Foram encontrados 2320 registros para a palavra: àgua

Jornalista que denunciava ação de facções é assassinado na fronteira com o Paraguai

Conhecido por denunciar crimes na fronteira entre Brasil e Paraguai, o jornalista Léo Veras foi executado com ao menos 12 tiros de pistola, na noite desta quarta-feira, 12, na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, na divisa com Ponta Porã (MS).

Segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, a vítima já havia recebido ameaças por criticar ações de narcotraficantes na região, principalmente do Primeiro Comando da Capital (PCC)...

Prefeitura inicia rebaixamento de rede de água do Pedro Raimundo 

Desde quando iniciou as pavimentação nos bairros Pedro Raimundo e Jardim Amazonas, a Prefeitura de Petrolina tem enfrentado adversidades para dar continuidade às obras.

O principal motivo para as interrupções têm sido as redes de água e esgoto que estão fora da norma técnica, muito próximas à superfície. Cansada de esperar pela Compesa, a prefeitura decidiu realizar o serviço que era de obrigação da companhia...

Prefeito de Jaguarari rebate MP-BA e diz que denúncia não tem fato novo

O prefeito de Jaguarari, no Piemonte Norte do Itapicuru, Everton Rocha, se defendeu a respeito da denúncia da Procuradoria Geral do Ministério Público do Estado (MP-BA). A acusação é que o gestor cometeu gastos indevidos no São João de 2017 ao mesmo tempo que fazia decretos de emergência devido à seca. Por meio de nota, Everton Rocha declarou que a nova denúncia do MP-BA é equivocada porque não traz nenhum fato novo ao caso.

Rocha disse ainda que a medida se tornou “um prato cheio para os opositores ao governo municipal, que tem utilizado o novo pedido do MP como munição para atacar o gestor neste ano eleitoral”. Ainda na nota, o gestor afirma que as contas da gestão de 2017 foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, sob fiscalização do próprio Ministério Público...

Jaguarari: MP-BA pede prisão de prefeito e devolução de R$ 1,4 milhão

O prefeito de Jaguarari, Éverton Rocha, foi denunciado pela Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MP-BA). O órgão pede o afastamento, prisão preventiva e devolução de cerca de R$ 1,4 milhão. A quantia seria a soma gasta de forma indevida pelo gestor para realização do São João de 2017. No mesmo período, aponta a denúncia, o município seguia em estado de emergência devido à seca – ao todo foram quatro decretos, de fevereiro a dezembro.

Além disso, acrescenta o MP-BA, o Município enfrenta problemas de saneamento básico, alto índice abaixo da linha da pobreza, baixa renda per capita, entre outras dificuldades.  Ainda segundo o parquet, para satisfazer desejo pessoal, o prefeito contratou intermediários (atravessadores) para fornecimento de estruturas e também de artistas, encarecendo os custos do evento de 20% a 30% do valor. ..

Fim de semana será chuvoso no país, prevê meteorologia. Rio São Francisco deve receber mais água de Minas

Fevereiro caminha aumentar a quantidade de chuvas que devem cair no Rio São Francisco: Em Minas Gerais três das nove regionais já bateram a média histórica do mês somente nos seis primeiros dias do mês. Todas ultrapassaram a marca de 50% da mediana, com exceção da Região Norte (40%).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou hoje (7) que o fim de semana deve ser de chuvas em grande parte do país. De acordo com o Inmet, o volume será significativo nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, podendo variar entre 80 e 200 milímetros...

Morador denuncia desperdício de água potável no bairro Tabuleiro em Juazeiro (BA). SAAE Responde

O leitor Francisco Almir gravou vídeo e encaminhou a RedeGN na manhã desta quinta-feira 906) registrando o grande volume de água potável desperdiçada com o rompimento da rede no bairro Tabuleiro. Confira a mensagem enviada ao Blog: “Bom dia Geraldo José, eu peço, por favor, se possível faz uma pergunta ao órgão da prefeitura de Juazeiro, mais precisamente o SAAE se eles não têm conhecimento desta situação? Já faz três dias que eu passo pela manhã e está desta forma, isso é por trás do Colégio Agostinho Muniz, bairro Tabuleiro, e eu enquanto morador do bairro citado não posso ver isto por tantos dias e ficar calado porque  vai sair do nosso bolso” reclamou.


Nota: SAAE responde a leitor sobre situação no bairro Tabuleiro..

Cachoeira em cidade da Chapada Diamantina tem forte correnteza após chuva. Inmet prevê mais chuvas

Um vídeo gravado por moradores e divulgado nas redes sociais mostra o quanto a Cachoeira do Buracão, em Ibicoara, cidade da Chapa Diamantina, teve forte correnteza na terça-feira (4). O caso ocorreu depois das chuvas que atingiram o município. Conforme a Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que esta quarta-feira (5) seja de pancadas de chuvas a qualquer momento e com formação de tempo nublado. A temperatura mínima do local será de 17º C e a máxima chega a 36ª C.

Um outro ponto da Chapada Diamantina que teve chuva foi a cidade de Andaraí. Por lá, o Rio do Antônio ficou bem cheio. Por causa da situação, uma espécie de correnteza foi formada no local...

A guerra das águas e sede. Pequenos agricultores são proibidos de usar água do Velho Chico

O jornal O Estado de São Paulo começou, no dia 02 Fevereiro 2020, dia de Iemanjá, a Série de reportagens especiais com o título "Guerra das Águas, Sede Escassez e Mortes no Interior do Brasil. O texto de Patrik Camporez, fotos e vídeos de Dida Sampaio. Um levantamento inédito feito revela que há 63 mil Boletins de Ocorrência (BOs) abertos em delegacias nos últimos cinco anos, por causa da briga pela água. É um litígio que vem crescendo. Sem conseguir resolver o antigo problema dos conflitos de terras, o País vive agora uma nova crise. Cada curva de rio caudaloso e de córrego quase seco é disputada à bala, à foice e à chave de fenda. Antes, praticamente não havia registros desse tipo.

Com 12% de toda a água doce do planeta, as 12 regiões hidrográficas brasileiras, como as bacias do São Francisco, do Paraná e do Amazonas – a mais extensa do mundo –, registram o “boom” dos conflitos. Hoje, os rios nacionais são sugados três vezes mais do que há duas décadas...

“Fábrica israelense que extrai água do ar será construída no Brasil,", diz Bolsonaro

“Fábrica israelense que extrai água do ar será construída no Brasil.” O anúncio é do presidente Jair Bolsonaro, feito pelo Twitter. Segundo ele, a iniciativa é “mais uma via de enfrentamento da falta de água no Nordeste, além da dessalinização, poços artesianos e [Rio] São Francisco.” Além de água, o presidente da República acredita que “o empreendimento também criará empregos e desenvolvimento da região.”

Parcerias com Israel para melhorar o abastecimento de água na região Nordeste são defendidas por Jair Bolsonaro desde a transição para o seu governo. Há um ano, o ministro Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) viajou para Israel com equipe de técnicos para conhecer experiências de reuso e dessalinização de água...

As águas de Minas

As águas de Minas vêm da Amazônia,

Assim como as águas que caem..

Meio Ambiente: Nível de água da barragem sobradinho vai atingir 40% da capacidade

O nível de água do Rio São Francisco tem aumentado consideravelmente em decorrência das fortes chuvas que atingem Minas Gerais, desde o dia 24 de janeiro. A maior parte da água que aumenta a vazão do São Francisco vem da cheia do Rio das Velhas. O curso d’água que nasce no município de Ouro Preto é o principal vetor e escoamento de Belo Horizonte e de quase toda a região central do estado. O acumulado das chuvas do mês de janeiro na capital mineira chegou a 960 mm, segundo dados do Instituto de Meteorologia do Brasil (INMET).

O resultado positivo desta chuva é o aumento da água que vai chegar nas barragens do Rio São Francisco, entre elas a Usina Hidrelétrica de Sobradinho Bahia e nas usinas de Três Marias e Xingó. A reportagem da redeGN/Blog Geraldo José, obteve o relatório que informando que o volume útil do reservatório de Sobradinho, Bahia entrou o mês de fevereiro superando 33% de sua capacidade. ..

PT de Jaguarari empossa presidente e lança pré-candidatura de seu Antônio a prefeito

Ao final da tarde de sexta-feira, 31/01, o Partido dos Trabalhadores do Município de Jaguarari deu posse ao novo diretório municipal e seu presidente Yon Fontes, recepcionou seus recentes filiados e oficializou a pré-candidatura de Seu Antônio a prefeito para o pleito de 2020. O ato aconteceu, na escola COOPEJ, em um clima de festa e esperança para a população jaguarariense. Uma multidão lotou o espaço, fazendo com que centenas de pessoas ficassem acompanhando do lado de fora do recinto. 

O pré-candidato a prefeito Seu Antônio, em seu discurso, relembrou os feitos de seus dois mandatos quando então gestor da cidade, único candidato já reeleito na história política do município, ressaltou que se colocava à disposição da população e com muita convicção disse que está apto junto ao judiciário eleitoral, consciente e preparado para esse novo desafio em 2020.  ..

Vereador Tiano Felix prestigia lançamento da pré-candidatura de Seu Antônio a prefeito de Jaguarari

Na noite da última sexta-feira (31), o vereador Tiano Felix (PT) esteve em Jaguarari, para prestigiar o lançamento da pré-candidatura do companheiro de partido, Seu Antônio, a prefeito daquele município.

O evento, que lotou o pátio do colégio COOPEJ de militantes e simpatizantes, teve como destaques as presenças do prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, o ex-prefeito Isaac Carvalho, deputado federal Afonso Florence (PT), o deputado federal licenciado e atual secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Josias Gomes, a secretária da ADEAP, Elayne Borges, o secretário de Comunicação do PT de Juazeiro, Antônio Marcos, bem como lideranças locais e da vizinhança...

Nível de água do Rio São Francisco continua aumentando em decorrência das fortes chuvas que atingiram Minas Gerais

O nível de água do Rio São Francisco tem aumentado consideravelmente em decorrência das fortes chuvas que atingem Minas Gerais, desde o dia 24 de janeiro. A maior parte da água que aumenta a vazão do São Francisco vem da cheia do Rio das Velhas. O curso d’água que nasce no município de Ouro Preto é o principal vetor e escoamento de Belo Horizonte e de quase toda a região central do estado. O acumulado das chuvas do mês de janeiro na capital mineira chegou a 960 mm, segundo dados do Instituto de Meteorologia do Brasil (INMET).

Os municípios de Malhada e Carinhanha, no Oeste da Bahia, são os primeiros a receberem as águas do Velho Chico em território bahiano e também têm apresentado aumento no volume de água. No dia 27 de janeiro, o nível estava pouco abaixo dos 3 metros e o dia seguinte (28 de janeiro) chegou a 4,12 metros. Já no dia 29, o volume de água voltou a subir e o nível chegou a 5,04 metros...

Fortes chuvas em Minas Gerais vão contribuir para aumentar o volume de água do rio São Francisco

A alegria toma conta dos ambientalistas, funcionários e frequentadores do Parque Nacional da Serra da Canastra, situado em São Roque de Minas, Minas Gerais. Com a chuva que se intensificou na região nos últimos dias, a principal nascente do Rio São Francisco, que fica dentro da área de preservação voltou a jorrar água com um volume expressivo. 

O chefe do parque Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, Fernando Augusto Tambelini, afirma que um dos grandes benefícios da chuva é devido a esse período de estiagem que foi muito prolongado. "Agora é muito bom ter volume de chuvas maiores. Dessa forma os rios afluentes serão abastecidos e vão trazer mais água para as represas, aumento dos reservatórios, aumento de água para o abastecimento da população, para a agricultura, além do ganho para a biodiversidade” comemora Tambelini...

Fenômeno registrado no Lago de Sobradinho é típico em grandes áreas de água, informa Agência Fluvial 

Em resposta a um pedido de informações sobre um fenômeno climático ocorrido neste final de semana no Lago de Sobradinho, mais precisamente de uma tromba-d’água, a Agencia Fluvial da Bahia enviou nota à nossa redação com as seguintes informações:

Esse fenômeno está ligado às nuvens de chuva intensa sobre grandes áreas de água (represa, lago ou mar por exemplo).  Não há como prever tal fenômeno, porém é possível saber as condições climáticas que possibilitam que o mesmo aconteça. ..

Alerta: INPE prevê trovoadas, chuvas fortes na região. Tromba-d'agua é registrada no lago de Sobradinho. Veja o vídeo

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos –CPTEC/INPE, áreas do Nordeste, que inclui as cidades de Juazeiro, Petrolina e região, tem previsão de trovoadas, raios e acúmulos expressivos de chuvas.

Em nota publicada neste domingo o INPE informa que “Há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas." Nesta manhã, em Juazeiro, já há registro de trovoadas e o céu carregado de nuvens escuras sinalizam a chegada de chuvas a qualquer momento...

Projeto impede corte de água quando inadimplência for de até 90 dias

A água do usuário residencial não poderá ser cortada totalmente antes de 90 dias de atraso no pagamento. Mas após a primeira conta vencida, o fornecimento será reduzido. De autoria do senador Plínio Valério, do PSDB do Amazonas, o projeto altera a lei que estabelece as diretrizes nacionais de saneamento básico para proibir o corte total de água do usuário residencial que está com a conta atrasada há menos de três meses. Mas, pela proposta, após a primeira conta sem pagamento, a companhia pode limitar o fornecimento a apenas 50 litros de água por dia por pessoa da residência. O projeto ainda prevê que o benefício será oferecido apenas uma vez por ano. O senador Plínio Valério lembrou que, segundo resolução da ONU.

Organização das Nações Unidas, o acesso à água limpa e segura e ao saneamento básico são direitos humanos fundamentais. Ao ler o relatório do senador Weverton, do PDT Maranhense, o senador Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade, do Espírito Santo, disse que a proposta é equilibrada. (Fabiano Contarato) “Reconhecemos o direito à água como um direito fundamental porque corresponde às exigências mais elementares da dignidade humana...

PROJETO LIXO FORA D'ÁGUA DIVULGA PESQUISA E MOSTRA QUE 80% DO LIXO MARINHO TEM ORIGEM NO AMBIENTE TERRESTRE

Um estudo inédito revelou que os banhistas que frequentam as praias em um trecho de 8 Km dividem o espaço com mais de 200 mil bitucas de cigarro, 15 mil lacres, tampas e anéis de lata, 150 mil fragmentos de plásticos diversos, 7 mil palitos de sorvete e churrasco e 19 mil hastes plásticas de pirulitos e cotonetes.

Os dados são resultado da segunda fase do projeto Lixo Fora D’Água, que visa o combate às fontes de poluição marinha por resíduos sólidos, coordenado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e um acordo de cooperação com a ISWA (associação internacional de resíduos sólidos), com apoio da Agência de Proteção Ambiental da Suécia...

Açougueiro acusado de esquartejar jovem em Águas Lindas é preso na Bahia

O açougueiro de 23 anos suspeito de matar e esquartejar a ex-namorada Ketley Estefany Silva Nascimento,17 anos, foi preso. Ele foi encontrado na Bahia e deve prestar depoimento na tarde desta quinta-feira (23/1).

A vítima, natural de Paratinga (BA), morava na Cidade Ocidental (GO). Ela havia deixado a casa do namorado, em Águas Lindas (GO), após ter sido ameaçada por ele.  Os policiais localizaram o corpo dela nesta segunda-feira (20/1), na quadra 77 do bairro Jardim Pérola da Barragem II, em Águas Lindas (GO), município goiano distante cerca de 50km da Rodoviária do Plano Piloto...