Foram encontrados 24315 registros para a palavra: BR

MEC emite nota de esclarecimento sobre a Política Nacional de Educação Especial

Está havendo um intenso movimento para espalhar uma visão equivocada a respeito da Política Nacional de Educação Especial instituída por meio do Decreto 10.502 em setembro de 2020, o qual está passando por uma análise de mérito no Supremo Tribunal Federal.
 
O Ministério da Educação esclarece que continua firme no objetivo de cada vez mais ampliar a inclusão preferencialmente nas escolas regulares, como assinala a LDB, e os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil na luta por uma educação inclusiva.

O MEC não nega o direito de todas as pessoas, com deficiência ou não, estarem em escolas regulares, e jamais aceitará que haja retrocesso em relação a essas conquistas, ou que matrículas sejam criminosamente negadas nas escolas comuns. O MEC reafirma que mantém a exigência de matrícula obrigatória em todas as escolas e exime qualquer escola da obrigatoriedade da matrícula de todo estudante. Recusar matrícula continua sendo crime no Brasil.
 
No entanto, grande polêmica está acontecendo porque o MEC fez a opção pelo atendimento adequado de uma minoria da minoria: queremos classes mais adequadas e atendimento especializado durante todo o período escolar para os 11,9% dos educandos do público da Educação Especial que estão nas classes e escolas especiais, ou seja, para 0,3% dos educandos da educação básica que estão nessas classes.
 
Na visão da política de 2008, que prevê o fechamento das escolas e classes especiais, todas essas pessoas, independentemente dos níveis de suas deficiências, transtornos ou habilidades, terão um único caminho: as classes comuns. Sabemos que a grande maioria desses alunos de fato se beneficiam desse único caminho.
 
Porém, uma parcela desse grupo não se beneficia adequadamente das classes comuns, já que necessitam de um atendimento educacional especializado. É para essa parcela de indivíduos mais vulneráveis que a nova política tem um olhar especial.
 
É importante que se entenda essa premissa, já que ela explica o porquê de os defensores da nova política serem minoria. E quem são parte dessa minoria? Em grande parte, os familiares dessa parcela de estudantes que não se beneficiam adequadamente das classes comuns e que, muitas vezes, optam inclusive por retirar seus filhos do sistema educacional público pela falta de uma alternativa e por entenderem que seus filhos não têm o atendimento adequado nas classes comuns.
 
O ministério da educação, por meio da PNEE 2020, está preocupado em incluir esses alunos e suas famílias não contemplados em suas necessidades pela realidade atual.
 
Segundo o relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do PNE, do Inep, realizado em 2021, 17,5% das crianças e adolescentes com deficiência, entre 4 a 17 anos, estão fora da escola.
 
Querem que sejam fechadas estas classes para os educandos mais fragilizados: as pessoas com deficiências graves ou múltiplas. Ora, estas classes estão previstas no artigo 58 da LDB e na meta 4 do Plano Nacional de Educação, e estão de acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
 
Causa estranheza que grupos que defendem as minorias estão contra o MEC justamente na defesa do atendimento educacional especializado – como diz a LDB, para esta minoria. Lei existe para ser cumprida.
 
O MEC não está retrocedendo, pelo contrário, está ampliando os direitos já conquistados: respeitando a legislação, incentivando a flexibilidade aos sistemas educacionais, promovendo a diversidade pedagógica e respeitando a liberdade de escolha, das pessoas com deficiência e de suas famílias, pela escola mais adequada para atender cada educando.
 
Por causa dessa realidade, muitos educandos com deficiência mental grave, que demandam adaptações razoáveis e apoios múltiplos e contínuos, estão sofrendo com a perda do direito a uma educação mais direcionada às suas especificidades. Também os surdos têm direito a uma escola que respeite sua língua e cultura.
 
A Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência assegura um sistema educacional inclusivo e o aprendizado ao longo de toda a vida e resguarda que sejam providenciadas adaptações razoáveis de acordo com as necessidades individuais. É isto que estamos buscando atender, pois classes especializadas promovem a inclusão social do público que atendem, com base nas liberdades fundamentais – e não existem liberdades fundamentais se for suprimido o direito de escolha.
 
 
 
Assessoria de Comunicação Social..

Único baiano classificado na Série D, Juazeirense decide liderança no domingo, contra o Itabaiana

Somente dois, dos oito grupos da Série D do Campeonato Brasileiro, já definiram, com uma rodada de antecedência, os classificados para a próxima fase da competição, incluindo o Grupo A4, que reuniu os três times baianos: Juazeirense, Atlético de Alagoinhas e Bahia de Feira.

Ao final da rodada deste domingo dois times baianos deram adeus à competição: O Bahia de Feira, mesmo goleando o Murici, por 6 x 0, não alcança mais o quarto colocado, o Retrô, que chegou aos 19 pontos, quatro a mais que o time baiano, que foi a 15...

Juazeirense perde primeira na Série D do Brasileirão, confira como foi:

Já classificado, o Cancão de Fogo enfrentou o time de Arapiraca com um time misto, por conta de diversos desfalques. Estiveram fora do jogo, Waguinho, Clebson (Machucados) Rodrigo Calaça, Thauan (Poupados), Ian e Silvio (COVID-19). Emersom fez sua estreia no time profissional.

Com a bola rolando, a equipe alagoana, que não tinha pretensões na competição, entrou sem compromisso e com isso, foi pra cima da Juazeirense nos primeiros minutos...

Espaço do Leitor: Aniversário do bairro Castelo Branco em Juazeiro (BA)

No dia 29 de agosto de 1969 era entregue à população juazeirense o Conjunto Habitacional Humberto de Alencar Castelo Branco.

As casas populares construídas pela URBIS com 512 unidades e 8 Quadras A, B, C, D, E, F, G, H com o passar do tempo muita coisa mudou por aqui, foram construídos dois colégios um estadual e um municipal, o Lomanto Júnior e o Helena Celestino, a Paróquia Santo Afonso e a Escola Municipal Centro Social urbano (CSU)...

Sindicato orienta assalariados rurais sobre liberação do trabalho para se vacinar contra a  Covid

A presidente do STTAR de Petrolina tem visitado os trabalhadores nas empresas da hortifruticultura do vale do São Francisco e reforçado esse direito que integra a Convenção Coletiva do Trabalho de 2021.

Em encontros que vêm realizando nas empresas com os assalariados rurais, a presidente do STTAR (Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina/PE), vem orientando a classe sobre as regras para que o trabalhador possa se imunizar contra a Covid-19...

Com evasão escolar e desigualdade social, educação para autonomia do aluno é desafio no Brasil

“O ato de cozinhar [...] supõe alguns saberes concernentes ao uso do fogão, como acendê-lo, como equilibrar para mais, para menos, a chama, como lidar com certos riscos mesmo remotos de incêndio, como harmonizar os diferentes temperos numa síntese gostosa e atraente.

A prática de cozinhar vai preparando o novato, ratificando alguns daqueles saberes, retificando outros, e vai possibilitando que ele vire cozinheiro”...

APLB confirma retorno das aulas semipresenciais na rede estadual da Bahia em setembro

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado da Bahia (APLB) confirmou a retomada das aulas semipresenciais na rede estadual de ensino, para o dia 1° de setembro.

A APLB informou que a decisão foi tomada em uma reunião com o Governo do Estado. O G1 entrou em contato com o Governo da Bahia para saber detalhes sobre o acordo feito com a APLB para a retomada das aulas semipresenciais na rede estadual de ensino...

Dois membros do Estado Islâmico-K foram mortos por ataque dos EUA, diz Pentágono

Os Estados Unidos informaram que dois membros de “alto escalão” do Estado Islâmico de Khorasan foram mortos e um ficou ferido após o ataque conduzido por drones na sexta-feira (27), definido como uma ação contraterrorista. Nenhum civil foi ferido ou morto.

As informações são do Pentágono, a sede do Departamento de Defesa americano, e foram repassadas em coletiva de imprensa neste sábado (28)...

Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em setembro e outubro

Trabalhadores informais nascidos em setembro e outubro recebem hoje (28) a quinta parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta corrente...

União de Estudantes manifesta apoio aos membros da lista tríplice da Univasf, recém legitimada pela Justiça Federal

A União dos Estudantes Secundaristas – UESP se solidariza com o reitor eleito e não empossado, Télio Nobre Leite, e demais membros da lista tríplice, questionada na sua formação, que impede de assumir a reitoria da Universidade do Vale do São Francisco – UNIVASF, desde 2020.

Paolo Presta, diretor da UESP, que está em atividade na campanha Incluir para Democratizar, com propostas de cotas que visam beneficiar estudantes de todas as regiões de abrangência da UNIVASF, comentou sobre o ocorrido e a respeito do resultado da sentença...

Ammpla anuncia mudança temporária em linha de ônibus durante obras na BR-428

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla), informa a população que utiliza a linha de ônibus 042 – Vivendas/Vila Marcela, que o itinerário será modificado durante as obras da BR-428. A mudança é temporária e será válida para os três veículos que fazem esse trajeto e começa a partir de segunda-feira (30).

Os passageiros que utilizam a linha sentido Bairro/Centro, devem ficar atentos. Agora, os veículos vão fazer o seguinte percurso: segue normal até a Avenida Wilson Cavalcante (Vila Marcela), vai pela Avenida 01 (Loteamento Recife), segue pela Avenida Cardoso de Sá, entra na BR-428 e depois retorna para o itinerário normal...

Conta de luz continua com bandeira vermelha em setembro

A conta de luz vai continuar pesando no bolso dos brasileiros em setembro. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou que a bandeira tarifária continuará sendo a vermelha patamar 2, com custo adicional de R$ 9,49 a cada 100 kWh (quilowatts-hora).

A taxa do segundo patamar foi reajustada em julho. Até então, a cobrança adicional era de R$ 6,24...

Chesf aumenta vazão de Sobradinho para 1.300 m³/s a partir de segunda (30)

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) vai aumentar a vazão diária do Lago de Sobradinho de 1.000 m3/s para 1.300 m3/s a partir da próxima segunda-feira (30). Esse quantitativo deve permanecer até nova reavaliação.

Segundo a Chesf, o aumento atende às diretrizes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e se deve à otimização da operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), e à necessidade de manutenção do armazenamento do Reservatório de Itaparica, em, no mínimo, 30% do volume útil...

126 anos: Agenda do Aniversário de Petrolina terá 26 dias, sendo concluída em 21 de setembro, afirma assessoria

Os 126 anos de Petrolina serão comemorados com entregas de obras e anúncio de novas ações para a Capital do São Francisco. A programação começou, nesta quinta (26), com inaugurações de ruas nos bairros Vila Mocó e Dom Avelar.

A agenda terá 26 dias, sendo concluída em 21 de setembro, data do aniversário de Petrolina...

Sistemas do Banco do Brasil sofrem instabilidade e ficam fora do ar

Os cerca de cerca de 54 milhões de clientes do Banco do Brasil (BB) estão enfrentando dificuldades para acessar as contas e realizar transações bancárias pela internet. Em manifestações nas redes sociais, na tarde desta sexta-feira (27), usuários do banco relataram que os serviços estão fora do ar.

Procurada, a assessoria do confirmou o problema e disse que trabalha para restabelecer o acesso...

"Essa história de demolição não existe", diz Mauriçola sobre prédio da 28 de Setembro; artista defende que prefeitura desaproprie prédio

O Conselho Municipal de Cultura de Juazeiro (CMC), por intermédio da Comissão Permanente de Patrimônio e Memória, fez uma denúncia ao Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (NUDEPHAC), acusando o perigo que incorre sobre o prédio da Sociedade 28 de Setembro, consequente do leilão do bem realizado pela Justiça do Trabalho. 

Conforme publicou a RedeGN mais cedo, segundo relato do atual cuidador do imóvel, recentemente, duas pessoas teriam se apresentado no local como atuais proprietários, e informando que este seria demolido em breve. Fundado em 28 de setembro de 1897, o Clube Social, que por anos esteve funcionando na cidade, completaria 124 anos de existência...

Bombeiros, brigadistas e equipe do Piauí atuam em Pilão Arcado e Campo Alegre

O combate aos incêndios nas regiões de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, no Sertão do São Francisco, continuam nesta sexta-feira (27). Segundo o Corpo de Bombeiros Militares, 33 agentes atuam na região.

Eles também contam com apoio de brigadistas locais e de municípios vizinhos, além de nove bombeiros militares do Piauí. Auxiliam no trabalho quatro aviões modelo Air Tractors...

Conselho de Cultura faz denúncia ao Ministério Público de ameaça de demolição ao prédio histórico da antiga Sociedade 28 de Setembro

Após informações veiculadas na REDEGN e nos meios de comunicação de Juazeiro e região, o órgão colegiado de caráter consultivo e fiscalizador, quanto às questões culturais gerais relacionadas ao Fundo Municipal de Cultura, o Conselho Municipal de Cultura de Juazeiro (CMC), por intermédio da sua Comissão Permanente de Patrimônio e Memória, denunciar ao Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (NUDEPHAC), acusa o  perigo que incorre sobre o prédio da Sociedade 28 de Setembro, consequente do leilão do bem, realizado pela Justiça do Trabalho.

Segundo relato do atual cuidador do imóvel, recentemente, duas pessoas teriam se apresentado no local como atuais proprietários, e informando que este seria demolido em breve.  ..

Vereador cobra de Suzana Ramos cumprimento da promessa de campanha: "Cadê os 150 reais por mês para dez mil juazeirenses carentes?"

O vereador Alex Tanuri usou suas redes sociais para cobrar da prefeita Suzana Ramos o cumprimento de uma das suas principais promessas de campanha: criar o Juá Card, um cartão de transferência de renda que destinaria 150 reais por mês para quase dez mil juazeirenses em situação de pobreza.

O momento de pandemia e a forte crise econômica, segundo o vereador, não permitem adiamentos e exigem que o programa seja imediatamente implementado. ..

Produtora Cultural do Vale do São Francisco abre inscrições gratuitas para formações que capacitarão artistas de todo Brasil

Compreendendo a necessidade e a importância de profissionalizar e expandir a cadeia produtiva, na área da música e da cultura, da região do Vale do São Francisco, a Opará Produtora Cultural vem desenvolvendo diversas ações desde o início de suas atividades, em janeiro deste ano. E é seguindo essa perspectiva que a produtora abre inscrições, gratuitamente, para quatro novas formações voltadas para artistas, criadores, produtores, técnicos e agentes culturais que desejam expandir seus conhecimentos e ampliar suas capacidades de atuação profissional.

Serão ministradas as formações: "Faz Teu Beat", com DJ Werson compartilhando técnicas e experiências em produção musical (domingo, 29, às 15h); "Processo de construção em produções audiovisuais", com James  Jonathan falando sobre criação de conteúdos (domingo, 29, às 18h); "Mercado da Música", com Alex Pinto trazendo as principais tendências do mercado independente (segunda, 30, às 17h); e "Assessoria de Comunicação com foco em Cultura", com Beatriz Braga e Thiago Santos falando de estratégias para atrair a mídia e o público (terça, 31, às 17h)...