Foram encontrados 1011 registros para a palavra: Ingá

Espaço do Leitor: Iluminação quebrada há meses em Itamotinga.

Um morador do distrito de Itamotinga que optou por não ser identificado enviou mensagem ao Blog reiterando a reclamação da falta de iluminação na rua Santo Antônio, sede da citada comunidade. Confira: “Caro Geraldo, dois meses se passaram desde que pedi que publicasse a foto da lâmpada queimada do poste em Itamotinga. Quero hoje parabenizar pelo aniversário desses dois meses de descaso da prefeitura de Juazeiro com a população do distrito. Nada foi feito ainda, a rua continua escura.

Pelo visto passaremos a virada do ano às escuras, enquanto a prefeitura faz festa na cidade!! Se em ano de eleição eles não ajeitaram, imagina nos outros?? ‘Político bom é aquele que tem palavra e que honra compromissos com aqueles que o elegeram’ autor desconhecido. Espero que honrem os votos da população de Itamotinga, pois tiveram a maioria dos votos, e até agora só estão deixando a desejar” concluiu...

Prefeito Julio Lossio participa de reunião com membros do programa das Unidades de Conservação da Caatinga

Os proprietários rurais que integram o programa das Unidades de Conservação da Caatinga (UCCA´s), coordenado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), participaram da última reunião prevista no calendário anual, na manhã desta segunda (12). O encontro contou com a presença do prefeito Julio Lossio, que falou sobre a importância do projeto.  

"Em Petrolina, propusemos e iniciamos um modelo inovador de conservação de nossa Caatinga, com a criação das  UCCAS, que envolvem o proprietário da terra em um processo de adesão voluntária, remunerando-o pela manutenção da fauna e da flora. O sertanejo que antes desmatava e caçava, agora cuida.O objetivo agora é estimular o desenvolvimento de atividades econômicas.O turismo rural, a apicultura com abelhas da caatinga, a produção cosmética e farmacêutica com as nossas espécies, cuja resistência, certamente, pode traduzir em importante inovação na cosmetologia e na farmacologia.Há muito a ser feito, pelo bem da Caatinga, pelo bem do sertanejo", destacou.  ..

VEREADOR ELEITO DOMINGÃO DA ALIANÇA ESTEVE REUNIDO COM O SECRETÁRIO DE OBRAS DE JUAZEIRO JORGE BARBOSA

No intuito de saber e levar as demandas no que tange a infraestrutura da comunidade ao Executivo Municipal, o Vereador eleito Domingos Alves Viana (PRTB), esteve reunido durante a tarde da quinta-feira (08) com o Secretário Jorge Barbosa. Na pauta de discussões, o vereador cobrou do secretário celeridade na conclusão dos serviços e modificações da pavimentação na Avenida Bento Gonçalves. Entre as conversações ficou acertado com o secretário a colocação de lombadas na extensão da avenida, bem como calçamento nos entroncamentos das ruas Adauto Moraes, Airton Sena, Visconde do Cairú e Simeão Bezerra.

Na oportunidade o vereador reivindicou o início dos calçamentos nos bairros Jardim das Acácias, Jardim São Paulo e Vila Tiradentes. Conforme o secretário as obras da intervenção urbana do município não sofrerão descontinuidade na futura gestão do Prefeito eleito Paulo Bonfim (PCdoB). De acordo com o mesmo, no início do mês de janeiro uma frente de serviços já está programada para o bairro Alto da Aliança, entre eles a reforma da travessa da rua nove e o início da construção da Avenida Marquês de Barbacena...

Prefeito Isaac Carvalho presente na 22ª Romaria da Serra do Tirano em Itamotinga

O Prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho acompanhado da sua equipe de governo participou neste domingo (04), no povoado Riacho da Massaroca, distrito de Itamotinga, da 22ª Romaria do Serra do Tirano. O evento que é uma realização da Associação dos Vaqueiros e Romeiros do Serrote do Tirano contou com a presença de centenas de fieis, além de vaqueiros da localidade.

Com o tema 'Casa Comum' e o lema 'Misericórdia', a missa celebrada pelo Bispo Dom Carlos Alberto e acompanhada pelos padres Antônio e Donizete, exaltou a defesa da vida e do meio ambiente. "Há quatro anos participo da romaria e me sinto feliz em celebrar a paz. É um momento de comunhão com Deus e união de todos que aqui estão", ressaltou Joice Raniele da Silva, moradora do distrito de Maniçoba...

OPERAÇÃO DA CIPE/CAATINGA, APOIADA PELO 6º BPM, PRENDE TRAFICANTE DE DROGAS

Policiais da 1ª Companhia/Sr. do Bonfim deram apoio à operação desencadeada pela Companhia Independente de Policiamento Especializado na Caatinga - CIPE/Caatinga que resultou na prisão de dois homens envolvidos com tráfico de drogas.

Por volta das 18h10, do dia 03dez16, sábado, policiais da 1ª Companhia/Sr. do Bonfim, deram apoio à guarnição da CIPE/Caatinga, em uma operação de repressão ao tráfico de drogas, que resultou na prisão de 02 homens, sendo um de 21 anos e o outro de 20 anos, também, foram apreendidos 32 dolões de maconha, encontrados na casa dos acusados.

Os homens e a droga foram apresentados na Delegacia de Policia Civil onde foi lavrado o Termo de Prisão em Flagrante Delito...

VEREADOR DOMINGÃO DA ALIANÇA PARTICIPA DA CONVENÇÃO NACIONAL DO PRTB EM BRASÍLIA-DF

O Vereador eleito no pleito de 2016 em Juazeiro, Domingos Alves Viana (PRTB), recebeu convite da direção nacional do seu partido, para participar juntamente com os outros 399 Vereadores, 11 Prefeitos e 26 Vice - Prefeitos de uma solenidade alusiva a uma diplomação simbólica do partido aos seus filiados que foram eleitos nas eleições municipais deste ano. 

O evento aconteceu no Hotel San Marco, entre os dia 25 a 27 de novembro em Brasília e, contou com a participação dos candidatos que sagraram-se vitoriosos pela legenda em todo o Pais, paralelo à diplomação, o partido realizou o Congresso e a Convenção do PRTB Mulher e PRTB Jovem, na oportunidade foi celebrado a comemoração dos 22 anos de fundação do partido, o encontro contou com a participação de deputados federais e estaduais de todo o país, demonstrando um crescimento significativo da legenda, que este ano recebeu aproximadamente dois milhões de votos...

Espaço do Leitor: Leitor volta a reclamar dos trabalhos do SAAE em Itamotinga

No dia 17 de novembro o Blog postou a reclamação de um morador do distrito de Itamotinga, que preferiu não se identificar, sobre os problemas ocasionados por uma boca de lobo que encontra-se aberta há dois meses na localidade. No dia 18 de novembro o SAAE enviou nota ao Blog informado que o problema ainda não havia sido resolvido porque a tampa correspondente ao referido Ponto de Visita (PV) na Travessa Bela Vista, estava em falta, mas já foi adquirida e as medidas estariam sendo adotadas. 

No entanto, até o momento o problema não foi resolvido e o morador enviou mais um desabafo e um pedido de ajuda a nossa redação. Confira a seguir:..

Trabalho de pesquisa promove agregação de valor às fruteiras da Caatinga

Para atender um crescente mercado voltado para alimentos naturais, orgânicos e socialmente responsáveis, uma equipe de pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ) desenvolveu três novos produtos com frutas da Caatinga: geleia mista de umbu, cajá e mamão; fruta laminada de umbu e manga; chutney de maracujá do mato e manga. O trabalho contou com a parceria da Embrapa Semiárido (PE) e da Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), com sede no município de Uauá, no sertão da Bahia. As tecnologias incluem tanto o processamento para a produção em agroindústrias familiares, quanto ações de manejo dos pomares das fruteiras nativas ameaçadas de extinção.

O umbu e o maracujá do mato são fruteiras nativas que se destacam no bioma Caatinga, pois são utilizadas tradicionalmente na alimentação da população do semiárido brasileiro. O desafio enfrentado pela equipe de pesquisa foi o desenvolvimento de novos produtos agroindustriais com redução de açúcar e sem o uso de aditivos químicos, para produção em pequena escala pelos agricultores familiares. "Testamos as frutas da Caatinga, avaliamos cada uma delas, e percebemos que o maracujá do mato, por exemplo, é uma fruta muito ácida, então identificamos um potencial para a elaboração de um produto com característica de um produto salgado, o molho chutney, que já existe no mercado, principalmente no mercado internacional, porém sem adição de sal", conta a pesquisadora Renata Torrezan...

VI Enam discute a importância da Moringa na alimentação humana e animal

A Moringa oleífera, planta com propriedades nutricionais e antioxidantes, foi tema de discussões ao longo do VI Encontro Nacional da Moringa (Enam) realizado no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Juazeiro (BA). O evento contou com a participação de 150 pessoas e no dia (17) foram discutidas questões sobre a importância da Moringa na alimentação animal e humana, e apresentações de cinco miniconferências com pesquisadores do Nordeste. 

Pesquisadores, agricultores, produtores rurais, médicos, profissionais liberais, membros de Organizações Não-Governamentais (ONGs), professores, estudantes de graduação e pós-graduação de Minas Gerais (MG), Santa Catarina (RS), Caruaru (PE), Petrolina (PE), Juazeiro (BA), Ceará (CE) e Sergipe (SE) participaram do evento, que terminou dia (18). 

A palestra “Potencial do uso da Moringa oleífera na alimentação de animais não ruminantes” foi ministrada pelo professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Carlos Bôa-Viagem Rabello. “A moringa é uma fonte de proteína e aminoácidos e tem substâncias bioativas que proporcionam a pigmentação da gema do ovo, substâncias antimicrobianas e outras funções”, destacou Rabello. O palestrante falou sobre o uso da moringa na alimentação de aves, suínos e coelhos, mas de acordo com o professor, ainda não existem muitos estudos na área. 

A professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Angélica Marquettoti Salcedo Vieira abordou o uso da moringa na alimentação humana durante a palestra intitulada “Atualidades do uso da Moringa oleífera na área de alimentos”. “Tanto a folha, quanto as sementes da moringa podem ser utilizadas. A planta possui propriedades antioxidantes que promovem a inibição da oxidação dos produtos, como a rancidez em produtos gordurosos, por exemplo”, explicou Angélica. 

De acordo com o coordenador do VI Enam e professor da Univasf, Wagner Pereira Felix, o número de produtores rurais inscritos no Encontro foi surpreendente. “O que me chamou atenção foi o número de produtores do Vale do São Francisco interessados tanto na alimentação animal a partir da moringa quanto nas propriedades biológicas da planta, no tocante à purificação da água”, destacou Felix. 

Miguel Lopes é jornalista aposentado e há dois anos produtor de maracujá na Ilha de Nossa Senhora, em Juazeiro. Segundo ele, o interesse em participar do evento veio após ter acesso a uma matéria sobre as propriedades medicinais da planta. “Como tenho uma pequena plantação de moringa e já consumo as sementes, quero me aprofundar ainda mais, pois tenho o objetivo de disseminar as sementes entre os meus vizinhos que bebem a água contaminada do rio”, contou o produtor. 

O pesquisador da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Alan Rodrigo Santos Teles trabalha com extração de proteínas e bioativos da moringa há quatro anos e apresentou um trabalho em uma miniconferência. “O meu principal interesse em participar do evento é descobrir novos trabalhos e possibilidades de aplicação da moringa”, destacou o pesquisador. O VI Enam foi organizado pela Univasf em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM). ..

SAAE responde a reclamação de morador de Itamotinga

Em resposta ao morador do Distrito de Itamotinga que enviou e-mail reclamando sobre a falta de uma boca de lobo no bairro. O SAAE informa ao morador que o problema ainda não havia sido resolvido porque a tampa correspondente ao referido Ponto de Visita (PV) na Travessa Bela Vista, estava em falta, mas já foi adquirida e as medidas  estão sendo adotadas.  ..

Espaço do Leitor: Morador do distrito de Itamotinga faz apelo ao SAAE

Um morador do distrito de Itamotinga, que preferiu não se identificar, enviou ao Blog uma denúncia sobre uma boca de lobo que encontra-se aberta há dois meses na localidade. O morador relatou que a comunidade teme que aconteça um acidente grande, caso não seja resolvido o problema. Confira a seguir o desabafo do leitor:

"Geraldo, já fazem dois meses que tem uma boca de lobo quebrada na travessa da Rua Bela Vista e o SAAE  não tem outra tampa para repor. Alegaram que as tampas se encontram em Juazeiro, sendo que toda semana o carro do SAAE está aqui, então porque não trazem? Com um buraco desse pode ocorrer um acidente muito grave, sem contar o fedor que somos obrigado a respirar. Pagamos por uma taxa de esgoto bem cara, mais da metade da conta de água, nada visto antes. Queremos uma posição do SAAE"...

Termina nesta-sexta-feira o prazo para comerciantes implantarem cortes especiais de carnes em Juazeiro e região

O Projeto Bioma Caatinga do SEBRAE e Fundação Banco do Brasil, em parceria com o Banco do Brasil e o Governo do Estado da Bahia, está oferecendo um curso individual para empresas da região sobre Cortes Especiais de Carne de Caprinos e Ovinos. A consultoria tem como objetivo melhorar a disponibilidade no mercado de cortes diferenciados da carne de caprinos e ovinos, que venham agregar valor ao produtor e possibilitar um melhor sabor da carne a quem consome. 

“Nós precisamos melhorar a forma de disponibilização da carne caprina-ovina para o consumidor”, ressaltou  Robério Araújo, analista do SEBRAE e Coordenador Geral do Projeto Bioma Caatinga em entrevista ao programa Geraldo José desta quarta-feira (16)...

Lossio apresenta Nova Semente e AME para prefeito eleito de Tupanatinga

Os programas implantados em Petrolina, durante a gestão do prefeito Julio Lossio, se tornaram cases de sucesso e devem ser reproduzidos em outros municípios. Petrolina se tornou referência em saúde e educação e mais um novo gestor municipal esteve na cidade, nesta segunda-feira (14), para conhecer  ações como o Nova Semente e as AMEs.

Julio Lossio recebeu o prefeito eleito de Tupanatinga-PE, Silvio Roque, que esteve acompanhado de nomes que comporão sua gestão a partir de Janeiro de 2017. O objetivo da visita foi buscar informações sobre o modelo de gestão de dois dos maiores programas de Petrolina. Para Dr. Julio as constantes visitas de gestores interessados em ações executadas na cidade mostram que Petrolina está no caminho certo. "É gratificante saber que modelos desenvolvidos por nós vão transpor as barreiras da nossa cidade e beneficiar tantas outras pessoas", avalia Lossio...

Curso de Culinária Natalina em Petrolina e Afogados da Ingazeira

Boa oportunidade para quem quer reforçar o orçamento neste fim de ano: o Senac-PE está com inscrições abertas para o curso de Culinária Natalina em Petrolina e Afogados da Ingazeira. As aulas prezam pela forma segura e saudável na produção de alimentos, além de ensinar receitas de pratos típicos para esta época do ano.

Os alunos devem ter, no mínimo, 18 anos de idade e o investimento é de R$ 316,00 (podendo ser pago nos cartões Visa, Hipercard e Mastercard, ou no boleto). As inscrições são feitas na secretaria de cada unidade, até o segundo dia de aula...

PRIMEIROS ANIMAIS DE FAZENDA ASSISTIDA PELO PROJETO BIOMA CAATINGA COMEÇAM A SER ABATIDOS

Há exatos seis meses do início do Segundo Ciclo do Projeto Bioma Caatinga, do SEBRAE e Fundação Banco do Brasil, em parceria com o Banco do Brasil e o Governo do Estado da Bahia e diversos outros parceiros, os resultados concretos começaram a aparecer. Foram abatidos esta semana no Abatedouro Campo do Gado em Juazeiro os primeiros 10 animais ovinos da Fazenda Icó, que fica na região de Itamotinga em Juazeiro-BA e é assistida pelo o Agente de Desenvolvimento Rural Sustentável (ADRS) Fernando Gomes. Propriedade assistida pelo o Bioma Caatinga e que se tornou em Fazenda Modelo do Projeto que tem o objetivo de melhorar o manejo da caprinovinocultura no Norte da Bahia e aprimorar o gerenciamento das propriedades e empresas que comercializam a carne de caprinos e ovinos.

Por isso o Instituto Fazenda Icó foi criado com o objetivo de difundir técnicas e tecnologias apropriadas às condições climáticas e socioeconômicas da região que sejam capazes de garantir aos caprinovinocultores a exploração racional da atividade. A Fazenda Icó conta hoje com um rebanho de 680 cabeças de caprinos e ovinos incluindo animais puros e mestiços das raças Anglonubiana e Dorper...

PROJETO BIOMA CAATINGA ARTICULA EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE PROPRIEDADES RURAIS NO DISTRITO DE PINHÕES EM JUAZEIRO-BA

Cerca de 120 produtores e produtoras rurais de Pinhões, distrito de Juazeiro-BA, conseguiram emissão de documentos de suas propriedades durante um evento realizado na comunidade esta semana. Idealizado e coordenado pelo o Agente de Desenvolvimento Rural Sustentável (ADRS) José Fagundes Neto, do Projeto Bioma Caatinga, o acontecimento se deu na escola Raimundo Clementino de Souza. 

Através de uma parceria com o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Juazeiro - STR, Coordenação de Desenvolvimento Agrário da Bahia – CDA e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, em apenas um dia, foram emitidas 50 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), que é um documento que identifica o produtor familiar e é necessário para que esse agricultor possa participar das políticas públicas para a agricultura familiar, como financiamento da habitação rural e Programa de Aquisição de Alimentos do governo...

Artigo: “ÁRVORE SAGRADA DO SERTÃO”

O umbuzeiro é um prodígio da caatinga. Com chuva ou com sol, sempre está ele a abraçar a todos quantos procuram sua sombra acolhedora. Nas horas pesadas de fadiga, é sob a copa frondosa de um umbuzeiro que o sertanejo busca refrigério. Pouso de retirantes no passado; pouso de vaqueiros no presente; aliado incondicional dos habitantes das caatingas. Teimoso como o mandacaru – outro milagre das áridas terras – o umbuzeiro não se curva diante de tempo ruim. Resiste a todas as intempéries. Nem a seca o atormenta. De suas veias jorra a água que abastece suas raízes. Raízes que são fonte de vida. Que nutrem. Que sustentam. E matam a sede nas quadras difíceis. É amigo dos homens e dos animais; é amigo da natureza toda; com ela convive e forma harmonia. Euclides da Cunha o chamou de “árvore sagrada do sertão”. Sagrada e abençoada. Sem ela o sertão seria feio, desgracioso; menos hospitaleiro. Seria solitário, tedioso. Seu verde não seria tão verde; suas tardes não seriam tão belas. Os passarinhos cantariam noutro lugar e o sol talvez fosse mais impiedoso. Sem ela, o sertão seria chato pra caramba. Mas lá está a árvore sagrada, abençoada, sempre a espera de mais um.

O umbuzeiro proporciona sabores. Seu fruto acridoce é apreciado por todos. Maduro ou de vez, ele é uma unanimidade. O tempo do umbu é uma festa. Sim, no sertão há o tempo do umbu; que é o tempo da trovoada; que é o tempo da fartura. É o tempo em que o precioso fruto bate à porta dos lares, alegrando o sertão inteiro. O umbu vence a rotina, move a vida, esquenta a economia. O tempo do umbu é o tempo da graça. Nada se compara ao tempo do umbu. Dele, do umbu, é feita a umbuzada, fina iguaria da culinária sertaneja. A mesma umbuzada que encantou von Martius e Euclides da Cunha, quando de passagem pelos sertões. Doce umbuzada das tardes quentes e fatigantes. Doce umbuzada, servida fria, friínha, em tigela de louça ou argila. A umbuzada poderia ser a marca registrada do sertão, sem similar em nenhuma outra parte do mundo. Patenteada, poderia ser comercializada além fronteira, garantindo ótima lucratividade. A umbuzada, todavia, é mais do que um produto de comércio: é um símbolo. Símbolo do sertão e sua gente. E um símbolo nunca poderá ser objeto de comércio. Seu papel é unir, assim como a umbuzada.

O umbuzeiro, quase sempre, tem uma identidade, sendo tratado pelo nome tamanha sua familiaridade com o homem e com o mundo ao seu redor. É o Umbuzeiro do Muriçoca, o Umbuzeiro da Raposa, o Umbuzeiro do Neco.

O nome vem relacionado a algum fato, alguma coisa que relembre aquela específica árvore; um feito grandioso ou vulgar. O Umbuzeiro do Neco, por exemplo, fica pras bandas onde eu nasci e é o nome dado à árvore sob a qual o famoso Neco das Cacimbas travou luta com um touro brabo, depois de correr muitos quilômetros enrabado no bicho. Conheci nas proximidades da Lajinha o Umbuzeiro do Jagunço. Conta-se que dali, do meio das suas folhas, um fiel de Antônio Conselheiro mandou pro beleléu dezenas de milicos da expedição Moreira César, quando da passagem deste em demanda de Canudos. Umbuzeiro tem nome, tem identidade, tem história. Tem raízes profundas. Por isso é forte; forte como o sertanejo. Umbuzeiro, porém não tem idade. Sua idade é a idade do sertão, seu tempo é o tempo do sertão. Ele dura enquanto dura o sertão. E terá sempre nome e história e raiz, como os homens e as mulheres do sertão.

O umbuzeiro é lugar de ajuntamento, os mais diversos. Debaixo da sua ramagem se dança, se canta, se conta história. Até rezas e catecismos ali se fazem. Já vi umbuzeiro ser utilizado como sala de aula, os alunos dispostos em círculo e o mestre a locomover-se no centro. Falta de espaços mais adequados ou não, o fato é que sempre haverá um velho umbuzeiro de braços abertos a espera do irmão. Afinal de contas, ele é sertanejo. O umbuzeiro é morada de cupido. É sob o frescor de sua copa que muitas vezes são dados os primeiros passos no arriscado caminho do amor. Muitos casamentos ali começam e ali terminam. Muitas histórias ali se forjam e se fundem (e até se confundem); muitos sonhos ali sonhados viram realidade; ou talvez não. O umbuzeiro é o palco da vida; um templo sagrado por onde desfilam experiências de toda espécie. Velho e bom umbuzeiro! Todo sertanejo tem um umbuzeiro no seu caminho. Mas umbuzeiro é pra isso mesmo. Melhor: é pra tudo isso. Afinal de contas, ele é um parceiro e tanto.

Sem ele, o umbuzeiro, o sertão talvez nem existisse; a caatinga seria muito triste e o homem, a criatura mais infeliz da terra...

Espaço do Leitor: Morador reclama de falta de iluminação no distrito de Itamotinga

O Blog Geraldo José recebeu a denúncia de um morador, que preferiu não se identificar, sobre a escuridão na Rua Santo Antônio no distrito de Itamotinga. Confira o relato do morador!

Olá Geraldo José!..

Espaço do Leitor: Moradora reclama de acúmulo de entulho

Geraldo,

Sou moradora da rua Bráulio Sampaio, Santo Antonio/Maringá. Está em andamento uma construção de vários imóveis nessa rua. A quantidade de entulhos jogados na rua em decorrência dessa obra é um absurdo. A rua que tranquilamente trafega três carros, por conta da referida obra, mal dá para passar um único carro...

Viveiro Municipal produz mudas de espécies da Caatinga para serem doadas à comunidade

Mais de três mil espécies típicas da Caatinga, produzidas no Viveiro Municipal, estão prontas para serem distribuídas em Petrolina, sertão do Estado. Ipês, Mulungus, Caraibeiras, Pereiro, dentre outras, deverão contribuir para o processo de arborização da cidade, bem como manutenção da flora típica do ecossistema.

"É intencional distribuirmos as espécies nativas por vários motivos, dentre eles, a adaptação total ao meio em que vivemos e a divulgação do nosso bioma, que é extremamente rico mas sofre com a devastação causada pelo homem", pontua a gestora da Agência do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA), Denise Lima. "Além disso, as raízes de árvores de Caatinga não causam transtornos no perímetro urbano como os que são comumente registrados em espécies exóticas", complementa...