meio que possa acumular água, por menor quantidade que seja, principalmente nos períodos de chuva, para assim, evitar a proliferação do mosquito...

ALERTA: BRASIL É O MAIOR CONSUMIDOR DE AGROTÓXICO DO MUNDO E 99% DOS VENENOS VÃO PARA RIOS, SOLO, AR E ÁGUA SUBTERRÂNEA

O Brasil aprovou o registro de 474 agrotóxicos em 2019, maior número documentado pelo Ministério da Agricultura, que divulga esses dados desde 2005. É um volume 5,5% maior do que o de 2018, quando foram liberados 449 pesticidas — um recorde até então. Os registros vêm crescendo no país desde 2016.

A utilização de agrotóxicos é uma das causas de contaminação dos rios no Brasil, perdendo apenas para o esgoto doméstico, segundo dados do IBGE. Considerando que a agricultura é o setor que mais consome água doce no Brasil, cerca de 70%, segundo o Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), pode-se dizer que além de sérios problemas para a saúde, os agrotóxicos também se transformaram em um grave problema ambiental no país...

Prodecon notifica Compesa após 60 bairros de Petrolina ficarem sem água em pleno Natal

Após receber denúncias da população, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon), notificou na manhã desta quinta-feira (26), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) devido ao registro da interrupção de abastecimento de água em quase 60 bairros de Petrolina, sem a  comunicação prévia.

Segundo o diretor presidente do órgão vinculado à Prefeitura de Petrolina, Dhiego Serra, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, qualquer empresa ou companhia que preste algum tipo de serviço para o funcionalismo público, deve ter a capacidade de fornecê-lo de forma adequada, eficiente, segura e contínua...

Igreja aguarda diretriz do papa para missa com ritos indígena

Os quatro últimos parágrafos – antes da conclusão final – do relatório apresentado ao papa Francisco no encerramento do Sínodo da Amazônia pedem que a Igreja Católica reconheça um rito amazônico. Citando o Concílio Vaticano 2º, que ocorreu entre 1962 e 1965 e promoveu uma abertura da igreja aos novos tempos, os bispos enfatizaram a necessidade do "pluralismo litúrgico" e solicitaram variações e adaptações correspondentes aos povos indígenas, porque "a liturgia deve responder à cultura".

"Devemos dar uma resposta verdadeiramente católica ao pedido das comunidades amazônicas para adaptar a liturgia, valorizando a visão de mundo, tradições, símbolos e ritos originais que incluem dimensões transcendentes, comunitárias e ecológicas." A recomendação, feita no encontro realizado em outubro para discutir a presença da igreja na Amazônia, aguarda agora a chamada exortação apostólica, um documento com as diretrizes do papa...

Natal sem água em Petrolina. Compesa prometeu solucionar problema nesta quinta (26)

Dezenas de bairros de Petrolina estão sofrendo com a falta de abastecimento de água na cidade. Ontem (25) milhares de petrolionenses ficaram sem o líquido precioso e passaram o natal sem água nas tornieras, o que gerou muitas reclamações. A Compesa justificou a falra de água informando que o fornecimento foi interrompido em função de um curto-circuito no sistema elétrico da captação de água tratada da cidade e prometeu solucionar o problema nesta quinta-feira (26).

“As equipes seguem trabalhando no local e a previsão é de que as intervenções sejam concluídas na manhã desta quinta (26), quando o sistema será reativado e o abastecimento normalizado gradativamente”, diz a nota da Compesa. Praticamente todos os bairros das zonas Norte, leste e centrakl da cidade ficaram sem água nesta quarta-feira (25)...

Codevasf promove acesso à água a comunidades no Médio São Francisco baiano

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está reforçando a estrutura de 10 associações do município de Barra (BA), no Médio São Francisco baiano, com a entrega de reservatórios e tubos de PVC que facilitarão o acesso à água em comunidades que sofrem com a escassez hídrica. A ação representou um investimento de cerca de R$ 420 mil com recursos oriundos do Orçamento Geral da União (OGU), destinados à Codevasf por meio de emenda parlamentar.

Acesso à águaForam entregues para as dez associações reservatório de água com capacidade de armazenamento de 20 mil litros, quatro com capacidade de 10 mil litros, 414 reservatórios de mil litros, 2.273 reservatórios de 500 litros, 850 tubos de PVC de 75 mm e outros 3.785 tubos de PVC de 50 mm...

Prefeitura de Dormentes amplia programa PAI e reforça abastecimento de água no interior

A Prefeitura de Dormentes vem investindo em melhorias para o abastecimento de água potável no município, com a ampliação do Programa Água no Interior (PAI). Entre as principais ações, a gestão do trabalho triplicou o número de carros-pipa e já distribuiu mais de 1.300 carradas de água nas localidades mais necessitadas.

Foram vários carros-pipa contratados, além dos caminhões do município que estão atendendo cerca de mil famílias por mês no interior e também na sede. "A estiagem prolongada tem castigado a nossa região e estamos trabalhando duro para garantir água de qualidade a nossa população. Além de ampliarmos o abastecimento através dos carros-pipa, garantimos também a perfuração de 68 poços artesianos, em localidades sorteadas pelas associações de agricultores rurais. Vamos continuar trabalhando para que em breve, a gestão consiga atender todas às famílias que estão precisando de água", explica a prefeita, Josimara Cavalcanti...

Praias brasileiras têm piora na qualidade da água pelo 2º ano seguido

A balneabilidade das praias brasileiras registrou piora pelo segundo ano consecutivo. Levantamento do jornal Folha de S.Paulo aponta que 33% dos 1.287 pontos de medição da qualidade da água no litoral brasileiro forma considerados ruins ou péssimos, ou seja, ficaram impróprios em mais de 25% das medições entre novembro de 2018 e outubro de 1019. Este percentual era de 32% em 2018 e 27% em 2017.

O Nordeste foi a região que mais puxou a piora, a despeito da medição analisar apenas a presença de coliformes fecais e não ter interferência do óleo que chegou à costa da região no segundo semestre.



A Folha de S.Paulo seguiu normas federais no levantamento. Um trecho é considerado próprio se não tiver registrado mais de 1.000 coliformes fecais para cada 100 ml de água na semana de análise e nas quatro anteriores.

Para a avaliação anual, foi adotado o método da Cetesb (órgão ambiental de SP), que classifica as praias a partir dos testes semanais. Nos dois extremos estão as boas, próprias em todas as medições, e as péssimas, impróprias em mais da metade das medições.

Foram apurados dados das praias de 14 estados no período de 12 meses. Amapá e Piauí ficaram de fora porque não medem a qualidade da água, e o Pará não informou dados...

Deputado participa da inauguração da indústria de laticínio em Jaguarari

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo, participou da inauguração da indústria de laticínio, que faz parte do projeto Cooperativa Mãos no Campo, no distrito de Pilar, em Jaguarari, que tem a estimativa de processar diariamente até 1.500 litros de leite de cabra, beneficiando 140 agricultores familiares do semiárido.

O parlamentar, que esteve acompanhado do prefeito Everton Rocha, do vereador Louri da Barrinha, do diretor da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB, Maurício Bacelar, entre outras autoridades, parabenizou a iniciativa e ressaltou a importância da implantação de indústrias. “É fundamental aproveitar os recursos agropecuários de cada região com o objetivo de ampliar a geração de emprego e renda da comunidade, garantindo a permanência do homem no campo e consequentemente, fortalecer a agricultura familiar”, disse o deputado Roberto Carlos...

Preso por desvio de água da Transposição, prefeito de Salgueiro é liberado após pagar fiança de quase R$ 100 mil

 

Após ser ouvido em audiência de custódia no final da manhã desta quarta-feira (18), Clebel Cordeiro (MDB), prefeito de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, teve a liberdade provisória concedida pela juíza federal substituta da 27ª Vara Federal, Aline Soares Lucena Carnaúba. A magistrada fixou o pagamento de fiança no valor de 100 salários mínimos, o equivalente a quase R$ 100 mil...

Unidade de saúde do Pedra Linda volta a suspender atendimentos por falta de água

A Prefeitura de Petrolina vem a público comunicar, mais uma vez, que a interrupção no abastecimento de água na cidade continua prejudicando o atendimento nas unidades de saúde do município. Após suspender os serviços na Unidade de Saúde da Família (USF) Josefa de Souza Silva, no bairro Pedra Linda, na tarde desta terça-feira (17), o atendimento no local será interrompido novamente na tarde desta quarta-feira (18). Pela manhã, foi necessário comprar água para dar sequência aos trabalhos.

As consultas que estavam agendadas para esta tarde serão remarcadas. A prefeitura está tomando as providências cabíveis para restabelecer todos os serviços nesta quinta-feira (19) e aguarda que a concessionária de água solucione o problema o quanto antes...

Deputado Roberto Carlos, através do Governo do Estado, garante Torre de Telefonia Celular no distrito de Flamengo em Jaguarari

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo, participou esta semana, acompanhado do vereador Louri da Barrinha e do prefeito Everton Rocha, do município de Jaguarari, da entrega da torre de antena de celular da Claro, no distrito de Flamengo. O sinal de telefonia móvel, que já está operando desde a última sexta-feira, em fase de teste, foi implantado, através do Programa Fala Bahia, depois de um pleito apresentado pelo deputado Roberto Carlos ao Governo do Estado, atendendo a solicitação do prefeito e do vereador Louri, que representa a comunidade na Câmara Municipal.

“Estamos conseguindo realizar um grande sonho do distrito de Flamengo que cobrava o sinal de telefonia móvel. Agradeço ao ex-governador Wagner e ao governador Rui por terem atendido nossa reivindicação e, ao mesmo tempo, parabenizo o vereador Louri da Barrinha, liderança política de Jaguarari, que lutou comigo para trazer esta grande conquista, junto com o prefeito Everton Rocha, que não mede esforços para beneficiar o município. Agora, a luta é para levar antenas para outros distritos de Jaguarari. O nosso trabalho vai continuar”, concluiu o deputado Roberto Carlos...

Um dos menores laticínios do Brasil entra em funcionamento em Jaguarari

Com estimativa de processar diariamente até 1.500 litros de leite de caprinos/dia, um dos menores laticínios do Brasil, já está em funcionamento na Bahia. Instalado no distrito de Pilar, município de Jaguarari, o equipamento beneficia diretamente 140 agricultores familiares do semiárido. A certificação da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) assegura a comercialização, em todo o estado, de leite e queijo coalho, a partir da organização da Cooperativa Mãos do Campo.

A expectativa é de que o minilaticínio sirva de modelo para o Brasil. “Podemos mostrar que é possível com poucos investimentos em estrutura física e equipamentos, tirar do papel o sonho de famílias inteiras e levar melhoria de vida para a população rural”, comemora o diretor da agência Maurício Bacelar...