Foram encontrados 91 registros para a palavra: leitura

Sem quorum, Câmara adia leitura da denúncia contra Temer pela 2ª vez

A Câmara dos Deputados não alcançou hoje (25) o quorum mínimo de 51 parlamentares para abertura da sessão de debates. Com isso, a leitura da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer pelos crimes de obstrução de Justiça e organização criminosa não pôde ser lida em plenário.

No horário em que a sessão estava prevista para ter início, havia apenas 22 deputados na Casa, quando são necessários pelo menos 51 presentes. Na última sexta-feira (22), o plenário também não atingiu quorum para abrir sessão e a leitura não foi feita. Nova sessão foi convocada para esta terça-feira (26), às 11h30...

Escolas municipais incentivam alunos à leitura com ‘Piquenique Literário’ em Juazeiro

Os alunos das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro participaram sexta-feira (22), da 3ª Edição do Piquenique Literário, com as turmas dos Programas de Correção de Fluxo, ‘Se Liga’ e ‘Acelera Brasil’, que tem como objetivo incentivar a leitura, criando ambientes fora da sala de aula, saindo da rotina pedagógica.

A secretária de Educação e Juventude (SEDUC), Lucinete Alves participou do piquenique da escola Ludgero de Souza, realizado ao ar livre, na Lagoa de Calú, que se transformou em uma biblioteca itinerante. “A Rede Municipal de Ensino realiza mais uma atividade diferenciada para os alunos, incentivando cada vez mais a leitura, e proporcionando um momento único de aprendizagem. Essa parceria com o Instituto Ayrton Senna já é sucesso, desde 2010 estamos unindo esforços e temos alcançado resultados positivos na aprendizagem dos nossos alunos”, ressaltou Lucinete.

A mãe, Genismar Batista parabenizou os professores pela iniciativa. “Achei muito boa essa ideia de trazer os alunos para esta aula ao ar livre, eu e meu esposo estamos acompanhando de perto, e percebemos que meu filho e os colegas adoraram, e acredito que aprenderam muito mais. Tenho dois filhos que estudam na Ludgero, estou gostando muito da escola e dos professores”, afirmou.

“Nossa ideia foi transformar a Lagoa de Calú, em uma biblioteca ao ar livre, onde os alunos tiveram oportunidade de ler, brincar, lanchar e interagir com os colegas e professores. Foi um momento muito prazeroso de leitura e eles adoraram”, evidenciou a professora, Elania Ferreira.

A árvore de livros, símbolo central do projeto, compõe a ambientação criada para gerar o prazer e encantamento pela leitura, em outros locais que não seja a sala de aula. O Piquenique Literário aconteceu em 25 escolas municipais, um total de 40 turmas do ‘Se Liga’ e ‘Acelera Brasil’, que organizaram este momento, associando dois prazeres, o da leitura e o do sabor dos alimentos, com um lanche que foi servido para os leitores durante o piquenique...

Câmara de Vereadores vota projeto de lei que institui o Dia Municipal da Leitura e Literatura de Petrolina

A Câmara de Vereadores de Petrolina – Casa Plínio Amorim vai votar nesta quinta-feira (31), às 9h30, a lei que institui a data de 5 de setembro como o Dia Municipal do Livro, da Leitura e Literatura de Petrolina. A iniciativa de promulgação dessa lei é do Colegiado de Letras da UPE – Universidade de Pernambuco em homenagem ao escritor petrolinense Antonio de Santana Padilha, autor de, entre outras obras, do romance épico ‘Pedro e Lina’ e a cronologia histórica e cultural ‘Petrolina no tempo, no espaço, na vez’. 

A ideia da criação da data, segundo o professor Genivaldo Nascimento, surgiu durante a realização do Clisertão – Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão, realizado em Petrolina no período de 9 a 12 de maio último. “Convidamos a todos, especialmente escritores, professores, estudantes e gestores culturais para a votação desse importante projeto. Mais uma ação em defesa da leitura e da formação do pensamento crítico das nossas novas gerações”, concluiu o escritor lembrando ainda que foi no dia 5 de setembro de 1904 que nascia em Petrolina Antonio Padilha...

Nível de leitura dos alunos da Rede Municipal é avaliado em Petrolina

Começou esta semana, nas escolas da Rede Municipal, as atividades de aprendizagem do  Sistema Avaliação de Petrolina (SIAP). O programa foi lançado neste mês com o objetivo de avaliar a alfabetização plena dos estudantes até segundo ano do ensino Fundamental I.

Até o dia 28 deste mês, 70 avaliadoras vão percorrer 78 unidades escolares na sede e no interior. Nesta segunda-feira (19), as avaliadoras aplicaram os testes em 250 alunos da Escola Santa Terezinha, no bairro Dom Avelar.  Neste primeiro ciclo, a avaliação será de forma oral, com foco na compreensão de textos, frases e palavras. Em dezembro será realizada a segunda etapa das avaliações, desta vez aliada com a escrita. ..

Menino de 9 anos que ensina a mãe a ler ganha concurso da rede municipal de Petrolina

'Festa de Aniversário' crônica de Luiz Fernando Verissimo, um dos mais respeitados cronistas brasileiros, foi o texto que consagrou Klebson Barbosa o melhor aluno leitor da Rede Municipal de Petrolina.

A escolha ocorreu nesta sexta-feira (2), na final do Concurso 'Ler Bem', um projeto de incentivo à leitura da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA) em parceria com a Secretaria de Educação de Petrolina. Ao total, mais de 60 escolas participaram do projeto com estudantes matriculados no 4º ano do Ensino Fundamental I da rede pública municipal (público para o qual a competição é destinada)...

Estão abertas inscrições para II prêmio Clisertão de Leitura

Incentivar as práticas pedagógicas de incentivo à leitura dos alunos da Rede Municipal de Petrolina é o principal objetivo do II prêmio Clisertão de Leitura. Os professores que atuam nas escolas municipais podem se inscrever apresentando suas ações no desenvolvimento da leitura em sala de aula. 

De acordo com o coordenador do Clisertão, Genivaldo do Nascimento, o prêmio vai selecionar cinco professores com propostas inovadoras para o fomento da leitura nas escolas da rede. Os docentes vão concorrer a uma premiação total no valor de R$ 5 mil.

Para participar, os interessados devem enviar, até o dia 28 deste mês, uma proposta de ação através de um relato simplificado de experiência para e-mail: [email protected]. As convocatórias e os editais já foram enviados para as escolas.

De acordo com Maéve Melo, secretária de Educação de Petrolina, a premiação é um reconhecimento e um incentivo para os professores. "Nosso foco, nessa gestão, é priorizar a leitura e a alfabetização logo no segundo ano. Essas práticas aplicadas nas escolas vão colaborar para que Petrolina se torne uma cidade leitora", comentou...

CPM JUAZEIRO PROMOVE A 2ª EDIÇÃO DO PROJETO LEITURA CIDADÃ

O projeto denominado Leitura Cidadã, realizado nas creches e abrigos de idosos desenvolvido por policiais militares e alunos do CPM foi lançado pela segunda vez. O projeto tem como foco sensibilizar e convocar a comunidade escolar do CPM acerca da importância da cidadania e do voluntariado. Objetiva a formação de pessoas educadas e formadoras de senso crítico para além dos muros da escola. Busca ainda, promover o entretenimento, fomentando o reconhecimento e a divulgação do trabalho já feito pela Instituição, subsidiando instrumentos para sistematizá-lo e levá-lo adiante, colaborando para a formação de jovens mais críticos e atuantes e assim, estimular a participação dos estudantes em visitas a Instituições Filantrópicas.

 Na sua primeira edição o projeto envolveu 120 alunos do EF e EM, foi desenvolvido em três etapas: 1ªetapa de caráter bibliográfico e de campo, visando verificar a demandas acerca do tema em questão para elaboração do projeto; 2ª etapa envolveu o levantamento das instituições a serem contempladas, bem como a promoção de oficinas para preparo dos alunos voluntários e, 3ª etapa foi momento de execução do projeto através das visitas às creches e orfanatos da cidade. No dia 16 de março do ano em curso, foi feita a reabertura da caravana de Leitura Cidadã que novamente percorrerá as creches e abrigo de idosos para proporcionar momento de entretenimento, lazer, leitura, cinema e troca de saberes entre alunos, militares, crianças e idosos...

Escola Nota 10: “Fazemos da leitura um compromisso”, diz coordenadora de Escola Nossa Senhora das Grotas

Todos os dias na Escola Municipal Nossa Senhora das Grotas, localizada em Juazeiro (BA), a rotina é a mesma. Após a acolhida dos alunos, todas as turmas, do 1º ao 5º ano, dedicam meia hora para leitura. Lá, missão da equipe é despertar na criança o gosto pelos livros.

Segundo a gestora, Katiane Soares, o momento é parte do projeto “É Hora de Ler”. Ela explica que além da leitura individual diária, duas vezes por semana o professor coloca fichas de leitura com pequenos textos em uma caixa, para que alguns alunos leiam em público. “Também fizemos uma atividade extra com os alunos do 3º ano. Levamos eles para o terminal do município e cada um escolheu livros para ler em voz alta para as pessoas que esperavam ônibus no local”, diz...

CPM realiza IX edição do Projeto Dialogando com a Literatura

Aconteceu no dia 28 de julho, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro,  a IX edição do Projeto Dialogando com a Literatura do Colégio da Polícia Militar (CPM).  O projeto fomentou o hábito pela leitura literária, resgatando o prazer de ler na escola, através da exploração de estratégias variadas, aliadas aos textos.

Estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, sob a orientação dos professores da área de linguagens, desenvolveram esta proposta pedagógica, valorizando a leitura dos alunos CPM. O projeto teve como intuito ainda sensibilizar, desenvolver e aprofundar a leitura de grandes obras literárias, bem como, a reflexão sobre o papel social da leitura e suas contribuições para a constituição de sociedades mais críticas...

Cemafauna inicia campanha sustentável “O que você faz com o seu jornal depois da leitura?”

“O que você faz com seu jornal depois da leitura?”. Essa é a campanha que o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está lançando a partir dessa semana em diversos pontos da Univasf. O intuito é arrecadar jornais que não são mais utilizados pela população para serem aproveitados nos recintos e gaiolas dos animais que estão em processo de reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). 

Muitas pessoas são assinantes de jornais impressos ou têm o hábito de comprá-los e acabam acumulando uma grande pilha de jornais velhos em casa. Nesta época de escassez de recursos naturais e grande geração de resíduos muitas vezes jogados no meio ambiente, é necessário manter ações sustentáveis. 

Pensando nisso, o Cemafauna faz um apelo à população de Petrolina para que antes de simplesmente jogá-los no lixo possa doá-los à instituição que os utiliza, diariamente, para cobrir caminhas, forrar gaiolas e recintos dos mais de 1500 animais que estão sob os cuidados no CETAS. Por ser um potente absorvente, o papel do jornal consegue absorver odores e umidade, o que ajuda a manter esses locais sempre secos e livres de mau cheiro. 

Além da sede do Cemafauna, os principais pontos de arrecadação dos jornais estão concentrados na Univasf: recepção da Reitoria, Restaurantes Universitários (RUs) e bibliotecas dos campi Petrolina Centro e Ciências Agrárias, em Petrolina.  ..

Sementoteca estimula leitura no programa Nova Semente

Qual o momento certo pra iniciar a leitura com os pequenos? Essa pergunta ainda traz muitas dúvidas entre os pais e até mesmo entre alguns professores. Especialistas afirmam que quanto mais cedo a criança recebe o incentivo à leitura, mais ela vai se interessar por livros na vida adulta, ou seja: estimular a leitura desde a primeira infância pode ser o caminho mais curto para a formação de um futuro leitor.

Essa realidade foi despertada em Petrolina no Programa Nova Semente, idealizado pelo gestor municipal, Julio Lossio com o auxílio do IAB – Instituto Alfa e Beto. Hoje um dos principais objetivos do Projeto, implantado em 2010, é estimular o hábito da leitura, através da Sementoteca, a biblioteca móvel do Nova Semente produzida em altura adaptada para criança, confeccionada em madeira, possuindo divisórias e rodinhas que permitem a organização dos livros e sua locomoção dentro das salas de aula. "Nossas crianças têm recebido o estímulo necessário e no futuro essa sementinha dará bons frutos, na educação e na vida", declarou o prefeito com entusiasmo. 

A Sementoteca de acordo com a Gestão da Programa tem como função primordial expor obras da Literatura Infantil com o objetivo de proporcionar o acesso ao universo dos livros, promovendo o desenvolvimento da linguagem, leitura e escrita. Colaborando para o enriquecendo do vocabulário, estimulando a memória e o raciocínio, bem como a imaginação e a criatividade. Hoje estão implantadas ou em implantação, Sementotecas em todas as 142 Unidades de acolhimento do Programa, cada uma contendo um kit de até 300 livros, divididos por faixa etária. "Precisamos despertar desde cedo a paixão pelos livros nos pequenos e uso da Sementoteca transforma a vida das crianças do Nova Semente, pois apresenta um universo ainda não conhecido de cenários, personagens, cores, formas, números e letras"...