Foram encontrados 3753 registros para a palavra: Leitor

Presidente do TSE condena episódios de violência na campanha eleitoral

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, condenou episódios de violência envolvendo candidatos e seus assessores na campanha eleitoral.

Sem citar casos específicos, a ministra determinou que a Polícia Federal (PF), o Ministério Público e os tribunais regionais eleitorais (TREs) priorizem a investigação e julgamento de processos envolvendo a questão durante a campanha eleitoral...

Segurança e tranquilidade: cartórios eleitorais de Juazeiro e Petrolina seguem preparação das eleições 2024

Literalmente a todo vapor. É a definição para o trabalho dos funcionários dos Cartórios eleitorais de Juazeiro e Petrolina, para deixar tudo pronto para que o eleitor possa digitar o seu voto no próximo dia 06 de outubro com toda segurança.

Os Tribubais Eleitorais iniciaram a preparação das urnas para as Eleições 2024. Em Salvador, 5.440 urnas serão preparadas pelas 19 zonas eleitorais. No interior, o cronograma segue as 180 zonas que cobrem 416 municípios. A previsão é concluir o procedimento até 3 de outubro, com 39.765 urnas prontas para as seções de votação e contigências. ..

Superintendente da PRF na Bahia reforça compromisso com livre circulação de eleitores durante coletiva de imprensa

Na manhã desta terça-feira (24), o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, Inspetor Vagner Gomes, participou de uma coletiva de imprensa na sede da Secretaria Estadual de Segurança Pública, no CAB. O evento reuniu representantes das principais forças de segurança que atuarão nas eleições de outubro, com o objetivo de garantir que os eleitores possam exercer seu direito de voto de maneira segura e tranquila.

Em sua fala, Vagner assegurou que o patrulhamento realizado pela PRF nos dias 6 e 27 de outubro não será um obstáculo à livre circulação dos eleitores, mas sim um esforço para proteger o processo democrático. "Estamos aqui para garantir que os eleitores possam se deslocar com segurança até as urnas e exercer plenamente sua cidadania. A PRF trabalhará para assegurar a normalidade no trânsito e a tranquilidade no exercício da democracia", afirmou o superintendente...

e-Título: 4,6 milhões de baianos já baixaram o aplicativo da Justiça Eleitoral

Na Bahia, o aplicativo e-Título, oferecido gratuitamente pela Justiça Eleitoral, já foi baixado 4.685.630 vezes. Somente em 2024, ano das Eleições Municipais, 334.189 mil baianos realizaram novos registros na plataforma.  Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desta terça-feira (24/9). 

Disponível para os sistemas Android e iOS, o aplicativo permite o acesso à versão digital do título de eleitor, desde que o documento esteja regular. A plataforma também se destaca por sua acessibilidade, com recursos especialmente desenvolvidos para atender pessoas com deficiência visual, baixa visão ou daltonismo. ..

Ministério Público recomenda que partidos políticos respeitem os limites sonoras durante atos da campanha eleitoral

 A fim de garantir o direito ao sossego dos moradores dos municípios de Catende, Jaqueira, Maraial, Belém de Maria e Petrolândia, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos presidentes dos Diretórios Municipais e Comissões Provisórias dos partidos políticos com representações nesses municípios, que respeitem os limites sonoros durante os atos da campanha eleitoral.

As Promotorias de Justiça Eleitoral das 43ª (Catende, Jaqueira, Maraial e Belém de Maria) e 70ª (Petrolândia) Zonas Eleitorais orientaram as agremiações políticas para que se abstenham de manusear, utilizar, queimar ou soltar fogos de artifício, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos festivos de efeito sonoro ruidoso...

Em ano eleitoral agricultores de Juazeiro e Petrolina vivem mais um "drama da seca": situação é de emergência

A REDEGN conversou com lideranças que atuam na zona rural de Juazeiro e Petrolina. A situação é dramática. Sem chuvas e não há previsão para os próximo dias. O cenário é de “Vidas Secas” denuncia o descaso social e a exploração humana mostrada na obra de Graciliano Ramos retratando em 1938. o drama de uma família nordestina, comum ainda hoje no Brasil.

Ano passado a REDEGN destacou reportagem: Sol abrasador dos Sertões e a inoperância das políticas públicas para o convívio com as secas-Veja Aqui. Passados meses e dias a situação "só piorou"; Nem mesmo o ano de eleições 2024  fez com que as autoridades dessem prioridade a política pública de convivência com a seca...

Artigo: Não há como ser sadio num planeta doentio!

Quando a fumaça das queimadas chegou aos grandes centros urbanos, o número de doenças respiratórias disparou. Quando os sertanejos do Nordeste bebiam água de barreiro, antes das cisternas, a mortalidade infantil por água contaminada girava em torno de 130 óbitos por mil. Quando as mudanças climáticas devoram os rios amazônicos, as populações adoecem por ingerir água contaminada. Onde o agro-tóxico-negócio usa intensivamente os agro venenos, seja por terra ou por aeronaves, o número de câncer dispara, como é o caso de câncer de garganta na região que moro. Enfim, como diz o Papa Francisco, "não é possível ser saudável num ambiente doentio".
Agora os cientistas da área emocional já falam em "ecoansiedade", doença de fundo emocional diante das catástrofes cada vez mais repetíveis e intensas. Quem mora em encosta de morros, beira de rios, áreas inundáveis, passa a sofrer emocionalmente a cada vez que o período das chuvas acontece: "As doenças emocionais, também chamadas de psicossomáticas, são sintomas físicos causados por algum nível de sofrimento emocional, isto é, quando uma emoção ou sentimento tem a capacidade de gerar ou agravar uma doença ou sintoma no corpo" (INSTITUTO DE PSIQUIATRIA PAULISTA, 2021).
Portanto, além das doenças físicas, um planeta doentio também gera doenças emocionais. Outro especialista acrescenta: "Não é uma patologia, mas um fenômeno que tem a ver com essas emoções desconfortáveis, como angústia, tristeza, impotência e até raiva em relação às mudanças climáticas" (KRISTENSEN, in FLIPAR, 2024).
É interessante observar nesse momento de catástrofe do fogo, que Antônio Nobre chama de "Piroceno", ou seja, a "Era do fogo", os deputados e senadores desse país prepararem mais um pacote de 25 emendas constitucionais para facilitar a destruição das leis ambientais, por consequência, das bases naturais de vida de nosso povo. Nem mesmo a fumaça que cobre Brasília, ou que transformou a cidade de São Paulo no pior ar respirável do planeta, é capaz de mover a ética desses homens e mulheres. Sim, não é uma questão só política, nem só econômica, é uma questão de ética, de humanidade, de respeito ao povo brasileiro e a todas as formas de vida que habitam esse país.
Então, como todos os indicadores indicam (aceito a redundância), a decisão já está tomada. É uma lei do capitalismo. Cada um que se defenda, sobreviva quem sobreviver. Ou como dizia Glauber Rocha: "cada um por si e Deus contra todos".
Outra saída é proposta por uma amiga no seu card, quando fala do Apocalipse Climático: "a depender da data, vou mudar meu estilo de vida. Se não for demorar, vou começar a beber, sextar na terça, pegar um empréstimo e passar um mês nas Maldivas".
Eu, mesmo vendo essa situação absurda, prefiro continuar na luta pela sobrevivência humana. Ainda prefiro Dom Quixote ao Sancho Pança! ..

Diretor-geral do TRE-PE vai acompanhar preparação das urnas em Petrolina

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) deu início ao processo de preparação das urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2024. O procedimento, que envolve a inserção dos dados do eleitorado e das candidaturas nos equipamentos, acontecerá até o dia 1º de outubro em todos os 18 polos eleitorais do estado.

No Recife, o começo dos trabalhos será acompanhado pelo presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, e acontecerá no Centro Administrativo Eleitoral, no bairro de San Martin, onde também será realizada uma coletiva de imprensa, a partir das 8h...

Coligação o Futuro Chegou acata orientação do juiz eleitoral e refaz peça publicitária da pesquisa, informa assessoria

A Coligação O Futuro Chegou acatou a orientação do Juiz Eleitoral de Juazeiro e refez as peças de divulgação da pesquisa em que aponta Andrei Gonçalves em segundo lugar e próximo da virada para transformar Juazeiro e retirar a cidade do caos administrativo que vive atualmente. Havia uma problema no texto da peça, onde dizia "pesquisa oficial registrada do TRE", quando, na verdade, deveria ser "pesquisa oficial registrada no TRE", já devidamente corrigida. 

Assim, os números da pesquisa realizada pelo Instituto IPEX- LTDA - INSTITUTO DE PESQUISAS EXATOS permanecem, com Andrei pontuando com 32,5%, e a atual prefeita com 39,6%, com margem de erro de 4,3 pontos percentuais. Os outros candidatos aparecem com 8,5%, Celso Carvalho, e 3,1% , Márcio Jandir. O número de indecisos é de 13,9%. Nulos e  brancos com 2,4%. A pesquisa entrevistou 518 pessoas, e tem o  nível de confiança estimado de 95% (noventa e cinco por cento). ..

Justiça acata representação de Celso Carvalho e pede retirada de termo “PESQUISA ELEITORAL OFICIAL DO TRE” da divulgação de pesquisa veiculada por Andrei

A Justiça Eleitoral, através do juiz da 48ª Zona Eleitoral de Juazeiro, Aroldo Carlos do Nascimento, acatou pedido encaminhado à Justiça Eleitoral pelo PSD, suspendendo o uso do termo “PESQUISA ELEITORAL OFICIAL DO TRE”, das peças publicitárias da divulgadas de pesquisa pela Coligação “O Futuro Chegou”.

"A Justiça Eleitoral não realiza qualquer controle prévio sobre o resultado das pesquisas, tampouco gerencia ou cuida de sua divulgação, atuando conforme provocada por meio de representação”, com PEDIDO LIMINAR “para determinar que os representados a) removam, em 06 h, a propaganda informada na peça inaugural; e b) se abstenham de veicular propaganda irregular afirmando que os dados da pesquisa divulgada seja de “pesquisa oficial do TRE”, sob pena de multa diária de R$10.000,00 (dez mil reais)”, anotou...

Cerca de 39 mil urnas eleitorais começam a ser lacradas na Bahia

As 39 mil urnas eleitorais que serão usadas na Bahia no pleito de 6 de outubro começaram a passar pelo processo de inserção de dados dos candidatos e dos eleitores, nesta segunda-feira (23). Depois de receber as informações, os equipamentos são lacrados e auditados por um juiz e um promotor. As máquinas voltam para as caixas e serão retiradas novamente apenas na véspera da votação. O processo de inseminação segue nos cartórios eleitorais até 3 de outubro.

À primeira vista, o procedimento parece simples, mas o trabalho exige coordenação e atenção redobrada. Os cerca de 100 servidores de carreira ou terceirizados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) foram divididos em três grupos. O primeiro passo, é retirar a urna da caixa, colocar sobre a bancada e ligar o aparelho na tomada. Não há conexão com a internet...

MPE recomenda a partidos na Bahia respeito mútuo entre candidatos nas campanhas eleitorais

O Ministério Público Eleitoral (MPE) na Bahia expediu uma recomendação aos diretórios estaduais dos partidos políticos para que orientem seus candidatos e filiados a promoverem campanhas eleitorais pacíficas, sem violência ou discriminação, durante o pleito municipal de 2024. O documento destaca o aumento de atos de violência entre candidatos e as consequências que esses atos podem gerar para a democracia e o processo eleitoral. As informações estão no site parceiro, Bahia Notícias.

O procurador regional Eleitoral, Samir Cabus Nachef Júnior, autor da recomendação, enfatizou a urgência da medida. “O agravamento da violência nas campanhas eleitorais na Bahia tem sido amplamente noticiado e é um reflexo de uma realidade preocupante, que coloca em risco a integridade das eleições e a segurança dos candidatos. Nosso objetivo é evitar que essas situações se agravem, promovendo um ambiente eleitoral mais justo e respeitoso para todos”, declarou...

Justiça eleitoral reforça importância de uma campanha sustentável

Faltam duas semanas para a eleição e, por isso, no sábado (21), data em que se comemora o Dia da Árvore, a Assessoria de Gestão Socioambiental (AGS) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) reforçou a importância da preservação ambiental no contexto eleitoral, incentivando o uso de tecnologias digitais e menos materiais impressos. Afinal, a cada tonelada de papel não utilizado, evita-se a derrubada de até 20 árvores, o consumo de 7000 kWh de energia e de 5.000 litros de água.

Pensando em estimular o senso de responsabilidade ambiental durante o período de campanha das eleições municipais, o Tribunal lançou este mês a ação “Eleição Consciente, Futuro Sustentável”, que tem como objetivo sensibilizar candidatos, partidos políticos e coligações partidárias a realizarem uma campanha eleitoral com consciência ambiental...

Suzana comemora primeiro lugar em pesquisa eleitoral, destaca assessoria

A candidata à reeleição, Suzana Ramos, celebrou o resultado de uma pesquisa eleitoral que a coloca com mais de 14 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, já apontando a sua reeleição. A pesquisa foi realizada pela Fernandes Consultoria e divulgada neste sábado, 21 de setembro. A pesquisa está registrada na justiça eleitoral sob o número BA06122/2024.

No cenário estimulado, onde os eleitores são informados sobre os candidatos, Suzana lidera com 38,51% das intenções de voto. Celso Carvalho (PSD) ocupa o segundo lugar com 24,25%. Em seguida está Andrei Gonçalves (MDB) com 16,64%. Já Márcio Jandir (PP) tem 2,38%. 7,61% dos eleitores estão indecisos, enquanto 10,14% afirmaram que votarão em branco ou nulo. Apenas 0,48% não souberam ou preferiram não responder...

Justiça do Trabalho torna mais ágil julgamento de casos de assédio eleitoral

A Justiça ganhou uma ferramenta nova para julgar com mais rapidez casos de assédio eleitoral em ambiente e trabalho. Os juízes estão de olho e ganharam a ajuda de um robô virtual que dá o alerta. Se o caso que está entrando no sistema for de assédio eleitoral, vai ganhar prioridade.

"Nós temos um software, um código, que identifica essa ação. 'Olha, eu tenho uma ação nova.' Aí ele olha a demanda, a petição inicial, verifica se ela trata de assédio eleitoral, pega essa informação, monta uma mensagem, constrói um e-mail e manda esse e-mail para a vara do trabalho correspondente, alertando que ali tem um provável caso de assédio eleitoral”, explica Bráulio Gusmão, juiz e secretário-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. ..

Pesquisa registrada confirma Celso Carvalho já em segundo e Suzana com maior rejeição, diz assessoria

Em nota encaminhada á redação da redeGN a assessoria do candidato Celso Carvalho como positivos os números de uma pesquisa divulgada neste sábado (21)  pelo Portal do Cazé, da capital, com números referentes à eleição em Juazeiro.

Pesquisa oficial realizada em Juazeiro de 13 a 16 de setembro aponta que Celso Carvalho (PSD) é o candidato que mais cresce, abrindo quase 10 pontos de vantagem sobre o candidato do MDB. Celso chegou ao segundo lugar com 24.25%, enquanto Andrei estancou em 16,64%. A prefeita Suzana é quem tem a maior rejeição, com 27,89%. O segundo mais rejeitado é Andrei, com 14,42%...

Coligação de Andrei Gonçalves contesta pesquisa divulgada neste sábado (21): "Pesquisas encomendadas às vésperas das eleições com o objetivo de confundir os eleitores são um crime contra a democracia"

Em nota encaminhada à redação da redeGN, a Coligação "O Futuro Chegou", contestou pesquisa divulgada pelo Portal do Cazé, de Salvador: "As pesquisas encomendadas às vésperas das eleições com o objetivo de confundir os eleitores são um crime contra a democracia e passíveis de investigação federal", escreveram.

a coligação, que já havia entrado com recursos na Justiça Eleitoral contra o instituto, manifestou "contra toda e qualquer iniciativa que busque enganar os eleitores", anotaram...

Assessoria destaca que a Coligação O Futuro Chegou é quem representa o time de Lula e Jerônimo nas eleições municipais em Juazeiro, define Justiça Eleitoral 

A Coligação O Futuro Chegou ajuizou ação contra o uso indevido de propaganda política e os seus apoios. No caso, o candidato Celso Carvalho utilizava em suas peças o apoio do presidente Lula e do Governador Jerônimo Rodrigues, causando confusão no eleitorado  Nesta sexta-feira, 20, a Justiça Eleitoral definiu que somente a  coligação O Futuro Chegou pode usar destes apoios, o que ocasionará em multa ao candidato Celso, em caso de desobediência. 

Tais práticas são utilizadas por coligações que não obtiveram êxito em suas articulações políticas, mas insistem numa exposição de cenário eleitoral inexistente, o que acaba confundindo o eleitorado. Na sentença, o juiz deixa claro. "Ante o exposto, JULGO PROCEDENTE a representação por propaganda irregular, por infringência ao art.
10, da Resolução TSE n. 23.610/2019, e proíbo, nos moldes da peça inaugural, ao candidato Celso Cavalcante de Carvalho Neto de utilizar em sua propaganda eleitoral, em qualquer mídia (TV, rádio, impressos, redes sociais etc.), qualquer referência, imagem ou voz do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Governador Jerônimo Rodrigues, que indique apoio a sua candidatura, sob pena de multa no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais)", sentenciou o Juiz Eleitoral Aroldo Carlos Borges do Nascimento. ..

Juazeiro: moradora do João XXIII reclama de má sinalização em obras

Em contato com o Blog nesta sexta-feira (20) uma moradora do bairro João XXIII relatou sobre os transtornos causado pela má sinalização das obras na cidade. 

Segundo a moradora, caminhões de grande porte estão circulando por dentro das ruas - inclusive na rua principal, que sai na rotatória do Piranga, destruindo fiações e deixando moradores sem internet...

Justiça eleitoral de Juazeiro conclui nesta sexta-feira (20) treinamento/capacitação dos mesários

A Justiça Eleitoral de Juazeiro-Bahia termina nesta sexta-feira o treinamento/capacitação das mesárias e mesários que irão atuar nas eleições municipais de 2024. Em Juazeiro são 1936 mesários. sendo 912 para atuar na Zona 047 e 1024 na Zona 48.

Na vizinha Petrolina, a REDEGN obteve a informação que cerca de três mil e duzentas pessoas foram convocadas, entre mesários e administradores de locais de votação...