Balanço do Carnaval de Salvador: Polícia já conduziu mais de 2 mil pessoas para postos e delegacias

A tradicional Mudança do Garcia reuniu sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos, no Campo Grande, na tarde desta segunda-feira(8), com o objetivo de promover um desfile no circuito carnavalesco com a tônica dos protestos e reivindicações. O Partido Socialismo e Liberdade participou da histórica Mudança do Garcia e protestou contra o exclusividade do grupo Schincariol imposta pelo prefeito ACM Neto e a renovação do contrato do Camarote Salvador, localizado em Ondina.
A monopolização da cerveja SCHIN no carnaval, devido à proibição feita pela prefeitura na qual impede que os ambulantes e bares do circuito comercializem outras cervejas, foi criticada pelo pré-candidato a prefeito de Salvador do PSOL, Fábio Nogueira. "Estamos presenciando um verdadeiro atentado à liberdade de escolha, uma política do monopólio que exclui a participação da sociedade civil do debate sobre os critérios utilizados no processo de financiamento do carnaval", enfatizou. ..
"Precisamos aportar recursos para que os blocos afros continuem sendo referências importantes para a cultura baiana e brasileira. Tanto a prefeitura de Salvador quanto o governo da Bahia precisam avaliar essa questão para que em 2017 seja mantida a estrutura, com o mesmo brilho de sempre aqui no Ilê Aiyê e em muitos outros blocos tradicionais do povo negro". A declaração é do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que esteve na saída do Ilê, neste sábado (6), junto com o governador Rui Costa (PT), representantes do movimento negro e de luta pela terra, como o dirigente nacional do MST, João Paulo Rodrigues, além de secretários de estado e diretores do bloco afro.
O petista ainda defendeu o financiamento de empresas públicas para o fortalecimento da tradição carnavalesca, como o governo da Bahia fez com a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) investindo recursos no Ilê. "Com a Petrobras envolvida em denúncias e com toda a situação que a afeta, não há outra empresa estatal que faça o papel que ela fazia antes, quando abria editais voltados para essa finalidade", frisa Assunção, ao lado da secretária de Promoção da Igualdade Racial, Vera Lúcia Barbosa, e dos representantes do movimento negro Ailton Ferreira e Raimundo Bujão. Valmir ainda esteve com o ator Lázaro Ramos, que marcou presença na saída do Ilê, na Ladeira do Curuzu, no bairro da Liberdade...
Durante o Carnaval em Salvador está repleto de bandas de forró, sertanejo e arrocha se apresentando por lá. Essa invasão vem acontecendo ano a ano e vem aumentando significamente.
A cantora Márcia Freire, ex- vocalista do Cheiro de Amor criticou a invasão de ritmos na folia: “Sinceramente, não gosto dessa invasão de ritmos no Carnaval. Acho que é preciso valorizar a cultura baiana. Quanto vamos cantar forró no São João, ou fazemos um trabalho com esse foco, ou não entramos no mercado. Acho que essa abertura não é legal porque toma o nosso espaço”, opinou...
© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.