Todos os dias na Escola Municipal Nossa Senhora das Grotas, localizada em Juazeiro (BA), a rotina é a mesma. Após a acolhida dos alunos, todas as turmas, do 1º ao 5º ano, dedicam meia hora para leitura. Lá, missão da equipe é despertar na criança o gosto pelos livros.
Segundo a gestora, Katiane Soares, o momento é parte do projeto “É Hora de Ler”. Ela explica que além da leitura individual diária, duas vezes por semana o professor coloca fichas de leitura com pequenos textos em uma caixa, para que alguns alunos leiam em público. “Também fizemos uma atividade extra com os alunos do 3º ano. Levamos eles para o terminal do município e cada um escolheu livros para ler em voz alta para as pessoas que esperavam ônibus no local”, diz.
O estudante, Gustavo de Sousa, participou desse momento. Ele conta que gostou da experiência e que a melhor parte foi quando uma senhora preferiu perder um ônibus que deixar de ouvir sua estória. Já a aluna Jamile Victória gostou mais de receber elogios. “Foi divertido, eu adoro ler para os outros”, exalta a garota.
De acordo com a coordenadora pedagógica, Maria Jaílda Texeira, o trabalho de leitura é uma fonte de incentivo e criatividade para as crianças. “Fazemos da leitura um compromisso e eles gostam, se agrupam, escolhem o livro e depois fazem um resumo do que entenderam”, comenta. Ela finaliza argumentando que as atividades desenvolvidas na escola também ajudam a desenvolver a oralidade nos alunos.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.