Foram encontrados 113 registros para a palavra: SENAI

Procura por formação técnica aumenta mais de 65% no SENAI Pernambuco

A busca pela formação técnica está em alta. A prova disso é que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), maior complexo de educação profissional da América Latina, registrou em Pernambuco um crescimento superior a 65% em matrículas em cursos de nível técnico, na comparação com 2018.

No total, foram mais de 1200 novos alunos que optaram, principalmente, pelos cursos técnicos de Manutenção Automotiva, Eletrotécnica e Refrigeração e Climatização. Além de serem profissões essenciais para a indústria, os três cursos carregam outra característica em comum: são boas opções para quem quer se tornar um empreendedor...

Cursos técnicos: SENAI tem inscrições prorrogadas até 26 de janeiro

O processo seletivo 2020.1 para os cursos técnicos do SENAI Bahia teve as inscrições prorrogadas até 26 de janeiro. São oferecidos 17 cursos na modalidade presencial e dois semipresenciais. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, pelo site www.tecnicosenai.com.br

Neste ano, os estudantes matriculados nos cursos técnicos do SENAI Bahia têm a possibilidade de solicitar o crédito estudantil CredTEC, graças a uma parceria firmada com a fundação de crédito educacional Fundacred. Com essa oportunidade, o estudante pode optar por pagar 50% da mensalidade durante o ensino técnico e pagar o restante depois de formado. ..

Inscrições prorrogadas para Novo Ensino Médio SESI/SENAI de Pernambuco

Boa notícia para quem deseja ter acesso à educação básica e profissional de qualidade. Foram prorrogadas para o dia 10 de dezembro as inscrições do processo seletivo do Novo Ensino Médio do SESI-PE, no qual os estudantes poderão realizar o Ensino Médio e um curso técnico em Eletrotécnica, de graça e ao mesmo tempo, na escola SESI/SENAI Ipojuca. Estão sendo ofertadas 80 vagas, e os interessados devem realizar a inscrição presencialmente na própria unidade de ensino, localizada na Rodovia 42, Km 1, em Jagatá. A inciativa possibilitará aos jovens iniciar mais cedo a vida profissional.

Para concorrer à vaga, o estudante deve ser de baixa renda, dependente de trabalhador da indústria de Pernambuco e ter nascido a partir do ano de 2004. Os candidatos serão avaliados em uma única etapa, no dia 19 de dezembro de 2019, das 14h às 17h, por meio de provas de Língua Portuguesa e Matemática, com 20 questões de múltipla escolha cada. A relação dos aprovados será divulgada no dia 6 de dezembro, no quadro de avisos do SENAI Ipojuca. O edital completo está disponível nos sites do SESI-PE e do SENAI-PE...

Mundo SENAI: escolas do SENAI Pernambuco abrem as portas para receber a comunidade

Os interessados em conhecer mais sobre as profissões que fazem parte do universo da indústria terão uma oportunidade única durante o Mundo SENAI, evento que será realizado nos próximos dias 21 e 22 de novembro. Nestes dias, todas as unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) espalhadas pelo País estarão de portas abertas, oferecendo visitas guiadas, palestras, oficinas e minicursos gratuitamente para toda a comunidade. Em Pernambuco, as ações ocorrerão nas 11 escolas da rede: Santo Amaro, Areias, Paulista, Jaboatão, Cabo e Ipojuca, na Região Metropolitana; Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Garanhuns, no Agreste; e Araripina e Petrolina, no Sertão

Cada escola irá oferecer atividades relacionadas com a sua respectiva vocação local. No SENAI Jaboatão, por exemplo, que oferta cursos para formar profissionais para o setor de Construção Civil, serão disponibilizados minicursos de técnicas em drywall, pintura e noções de traços de concreto. Já no SENAI Paulista, voltado para áreas como Alimentos e Química, a programação incluirá oficinas de fabricação de pizza, mini bolo de rolo pernambucano e limpador perfumado. ..

SENAI Pernambuco está com matrículas abertas para cursos técnicos

Está aberto o período de matrículas para quem quiser se inscrever em um dos cursos técnicos oferecidos pelo SENAI Pernambuco, a maior rede de ensino profissional do Estado. Ao todo, sete escolas da instituição estão oferecendo vagas para 15 cursos diferentes, com duração entre 16 e 24 meses. A unidade de Petrolina está oferecendo vagas para os cursos de Técnico em Refrigeração e Climatização (noite) e Técnico em Eletrotécnica (noite). Os cursos têm duração de 19 meses.

Quem efetivar a matrícula até o dia 20 de dezembro será contemplado com um desconto de 10% sobre o valor total do curso. As aulas serão iniciadas em fevereiro de 2020. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.pe.senai.br ou pelo 0800 600 9606...

SENAI Pernambuco está com matrículas abertas para cursos técnicos

Começou nesta segunda-feira (04) o período de matrículas para quem quiser se inscrever em um dos cursos técnicos oferecidos pelo SENAI Pernambuco, a maior rede de ensino profissional do Estado. Ao todo, sete escolas da instituição estão oferecendo vagas para 15 cursos diferentes, com duração entre 16 e 24 meses. Quem efetivar a matrícula até o dia 20 de dezembro, será contemplado com um desconto de 10% sobre o valor total do curso. As aulas serão iniciadas em fevereiro de 2020. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.pe.senai.br ou pelo 0800 600 9606. 

As vagas são para as unidades de Areias, Santo Amaro, Paulista, Jaboatão e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife; Caruaru, no Agreste; e Petrolina, no Sertão. Para se inscrever, o interessado deve ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio. As matrículas poderão ser feitas nas próprias escolas e pelo próprio site da instituição. ..

Curso de Técnico em Alimentos do SENAI Petrolina recebe nota máxima em Avaliação de Desempenho realizada pelo SENAI Nacional

O SENAI Pernambuco conquistou o 1º lugar nacional no Índice de Desempenho da Avaliação Profissional, criado pelo SENAI Nacional para analisar os cursos técnicos oferecidos pela instituição em todo o País. 

O resultado leva em consideração o desempenho obtido por estudantes em atividades teóricas e práticas, realizadas entre maio e junho. Em Pernambuco, as provas foram aplicadas para 309 estudantes matriculados em dez cursos técnicos oferecidos por sete escolas, incluindo o SENAI Petrolina, um dos destaques dessa edição. No total, 100% dos alunos do curso Técnico em Alimentos obtiveram desempenho “adequado” ou “avançado”, tanto nas provas teóricas quanto nas práticas. ..

SENAI Bahia oferece 1500 vagas gratuitas de qualificação profissional, inclusive, para Juazeiro

Oportunidades são para 10 municípios baianos e as inscrições devem ser feitas pela internet

Até este domingo, dia 22 de setembro, o SENAI Bahia está com inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional, nas modalidades presencial e semipresencial. No total, são oferecidas 1500 vagas em cursos nos municípios de Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Salvador e Vitória da Conquista. ..

SENAI aumentará oferta de cursos técnicos em energia solar fotovoltaica

A capacitação técnica em Energia Solar Fotovoltaica vai chegar a mais 10 escolas do SENAI em todo o Brasil para atender às necessidades de um setor em expansão. As unidades escolhidas pela chamada, lançada em junho deste ano, vão participar de um ciclo de preparação de Centros de Treinamento e qualificação de docentes ao longo de 24 meses, além de receber equipamentos básicos para o ensino. A iniciativa é fruto de parceria entre o  Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Ministério de Minas e Energia (MME) e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), por meio da iniciativa Profissionais para Energias do Futuro.
 
A iniciativa tem como principal objetivo acompanhar a demanda crescente por profissionais qualificados em energia solar fotovoltaica. De acordo com a ABSOLAR, somente neste ano, a geração distribuída solar fotovoltaica duplicou de tamanho, chegando a 100 mil sistemas instalados até junho. “O SENAI sempre se preocupa em atender as demandas da indústria, e faz projeções de quais tecnologias serão demandas. Essa ampliação de docentes capacitados busca justamente isso, levar esse conhecimento a mais localidades do país”, explica Felipe Morgado, gerente executivo de Educação Profissional do SENAI Nacional.


Segundo Morgado, as expectativas para o mercado de trabalho do setor são otimistas: “Nossos levantamentos mostram boa empregabilidade para alunos que concluíram cursos de energias renováveis, então, acreditamos que será também uma oportunidade para jovens desempregados, já que estamos falando de um setor que está em cenário de crescimento”.
 
Atualmente, o SENAI oferece 24 cursos na área de energias renováveis, sendo 14 deles voltados à energia solar (fotovoltaica e solar térmica). Agora, essa oferta vai chegar a estados que ainda não contavam com os cursos, como Mato Grosso, Santa Catarina, Amapá, Amazonas e Piauí. 
 
Segundo o cronograma da chamada, as atividades vão começar em outubro de 2019. Em cada uma das escolas, dois professores indicados vão participar de treinamento de 120 horas sobre instalação, dimensionamento e monitoramento de sistemas solares fotovoltaicos, entre outros temas relacionados. Além das localidades já citadas, os estados do RS, MA, PE, RJ e MG também foram selecionados e farão parte do treinamento. Os centros de treinamento vão contar com a estrutura básica para os cursos de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, oferecidos por nove empresas que compõem a ABSOLAR.
 
Para o presidente do conselho de administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk, a iniciativa conjunta reforça a responsabilidade das instituições parceiras com a capacitação de qualidade e continuada dos profissionais do setor, especialmente instaladores. “Com o mercado crescendo exponencialmente, existe uma demanda elevada no setor por profissionais capacitados para instalar sistemas em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais, prédios públicos e em usinas de grande porte”, destaca Koloszuk.
 
A oferta de cursos e ampliação da infraestrutura, ressalta o presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, são fatores-chave para o fortalecimento do setor no país: “A medida contribui para aumentar a qualidade, segurança, durabilidade e performance dos sistemas instalados, no curto, médio e longo prazos, beneficiando, principalmente, os consumidores e usuários da tecnologia”.
 
 
Mercado de Energias Renováveis
 
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) projeta um aumento nas instalações de geração distribuída para 1,35 milhões em 2027, com um total de 12 GW instalado. Segundo a ABSOLAR, a necessidade de profissionais por MW para a fonte solar fotovoltaica é avaliada entre 25 a 30 vagas. Com isso, a ABSOLAR projeta a criação de 672 mil empregos acumulados até 2035 no Brasil. Para atender a esse cenário, a iniciativa do SENAI conta com o apoio do setor privado, oferecendo um ensino prático próximo à realidade dos futuros profissionais. Para garantir a qualidade da formação, os cursos acompanham o padrão nacional desenvolvido com entidades atuantes no setor.
 
 
Profissionais para Energias do Futuro
 
A iniciativa Profissionais para Energias do Futuro faz parte do projeto Sistemas de Energia do Futuro II, cooperação técnica entre o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. O Ministério de Educação, o SENAI e universidades são os principais parceiros, além de outras instituições e associações dos setores de energia e educação. O projeto faz parte da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, com objetivo de apoiar a melhor integração das energias renováveis e eficiência energética no sistema brasileiro de energia.
 
ABSOLAR
Fundada em 2013, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) congrega empresas e profissionais de toda a cadeia produtiva do setor solar fotovoltaico com atuação no Brasil, tanto nas áreas de geração distribuída quanto de geração centralizada. A ABSOLAR coordena, representa e defende o desenvolvimento do setor e do mercado de energia solar fotovoltaica no Brasil, promovendo e divulgando a utilização desta energia limpa, renovável e sustentável no País e representando o setor fotovoltaico brasileiro internacionalmente.
 ..

 SENAI Petrolina abre inscrições para cursos técnicos gratuitos

O SENAI Petrolina está disponibilizando 90 vagas para jovens interessados em ingressar, gratuitamente, nos cursos Técnico em Administração de Empresas e Técnico em Alimentos, nos turnos da tarde e da noite. As inscrições para o processo seletivo foram abertas nesta terça-feira (03) e prosseguem até o dia 12 deste mês e devem ser feitas de forma presencial na própria escola.

Para concorrer a uma vaga, os interessados devem apresentar documento que comprove a conclusão do Ensino Médio ou que estão cursando a partir do 2º ano. Além disso, é preciso entregar também cópias do CPF, da certidão de nascimento ou casamento, do documento de identidade (RG) e do certificado de reservista ou atestado de alistamento militar, além de duas fotos 3x4 (com o nome do aluno e o nome do curso no verso) e autodeclaração de baixa renda...

SESI e SENAI são instituições que mais contribuem para a formação profissional no Brasil

Criados há quase 80 anos para auxiliar no desenvolvimento da indústria e no fortalecimento da economia do Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI) são considerados, pelo setor privado, como as entidades que mais contribuem para a qualificação profissional no país. Sondagem - realizada pelo Instituto FSB Pesquisa com 4 mil empresários de todo país - aponta que as instituições têm imagem altamente positiva e cujas atuações têm altas taxas de aprovação no setor privado.

Os empresários ouvidos são CEOs, presidentes, vice-presidentes e sócios de empresas de micro, pequeno, médio e grande portes de todo país. A pesquisa buscou avaliar a percepção sobre a qualidade do ensino técnico no Brasil, a qualidade da educação básica técnica e profissional oferecida por SESI e SENAI e a imagem que os empresários têm das instituições, em comparação com outros atores do ensino técnico. Numa escala de 0 a 10, as entidades do chamado Sistema S receberam nota 7,0 por sua contribuição à qualificação profissional, frente aos 6,3 da rede privada e 4,9 da rede pública...

SENAI Pernambuco oferece mais de 450 vagas para cursos técnicos em todo o Estado

O SENAI Pernambuco está com matrículas abertas para os estudantes interessados em aprenderem uma profissão em um curso técnico. Ao todo, estão disponíveis mais de 450 vagas para diversos cursos nas unidades do SENAI de Areias, Santo Amaro, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Caruaru, Petrolina e Araripina. As aulas terão início entre os meses de julho e setembro deste ano. Todos os cursos são pagos.

Entre as unidades, o SENAI Areias é a que oferece a maior quantidade de vagas: no total, são mais de 200, distribuídas entre os cursos técnicos de Administração, Eletrotécnica, Eletrônica e Redes de Computadores, exclusivamente na modalidade presencial, e Automação Industrial, nas modalidades presencial e EAD. Destaque, ainda, para a escola do SENAI Santo Amaro, que está com cerca de 100 vagas disponíveis para os cursos técnicos em Refrigeração, Mecânica e Manutenção Automotiva...

SENAI-PE oferece 150 vagas em cursos técnicos para Petrolina e região

Oportunidade para quem deseja se preparar para o mercado de trabalho. Estão abertas as inscrições para os cursos técnicos do segundo semestre de 2019 do SENAI Petrolina.  São 150 vagas distribuídas em 5 turmas: Administração, Alimentos, Manutenção Automotiva, Eletrotécnica e Eletromecânica.  Segundo a entidade, colaboradores da indústria e seus dependentes têm incentivos, com descontos de 10% a 20%.

Os futuros profissionais devem se dirigir ao prédio do SENAI-PE, localizado na Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, nº 267, bairro Vila Eduardo, das 7h30 às 22h. Para fazer a inscrição, é necessário ter concluído ou estar cursando o ensino médio. ..

SENAI Petrolina sedia workshop sobre Indicação Geográfica

Petrolina liderou a conquista em 2009 da Indicação Geográfica (IG) da Manga e Uva do Vale do São Francisco, a primeira de frutas in natura do País e está trabalhando no pedido de Indicação Geográfica do Vinho do Vale do São Francisco.

Foi num cenário de boas perspectivas e troca de experiências que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) realizaram na última quarta-feira (19), no SENAI de Petrolina, o workshop 'Indicação Geográfica e marca coletiva: Agregando Valor aos Produtos da Região'.

Durante o evento, que teve a parceria da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), foram abordados os conceitos e a importância do uso estratégico dessas ferramentas para agregar valor ao produto e garantir acesso a novos mercados...

SENAI Petrolina oferta vagas para cursos técnicos em Eletrotécnica e Refrigeração

Ainda há tempo de se inscrever no Curso Técnico em Refrigeração que começa nesta segunda-feira (6), em Petrolina. Além dessa capacitação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está com inscrições abertas para os cursos de Aperfeiçoamento na área de Segurança do Trabalho e Técnico em Eletrotécnica. É uma grande oportunidade para quem busca a colocação rápida no mercado.

O Curso Técnico em Refrigeração deve durar 18 meses e prepara o futuro profissional para projetar instalação de sistemas de refrigeração e climatização, seguindo a legislação, normas técnicas e ambientais. Já o Técnico em Eletrotécnica tem duração de 20 meses e forma alunos para a instalação, manutenção e projeção de sistemas elétricos prediais e industriais, cumprindo parâmetros de eficiência energética, segurança e qualidade...

Escola de Eletricistas da Celpe é lançada em Serra Talhada em parceria com o SENAI Petrolina

Foi inaugurada na quarta-feira (24), em Serra Talhada, a Escola de Eletricistas da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que terá mão de obra e ensino técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Inicialmente, a unidade deve formar duas turmas de eletricistas de linhas e redes, mas segundo o presidente da concessionária, Antônio Carlos Sanches, outros cursos serão oferecidos no novo espaço.

 A escola funcionará no Centro Tecnológico do Pajeú, instalação cedida pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), que também é parceiro do projeto. Com a iniciativa, os 50 alunos selecionados para estas primeiras turmas farão parte do banco de oportunidades da Celpe. De acordo com gestor do Sistema FIEPE e diretor do SENAI Petrolina, Flávio Guimarães, os estudantes vão receber capacitações sobre eletricidade básica, redes de distribuição de energia, segurança do trabalho, dentre outras. ..

Prefeito de Juazeiro acompanha obra de construção da unidade integrada Sesi/Senai/IEL

Na manhã desta quarta-feira (12), o prefeito Paulo Bomfim visitou a obra de construção da unidade integrada do Sistema Fieb - Sesi/Senai/IEL, que vai contribuir  com o desenvolvimento de Juazeiro e Região Norte, oferecendo capacitações/qualificação profissional e lazer e esporte. Acompanharam a visita, o gerente do Sesi Alisson Virgolino, os secretários municipais Clériston Andrade (Governo), Edvan Gonçalves (Relações Institucionais), Tiano Félix (Adeap) e Paulo César de Andrade Carvalho (Comunicação).

O prefeito Paulo Bomfim relembrou a ‘luta’ para fortalecer a mão de obra em Juazeiro, bem como oferecer cursos e serviços à população. “Quando o ex-prefeito Isaac assumiu a gestão, tínhamos esta consciência de fortalecer a rede ‘S’ em nossa cidade, que só funcionava o Sebrae, o Sesi e o Senai de modo itinerante. Estabelecemos parcerias, trouxemos a carreta do Senac e buscamos outras articulações, que contou com a colaboração do ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Gilberto Farias. Hoje já temos Senar, com o Centro de Excelência em Fruticultura e o Senai tem uma sede já em pleno funcionamento”, destacou o prefeito...

SESI e SENAI oferecem vagas gratuitas para Ensino Médio e Cursos Técnicos no Sertão

Foram prorrogadas para o dia 12 de dezembro as inscrições do processo seletivo 2019/2020 do Programa Educação Básica articulada com a Educação Profissional (EBEP). No total, 410 vagas estão sendo ofertadas em Pernambuco e, através da iniciativa, estudantes de baixa renda poderão cursar, gratuitamente, o Ensino Médio no SESI-PE e um curso técnico no SENAI, simultaneamente. Petrolina, no Sertão, é um dos municípios que está com vagas disponíveis.

Para concorrer à vaga, o candidato deve ter nascido a partir do ano de 2003, apresentar histórico escolar do Ensino Fundamental ou declaração da escola que está cursando o 9º ano em 2018 e ser dependente de trabalhador da indústria do Estado ou de colaborador do Sistema FIEPE. Os interessados podem se inscrever até o dia 12 de dezembro, na secretaria escolar da unidade do SESI-PE onde deseja estudar. Entre as opções, Ibura e Vasco da Gama, no Recife; Cabo de Santo Agostinho e Paulista, na Região Metropolitana; Caruaru, no Agreste; Escada e Goiana, na Zona da Mata; Petrolina e Araripina, no Sertão...

SENAI Pernambuco forma membros do Governo de Moçambique

A Escola Técnica SENAI Petrolina recebe três membros do Governo de Moçambique para formação na área de Processamento de Frutas e Hortaliças. O SENAI Pernambuco foi contratado pelo SENAI Ceará nesta ação de intercâmbio. As atividades foram iniciadas no dia 17 de setembro e seguem pelos próximos 23 dias. ..

SENAI PROMOVE CURSO DE PEDREIRO POLIVALENTE NO CONJUNTO PENAL

Dando continuidade à programação alusiva ao Dia dos Pais, no dia 13 de agosto ocorreu no pavilhão B do Conjunto Penal de Juazeiro a entrega dos certificados de conclusão do curso de Pedreiro Polivalente. O curso foi ofertado aos internos pelo SENAI em parceria com o setor de Serviço Social da unidade, na ocasião receberam o certificado 33 internos. O curso teve a duração de 2 meses e meio e foi dividido em duas etapas: aulas teóricas e práticas. A solenidade de entrega dos certificados foi presidida pelo Diretor Adjunto do CPJ o Capitão PM Gilvan Barbosa da Silva e contou com a presença do Analista Técnico do SENAI o Sr. Tiago André e da Assistente Social do CPJ Jamile Ferraz. Na ocasião, o Capitão Gilvan Barbosa referiu a importância da atividade para efetivar os dispostos na Lei de Execuções Penais. "Esta parceria com o SENAI é fundamental para proporcionar aos internos o acesso à profissionalização, que vai permitir que depois do cumprimento da pena a pessoa saia preparada para o mercado de trabalho". O analista técnico do SENAI falou do compromisso social e salientou a importância da educação para o sucesso pessoal de cada indivíduo. Encerrando o momento a Assistente Social Jamile Ferraz falou da importância da qualificação para a inserção no mercado de trabalho, por ser um fator de proteção que auxiliará na construção de novos rumos na vida possibilitando uma nova história a ser contada. Ainda de acordo com a Assistente Social do Conjunto Penal de Juazeiro nos próximos dias será iniciado o curso de Armador de Ferragens para os internos da unidade. ..