Foram encontrados 1012 registros para a palavra: univasf

Odacy refirma seu compromisso com a educação e o meio ambiente em Petrolina durante debate promovido por projeto ambiental da Univasf

Candidato a prefeito pela Coligação Petrolina do Povo e dos Sonhos de Isabel Cristina (PT-PC do B-PMN e PMB), o deputado estadual Odacy Amorim, do PT, mostrou suas propostas voltadas para a educação e o meio ambiente durante o primeiro debate da sua caminhada de volta à Prefeitura, realizado pelo Projeto Escola Verde da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus Petrolina.

"Parabenizo os professores e estudantes do Projeto Escola Verde e fico feliz por ver que o que fizemos lá atrás, está tendo efeito atualmente em nossa cidade Falamos de propostas, buscando identificar naquilo que realizamos como deputado e prefeito", avaliou Odacy...

Candidatos a prefeito de Petrolina (PE) debateram sobre meio ambiente e educação ambiental na Univasf

Os cinco candidatos à prefeitura de Petrolina (PE) nas eleições municipais deste ano participaram, na manhã de hoje (18), de um debate promovido pelo Projeto Escola Verde (PEV) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento foi realizado no auditório da biblioteca, no Campus Petrolina Centro, com o objetivo de discutir as propostas para as áreas de educação ambiental e de meio ambiente. O debate teve a participação dos candidatos Adalberto Cavalcanti (PTB), Ednaldo Lima (PMDB), Marta Perpétua (PSOL), Miguel Coelho (PSB) e Odacy Amorim (PT). 

Também estiveram presentes representantes dos movimentos sociais de diversas instituições e entidades da região, a exemplo do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), da Universidade de Pernambuco (UPE), da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). Com mediação do radialista Waldiney Passos, o debate foi dividido em blocos: abertura com formação da mesa, apresentação dos candidatos, perguntas de movimentos sociais, perguntas entre os candidatos e considerações finais. 

O candidato Adalberto Cavalcanti disse que sua proposta de governo para a área de meio ambiente está centrada no cuidado com o saneamento da cidade. “Minha principal proposta é cuidar do saneamento”, declarou. 

Para Ednaldo Lima, a educação ambiental será o principal, foco se eleito. “Vamos defender a continuação da educação ambiental nas escolas, e de uma ponte da educação ambiental nas escolas com a coleta seletiva, que nós vamos fortalecer cada vez mais”, disse. A candidata Marta Perpétua disse que irá incentivar a educação ambiental do município através de parcerias. “Vamos implementar uma educação ambiental continuada para os alunos da rede municipal e as comunidades, através de parcerias com universidades e escolas técnicas”, destacou. 

Miguel Coelho afirmou que pretende introduzir a educação ambiental nas escolas municipais e elaborar um plano de arborização para a cidade. “Uma das nossas principais bandeiras é a implantação do Parque do Povo, onde hoje é a rodoviária”, revelou. Já Odacy Amorim afirmou que a educação ambiental terá como foco a educação infantil. “No projeto Nova Semente, a gente assumiu o compromisso que a família de cada criança vai plantar uma árvore e a Prefeitura vai ter uma árvore com a placa com o nome da criança”, propôs. 

Na plateia do debate, o presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Raso da Catarina (Comarca), José Ivo dos Santos, foi um dos representantes de movimentos sociais que questionaram os candidatos durante o debate. Para ele, é importante que os candidatos apresentem propostas concretas em relação à questão ambiental em Petrolina. “Nós catadores sobrevivemos através da educação ambiental das pessoas, então queremos saber quais são as propostas dos candidatos em relação a esse tema para que as pessoas se conscientizem do nosso papel na sociedade”, comentou. 

O coordenador do PEV, professor Paulo Ramos, destacou a relevância de realizar um debate com o foco específico em educação e meio ambiente. “Não existem eventos como esse, onde se discutem questões ambientais. Temos a participação dos candidatos e de movimentos sociais. Esperamos o compromisso deles para mudar as políticas ambientais da cidade”, frisou.  ..

Primeiro debate com candidatos a prefeito de Petrolina será realizado na Univasf nesta quinta-feira (18)

Será realizado nesta quinta-feira (18) o primeiro debate com os candidatos a prefeito de Petrolina (PE), promovido pelo Projeto Escola Verde (PEV) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O debate abordará a temática Educação e Meio Ambiente e acontecerá das 8h às 12h, no auditório da biblioteca, Campus Petrolina Centro. O debate é voltado especialmente para professores, estudantes, gestores e ambientalistas, mas também é aberto à comunidade externa. A programação será transmitida ao vivo pela TV Caatinga

Participarão os candidatos Adalberto Cavalcanti (PTB), Ednaldo Lima (PMDB), Marta Perpétua (PSOL), Miguel Coelho (PSB) e Odacy Amorim (PT). O mediador será o radialista Waldiney Passos. O debate será dividido em seis blocos: abertura e formação da mesa; apresentação dos candidatos; perguntas da mesa e de instituições presentes; perguntas entre os candidatos; considerações finais; e assinatura pelos candidatos do Termo de Compromisso em desenvolver a Educação Ambiental no município, caso seja eleito. 

De acordo com o coordenador do PEV, o professor Paulo Ramos, o objetivo do debate é promover o comprometimento do futuro prefeito a realizar ações relacionadas ao Meio Ambiente e Educação Ambiental. “Existe a Lei N° 9.795, chamada Lei da Educação Ambiental, que infelizmente boa parte dos prefeitos e secretarias de educação não cumpre. Vamos tentar comprometer os candidatos a cumprirem essa lei”, destaca. ..

Evento com Ministro da Educação na Univasf tem manifestação de estudantes e professores

Na manhã hoje (15), era esperada a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho, para solenidades de anúncio de liberação de recursos e visita às obras da Policlínica, localizada no Campus Sede e do Espaço de Arte, Ciência e Cultura (EACC/Univasf), na orla de Petrolina (PE). Sabendo da vinda do político, alunos e professores, fizeram uma aglomeração com finalidade de protesto, causando um tumulto no auditório da biblioteca do campus de Petrolina.

De acordo com informações colhidas por nossa redação, o ministro e sua equipe estariam adiando à chegada ao campus, mas os manifestantes não saíram do local, fazendo com que o evento fosse cancelado. Até o momento a assessoria de comunicação da instituição não se manifestou oficialmente sobre o ocorrido...

Univasf e Sesc Petrolina promovem a exposição itinerante “Luz, do fogo ao átomo” e oficinas práticas

Demonstrar os diferentes aspectos da luz e sua relação com a história, a cultura e a sociedade. Esta é a proposta da exposição itinerante “Luz, do fogo ao átomo”, que estará em cartaz a partir desta terça-feira (16), no Hall do Restaurante Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Petrolina Centro. A mostra reúne seis experimentos científicos interativos, painéis e oficinas práticas. Para inaugurar a exposição, será realizada uma cerimônia de abertura, às 14h, no auditório da Biblioteca da Univasf. A mostra, que é organizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) Petrolina em parceria com a Univasf, será realizada até o dia 16 de setembro, das 8h às 12h e das 14 às 18h. Depois, seguirá para a cidade de Aracaju (SE).

Na mesa de abertura, estarão presentes o vice-reitor da Univasf Telio Nobre Leite; o professor do Colegiado de Engenharia Elétrica e coordenador do Espaço de Arte, Ciência e Cultura (EACC) da Univasf, Militão Figueredo; o gerente do Sesc Petrolina, Hednilson Roberto Bezerra da Silva e a coordenadora do evento e Supervisora Pedagógica do Sesc Petrolina, Maria Elisangela Magalhães.

Na ocasião, o professor Figueredo irá ministrar a palestra “A luz através do tempo”. De acordo com ele, será discutida a história da luz pela perspectiva do conhecimento atual, suas aplicações e perspectivas futuras. "Nos últimos 50 anos se obteve mais conhecimento sobre o universo do que em todo o período histórico anterior e, mesmo assim, ainda temos grandes mistérios para desvendar”, explica. Após a palestra, será realizado um coquetel de abertura com a participação do cantor Dalmo Funchal. 

Os participantes da mostra terão a oportunidade de conhecer truques que dão a ilusão de movimento e de se divertirem com experimentos que criam ilusão de óptica. Fazem parte da exposição alguns objetos como banco óptico, que ilustra o comportamento de um feixe de luz; zootropo, que cria pequenas animações; anamorfose, que ocorre quando uma imagem com aparência deformada se transforma em um desenho reconhecível; entre outros experimentos. Todos os objetos serão explicados de forma lúdica pelos mediadores da mostra. 

Durante os atendimentos das mediações, serão realizadas oficinas para estudantes de escolas públicas e privadas com o objetivo de desenvolver o acesso ao conhecimento científico. Os interessados devem realizar o agendamento de visitas previamente, por meio dos telefones (87) 3866-7463 e (87) 3866-7460. Serão atendidas até duas escolas e um total de até quatro turmas por dia. A mostra, que faz parte do projeto itinerante Sesc Ciência, ainda irá percorrer vários estados do Brasil. De acordo com o assessor técnico do Departamento Nacional do Sesc e um dos idealizadores da mostra, Alexandre Lobato, o objetivo da exposição é ressaltar a importância da luz e promover conhecimento. “Ela é importante para o conhecimento científico e também para outras áreas como a arte, que há sempre a associação da luz”, destaca. ..

Ministro da Educação estará na Univasf nesta segunda-feira (15)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) receberá o ministro da Educação, Mendonça Filho, nesta segunda-feira (15) para solenidades de anúncio de liberação de recursos, visita às obras da Policlínica, localizada no Campus Sede e do Espaço de Arte, Ciência e Cultura (EACC/Univasf), na orla de Petrolina (PE). A programação inclui ainda a inauguração oficial do Data Center do Hospital Doutor Washington Antonio de Barros (HU-Univasf). As cerimônias serão realizadas a partir das 9h30 com abertura no auditório da Biblioteca da Univasf, evento que também contará com a participação do Instituto Federal Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

Agenda..

Sesc e Univasf abrem nesta terça (16) mostra científica com palestra de Militão Figueredo  

O Sesc Petrolina abre nesta terça-feira (16) a exposição científica 'Luz – do fogo ao átomo', que faz um passeio pela história e a importância da luz. A palestra da abertura, que começa às 14h, na Biblioteca da Univasf em Petrolina, será com o professor Militão Figueredo. A mostra é gratuita e livre para todos os públicos.

Militão tem doutorado pelo Instituto de Física da USP e na Univasf, em Petrolina, trabalha na área de Física Aplicada e Astronomia. O professor vai abordar o conhecimento que o homem tem sobre o Espaço e também deve fazer uma perspectiva para o futuro da Ciência. "Os cientistas estão sempre em busca de desvendar os segredos do universo, e obtivemos grandes avanços nos últimos 50 anos. Na palestra, os estudantes, assim como os interessados, se informarão desses avanços", adiantou...

Aula Inaugural do Pronera na Univasf será realizada nesta segunda-feira (8) no Complexo Multieventos

Para marcar o início das atividades do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), será realizada uma aula inaugural nesta segunda-feira (8). O evento acontecerá das 8h30 às 12h, no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA). A realização do Pronera na região acontece por meio de uma parceria firmada entre a Univasf, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). 

A aula inaugural contará com a presença do reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima; do vice-reitor, Telio Nobre Leite; da pró-reitora de Extensão, Lucia Marisy; e da pró-reitora de Ensino, Monica Tomé. Ainda contará com a presença do superintendente da SR-29 do Incra, Bruno Ferreira Medrado, e representantes dos movimentos sociais e sindicais do campo. A palestra de abertura será sobre “Novas Ruralidades”, ministrada pela professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Ramonildes Alves Gomes. 

No total, são três cursos ofertados, destinados a beneficiários do Pronera nas localidades de abrangência da 29ª Superintendência Regional do Incra. São oferecidas as graduações em História e Ciências Sociais e a especialização em Educação do Campo. Os cursos serão realizados conforme a metodologia da Pedagogia da Alternância, com carga horária distribuída em atividades na Universidade e nas comunidades de origem dos estudantes. 

A recepção aos alunos acontecerá no domingo (7), no Espaço Plural, localizado na Rodovia BA-210, Km 4, bairro Malhada da Areia, em Juazeiro (BA). Os participantes terão transporte do Espaço Plural para o local do evento. Todos os estudantes do Pronera ficarão alojados no Espaço Plural, onde também ocorrerão as refeições e aulas, durante o Tempo Universidade, no período previsto de 7 de agosto a 1º de setembro. 

O coordenador Administrativo do Pronera – Univasf/Incra, Anderson Vieira, ressalta a importância de alguns cuidados durante o período de Tempo Universidade. “Os alunos devem ir preparados com roupas, itens de higiene, documentos pessoais, toalhas, roupas de cama e demais itens necessários”, destaca. Vieira ainda solicita que os participantes confirmem presença e horário de chegada no Espaço Plural, por meio do e-mail [email protected] ou pelos telefones (87) 2101-6773 e 2101-6792.  ..

Univasf: Terceira visita técnica da Comissão de Espaços Físicos é realizada no Campus Petrolina Centro

A terceira visita técnica da Comissão de Espaços Físicos (Coef) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi realizada quinta-feira (4), no Campus Petrolina Centro. Também estiveram presentes nesta visita, o coordenador do Campus, Frederico Cavalcanti, o presidente da Câmara de Assistência Estudantil e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Artur Alves, e o estudante de Farmácia Alef Andrade. 

Cantina, biblioteca, Restaurante Universitário e blocos de salas de aula foram os espaços percorridos, a fim de realizar um levantamento das demandas dos estudantes. A ideia é colocar bancos de madeira e alvenaria e mesas de concreto nos espaços de convivência. “Estamos realizando um estudo de ilhas de alvenaria com áreas de sombra externa”, informa Márcia Medeiros. Os estudantes participaram dando sugestões que foram registradas pela comissão. E as possíveis áreas de convivência do campus foram fotografadas. 

Artur Alves destaca que essas ações da Coef são importantes não apenas para os estudantes. “A Univasf ainda muito é carente de espaços para que os estudantes possam ter momentos de lazer e descanso. Esta ação será importante não só para os estudantes, mas também para a comunidade externa”, explica. As visitas já foram realizadas no Campus Ciências Agrárias (CCA) e no Campus Juazeiro (BA). O próximo campus a receber a visita técnica ainda será definido.  ..

Oficina de Contação de Histórias será realizada neste sábado (6) na Univasf

Contação de histórias será a atividade realizada na próxima oficina do “Erê – Vamos brincar?” da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A oficina acontecerá neste sábado (6), a partir das 8h30, na sala azul (antiga sala DA), no bloco de salas de aula, localizado no Campus Centro, em Petrolina (PE). A oficina será ministrada pela professora da Universidade de Pernambuco (UPE) Rossana Henz. 

A atividade é gratuita, aberta ao público e é voltada para crianças e adultos. Os interessados deverão fazer inscrição prévia pelo e-mail [email protected], com nome completo e número de telefone. Os participantes inscritos receberão certificado. 

A organização do evento recomenda que os participantes compareçam com roupas leves e calçados que possam ser facilmente retirados. O projeto é realizado com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf. ..

Estudante da Univasf é premiada na Jornada de Iniciação Científica da Facepe

A Iniciação Científica (IC) é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação em diversas áreas do conhecimento, muitos estudantes vêm nessa oportunidade uma forma de se tornar pesquisadores. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) investe em IC e muitos estudantes da instituição recebem prêmios pelas pesquisas. É o caso da aluna de Ciências Farmacêuticas, Victória Laysna dos Anjos Santos que foi premiada na 20ª Jornada de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe).


A Jornada de IC da Facepe foi realizada entre os dias 13 e 17 de julho, em Recife (PE), com o tema “Saúde no século XXI: Avanços e Desafios em Pernambuco” e contou com a participação de diversos estudantes de todo o estado de Pernambuco. A estudante Victória Laysna ganhou o Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista na categoria Ciências Exatas, com o trabalho orientado pela professora do colegiado de Ciências Farmacêuticas, Cleônia Araujo. A pesquisa é intitulada “Semissíntese De 1,4 – Naftalenodiona, 1 – (Hidrazona) Com Potencial Antitumoral”. 

A orientadora reforça a importância da Univasf investir em pesquisa, mesmo sendo uma universidade nova. “Conquistar um prêmio desse mostra o potencial da Univasf de competir em igualdade com universidades tradicionais, como as da capital de Pernambuco”, observa Cleônia Araujo.

A professora Cleônia aponta a disposição da aluna Victória Laysna. “A sintetização de compostos é um trabalho é muito difícil, mas a estudante Victória conseguiu superar as dificuldades”. A pesquisa faz parte do grupo de química aplicada à Farmácia com menos de cinco anos. Em 2014, a aluna Delis Galvão recebeu o mesmo prêmio. “São dois trabalhos de relevância cientifica, mostrando o potencial do grupo de pesquisa”, aponta.  ..

Facape e Univasf alinham parceria para oferta de residência em Serviço Social

Os estudantes de Serviço Social da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) poderão continuar seus estudos mesmo após a graduação. Uma parceria entre a faculdade e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) prevê a implantação de uma residência multiprofissional no Hospital Universitário (HU), localizado em Petrolina e gerido atualmente pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

Para discutir os detalhes da parceria entre as três instituições, o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, visitou nesta segunda-feira (1º) o presidente da Facape, Rinaldo Remígio. Os gestores destacaram a importância da iniciativa. “Essa parceria proporciona ganhos as três partes: à Univasf, porque nós estamos fomentando ainda mais a parceria institucional com a Facape, à Ebserh - porque faz a gestão dos serviços de saúde com esses profissionais integrados no processo de formação, com o atendimento acontecendo dentro do hospital - e para Facape, que tem a continuidade do período de formação das pessoas que aqui iniciaram a graduação”, explicou Julianeli...

Palestra sobre economia circular será realizada hoje (29) no Campus Petrolina Centro da Univasf

O modelo econômico “extrair, transformar, descartar” da atualidade depende de grandes quantidades de materiais. Esse modelo está atingindo seus limites. Uma economia circular é uma alternativa atraente e viável que as empresas já começaram a explorar. Para discutir essa forma de economia será realizada na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) uma palestra sobre Economia Circular com Ana Rúbia Torres, Promotora de Justiça do Estado de Pernambuco, titular da Promotoria com atribuição em Meio Ambiente. O evento ocorrerá hoje (29), às 18h30, na sala do Núcleo Temático 1, no Campus Petrolina Centro e é aberto ao público. 

Para a professora da Univasf e organizadora da palestra, Alvany Santiago a palestra é importante, pois sustentabilidade é um tema que está sendo discutido principalmente no meio corporativo. “A palestra configura-se de interesse geral, por tratar a questão do consumo e do lixo que muito tem causado degradação ambiental e impactado a saúde”, observa.

A palestrante Ana Rúbia Torres, fala da importância de se discutir a economia circular. “É uma forma econômica que produz como a natureza produz, do berço ao berço. É importante que os acadêmicos conheçam nossa caatinga, conhecer e escrever, começar a produzir e discutir sobre nossa realidade”, observa. 

A palestra integra as atividades da disciplina Ética e Responsabilidade Social do curso de Administração da Univasf, e da ação "Como está a Responsabilidade Social na sua empresa?" do projeto de pesquisa Estudo Comparativo das práticas de responsabilidade social em empresas brasileiras e inglesas. 

..

Reitoria recebe representantes do MEC em reunião e agenda visita do ministro Mendonça Filho à Univasf

Assessores do ministro da Educação Mendonça Filho estiveram na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), na última sexta-feira (22), para reunião com a Reitoria. O chefe de Gabinete Raphael Callou e a assessora Marina de Alencar vieram a Petrolina (PE) para discutir a viabilidade de execução de projetos prioritários para a Univasf. Entre as demandas, destacam-se obras que estão paralisadas em virtude das restrições orçamentárias, pauta que motivou audiência do reitor Julianeli Tolentino e do vice-reitor Telio Leite com o ministro Mendonça Filho, no último dia 6 de julho, em Brasília. Um novo encontro com o ministro está programado para o próximo mês de agosto, desta vez em Petrolina. A data ainda será informada pelo MEC.

Durante a reunião com os assessores do ministro, a Reitoria detalhou os projetos, em apresentação elaborada pela Assessoria de Infraestrutura da Univasf, e planilhas com a projeção do aporte financeiro necessário para sua execução, citados no documento entregue a Mendonça Filho. Os investimentos solicitados ao MEC objetivam a finalização das obras da Policlínica e do auditório do Campus Sede; complementação do Hospital Veterinário com a edificação da unidade para Grandes Animais, no Câmpus de Ciências Agrárias; construção do prédio administrativo e de salas de aula do Câmpus de Paulo Afonso, na Bahia, que funciona em instalações provisórias cedidas pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Outras demandas incluem conclusão da nova sede do Espaço de Arte Ciência e Cultura (EACC), localizado na orla de Petrolina, além de recursos para aquisição de equipamentos acadêmicos, administrativos e de infraestrutura para os campi.

De acordo com Raphael Callou, a proposta do MEC é ampliar o acesso dos jovens à educação superior, indicativo de uma agenda de expansão para as universidades federais que vem sendo anunciada pelo Ministério. Confira, abaixo, entrevista realizada com Raphael Callou, representante do MEC na reunião com a Reitoria.


Como o MEC pretende conciliar uma agenda de expansão para as universidades e a demanda dos reitores no sentido de recomposição do orçamento? 

Raphael Callou - A gente tem um quadro, no Brasil, onde há uma diferença muito grande entre os demais países da América Latina, da proporção de jovens em idade universitária que estão fora da universidade. Temos um gargalo aí a dar conta e é significativo, ou seja, um universo de estudantes em idade universitária que está fora da universidade, então um primeiro desafio é dar espaços para que essas pessoas tenham acesso à universidade, esse é um compromisso importante que está no Plano Nacional de Educação e que a gente está disposto a trabalhar para cumprir; um outro ponto é também dar conta do passivo. São dois desafios simultâneos que temos que tocar com muito cuidado para que consigamos compatibilizar a necessidade que está hoje presente, a partir dos projetos que foram iniciados em outros momentos, e para isso o MEC deverá fazer uma liberação robusta de recursos, para sanar o que está em execução, mas sem também perder de vista o nosso objetivo principal que é trazer oportunidades e mais vagas nas universidades públicas do país para quem mais precisa. 

A recomposição do orçamento sobre os recursos de custeio, como foi colocado nesta reunião, poderá ser integralizada, atingindo 100%, e qual a perspectiva sobre a demanda de recomposição dos recursos de capital? 

Raphael Callou - O ideal seria que tivéssemos condições de dar conta e viabilizar a execução de todos os projetos mas, naturalmente, numa época de crise e de contingenciamento orçamentário todas as áreas são impactadas e infelizmente a educação e a saúde também têm os seus impactos que são menos significativos que em outras áreas que não têm garantia constitucional de recursos, mas ainda assim têm algumas dificuldades. É natural que em momentos de crise essas circunstâncias aconteçam, contudo, há uma determinação do presidente e também do ministro (Mendonça Filho) para de maneira muito cuidadosa priorizar aquelas obras e iniciativas que tenham relevância forte para a comunidade como aqui, por exemplo, a Policlínica que já está na fase final de execução. Obras como a Policlínica, como o Espaço de Arte, Educação e Cultura que também é importante e que tem uma interseção e uma interação entre a universidade e a sociedade. 

Qual a programação para essas agendas? 

Raphael Callou – Desde maio houve um descontingenciamento da ordem de R$ 5 bilhões, aproximadamente, para a educação, que tem um impacto direto na educação superior. Há também do ponto de vista de programação para o orçamento do ano que vem um foco especial na saúde e na educação para que a gente não sofra dificuldades. Há uma situação muito melhor nesses últimos três meses do que a média de janeiro a maio deste ano. Neste período, a gestão tinha como média de repasse para as instituições e universidades do País, algo em torno de R$ 500 milhões, hoje atingimos uma média de R$ 1 milhão por mês, um salto significativo. É natural que as dificuldades ainda tragam alguns problemas pontuais de obras que ainda precisam ser aceleradas para que não tenhamos obras paralisadas no País, em volume superior ao que encontramos em maio, mas é também importante salientar que o esforço está sendo muito forte para que consigamos sanar as dificuldades. O resultado, pragmaticamente, é visível a partir da apreciação do volume de recursos repassados que já dobrou nesse período que estamos na gestão administrativa da educação. ..

Acesso de estudantes da Univasf aos Restaurantes Universitários será feito exclusivamente com cartão

A partir da próxima sexta-feira (22), os estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) que utilizam os Restaurantes Universitários (RUs) da instituição só poderão utilizar o serviço mediante apresentação do cartão de acesso. As listas utilizadas atualmente serão extintas. Para solicitar o cartão de acesso, o estudante deverá dirigir-se a um dos RUs em horário de funcionamento, munido de documento de identificação. Mais informações através do e-mail [email protected] ou [email protected] ou dos telefones abaixo: 

RU Campus Petrolina Centro – (87) 2101 -6746
RU Campus Ciências Agrárias - (87) 2101 -4864
RU Campus Juazeiro - (74) 2101- 7633
Proae - (87) 2101 - 6874

..

Assessoria de Relações Internacionais da Univasf realiza seleção com uma vaga para estagiário

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para a seleção de um estagiário para atuar na Assessoria de Relações Internacionais (ARI). Podem participar do processo seletivo estudantes matriculados em cursos de graduação da Univasf que sejam egressos de programas de Mobilidade Estudantil Internacional (MEI) e tenham proficiência em língua francesa. As inscrições podem ser realizadas até sexta-feira (15). 

Para se inscrever, os interessados devem enviar por e-mail a ficha de inscrição (disponível no Edital Nº2/2016, no link abaixo); comprovante de matrícula do semestre 2016.1; histórico escolar atualizado; e comprovante de competência linguística em francês, emitido pela instituição de ensino estrangeira quando da realização do MEI, ou DELF/DALF. Todos os documentos devem ser enviados em formato PDF, com o assunto “Estágio em RI”, para o endereço eletrônico [email protected]

Entre os requisitos para participar da seleção estão: ter cumprido, no mínimo, 40% dos créditos do curso; ser egresso de um dos programas de MEI promovidos pelas agências oficiais de fomento (CAPES/ CNPq) ou agência estrangeira, e comprovar proficiência em língua francesa. O estagiário cumprirá jornada semanal de 20h e receberá bolsa mensal no valor de R$364,00, além do auxílio transporte de R$ 132,00. O processo seletivo é composto por análise dos documentos e entrevista individual, que acontecerá no dia 18 de julho, das 10h às 12h, na sala da ARI, prédio da Reitoria, Campus Petrolina Centro. O resultado final será divulgado dia 20 de julho. 

Cronograma: 

Inscrições: até 15 de julho
Análise do histórico escolar e dos certificados de proficiência no idioma Francês: 16 de julho
Entrevista: 18 de julho
Resultado final: 20 de julho
Convocação do estudante para informação sobre o início das atividades: 21 de julho..

I Colóquio Saúde em Debate será realizado na UNIVASF

Acontecerá na próxima terça-feira (12), das 14h às 18h, no auditório da biblioteca da Univasf - campus Petrolina- o I Colóquio Saúde em Debate: Discussões Acerca dos Rumos do SUS”.

O evento é promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco por meio do Núcleo de Telessaúde (NUTESVASF) e das Residências em Saúde...

Dirigentes da Univasf têm audiência com ministro da Educação nesta quinta-feira (7)

O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima e o vice-reitor Telio Nobre Leite estarão nesta quinta-feira (7), no Ministério da Educação (MEC) para audiência, às 15h, com o ministro Mendonça Filho. A iniciativa reforça as ações da Reitoria para a retomada de projetos e obras e manutenção da universidade, cuja base de financiamento abrange recursos de capital e custeio que foram contingenciados. De acordo com a Reitoria, a expectativa é que o MEC sinalize uma agenda positiva e estabeleça a regularização dos repasses financeiros no atual exercício.

“As universidades federais têm enfrentado grandes dificuldades financeiras, algumas instituições estão na iminência de paralisar suas atividades, e a Univasf mesmo tendo adotado medidas de ajustes orçamentários desde 2015 está com sua capacidade de investimento muito reduzida, o que inviabiliza a continuidade de projetos e obras importantes para a região”, afirma Julianeli Tolentino. “Os cortes na educação impactam não apenas a comunidade acadêmica, a comunidade científica, mas o conjunto da sociedade que depende dos nossos serviços”, enfatiza.

Conforme relatório da Pró-reitoria de Gestão e Orçamento (Progest), o volume de recursos contingenciados atinge mais 30% do orçamento da Univasf do total aprovado pela Lei Orçamentária Anual (LOA). No documento que será entregue ao ministro Mendonça Filho são citados projetos e estimativas de recursos para a execução das atividades básicas da universidade. “É grande a nossa expectativa de recomposição do orçamento e esta reunião vai nos possibilitar expor as nossas dificuldades e necessidades, mas também a dimensão de nosso trabalho na região do Vale do São Francisco”, ressalta Telio Leite. ..

Operação Ronda Maria da Penha participa de palestra na Universidade Federal do Vale do São Francisco

Representantes da Operação Ronda Maria da Penha (ORMP) da Polícia Militar da Bahia participaram no dia 01 de julho de 2016, de palestra na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). A palestra fez parte do seminário que teve como tema “Violência contra a Mulher e o acolhimento do profissional de Saúde”, do curso de Medicina da instituição.

A ORMP possui como objetivo o acompanhamento da mulher em sua residência, com visitas constantes e aleatórias, visando o monitoramento das medidas protetivas e, consequentemente, inibição de nova conduta do agressor. Podendo efetuar prisões em flagrante em caso de descumprimento das medidas, além de dar cumprimento a mandado de justiça em razão de prisões preventivas decretadas. Assim sendo a ORMP participou da palestra apresentando sua experiência na cidade de Juazeiro e os desafios da prática em situações de violência contra a mulher...

1º Sertão Saúde discutirá saúde do sertanejo amanhã (30) na Univasf

Discussões sobre a saúde do sertanejo, apresentações culturais e comidas típicas integrarão a programação do 1ª Sertão Saúde, promovido pela Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (Lamfac) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento será realizado hoje (30) em frente ao Restaurante Universitário (RU) do Campus Petrolina Centro, a partir das 19h. A participação na atividade é gratuita e aberta a toda a comunidade. 

O coordenador da Residência em Medicina de Família e Comunidade da Univasf, Aristóteles Cardona, e a professora Allana Moreira falarão sobre suas experiências nas áreas rurais de Petrolina. A programação envolve ainda apresentações de cordel, poesia e música. 

De acordo com o integrante da Lamfac Davi Rios do Nascimento, o 1ª Sertão Saúde irá discutir questões relativas à saúde do sertanejo. “O evento também tem como objetivo preservar a tradição dos festejos juninos, mas sem esquecer a função primordial da Universidade, que é ser fonte de conhecimento”, explica. 

Nascimento diz que a expectativa para o 1º Sertão Saúde é positiva. “Esperamos que as pessoas percebam a importância da cultura para o desenvolvimento da saúde do indivíduo, bem como quão grande pode ser a diversidade cultural e sua influência na sociedade”, afirma o estudante.  ..