Foram encontrados 1089 registros para a palavra: chuva

Chuvas em Juazeiro e Petrolina mostram velhos problemas de falta de infra-estrutura, bairros ficam alagados e causam transtornos

Petrolina e Juazeiro amanheceram com chuva nesta terça-feira (31), último dia do ano de 2019. Em pontos da cidade, foram registrados alguns transtornos, como nas ruas Tchecoslováquia e do Jasmim, no bairro Areia Branca, em que as vias ficaram alagadas e um carro atolou. Em Juazeiro bairros mostraram a falta de infraestrutura.

Segundo a Prefeitura de Petrolina, equipes já iniciaram um mapeamento das áreas atingidas pelas chuvas que começaram a cair na cidade e profissionais da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (Seinfra) e da Defesa Civil estão em campo vistoriando alguns pontos considerados críticos...

CHUVA NO ÚLTIMO DIA DO ANO EM JUAZEIRO E PETROLINA. SEMAURB EMITE NOTIFICAÇÕES PARA DONOS DE CONSTRUÇÕES EM ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

31 de dezembro, último dia de 2019, amanhece com a benção das chuvas em Juazeiro, Petrolina e sertão do São Francisco. Já são mais de cinco horas de uma chuva intermitente amenizando o calor dos últimos dias.

Segundo o Instituto de Meteorologia Climatempo já choveu em Juazeiro (BA) mais de 35 mm e a previsão é que a chuva seja intensificada no período noturno, durante a virada do ano...

Defesa Civil orienta petrolinenses sobre cuidados e serviços no período de chuvas

As equipes da Prefeitura de Petrolina já iniciaram o mapeamento das áreas atingidas pelas chuvas que começaram a cair na cidade na manhã desta terça-feira (31). Profissionais da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (Seinfra) e da Defesa Civil estão em campo vistoriando alguns pontos considerados críticos.

As ações são para identificar alagamento de ruas, quedas de árvores e postes de iluminação, obstrução de vias e invasão de água em algumas residências. De acordo com o secretário executivo de Segurança Pública, Cícero Dirceu, as equipes já estão se preparando para dar a devida assistência à população e assim evitar maiores danos neste período. ..

"O Juazeiro e aroeira floraram e isto é sinal de boas chuvas para 2020", diz agricultor profeta da chuva

"O próximo ano será de muita chuva". A profecia foi feita pelo agricultor Venceslau Batista, de 84 anos, que há décadas observa os sinais da natureza para saber se a pluviometria será generosa durante a quadra chuvosa, que se inicia em fevereiro e segue até março. Morador do Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos, ele é conhecido como "profeta da chuva", nomenclatura dada ao sertanejo que faz previsões de tempo e de clima a partir de observações das mudanças do ecossistema, da atmosfera, dentre outros métodos tradicionais de previsão.

"Aprendemos com nossos pais, avós e damos continuidade a essa tradição", explica. Os "profetas" observam alguns sinais da natureza que, segundo eles, indicam o volume da chuva. Um deles é a florada do juazeiro e da aroeira. Quando, nesta época do ano, as árvores estão com a copa cheia, é sinônimo de boas chuvas. "Encontrei um ninho de joão-de-barro com a entrada da casa virada para o poente e isso é bom", detalha o que ele acredita ser outro "sinal da natureza". "Nos anos anteriores eles faziam a abertura virada para o nascente, ou seja, era indicação de pouca chuva", complementa...

CDR vota determinação de uso racional de água em cidades com pouca chuva Fonte: Agência Senado

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) se reúne na quarta-feira (11), a partir das 9h, e pode aprovar o projeto de lei que obriga os municípios com baixo índice anual de chuvas a incluírem diretrizes para uso racional de água em seus planos diretores. Se aprovado, o PL 724/2019 poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados.

O projeto acrescenta ao Estatuto da Cidade (Lei 10.257, de 2001) essa preocupação, que deverá ser incorporada pelas cidades que recebem menos de 800 milímetros anuais de chuva, em média. Elas também deverão estabelecer regras para a utilização de água de reuso em prédios industriais e comerciais...

Juazeiro: Período de chuvas se aproxima e moradores alertam para providencias em artérias da cidade

As poucas chuvas que caíram na região, até o momento, não chegaram a causar transtornos maiores, mas deixou um alerta para que providencias sejam antecipadas. Um desses pontos de alagamento, dentre outros, segundo informação de leitores, foi a Avenida das Nações, no Bairro Castelo Branco. 

Um leitor sugeriu providencias: “A avenida das Nações no bairro Castelo Branco está passando por obras de drenagem e saneamento, só que na última chuva, deste domingo para segunda, a rua transbordou como mostra a foto. Peço ao prefeito Paulo Bonfim que veja essa situação e mande rever esse projeto, por que a água de chuva e esgoto invade as casas trazendo transtornos e doenças para os moradores”, cobrou...

Sedur esclarece sobre efeito das chuvas nos bairros de Juazeiro

A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano/Sedur informa que está ciente de todos os pontos elencados pela população e vem trabalhando para levar obras de drenagem e pavimentação a todos os bairros da cidade com essa necessidade. No Parque Centenário, por exemplo, foi pavimentada a via principal, a Rua Novo Juazeiro, mais conhecida como Rua dos 3 Postes, e atualmente está em sendo executada uma intervenção de macro drenagem nas ruas do Aveloz e Samuel Ayres do Nascimento. Obra que vai resolver um problema antigo de alagamento nas proximidades do bairro.

Já no Jardim Flórida, um bairro com mais de 40 anos que só recebeu pavimentação a partir das gestões de Isaac Carvalho e Paulo Bomfim, hoje a Sedur está pavimentando parte da Rua 6, que devido aos inúmeros problemas de desnível, foi preciso rever o projeto a fim de evitar transtornos futuros para os moradores. E para os bairros Itaberaba, Alto do Alencar, Tabuleiro, entre outros, diversos projetos estão em andamento para levar obras de pavimentação...

Chuvas em Salvador: Codesal registra mais de 130 ocorrências; Cabula é o bairro com maior número

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou até as 11h da manhã desta terça-feira (26) 130 ocorrências em toda a capital baiana. 
Foram 42 alagamentos de imóvel, 42 deslizamentos de terra, oito alagamentos de área, sete ameaças de desabamento, 13 ameaças de deslizamento, duas árvores caídas, três desabamentos de imóvel, sete desabamentos de muro, quatro desabamentos parciais, um destelhamento e uma infiltração. Os bairros do Cabula e Tancredo Neves somaram o maior número de ocorrências. ..

COM AS CHUVAS OS VELHOS TRANSTORNOS NO JARDIM FLÓRIDA, TABULEIRO, PARQUE CENTENÁRIO, NOVO ENCONTRO E ALTO DO ALENCAR

Após as chuvas da madrugada desta segunda-feira (25) em Juazeiro vários bairros ficaram praticamente isolados, sem transporte público e moradores sem poder sair das suas casas. O Blog GJ Notícias fez um levantamento dos bairros mais afetados:

..

Ministro diz que "nos últimos dois meses não houve chuvas onde ficam os reservatórios, por isto adotamos a bandeira vermelha"

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse hoje (28) que há a uma boa expectativa de chuvas para o próximo verão. Na avaliação do ministro, deve haver recuperação dos reservatórios das usinas hidrelétricas nós próximos meses, apesar da baixa nas precipitações ter levado a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a acionar a bandeira tarifária vermelha. “As expectativas são positivas no sentido do regime de chuvas para o próximo período de verão”, disse ao comentar a alta dos preços da eletricidade após participar da abertura 19º Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar Etanol.

A Aneel informou que a bandeira tarifária para o mês de novembro será a vermelha, no patamar 1, quando há um acréscimo de R$ 4 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Em outubro, a bandeira foi a amarela, cujo acréscimo na conta é de R$ 1. De acordo com a agência, a decisão de elevar o patamar da bandeira se deve ao fato de que, apesar de novembro ser o mês de início do período chuvoso nas principais bacias hidrográficas do país, o regime de chuvas está abaixo da média histórica. Segundo a agência, nesse cenário aumenta a demanda de acionamento de usinas termelétricas, cujo custo de produção é mais alto, o que incide sobre da energia...

Após chuvas, prefeitura reforça limpeza de canais e alerta para descarte irregular de lixo

O trabalho de manutenção de canais, que já vinha sendo realizado pela Prefeitura de Petrolina, está sendo intensificado após as chuvas da madrugada de quarta-feira (23). O programa  'Cidade Mais Limpa' realizou nos últimos dois meses a limpeza de mais de 10 canais, entre eles, os dos bairros Jardim Amazonas; Jardim Petrópolis; Antônio Cassimiro; Loteamento Recife; Loteamento Eduardo; Dom Avelar e da Avenida Honorato Viana. A partir desta semana, canais dos bairros Vale do Grande Rio e Ouro Preto vão receber manutenção para a retirada de resíduos. 

Apesar dos esforços da prefeitura, o secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira, lembra que é necessário contar com o apoio e a conscientização da população para não fazer descartes indevidos nesses canais. "Seguimos com um trabalho que já vem acontecendo com muita constância de maneira preventiva. Agora, com a chuva queremos garantir que esses canais estarão limpos para drenagem adequada da água do entorno, e esse é um trabalho em conjunto com a população, por isso pedimos a colaboração de todos.", frisa o gestor. ..

Previsão do tempo: Semana em juazeiro e região será de altas temperaturas

A semana em Juazeiro e região começa com altas temperaturas e muito calor. Segundo o Instituto Climatempo, a mínima de 23ºC e máxima de 35ºC entre segunda-feira (21) e sexta-feira(25), podendo haver pancadas de chuvas isoladas na quarta, quinta e sexta-feira.

Confira a previsão do tempo..

PRIMAVERA INICIA COM TEMPERATURA ATINGINDO 36 GRAUS E SEM ESPERANÇA DE CHUVAS PARA JUAZEIRO E PETROLINA

Genericamente, na tradição do povo nordestino, existem duas estações no ano, a chuvosa e a seca, justamente por haver apenas estes dois tipos de variabilidade de clima no Nordeste brasileiro. Isto é válido, já que não se observam mudanças relevantes de temperatura ou de outras variáveis meteorológicas ao longo do ano. Oficialmente a  primavera começou ontem segunda-feira (23) em todo o hemisfério sul do planeta. No Brasil, a estação é caracterizada pela chegada das chuvas. Este ano, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as precipitações deverão começar em outubro, um pouco mais tarde que no ano passado, quando tiveram início em setembro.

O professor e meteorologista da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Mário Miranda, ressalta que, com a chegada da Primavera  que teve inicio ontem (23) e vai até 22 de dezembro , "a previsão de chuvas na região é menor e as altas temperaturas devem prevalecer"...

Governo da Bahia decreta situação de emergência em Chorrochó e Nordestina por falta de chuvas

O governo da Bahia decretou situação de emergência de quatro cidades da Bahia, conforme publicação no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (30). A cidade de Chorrochó e a zona rural de Caetanos sofrem com a seca. O decreto de Chorrochó vale por 180 dias, já Caetanos 90 dias.

As cidades de Teofilândia  e Nordestina sofrem com a estiagem e tiverem seus decretos reconhecidos com validade por 180 dias...

NÃO HÁ PREVISÃO DE CHUVAS PARA JUAZEIRO E PETROLINA NA PRIMEIRA QUINZENA DE SETEMBRO

A previsão para o mês de setembro é que vai começar muito seco (sem chuvas), em Juazeiro, Petrolina e Região. A umidade relativa do Ar vai oscila entre mínima de 20%, porcentagem considerada de risco a saúde e máxima de 90%.

Os modelos meteorologicos indicam os maiores volumes de chuva concentradas nos extremos do Brasil. O litoral do Nordeste, entre a Bahia, Sergipe e Alagoas será beneficiada pela entrada de umidade e pancadas de chuva mais frenquentes, que vão resultar em grandes acumulados no final da primeira quinzena...

Recife: Depois das chuvas, 12 mortos e mais de 1,2 mil desalojados

O Comitê de Monitoramento de Chuvas, composto pelo Governador Paulo Câmara (PSB) e representantes do Corpo de Bombeiros, Secretarias da Casa Civil, Militar e Defesa Civil, se reuniu, na manhã desta quinta-feira (25), para tratar sobre os desastres ocorridos nessa quarta-feira (24), na Região Metropolitana do Recife e nas Zonas da Mata. 

A reunião aconteceu de portas fechadas, no Palácio do Campos das Princesas, na área central da Capital. Segundo dados da Defesa Civil, em Barreiros, cerca de 518 famílias estão desabrigadas; 78 em Igarassu; 76 no Jaboatão dos Guararapes; 58 no Recife; e 50 no Paulista; ao todo, são mais de mil e duzentas pessoas desalojadas. ..

Rui Costa visita Coronel João Sá após fortes chuvas

O governador Rui Costa visitou o município de Coronel João Sá, que foi fortemente atingindo pela chuva que cai na região, provocando a cheia do Rio do Peixe e grandes prejuízos para a população local e também da cidade de Pedro Alexandre, na região nordeste do estado. Acompanhado do secretário de infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, e do secretário de saúde, Fábio Vilas Boas, o governador visitou as ruas afetadas, conversou com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Francisco Teles, e se reuniu com o prefeito de Coronel João Sá, Carlos Sobral.

"O que está acontecendo é o colapso de muitos pequenos barramentos feitos em propriedades privadas, que vão rompendo e formam um efeito cascata e uma onda de água. Nossa medida imediata foi trazer aqui o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Defesa Civil; trouxemos máquinas e equipamentos para desobstruir bueiros, facilitar o deslocamento da população. Agora vamos monitorar os outros pequenos barramentos para que a eventual elevação da água não comprometa a vida de ninguém tomando, inclusive, medidas para a prevenção da saúde das pessoas", declarou o governador durante a visita...

Período de chuva: saiba os pontos de atenção na BR-235/BA

O Lote 2, que vai de Jeremoabo até Canché, tem quatro trechos sem asfalto 

Se você vai utilizar a BR-235/BA, deve redobrar a atenção nos trechos sem pavimentação do Lote 2, que tem cerca de 60 dos 77,60 quilômetros asfaltados. Por conta das fortes chuvas nos últimos meses, entre Jeremoabo e Canché, alguns buracos foram formados na pista. Para evitar problemas com o solo molhado, equipes têm melhorado estes acessos com passagens de máquinas e reposição de materiais na pista. ..

Juazeirenses na expectativa de chuva nesta segunda (8)

O inverno de 2019 começou oficialmente dia 21 de junho e vai até 23 de setembro. A informação deste final de semana foi de muita chuva em Salvador. Em Juazeiro o dia hoje é de expectativa de chuva. Em alguns bairros, até choveu, exemplo bairro Dom José Rodrigues. Uma das principais características da estação no Nordeste é o tempo seco pelo interior da Região, onde o calor é intenso e a noites até são frescas.

Algumas frentes frias chegam até a Bahia, e mais raramente a Alagoas, estimulando a chuva, causando ventos moderados a fortes e queda de temperatura. Cidades do sul da Bahia podem registrar até menos de 10°C no inverno. Este ano, o inverno de 2019 será com a influência do El Niño. Mesmo fraco, este fenômeno vai desviar as frentes frias e suas massas polares do seu caminho normal sobre a América do Sul. ..

Chuva causa transtorno em Salvador e defesa civil trabalha em regime de alerta

O volume de chuva registrado em Salvador, nas últimas 24 horas foi de 164 milímetros, conforme informações da Defesa Civil de Salvador. O valor se aproxima do esperado para o mês inteiro na capital baiana, que era de 165 milímetros. Conforme explica Sosthenes Macêdo, superintendente da Codesal, esse volume de chuva causa preocupação, principalmente em bairros onde há construções irregulares.

"Estamos no inverno. Agora em julho teremos periodicidade de chuva, talvez não como no domingo (7), mas a chuva vai continuar. Durante a madrugada choveu menos, pois o sistema está se afastando da nossa cidade, subindo para Aracaju, Alagoas. A expectativa é que o volume de chuva caia", explicou. Sosthenes informou ainda que as equipes da Codesal estão trabalhando em esquema de plantão e que não há registro de casos graves...