Foram encontrados 1301 registros para a palavra: baiano

Codevasf estrutura agricultura familiar no semiárido baiano

Mais de 400 famílias de agricultores no norte da Bahia foram beneficiadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com kits de equipamentos que vão melhorar a produção agrícola. Por meio da Superintendência Regional em Juazeiro (BA), a Companhia investiu cerca de R$ 536,3 mil na estruturação de diversas associações de produtores da região. Os equipamentos foram repassados aos presidentes das entidades localizadas em municípios declarados em situação de emergência, devido ao longo período de estiagem que atinge o Nordeste. Os recursos financeiros são do Orçamento Geral da União, repassados à Codevasf por meio de emendas parlamentares.

A Associação dos Moradores do Poço do Umbuzeiro, no município de Casa Nova, foi uma das beneficiadas. Ela reúne cerca de 40 associados e foi estruturada pela Codevasf com um trator; uma carreta agrícola, com capacidade para seis toneladas; uma grade aradora e uma niveladora. O investimento foi de R$ 116,6 mil. Os equipamentos foram entregues ao presidente da entidade, Camilo Rodrigues Nunes...

JUAZEIRENSE ENFRENTA O ATLânTICO EM SALVADOR E UMA VITÓRIA GARANTE CLASSIFICAÇÃO

Esta quarta-feira (7), reserva muitas emoções na última rodada do Campeonato Baiano. Com apenas o Vitória garantido nas semifinais, Bahia, Juazeirense, Fluminense e Bahia de Feira ainda buscam as três vagas restantes para as fases finais. O Bahia com 17 pontos, o Tricolor recebe o Jequié e precisa apenas de um empate para a classificação. A dois pontos do rival, o Esquadrão ainda sonha em ter a melhor campanha da primeira fase. Para isso, precisa vencer e torcer por um empate ou tropeço do Vitória contra o Fluminense, em Feira de Santana.

Na terceira colocação está o Juazeirense, com 16 pontos. O Cancão de Fogo perdeu as duas últimas rodadas, mas ficou na terceira colocação. Na última rodada, enfrentará o Atlântico, que tem 2 pontos e ainda não venceu na competição. Nas 4ª e 5ª colocações aparecem os dois times de Feira de Santana. O Fluminense, que encara o Vitória dentro de casa, tem 16 pontos. Em caso de empate ou derrota, precisa torcer para um tropeço do Bahia de Feira, que tem 14 pontos e viaja à Alagoinhas (mudança de cidade a pedido dos clubes) para enfrentar a já eliminada Jacuipense...

campeonato baiano: Juazeirense já está em Salvador e joga tudo pela classificação

Sem o artilheiro Salatiel, que cumpre suspensão, Bruno, Toni Galego e Jussimar são esperanças de gols em Salvador

A Juazeirense amanheceu em Salvador e tem treino tático marcado para esta tarde no Estádio Pituaçú, local da partida contra o Atlântico, na noite desta quarta-feira (07), às 21h45. Para a partida decisiva, á última desta fase, o treinador Zaluar não vai contar com peças importantes no esquema seu esquema tático. O goleiro Tigre, o lateral Deca e o atacante Salatiel cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

No lugar de Tigre a vaga deve ser preenchida por Rodolfo, que já mostrou eficiência no gol quando foi escalado e tem a confiança dos companheiros de equipe. É provável que Toni Galego, que entrou no lugar de Salatiel na última partida, seja o escolhido para iniciar no ataque. O substituto de Deca  na lateral deve ser definido no apronto desta tarde, em Pituaçú.

Com 16 pontos na tabela, a Juazeirense pode se classificar até com um empate, desde que Fluminense de Feira e Bahia de Feira não apliquem goleada nos seus adversários. O Fluminense enfrenta o Vitória, no Joia da Princesa, e o Bahia de Feira vai a Riachão do Jacuípe, enfrentar o time local. Um tropeço de qualquer um dos times de Feira de Santana classifica a Juazeirense, mesmo com derrota em Salvador...

Campeonato Baiano: Depois do cochilo, é hora da Juazeirense acordar para o Atlântico

Gol do Bahia aos 45 minutos do segundo tempo, adiou classificação da Juazeirense


O cochilo nos minutos finais foi fatal para a Juazeirense deixar escapar a classificação antecipada para o quadrangular final do Campeonato Baiano. Num jogo com grande público, o maior da temporada, a Juazeirense vencia até os 38 minutos do segundo tempo, mas recuou, atraiu o Bahia para seu campo e pagou caro. O Bahia marcou aos... e aos 45 virando um jogo que parecia definido.

Com a derrota a Juazeirense agora tem que pensar no Atlântico, jogo que define a classificação do Cancão. A partida ganhou ares de emoção por definir nas duas pontas da tabela: a Juazeirense precisa de um empate para passar adiante e o Atlântico precisa vencer para tentar fugir do rebaixamento.

Zaluar, treinador da Juazeirense, disse após o jogo de ontem que essa é a hora do grupo provar que tem superação. “ É hora de lutar por uma das quatro vagas. O Vitória está classificado, o Bahia deu um grande passo, está um ponto à nossa frente, mas é hora realmente de mostrar que tem superação. O jogo da nossa vida é contra o Atlântico, nesta quarta-feira”, motivou. ..

Juazeirense perde para o Bahia por 2x1, gol da vitória do Esquadrão foi aos 45 minutos do segundo tempo

O que era felicidade para a torcida da Juazeirense virou decepção. Jogando bem o time vencia o Bahia e em dois lances no segundo tempo o tricolor virou o jogo para 2x1. E para o Bahia o que era tensão se transformou em alívio no fim. Tudo indicava mais um resultado negativo para o Bahia. Time jogando mal, adversário na frente do placar, nenhum sinal de reação.

O "inacreditavel" aconteceu e o Bahia venceu de virada por 2x1, dentro do estádio Adauto Moraes, com gol marcado aos 45 minutos do segundo tempo. O resultado deixou o tricolor na vice-liderança do Campeonato Baiano, com 17 pontos, muito próximo da clássificação para a semifinal do estadual. Já o Cancão de Fogo perdeu a chance de garantir classificação antecipada e agora está na terceira colocação do Campeonato com 16 pontos. O lider o Campeonato Baiano é o Vitória com 19 pontos...

Juazeiro no pódio: Rafaella Augusta vence 1ª Etapa do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas.

Rafaella vence mais uma na sua categoria

A falta de apoio, necessário para atletas que competem em alto rendimento, ainda não foi suficiente para sufocar a vontade de vencer e a determinação de uma jovem nadadora de Juazeiro, Rafaella Augusta, que subiu ao ponto mais alto do pódio, na categoria infantil, neste sábado (3), em Salvador, na 1ª Etapa do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas.

A prova, organizada pela Federação Baiana de Maratonas Aquáticas, reuniu mais de 400 atletas, com largada em São Tomé de Paripe, e Rafaella foi também a 6ª colocada no geral, o que já a coloca, aos 14 anos, como uma das promessas da natação baiana para competições nacionais e internacionais.

Em que pese a performance de Rafaella, que recentemente venceu uma prova em Maceió, as dificuldades para treinar e a falta de patrocinadores, que permitam se dedicar integralmente ao esporte, são os principais obstáculos a serem vencidos. O Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas terá 10 etapas e é classificatório para a Travessia Baía de Todos os Santos e a prova Mar Grande-Salvador, uma das mais tradicionais provas das Américas, que será realizada em dezembro...

Obras da Codevasf no semiárido baiano são inspecionadas por comissão técnica

Uma equipe formada por técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) visitou obras realizadas pela empresa nos municípios de Paulo Afonso e Rodelas, na região norte da Bahia. A comitiva foi coordenada pelo superintendente regional Elmo Nascimento, que assumiu neste ano a 6ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Juazeiro, com atuação em 27 municípios.

A programação começou com a visita ao Escritório de Apoio Técnico sediado em Paulo Afonso, onde trabalham oito profissionais das áreas de agronomia, veterinária, engenharias civil e de pesca e técnicos administrativos. O chefe do escritório, o engenheiro de pesca Bruno Cardoso Gonçalves da Rocha, apresentou o trabalho desenvolvido na unidade e, em seguida, cada funcionário descreveu as atividades em andamento...

Na esteira do tempo: A derrota de 2001 ainda está viva na memória do torcedor de Juazeiro 

Hailton conquistou o vice-campeonato e a artilharia do baianão em 2001

Quando Juazeirense e Bahia entrarem em campo neste domingo, às 17h, no Adauto Moraes, na memória dos juazeirenses deverá passar um filme que não teve final feliz: a decisão do Campeonato Baiano de 2001, primeiro e único título estadual, da primeira divisão, disputado por uma equipe do Vale do São Francisco.

O título, que levava ainda a importância de ser o primeiro do milênio, escapou do Juazeiro Social Clube, após derrota por 3 x 1 para o Bahia, calando mais de 12 mil torcedores presentes no Adauto Moraes. 

Comandado pelo ex-zagueiro Sapatão, o Juazeiro Social Clube colocava, após muitos anos, o futebol do interior em evidencia, conquistando o vice-campeonato estadual, a maior conquista do futebol regional. Naquela oportunidade o atacanteHailton marcou mais um e se consagrou artilheiro da competição...

Tum parabeniza José Carlos Araújo pela atuação parlamentar nos municípios baianos 

O pré-candidato a Deputado Estadual Tum, esteve nesta quarta-feira (28), no Gabinete do Deputado José Carlos Araújo em Brasília para parabeniza-lo pelo trabalho realizado na Bahia e pela liberação de recursos para os municípios de Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Sento Sé e região, principalmente pelo trabalho que vem realizando para melhorar a saúde no município de Juazeiro.  

“Toda a Região sabe da situação caótica que se encontra a saúde em Juazeiro. Sem dúvida faz toda a diferença ter um parlamentar preocupado em minimizar os danos de uma má gestão que não dialoga, e no fim não consegue sanar os problemas emergenciais e fundamentais para o desenvolvimento da população”. Comentou Tum...

Juazeirense e Bahia iniciaram preparativos para jogo decisivo no Adautão

O zagueiro Eron volta a zaga contra o Bahia, após cumprir suspensão

A Juazeirense iniciou nesta terça- feira (27), em dois turnos, os preparativos para a partida mais aguardada pelo torcedor, quando enfrenta o Bahia, de tantas histórias, no Adauto Moraes. Na memória do torcedor de Juazeiro ainda está marcada aquela derrota por 3 x 1, na final do Campeonato Baiano de 2001. Será uma grande oportunidade de dar o troco e derrotar o tricolor da capital, que deve vir a Juazeiro com seus principais jogadores, já que uma derrota pode deixá-lo em situação perigosa na classificação para o quadrangular final do baianão 2018.

Uma baixa certa no clube da capital é o meia Zé Rafael, que recebeu o terceiro cartão amarelo na partida contra o Atlântico e está fora do jogo em Juazeiro. Allione deve ocupar essa vaga. Lucas Fonseca e Vinicius também podem ficar fora em função da confusão no jogo contra o Vitória. A Juazeirense deve contar com força total, incluindo o retorno do zagueiro Eron, titular da vaga que cumpriu suspensão por cartão amarelo e não atuou na derrota contra o Fluminense, em Feira de Santana.

A Juazeirense volta a trabalhar no período da tarde de hoje no estádio Paulo Coelho, em Petrolina, quando está previsto o primeiro treino tático da semana. O Jogo, que tem transmissão pela TV Bahia, para todo o estado, está marcado para às 17 horas e o Adauto Moraes deve receber um grande público, com a Juazeirense buscando a classificação antecipada e o Bahia tentando se manter entre os quatro primeiros...

Briga no BA-VI: Kanu pega dez jogos de suspensão, Vinicius dois e Mancini escapa de punição.

Terminou agora a pouco, no Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia, a sessão que julgou clubes e jogadores envolvidos em confusão no BA-VI da sexta rodada do Campeonato Baiano, no dia 18 deste mês. O Vitória escapou da punição de rebaixamento, prevista no Artigo 205 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e no Artigo 69 do Código Disciplinar da Fifa, mas perdeu os três pontos relativos àquele jogo, sendo mantido o posicionamento da Federação Baiana, que já havia declarado o Bahia vencedor por 3 x 0.

O Zagueiro Kanu recebeu a maior pena e fica suspenso por dez jogos no Campeonato Baiano. Denilson, Yago, Rhayner, do Vitória, além de Edson e Becão, do Bahia, pegaram oito jogos de gancho. Vinicius, do Bahia, que provocou o tumulto após uma comemoração de gol, foi punido com apenas duas partidas de suspensão no Campeonato Baiano, o que deve afastá-lo da partida contra a Juazeirense...

Juazeirense perde em Feira, mas se mantém no topo da tabela. Agora é o Bahia, em casa

Torcedores do Bahia devem invadir o Adauto Moraes, no domingo

A Juazeirense retornou a Juazeiro, após jogo contra o Fluminense de Feira de Santana, com a primeira derrota na temporada. O placar de 3 x 1, de acordo com o técnico Zaluar, não representou o que foi ojogo. “Tivemos um gol anulado e o pênalti a favor do Fluminense, na minha avaliação, foi duvidoso, e isso é fatal no desenrolar da partida”, avaliou em entrevista concedida ao repórter Charles Gray.

O meio campista Gildemar, que entrou no segundo tempo de jogo,  marcou o único gol da Juazeirense. “ Deus me abençoou com mais um gol, mais infelizmente não saímos com uma vitória”, lamentou. Para o atacante Salatiel, artilheiro isolado da competição, agora é pensar no próximo adversário: “Hoje não conseguimos três pontos, mas vamos trabalhar forte para enfrentar o Bahia”, assegurou.

O resultado adverso em Feira de Santana não comprometeu a capacidade de classificação para o quadrangular final, já que a equipe continua na ponta da tabela com 16 pontos, mesma pontuação do Vitória, que goleou ontem o Jequié por 5 x 1 e assumiu a liderança pelo saldo de gols. O Bahia, que sofreu para vencer o lanterna Atlântico nos acréscimos, por 2 x 1, ocupa a terceira colocação com 14 pontos. A dupla feirense, Fluminense e Bahia de Feira ocupam a terceira e quarta colocação, com treze. Jequié é o quinto, com dez. As demais equipes já não têm mais chances de classificação e Jacobina e Atlântico lutam para fugir do rebaixamento...

Ação da Codevasf beneficia comunidade rural no semiárido baiano

A comunidade agrícola de Beira do Rio, localizada a cerca de cinco quilômetros da sede do município de Morro do Chapéu, na região norte da Bahia, a 394 quilômetros de Salvador, será beneficiada com a construção de 14 módulos sanitários pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O investimento ultrapassa R$ 98 mil, com recursos do Orçamento Geral da União, destinados à empresa por meio emenda parlamentar. A ação faz parte do programa de Apoio a Projetos de Desenvolvimento Sustentável Local Integrado no Estado da Bahia.

Os banheiros serão construídos por meio de escavação, aterro de vala, alvenaria em bloco cerâmico e instalações elétrica e hidrossanitária. Cada módulo sanitário, com área de 2,10m X 1,30m, será composto por lavatório, vaso sanitário, caixa de descarga, chuveiro e iluminação. Na área externa, haverá um reservatório para 250 litros de água acima da construção, além de uma fossa séptica e um sumidouro...

Campeonato Baiano: Juazeirense perde a invencibilidade em Feira de Santana

A Juazeirense chegou a empatar aos 34 minutos do segundo tempo com Gildemar, mas o Fluminense que já havia marcado no início do segundo tempo, fez mais dois e tirou a invencibilidade da Juazeirense. O placar de 3 x 1 para o Fluminense colocou a Juazeirense na segunda colocação, com mesma pontuação do Vitória, que fez três pontos no Jequié.

Para Roberto Carlos, presidente da Juazeirense, a atuação do árbitro foi ruim e prejudicial ao Cancão de Fogo. "Teve um gol da Juazeirense mal anulado e um penalti marcado a favor do Fluminense duvidoso", reclamou, enfatizando que "o placar serve para mostrar ao grupo que é preciso continuar trabalhando muito."..

Com foco na classificação antecipada, Juazeirense joga hoje em Feira de Santana

Partida contra Fluminenese, em Feira, será às 16h deste domingo (25)

A Juazeirense entra em campo hoje a tarde, em Feira de Santana, com duas missões: garantir antecipadamente a classificação para o quadrangular final e deixar o Fluminense, um concorrente direto, sem chances matemáticas de alcançá-lo.

O jogo de seis pontos, como se diz no jargão do futebol, pode ser um grande passo para proporcionar uma classificação em primeiro ou segundo lugar nesta primeira fase, garantindo vantagens nas partidas do quadrangular final. Uma vitória da Juazeirense e a combinação de outros resultados na rodada pode garantir essa possibilidade.

Para o técnico Zaluar, da Juazeirense, o grande desafio no jogo desta tarde é manter o foco: “O Fluminense é um concorrente direto e por isso temos que ter muito foco. Como a gente tem sempre feito até aqui, é procurar respeitar o adversário, mas acima de tudo jogar com coragem em busca do nosso objetivo. Nosso foco é a classificação", reforçou...

Campeonato Baiano: Juazeirense vai a Feira em busca da classificação matemática

A Juazeirense embarca amanhã, sábado (23), para Feira de Santana em busca da classificação matemática no Campeonato Baiano de Futebol. No domingo o Cancão de Fogo enfrenta o Fluminense em jogo válido pela 7ª rodada da competição, partida que pode colocá-lo entre os quatro classificados para o quadrangular final do baianão.

Fazendo as contas: vencendo neste domingo a equipe comandada por Zaluar vai a 19 pontos e já não poderia mais ser alcançada pelo Fluminense, que só teria chances de chegar aos 16. Vitória e Jequié, outro jogo da rodada, com qualquer resultado, afasta mais um concorrente com chances de superar a Juazeirense na pontuação e o Bahia, que enfrenta o lanterna Atlântico e o Bahia de Feira, que enfrenta o Conquista, seriam os únicos clubes com chances matemáticas de alcançar 19 pontos, mesmos pontos da Juazeirense, sendo que o Bahia de Feira tem menos um gol no saldo, contra oito positivos da Juazeirense. As demais equipes já não alcançam a Juazeirense na tabela de classificação...

Procurador pede rebaixamento do Vitória à Série B do Campeonato Baiano

O procurador sorteado para fazer a denúncia da confusão do último Ba-Vi, Dr. Hermes Hilarião Teixeira Neto, pede o rebaixamento do Esporte Clube Vitória do Campeonato Baiano, por na interpretação dele, dar o encerramento de forma intencional à partida.

"Na nossa avaliação, o Vitória, através do Mário Silva, do Vagner Mancini e de outros atletas, encerrou forma intencional a partida e isso gera aplicação do Artigo 205, parágrafo 2º do CBJD, porque o Vitória além de encerrar a partida, prejudicou diretamente o Jequié e o Fluminense de Feira. Por essa razão, por ter tido um prejuízo desportivo desses times que não participaram da partida, eu to pedindo a desclassificação do Vitória do Campeonato Baiano", disse em entrevista ao apresentador Márcio Martins, no Arena Transsamérica...

Municípios baianos recebem repasse extra de R$186 milhões

Um auxílio de R$ 186 milhões para os municípios baianos foi aprovado nesta terça-feira (20) pelo Congresso Nacional. A quantia foi reivindicada pelos prefeitos baianos em mobilizações desde novembro passado. O crédito – no valor total de R$ 2 bilhões para todo os municípios do país – vem da Medida Provisória 815/2017 que autoriza a União a transferir recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em 2018, destinado à superação de dificuldades financeiras emergenciais. A sessão que autorizou o repasse para as cidades foi acompanhada em Brasília pelo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro.

Segundo o também prefeito de Bom Jesus da Lapa, no oeste, a expectativa dos gestores é usar os recursos para driblar a crise nos municípios. “Sentimos o fato deste apoio não ter chegado antes. Desde 2017 – um ano que foi dificílimo para os municípios – tínhamos a promessa desse recurso para ajudar a fechar as contas de final de ano, mas só agora se concretizou. É tardio, mas ajudará as administrações municipais a regularizarem algumas demandas em atraso”, disse Ribeiro. O presidente da UPB disse que o Movimento Municipalista continua mobilizado por mais recursos para os 417 municípios baianos. A promessa de repasse feita pelo governo federal perdurou até o último dia útil do ano, quando o presidente Temer emitiu decreto para efetuar o repasse somente no ano seguinte, vinculando a aplicação em saúde e educação. A atitude decepcionou os prefeitos brasileiros e prejudicou as prefeituras no cumprimento dos índices previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)...

Zaluar, um carioca brilhando em território baiano

Juazeirense lidera o Baiano e segue invicta sob o comando de Zaluar

O treinador Antonio Carlos Zaluar tem mostrado competência no seu trabalho e é um dos responsáveis pelo sucesso da Juazeirense no Campeonato baiano 2018. O carioca, de 54 anos, conquistou a confiança do torcedor, da imprensa, gozando de muito prestígio entre os jogadores e dirigentes da Juazeirense, equipe que comanda a cerca de três meses.

O pouco tempo de treinamento, com pré-temporada curta, não impediu Zaluar de formar um time forte que vem surpreendendo adversários a cada partida. Líder isolado da competição, com 5 pontos à frente do Bahia, que vem em segundo, a Juazeirense ainda não perdeu na competição e se posiciona como um time que quer conquistas. 

O treinador, sempre muito solícito, bateu bola com nossa equipe:..

Dirigentes de Bahia e Vitória na mesma canoa furada: um nega o óbvio e outro fala em fim do campeonato

A confusão generalizada no Barradão, no domingo (18), continua rendendo notícias e manchetes na imprensa nacional e até fora do País, colocando o futebol baiano em situação constrangedora, dentro e fora dos gramados. As declarações após o incidente, em algumas situações, beiraram o ridículo e faltou o óbvio: um pedido de desculpas ao torcedor.

Os dirigentes do Vitória caíram na tentação de tentar negar que ouve ordem superior para forçar um cartão amarelo que encerraria a partida, quando todas as evidencias, inclusive a leitura labial do treinador Mancini e a postura do elenco após esse comunicado, são bastante esclarecedoras. Por fim o presidente Ricardo David declarou que a decisão de provocar a expulsão e encerrar a partida foi do jovem jogador Bruno Bispo, um dos mais jovens da equipe. Não faltaram críticas na imprensa nacional a essa declaração...