Foram encontrados 163 registros para a palavra: no Pará

Prefeitura de Petrolina oferece abrigo noturno para pessoas em situação de rua 

Durante a quarentena contra a covid-19, pessoas em situação de rua passaram a ter outra alternativa para não dormirem mais em locais que possam oferecer riscos de contaminação.

A Prefeitura de Petrolina transformou o Ginásio Osvaldo de Carvalho em abrigo, de domingo a domingo, para aqueles que não têm para onde ir. O abrigo deverá funcionar com horário de entrada das 18h às 19h, com saída a partir das 6h. Inicialmente, o equipamento foi preparado para receber 50 pessoas, podendo aumentar de acordo com a necessidade. ..

Deputado Zó e Gonzaga Patriota pedem apoio do governo para turistas juazeirenses em Portugal

Ao tomar conhecimento de que três professoras, da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, estão passando dificuldades em Portugal, o deputado estadual Zó (PCdoB) agiu rápido.

O parlamentar encaminhou ofício ao governador Rui Costa solicitando a intervenção do Executivo estadual junto ao Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) para ajudar no retorno delas aos Brasil, bem como lhes dar toda assistência em terras portuguesas...

Comandante da PM Bahia compara e diz que Kannário é 'muito pequeno para nossa instituição centenária'

O Comandante-Geral da Polícia Militar, Anselmo Brandão diz que as declarações feitas pelo cantor e deputado Igor Kannário, já foram superadas. Anselmo participou da divulgação do balanço feito pela Secretaria de Segurança Pública durante a operação do Carnaval, nesta quarta-feira (26).

"Tudo está superado. Nos constrange, ele sempre aproveita o momento de fama para hostilizar a corporação. Já adotamos as medidas que o governador já adotou, e ele é muito pequeno para nossa instituição centenária", disse...

Comissão rejeita destinação de 20% da propaganda do governo para a mídia regional

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados rejeitou ontem (07)  Projeto de Lei  que destina às mídias regionais pelo menos 20% dos recursos para contratação de publicidade institucional ou comercial por órgãos, entidades, empresas públicas e sociedades de economia mista das três esferas de governo.

Segundo a autora, deputada Maria do Rosário (PT-RS), o projeto contribuiria para a sobrevivência e o fortalecimento das mídias regionais, buscando a construção de uma mídia democrática e o fortalecimento da democracia brasileira. “A ideia é assegurar o funcionamento de pequenos jornais, revistas, rádios, veículos de radiodifusão comunitária e instrumentos de informação na internet, que são os maiores prejudicados pela concentração em grandes veículos da publicidade institucional e comercial veiculadas por instituições públicas”, disse...

PEC paralela pode limitar plano para que estados ajustem Previdência

A reforma da Previdência, já aprovada pelo Congresso, prevê sanções caso sejam descumpridas regras que visem equilíbrio financeiro dos regimes de aposentadorias de servidores estaduais e municipais. No entanto, uma alteração feita pelo relator, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), na proposta de complementação da reforma restringe essas punições. Isso foi incluído na chamada PEC (Proposta de Emenda à Constituição) paralela, que reúne mudanças na reforma da Previdência defendidas pelo Senado.

O governo quer ter o poder de suspender transferências voluntárias de recursos e barrar a concessão de garantias a empréstimos e de financiamentos via bancos públicos a estados e municípios que desobedecerem a normas para ajuste nas despesas com aposentadorias e pensões. O Congresso deu essa autorização ao governo quando aprovou a PEC da reforma da Previdência, cuja tramitação foi concluída em outubro. Muitos parlamentares não perceberam esse trecho quando aprovaram o texto...

Codevasf doa terreno para implantação de campus definitivo do Centro Multidisciplinar da UFOB em Bom Jesus da Lapa (BA)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou a doação de uma área de aproximadamente 15 hectares para a construção do campus definitivo do Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) em Bom Jesus da Lapa (BA). A área é situada no Projeto Público de Irrigação Formoso, implantado pela Companhia no município.

A doação atende a uma solicitação da universidade, que atua no município desde 2014 – mas que ainda não possui sede definitiva. Bom Jesus da Lapa sedia a 2ª Superintendência Regional da Codevasf e é um dos 88 municípios do Médio São Francisco baiano que integram sua área de abrangência.

"A Codevasf entende, com essa doação, que o processo de desenvolvimento regional se dá também através da educação. Inserida no perímetro irrigado, a universidade pode auxiliar o desenvolvimento das atividades do perímetro e também de todo o processo de desenvolvimento regional das atividades produtivas em todo o Velho Chico. A Companhia já realizou outras doações com o mesmo intuito para a própria UFOB, em Barreiras, e para o Instituto Federal Baiano (IFBaiano), em Guanambi e em Bom Jesus da Lapa", afirma o superintendente regional Harley Nascimento. Hoje, o IFBaiano conta com três cursos de ensino superior e outros três de ensino técnico profissionalizante.

A área cedida para a UFOB, avaliada em maio de 2018 em R$ 211,5 mil, será desmembrada de uma unidade parcelar empresarial de propriedade da Codevasf no projeto de irrigação Formoso. A sede deverá ser construída dentro de um prazo de cinco anos, conforme acerto entre as partes. Também como parte do acerto, ficou definido que o terreno não poderá ser utilizado para outra finalidade.

"A doação do terreno para o Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa é uma grande conquista para a consolidação da Universidade no município. Também reforça a relação de parceria entre a UFOB e a Codevasf, que desde a criação da instituição tem contribuído para a realização de muitos projetos", diz a professora Iracema Veloso, reitora Pro Tempore da UFOB...

Exemplo de honestidade: servidor público, em Petrolina, encontra 11 mil em cheques e aguarda dono para devolver

De acordo com publicação do G1, Petrolina, um servidor público da cidade, Joilson Campos, teve um gesto da mais pura honestidade, muito difícil de se ver nos dias de hoje, quando encontrou, no chão do estacionamento do Ríver Shopping, uma quantidade em cheques que somavam R$ 11 mil e aguardou, por cerca de uma hora, o dono aparecer para devolver.

De acordo com Joilson, após achar os cheques sua maior preocupação era com o prejuízo que o dono dos cheques teria, o que o levou a esperar alguém no local à procura dos valores perdidos, o que aconteceu após 1 hora de espera. De acordo com a matéria do G1, o dono dos cheques chegou a oferecer uma gratificação mas o servidor não teria aceitado...

Governo alerta trade turístico baiano para vacinação dos profissionais contra o sarampo

Os secretários estaduais Fábio Vilas-Boas (Saúde) e Fausto Franco (Turismo) se reuniram na noite desta segunda-feira (16), com o trade turístico baiano a fim de sensibilizar o setor para ampliar a cobertura vacinal contra o sarampo dos profissionais que atuam no segmento, sobretudo, nas cidades turísticas.

De acordo com Vilas-Boas, a intenção é criar um bloqueio vacinal e reduzir a chance da população baiana ser infectada, visto que todos os quatro casos de sarampo na Bahia são importados, sendo três de São Paulo e um da Espanha. Assim, localidades como Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, dentre outras, devem intensificar as ações de vigilância. "O trade turístico, por sua vez, deve solicitar que os profissionais do segmento de bares, hotéis, restaurantes, receptivos, agências de viagens, dentre outros, verifiquem a sua condição vacinal, pois a Bahia recebe um Intenso fluxo de turistas e 99% dos  casos confirmados de sarampo no Brasil são de paulistas", afirma...

26 dos 62 mortos em massacre no Pará eram presos provisórios

Dos 62 presos que morreram no massacre no Pará, resultado de um confronto entre facções, 26 aguardavam julgamento. O balanço é da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) do Estado do Pará. Ainda de acordo com o órgão, 27 detentos tinham sido condenados e nove eram condenados e provisórios - tinham mais de um processo judicial. Os mortos tinham entre 18 e 52 anos e a maioria respondia por tráfico de drogas, homicídio e associação criminosa.

A situação foi alvo de críticas do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Pará (OAB-PA), Alberto Campos, conforme nota publicada no site da entidade. "É preocupante você ver uma quantidade elevada de presos provisórios misturados com presos que já estão cumprindo pena. Isso é lamentável e gera esse tipo de problema."..

É adiada a entrega do Título de Cidadão Baiano para Ciro Gomes

Por motivos particulares e que impossibilitam a presença do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, em Salvador, para solenidade de entrega do Título de Cidadão Baiano concedida pelo deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia, que aconteceria nesta segunda-feira (10), o evento foi adiado. Uma nova data será anunciada em breve.

A concessão do Título a Ciro Gomes foi uma proposição aprovada por unanimidade, por reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Bahia, quando, como ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes desenvolveu importantíssimos programas e projetos para ampliar o sistema de abastecimento de água no estado...

Ex-Ministro Edson Duarte diz que Plano para Conservar a Ararinha Azul está ameaçado com o Governo Bolsonaro

O ex-ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, durante entrevista na Rádio Rural Fm, Programa Bodega do Brocoió, disse que o Projeto de Conservação da Ararinha Azul está ameaçado neste Governo Bolsonaro. O Plano de Ação Nacional para a Conservação da Ararinha-azul – PAN Ararinha-azul, tem como objetivo "o aumento da população manejada em cativeiro e a recuperação e conservação de hábitat de ocorrência histórica da espécie, visando o início de reintrodução até 2021."

Atualmente, existem em torno de 150 exemplares da espécie Ararinha Azul em cativeiros no Brasil e exterior. De acordo com Edson Duarte, ano passado no Dia Mundial do Meio Ambiente, as ararinhas-azuis, espécie mais ameaçadas de extinção no mundo, ganharam duas unidades de conservação na Bahia. Na oportunidade o presidente da República, Michel Temer, assinou a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Ararinha-Azul e o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) da Ararinha-Azul e mais a Reserva Extrativista Baixo Rio Branco-Jauaperi localizada na Amazônia. Com isso, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) passou a cuidar de 335 unidades de conservação no país...

Deputado Roberto Carlos define a data para a entrega do Título de Cidadão Baiano para o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes

Ficou determinada, na Assembleia Legislativa da Bahia, que a data para a entrega do Título de Cidadão Baiano ao ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, será no dia 10 de junho, no Plenário Luiz Eduardo Magalhães. Esta honraria será o resultado da proposição apresentada pelo deputado Roberto Carlos (PDT), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado, quando, como ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes desenvolveu diversos programas e projetos de abastecimento de água, como a construção da barragem do Poço do Magro – e sua respectiva adutora de 60 km –, localizada no município de Guanambi, além de garantir recursos e executar obras de recuperação de diversas barragens e a recuperação e ampliação da adutora da barragem Poço do Peixe, em Ibotirama/BA. Além da construção de milhares de cisternas. ..

Docentes da Uneb, em Juazeiro (BA) realizam visita técnica a fábrica de fermentação de leveduras, no Paraná

Docentes do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, realizaram visita técnica a uma unidade de fermentação de leveduras para nutrição animal e vegetal, instalada no Paraná, considerada uma das maiores do mundo. A visita ocorreu no final do mês de abril e teve como objetivo conhecer os processos e prospectar parcerias para o desenvolvimento de pesquisas e possibilitar oportunidades de estágios para os graduandos.

Os professores doutores Meridiana Gonçalves e Adailson Feitoza, que também é coordenador do Colegiado do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, estiveram na fábrica da Alltech Crop Science, a convite da empresa, que utiliza bioprocessos e biotecnologia para desenvolvimento de seus produtos. O coordenador destaca a importância de estabelecer parcerias, tendo em vista a discussão sobre o contingenciamento financeiro que as instituições de ensino público estão vivenciando...

Inadimplentes levam mais de um ano para limpar o nome

Apesar de encerrada a crise econômica, o brasileiro ainda sente seus efeitos e enfrenta dificuldades em limpar o nome. É o que revela pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais com consumidores que estiveram inadimplentes nos últimos 12 meses e já saíram dos cadastros de devedores. Os dados mostram que, em média, foram necessários 14 meses para o pagamento das dívidas responsáveis pela negativação de seus CPFs.

Na hora de quitar as contas responsáveis pela negativação, os maiores obstáculos encontrados foram obter um bom desconto no valor total da dívida (27%) e negociar prazos e formas de pagamentos (24%), enquanto 19% disseram não ter conseguido renda extra para quitar os compromissos em atraso. Entre os motivos que impossibilitaram o pagamento dessas contas estão a redução da renda (42%), a perda de controle dos gastos (38%) e o surgimento de imprevistos (36%).


Ao investigar as dívidas que levaram o brasileiro a ficar com nome sujo, o estudo aponta como principal vilão o cartão de crédito (33%). Em seguida aparece o crediário (17% — percentual que sobe para 25% nas classes C, D e E), os gastos com telefone fixo ou celular (16% — com maior participação nas classes A e B, com 21%), além dos empréstimos contraídos (12%).

A pesquisa também indica que 52% dos ex-inadimplentes foram registrados nos cadastros de restrição ao crédito por uma única empresa e outros 15% por duas. "A retomada da economia segue em ritmo lento, por isso, muitos inadimplentes não conseguem reunir condições para fazer uma renegociação e quitar suas dívidas. Mas caso a expectativa de melhora do emprego e da renda se concretize, os brasileiros devem voltar a recuperar o crédito nos próximos meses", analisa a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.


81% dos ex-negativados buscaram algum tipo de recurso financeiro para regularizar dívidas atrasadas, como corte no orçamento

Diante de um cenário desfavorável do ponto de vista das finanças, a maioria dos ex-inadimplentes ouvidos pelo estudo adotou como estratégia a busca por recursos financeiros (81%) para regularizar as contas em atraso. Entre as medidas citadas, destacam-se os cortes no orçamento (21%), o dinheiro do 13º salário (15%), os "bicos" para gerar renda extra (13%) e o uso de reserva financeira, como poupança e outros investimentos (11%).

Dentre os que economizaram para quitar as dívidas, 59% reduziram despesas com alimentação fora de casa e 54% com lazer. Já 50% mencionaram ter controlado os gastos com vestuários e calçados (percentual que aumenta para 62% entre as mulheres), 39% com salão de beleza, serviços estéticos e cosméticos, enquanto 33% cortaram os serviços de TV por assinatura.

Outro dado mostra que 68% dos entrevistados tentaram negociar as dívidas que originaram a inclusão do nome em cadastros de restrição ao crédito antes de pagá-las. Desses, 43% procuraram o credor para propor um acordo e 24% foram procurados pela empresa para negociação. Por outro lado, 25% pagaram sem negociar.

Além disso, quatro em cada dez consumidores buscaram acordo para receber desconto adicional no pagamento à vista (44%), sendo a média do desconto de 35%. Em contrapartida, 30% disseram não ter recebido nenhuma proposta que valesse a pena e 26% não se lembraram do valor do desconto ou não souberam responder. Para aceitar a proposta do credor, 41% levaram em consideração o fato de as prestações caberem no orçamento e 32% consideraram o tamanho do desconto no pagamento à vista. Enquanto 52% optaram por pagar a dívida negociada em prestações e 46% por quitar a pendência à vista. 

45% pagaram contas em atraso pelo constrangimento de ter o 'nome sujo' e maioria admite já ter sofrido consequências pela negativação

Questionados sobre os motivos de pagar os débitos em atraso, 45% disseram não se sentir confortáveis em estar com o nome sujo. Já 44% justificaram ser o correto a fazer e 30% argumentaram que quanto mais demorassem para pagar, maior ficaria o valor da dívida.

Quando indagados se em virtude da negativação do CPF, sofreram consequências, 74% dos ex-inadimplentes disseram que sim, sendo que as mais comuns foram não conseguir fazer um novo cartão de crédito (27%) e crediário ou cartão de loja (26%). Parte dos entrevistados também afirmaram que só conseguiram comprar à vista (25%). Já 89% acreditam que melhoraram a forma de administrar o orçamento após ter o CPF negativado, principalmente por passarem a pensar mais antes de comprar (38%) e controlar os gastos (31%).
 
Meios tradicionais foram os mais utilizados para negociar dívidas, enquanto 13% recorreram apenas a canais online  

Sobre os métodos de negociação, o levantamento descobriu que 68% optaram exclusivamente pelos meios tradicionais, principalmente os que permitem um diálogo mais próximo com a empresa credora, como o contato telefônico (60%) ou pessoal nas lojas físicas (25%). As ferramentas digitais também vêm ganhando espaço na negociação de débitos em atraso. No total, 13% dos ex-inadimplentes recorreram unicamente a algum tipo de canal online, em especial sites ou aplicativos de empresas credoras (11%), e-mail para troca de mensagens com credor (10%), sites ou aplicativos especializados em negociação de dívidas (9%) e WhatsApp dessas empresas (9%). Já 18% utilizaram ambas as formas.

Para aqueles que utilizaram os meios online nas negociações, o fator preponderante pela escolha foi a praticidade. Dentre as principais vantagens mencionadas, 56% citam a agilidade, ao passo que 47% apontaram a comodidade em negociar sem precisar sair de casa ou do trabalho e 43% destacaram a facilidade de tentar um acordo em qualquer horário.

"As plataformas tradicionais de negociação, como o contato olho no olho ou por meio do telefone oferecem liberdade para que ambas as partes busquem acordos fora de um roteiro. Mas os meios digitais de renegociação são uma boa alternativa para quem quer praticidade", afirma a economista-chefe do SPC Brasil...

Roberto Carlos recebe convite do Governador Rui Costa para inauguração de obra que solicitou ao Governo para Casa Nova

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, atendendo o convite do governador Rui Costa, participará, nesta terça-feira (12), em Casa Nova, da entrega da reforma da estrada BA-722, no trecho que liga Pau a Pique até a BR-235, da assinatura da Ordem de Serviço para ampliação do Colégio Getúlio Vargas, da entrega dos sistemas simplificados de abastecimento de água em 12 comunidades do município e da assinatura do Convênio do Bahia Produtiva.

O deputado Roberto Carlos, que apresentou ao Governo do Estado a necessidade para a reforma da estrada BA-722, atendendo a reivindicação antiga da população e dos políticos como o vereador Alex de Santana e a vereadora Nicinha, comemorou essa conquista, além de outros benefícios que garantirá mais qualidade de vida à população de Casa Nova...

Deputados planejam mudanças em MP do governo para garantir contribuição sindical

Diante das novas regras sugeridas por Jair Bolsonaro (PSL) para dificultar o pagamento da contribuição sindical, as centrais sindicais já se organizam para tentar reverter essa situação. Parlamentares ligados a essas entidades querem usar a medida provisória editapa pelo presidente para resgatar um projeto que regulariza a "contribuição negocial".

Segundo informações do blog Painel, da Folha de S. Paulo, com essa proposta, os sindicatos teriam autonomia para cobrar a taxa de todos os trabalhadores após a aprovação de assembleias de cada categoria...

Mãe de menino assassinado em Petrolina pede o julgamento do acusado do crime que está preso no Paraná

Familiares do jovem Alisson Dantas, assassinado no bairro Quati, Petrolina continuam a cobrar o julgamento do acusado que está preso no estado do Paraná.

O crime ocorreu no dia 30 de outubro de 2015. De acordo com a polícia, o jovem foi atingido por golpes de facão, por um vizinho que acusou o garoto de usar a internet da casa onde morava através da rede wifi...

Governo prepara pente-fino para benefícios pagos pelo INSS

A equipe do presidente Jair Bolsonaro (PSL) planeja enviar uma MP (medida provisória) ao Congresso Nacional com o objetivo de realizar um pente-fino nos benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A medida teria como objetivo aperfeiçoar a organização do INSS, corrigir distorções legais e coibir fraudes. Conforme a MP, os analistas do seguro social que encontrarem pagamentos irregulares no pagamento de aposentadorias e pensões ganhariam um bônus de R$ 57,50. O foco será reavaliar casos de pensão por morte, aposentadoria rural e auxílio-reclusão. De acordo com a coluna 'Mercado', do jornal Folha de S. Paulo, esta medida faz parte de um conjunto de ações que Bolsonaro deseja realizar para modernizar a legislação. Com isso, a gestão espera gerar uma economia de R$ 9,3 bilhões em um ano, já descontando os pagamentos dos bônus. ..

Lava Jato: Interpol prende doleiro brasileiro no Paraguai

Denunciado na Operação Câmbio Desligo, desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro, o doleiro brasileiro Bruno Farina foi preso pela Interpol na noite de quarta-feira (26) no Paraguai.

A detenção ocorreu na casa de Farina, que vivia no condomínio de luxo Paraná Country Club, localizado na cidade de Hernandarias, distante 15 quilômetros de Ciudad del Este e 11 quilômetros de Foz do Iguaçu. Ele deverá ser entregue às autoridades brasileiras nas próximas horas...

Secretaria da Saúde abre unidades de saúde no período noturno para atendimento do público masculino em Juazeiro

Com objetivo de conscientizar o público masculino para os cuidados com a saúde, a Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro realizou um momento diferente na noite da quarta-feira (21). As Unidades Básicas do bairro Itaberaba e do Alto da Aliança estiveram abertas com atendimentos médicos, realização de testes rápidos, atendimento com o dentista, vacinação, palestras e entretenimento.  

No bairro Itaberaba foram registrados 30 atendimentos médicos, 19 atendimentos com a dentista e 26 testes rápidos. No bairro Alto da Aliança foram registrados 20 atendimentos médicos, 10 odontológicos, 22 vacinas e 18 testes rápidos. Na manhã desta quinta-feira (22) os atendimentos específicos para a saúde masculina aconteceram no bairro Tabuleiro e registraram 26 atendimentos médicos e 15 testes rápidos...