Foram encontrados 1524 registros para a palavra: nacional

livro da Codevasf vira referência nacional

O engenheiro agrônomo Rodrigo Vieira Franco, funcionário da 6ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Juazeiro, no norte da Bahia, lançou na FENASAN- Feira Nacional de Saneamento, realizada este mês em São Paulo, um livro com o título "Manual de Válvulas Hidráulicas".

De acordo com o engenheiro "o lançamento na feira foi um sucesso, o local estava lotado e o material esgotou rapidamente". Este livro já havia sido lançado em junho na sede da Codevasf em Brasília (DF), e em outros lugares como: Universidade Federal do Recôncavo em Cruz das Almas (BA) e no Instituto Federal de Pernanbuco - IFPE Recife (PE).

Durante recente participação de Rodrigo em um curso de transientes hidráulicos, realizado em São Paulo, um instrutor que participou do evento, fez uma análise da obra junto à AESABESP - ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS DA SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A entidade abriu, então, o espaço para o seu lançamento durante a FENASAN, considerada a maior feira de saneamento da América Latina. No dia 18 deste, o manual foi lançado no CONBEA, em Campinas (SP).

Segundo Vieira, o material é o resultado da compilação de catálogos técnicos e experiências de vários colegas e amigos da área de hidráulica, saneamento e irrigação, e teve como objetivo servir de orientação para os profissionais destas áreas, de modo a facilitar o uso destes dispositivos, pois havia uma lacuna na bibliografia lusófona a respeito.

"O manual dá um entendimento generalizado do que é uma válvula hidráulica, como funciona, modelos, características, e tem sido bem recebido pela Academia, por técnicos brasileiros e até por profissionais estrangeiros, embora seja o único escrito em português sobre o assunto", afirma o autor.

O livro havia sido pré-lançado no seminário Brasil/Espanha em Fortaleza (CE) e desde lá está tendo uma repercussão positiva, tanto que foi tema de uma reportagem na Revista holandesa especializada "Valve Word", a maior referência sobre válvulas do mundo.

Rodrigo afirma que nunca imaginou que o livro organizado com o apoio fundamental da Codevasf tivesse tanta repercussão, pois foi produzido de forma despretensiosa. Segundo ele "estamos tendo uma grande procura, pois até mesmo os laboratórios de hidráulica de várias universidades do Brasil estão pedindo o livro da Codevasf para ser utilizado como referência".

Ele salienta que "foi uma ação ímpar da Codevasf, principalmente através da diretoria e toda a equipe da Área de Irrigação (AI), que teve a iniciativa de viabilizar a publicação. Também foi fundamental o empenho e profissionalismo da equipe da Biblioteca Geraldo Rocha, além de tantos outros amigos e colega".

Rodrigo Vieira conclui que "tendo em vista os resultados positivos obtidos até agora, já pensamos em quanto mais ainda poderíamos evoluir".

O Manual de Válvulas Hidráulicas está disponível para retirada na biblioteca Geraldo Rocha, na sede da Codevasf em Brasília (DF), no endereço SGAN 601, Conj. I. - Ed. Dep. Manoel Novaes - Telefone: (61) 2028-4611. O horário de funcionamento é das 8h às 17h30min...

PRF participa da Semana Nacional do Trânsito em Pernambuco

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou, na quarta-feira (18), a participação na Semana Nacional do Trânsito 2019 em Pernambuco. O principal objetivo da ação é conscientizar motoristas e passageiros sobre o papel de cada um na promoção da segurança viária e na redução da violência no trânsito.

Na quinta (19) e sexta-feira (20), a PRF participa da XIX Feira de Educação de Trânsito, que este ano tem como tema “No trânsito, o sentido é a vida”. A ação é uma parceria entre o DETRAN/PE e a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Entre as atividades previstas para esse período, estão a conscientização de infrações graves, como a embriaguez ao volante, a falta do cinto de segurança e o uso irregular de motocicletas, além de ações integradas de educação para o trânsito...

Semana Nacional de Trânsito terá palestras e blitzs educativas nas ruas de Petrolina

O mês de setembro está repleto de atividades de conscientização aos motoristas, ciclistas e pedestres de Petrolina. É que a prefeitura lançou na quarta-feira (18) a programação da 'Semana Nacional de Trânsito' que segue até a próxima quarta-feira (25).

Durante o lançamento da programação no Sest/Senat, o diretor presidente da Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla), Edilson Leite, lembrou que as ações educativas são realizadas durante todo o ano. "É importante saber que essa programação acontece durante todo o ano, mas por uma questão simbólica elas são intensificadas no mês de setembro. Aumentamos, principalmente, as ações educativas trabalhando ainda mais com a valorização da vida e as atitudes que podem mudar a realidade no trânsito", disse...

Semana Nacional do Trânsito será lançada nesta quarta com ações educativas em Petrolina

Começa nesta quarta-feira (18), em Petrolina, a Semana Nacional do Trânsito que tem como objetivo chamar atenção da sociedade para os cuidados a serem tomados nas ruas da cidade. As ações da prefeitura serão coordenadas pela Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) e a ideia é intensificar atividades educativas para assim reduzir o número de acidentes.

A programação será lançada nesta quarta-feira (18) às 8h30, no Sest/Senat. As ações já estão sendo desenvolvidas desde o início do mês de setembro e seguem até o próximo dia 25.  Entre as atividades desenvolvidas pelas equipes da Ammpla estão palestras e blitzs educativas nas principais avenidas da cidade...

Gonzaga Patriota participa de Sessão Solene em homenagem à Semana Nacional do Trânsito

Em alusão à Semana Nacional do Trânsito, a Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (17), uma sessão solene. Na ocasião, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) lembrou que é autor do Projeto de Lei (PL Nº 6.046/2005) que institui o Dia Nacional dos Agentes da Autoridade do Trânsito. A data é comemorada em 23 de setembro, dia que coincide com a instituição do Código de Trânsito Brasileiro e com as comemorações da Semana Nacional de Trânsito.

O socialista ainda destacou a importância do Código de Trânsito para o Brasil. "Em 1992 o Itamar Franco, assumindo a presidência, me chamou para ser o Ministro de Trânsito. Naquela época, o Brasil tinha 10 milhões de veículos e morriam 65 mil pessoas por ano, talvez pela falta do Código de Trânsito, falta de educação e a gente ajudou a fazer o Código de Trânsito e esse código foi feito, obviamente, copiando coisas boas de vários países", recordou...

OPO Dom Malan realiza CAMPANHA NACIONAL DE INCENTIVO A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS 2019

Neste Setembro Verde, a Organização de Procura de Órgãos do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina está realizando mais uma edição da Campanha Nacional de Incentivo a Doação de Órgãos e Tecidos. As ações tiverem início na primeira semana do mês e seguem até o dia 30.

Entre as atividades estão: Divulgação in loco no Hospital Universitário e HDM do processo de doação; Treinamento com as equipes multiprofissionais dos Hospitais Memorial, Neurocárdio, Unimed, HU-UNIVASF e Dom Malan; Ação  educativa com a comunidade em uma escola do município, em parceria com a Secretaria de Saúde; Curso de Habilitação para o Diagnóstico de Morte Encefálica (ME); e Missa em Ação de Graças às Famílias Doadoras...

REPORTAGEM NACIONAL ACUSA QUE PRODUÇÃO DO SUPER MOSQUITO DA DENGUE DESPREZOU NORMAS DE SEGURANÇA E COLOCA POPULAÇÃO DE JUAZEIRO E JACOBINA EM RISCO

Uma reportagem assinada por  Cida de Oliveira, da Rede Brasil Atual acusa de "Irresponsabilidade da CTNBio ter produzido ‘super mosquito’ da dengue. Segundo a reportagem estudo aponta que cruzamento entre Aedes comum e transgênico, no interior da Bahia, Jacobina e Juazeiro resultou em um híbrido que pode ser mais nocivo à saúde e ao ambiente. 

Confira na integra reportagem:..

Experiências de Escolas famílias Agrícolas são demonstradas durante I Conferência Nacional da Pedagogia da Alternância 

Tendo o Clima e Água como tema gerador, experiências pedagógicas desenvolvidas por 12 Escolas Famílias Agrícolas da Bahia foram apresentadas no primeiro dia (11) da I Conferência Nacional da Pedagogia da Alternância, que acontece em Salvador, BA, até o dia 13 deste mês. As exposições fizeram parte do Painel "Educação e Comunicação para a Convivência com o Semiárido, tendo o Clima e água como tema gerador na Pedagogia da Alternância", reunindo mais de 300 conferencistas do Brasil, Portugal, Uruguai, Espanha e Argentina, que são membros da Associação Internacional de Movimentos Familiares Rurais (AIMFR).

Biblioteca, tenda do conhecimento, banco virtual de dados, tecnologias sociais estavam entre as experiências desenvolvidas pelas Escolas e que foram apresentadas ao longo do dia 11. "Os  temas eram tradados de forma superficial. A partir da discussão com os estudantes foi possível demonstrar o potencial que eles tem a oferecer", uma oportunidade de aprofundar sobre a temática da água e do clima, afirmou a monitora da Efa de Brotas de Macaúba, Adeane Campos Araújo. Ela diz ainda que "percebemos que temos muito a avançar neste âmbito. A gente abriu o caminho para que haja uma discussão mais aprofundada sobre esse tema", concluiu...

Pilar de programa de Moro, Força Nacional custou R$ 167 milhões em 2018

Pilar central do programa de redução da violência do ministro Sergio Moro, a Força Nacional de Segurança Pública, conjunto de agentes enviados pelo governo federal para resolver crises de segurança, custou R$ 167 milhões no ano passado. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que esses agentes atuaram em 46 operações no ano passado (39% a mais que em 2017), sobretudo em ações na fronteira do país, em policiamento ostensivo e no controle ambiental.

Pesquisadores da área afirmam que o envio dos agentes pode ser positivo em casos pontuais, mas não resolvem o problema da criminalidade nas áreas em que atuam. Criada em 2004, a Força Nacional de Segurança Pública é um convênio entre estados e governo federal. Os estados cedem peritos, bombeiros e policiais civis e militares, e continuam pagando seus salários (os agentes cedidos recebem também diárias do governo federal).

Em troca, os estados podem requisitar esses agentes em casos de crise, como ataques do crime organizado ou greves policiais. Também ganham em troca viaturas e armamentos que forem comprados durante a atuação da Força naquele estado. No ano passado, 2.050 agentes foram mobilizados para a Força Nacional. O governo federal gastou R$ 155,8 milhões apenas com diárias pagas aos agentes convocados, o que dá, em média, um bônus mensal de R$ 6.335 no salário de cada um. 

Só a ação da Força no Rio de Janeiro, que trabalhou com o reforço do policiamento no estado, custou boa parte desse orçamento, em 2018 --36,8% do gasto total. No mês passado, o ministro Sergio Moro anunciou um plano de segurança que prevê enviar o efetivo federal a cidades violentas.

Batizado de Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta Em Frente, Brasil, o plano de Moro escolheu cinco cidades-piloto em cada região do país, de porte médio e com alto índice de violência: Goiânia, Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR). Outras cidades devem ser incluídas a partir do ano que vem.

O governo mandou cem agentes da Força Nacional de Segurança para cada um desses locais por quatro meses, a maior parte para atuar com a Polícia Militar local, no trabalho ostensivo, e outra parte com investigações. Cada município receberá verbas e equipamentos. O custo dessa fase inicial será de R$ 20 milhões.

Guaracy Mingardi, ex-subsecretário Nacional de Segurança Pública, afirma que "num curtíssimo prazo, ajuda, e pode ser que resolva se ficar apenas nessas cinco cidades. Mas é pouca gente e muito dinheiro", diz ele, citando o fato de que, se o governo envia 200 agentes, só trabalham 50 homens em cada turno (uma vez que a jornada é de 12h de trabalho por 36h de descanso).

"É um paliativo. Melhor enviar a Força Nacional que o Exército. Mas no dia a dia tem que ser polícia na área, que conhece bem a região", diz ele. O fato de os agentes não terem vínculo com o terreno em que vão atuar e não conhecerem as dinâmicas da criminalidade de cada região é uma das maiores críticas à atuação da Força no longo prazo.

Isabel Figueiredo, que também trabalhou na Secretaria Nacional de Segurança Pública, afirma que a Força "é uma resposta muito mais simbólica do que uma iniciativa com resultados concretos."  "Uma resposta que deveria ser exceção, você resolve o problema e volta, está virando regra. A Força não é de permanência. Quando você coloca ela como um dos alicerces centrais do programa de redução da criminalidade violenta, tem primeiro um problema de premissa, que é apostar na repressão."

Os analistas citam ainda um "desconforto" dos policiais locais com a presença da Força, "porque eles têm outra cultura, outra formação, outro salário, e se sentem desvalorizados. Em vez de dar treinamento, melhores condições de trabalho, salários melhores, você traz um cara de fora, que não conhece o cenário, e que ainda pode ficar com o mérito se a ação der certo", afirma Figueiredo.

Para o ex-ministro da Segurança Pública Raul Jungmann, a Força Nacional tem uma contribuição relevante, mas seu efeito é limitado. "O contingente é temporário, não tem doutrina, disciplina, um conjunto de valores. Há uma baixa institucionalidade. Deveria evoluir para uma guarda nacional permanente, com efetivo permanente, algo que ficasse entre as forças de segurança estaduais e as Forças Armadas", sugere...

Rio São Francisco se destaca com agricultura e abre portas para novas tecnologias da área

O São Francisco é um dos rios mais importantes do Brasil, seja por questões históricas ou, principalmente, econômicas. Com mais de 2800 km de extensão, e atravessando cinco estados diferentes, o Velho Chico sempre foi utilizado para a geração de energia elétrica e também para a navegação marítima no país. Porém, nos últimos anos, algumas regiões ao redor do rio se transformaram em referências para a agricultura nacional mais desenvolvida.

Durante as cheias do rio, como explica o portal Mundo Educação, a bacia de 639.219,4 km² permite que a agricultura nas proximidades seja bastante eficiente. Na região do nordeste, onde se encontra 62,5% de toda a estrutura, acabou sendo criada uma oportunidade para o crescimento econômico da localidade sem que houvesse dependência direta da produção de energia ou então do uso da água apenas para transporte de mercadorias.

..

Produtores do Vale do São Francisco participam de campanha com a bandeira nacional no 7 de setembro

Os produtores agrícolas de Petrolina e região vão comemorar a Independência do Brasil, no próximo dia 7 de setembro, hasteando uma bandeira nacional na porta das propriedades rurais. A iniciativa, que partiu da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, recebeu a adesão do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina a partir do chamamento da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina: "Vamos mostrar para o mundo que o agronegócio brasileiro é unido, que a nossa agricultura é pujante e sustentável", afirmou.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Jailson Lira, a campanha no município já começou com a mobilização dos representantes do agronegócio regional. “A exemplo da nossa ministra, que vem conclamando o setor agropecuário a se unir diante das dificuldades e críticas, temos que ajudar o Ministério para melhorar o ambiente de negócios, reduzir a burocracia e abrir mercados”, ressaltou...

Presidente do Conselho da Mulher de Juazeiro é premiada em concurso nacional

A presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Juazeiro (CMDDM), Katússia Almeida foi uma das 10 premiadas no concurso "Mulheres negras ativistas do enfrentamento à violência de gênero" promovido pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais em parceria com a Avon.

Foram inscritas mulheres de todo país que atuam em movimento social ou integram organização ou instituição de defesa dos direitos da mulher. As premiadas puderam participar do 25º Seminário Internacional de Ciências Criminais realizado na última semana em São Paulo com todas as despesas custeadas pela organização. Com o tema "As Ciências Criminais como resistência dos valores democráticos" o evento reuniu pesquisadores, estudantes e profissionais de todo país e do exterior realizando conferências e painéis com especialistas renomados da área...

Pernambuco será protagonista no Pacto Nacional em Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica

Pernambuco será protagonista no Pacto Nacional em Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica. A informação foi dada, nesta sexta-feira (30.08), pelo Defensor Público-Geral de Pernambuco, José Fabrício Silva de Lima, na abertura do Seminário Mulheres Protegidas e Avanços Legais realizado pela Secretária da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE).

O Conselho Nacional de Justiça e o Ministério da Justiça estão elaborando o pacto no qual todas as defensorias públicas do Brasil se comprometem a reestruturar seus Núcleos de Defesa da Mulher num prazo de um ano. José Fabrício informou que hoje (30.08) foi assinado e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) a formação do Grupo de Trabalho que será presidido pela defensora pública de Pernambuco, Virgínia Moury Fernandes. Ela dará continuidade a implementação de um núcleo fundamental para que as mulheres contem com o que for necessário nesse momento de maior dificuldade pela manutenção e ampliação dos direitos das mulheres vítimas de todas as formas de violência...

Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina lembra Dia Nacional do Voluntariado

Ser voluntário é fazer algo por alguém, por vontade própria. Em geral, o voluntário atua onde existe algum tipo de necessidade e envolve a doação de tempo e/ou habilidade em prol de uma determinada causa, sem fins lucrativos. A definição é proveniente da etimologia em latim:"Voluntariu". Para ressaltar o valor das ações humanitárias e filantrópicas desenvolvidas por essas pessoas de bom coração, em 1985, no Brasil, foi criado o Dia Nacional do Voluntariado, que atualmente é comemorado em 28 de agosto.

E é neste dia que o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina homenageia o seu Voluntariado, que surgiu há nove anos e desenvolve um lindo trabalho junto às gestantes, mães, crianças, pacientes oncológicos e demais usuários da unidade materno-infantil. No IMIP, o Voluntariado nasceu há mais tempo e já está a quase 18 anos trabalhando em prol da humanização e assistência aos desfavorecidos...

Com apoio da Prefeitura, APAE de Sobradinho vivencia a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, através do Centro de Referencia em Assistência Social (CRAS), e Escola Municipal Maria Nilza deram início na última segunda-feira (26), na Praça Geraldo Silva, as ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Cerca de 60 alunos atendidos pela APAE Sobradinho aproveitaram uma tarde cultural, com muita música, dança e brincadeiras, com o objetivo de trabalhar o processo de inclusão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. De acordo com Tarcísio Souza, coordenador pedagógico da APAE, a equipe pretende aproveitar esses dias tanto para oferecer uma programação diferenciada para seus alunos, quanto para incentivar os debates e colocar a sociedade em reflexão no dever das práticas inclusivas...

Seletivas definem atletas de Juazeiro que vão representar a Bahia na etapa nacional dos Jogos Escolares

De 21 a 24 de agosto, os atletas das escolas municipais, estaduais e privadas de Juazeiro participaram da seletiva dos Jogos Escolares da Bahia, em Salvador e Simões Filho. Os atletas campeões nas modalidades individuais já têm vaga garantida na etapa nacional, que acontece no mês de novembro, em Blumenau – SC.

Durantes os quatro dias de competições, as escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro fizeram bonito e 10 atletas foram campeões nas modalidades individuais de Atletismo e Luta Olímpica. A atleta Michele Torres de 14 anos, da Escola Municipal Anália Barbosa é bicampeã na modalidade de Atletismo na prova de 75 metros rasos. “Estou muito feliz com o meu resultado, é o segundo ano que consigo o primeiro lugar. Agora é me preparar mais ainda para representar Juazeiro e a Bahia na etapa nacional”, comemorou a atleta...

Em rede nacional Bolsonaro pede que incêndio não seja pretexto para retaliação

Em um tom moderado, o presidente Jair Bolsonaro defendeu na noite desta sexta-feira (23) que a série de queimadas na floresta amazônica não pode servir de pretexto para sanções internacionais contra o Brasil. Em pronunciamento em cadeia nacional, no qual evitou atacar diretamente autoridades europeias, o presidente defendeu serenidade e disse que "espalhar dados e mensagens infundadas dentro ou fora do Brasil não contribui para resolver o problema".

"Incêndios florestais existem em todo o mundo e isso não pode servir de pretexto para possíveis sanções internacionais. O Brasil continuará sendo, como foi até hoje, um país amigo de todos e responsável pela proteção de sua floresta amazônica", disse. O presidente da França, Emmanuel Macron, classificou os incêndios criminosos como uma crise internacional, prometeu levar o assunto para o G7 e disse que, caso a situação não mude, defenderá que não seja fechado o acordo entre Mercosul e União Europeia...

ARTIGO - 20 DE AGOSTO, DIA NACIONAL DO MAÇOM

Carlos Augusto - Médico/Advogado

A Maçonaria brasileira comemora no dia 20 de agosto, o Dia Nacional do Maçom. Alguns se perguntam o porquê desta data, o que tem de especial nela, o que aconteceu nesse dia, qual o fato histórico que a maçonaria procura relembrar nessa oportunidade...

Bahia apresenta parcerias com municípios em fórum nacional de educação

A formação continuada para coordenadores pedagógicos e gestores escolares, o programa estadual de avaliação escolar e um aplicativo que coloca toda a gestão da escola na palma da mão do gestor. Essas são parcerias propostas pelo Governo do Estado para os municípios baianos durante o 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Na noite desta terça-feira (13), o governador Rui Costa e o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, participaram da abertura do evento, em Costa do Sauípe. 

Entre os assuntos apresentados, o governador destacou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), válido até 2020. "Em qualquer nação desenvolvida, o pilar é a educação. Agora temos a oportunidade de ter um novo Fundeb, que, com certeza, deverá ter uma participação maior do governo federal. O Brasil possui uma grande riqueza, que é a receita da concessão e exploração do petróleo e do gás, que pode e deve financiar a educação básica do país. Isso pode ser realidade se nos unirmos e buscarmos esse debate, para que os deputados e senadores traduzam a garantia desses recursos na nova legislação do Fundeb", afirmou Rui.  ..

Com receio de marchas, Bolsonaro e Moro escalam Força Nacional para protestos de mulheres em Brasília

Com receio de marchas organizadas por mulheres, o governo Jair Bolsonaro voltou a autorizar que a Força Nacional seja acionada para realizar a segurança da Esplanada dos Ministérios e da Praça dos Três Poderes. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União, assinada pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, e é válida para terça (13) e quarta-feira (14).

Ela foi feita por recomendação do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), que editou um protocolo de segurança que permite o emprego das forças policiais para proteger o patrimônio público. A iniciativa foi tomada em virtude de duas manifestações. Nesta terça (13), será realizada a Marcha das Mulheres Indígenas. As participantes devem iniciar a caminhada da Funarte (Fundação Nacional de Artes) até a Esplanada dos Ministérios. ..