Foram encontrados 7786 registros para a palavra: jo

JOGADORES SE REAPRESENTAM À TARDE JÁ DE OLHO NO FLUMINENSE

Depois de passar a madrugada na estrada, a delegação chegou hoje pela manhã em Juazeiro e à tarde os jogadores já se reapresentam no estádio Paulo de Souza Coelho, em Petrolina, visando o duelo com o Fluminense, dia 11 de fevereiro, no estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe.

Serão ao todo dez dias de preparação onde o técnico Sérgio Araújo vai buscar soluções para a evolução da equipe, que se mostrou organizada apesar da derrota de 3x2 para o Bahia, ontem à tarde, em Pituaçu – jogou com um a menos desde os 39 minutos do primeiro tempo.   ..

GRUPO ANJO AMIGO DESENVOLVE NOVAS AÇÕES EM FAVOR DOS DESABRIGADOS DO ITABERABA

Os incansáveis membros do Grupo Solidário Anjo Amigo estiveram no final de semana realizando mais uma ação em favor das famílias atingidas pelas fortes chuvas que caíram em Juazeiro. Sábado à noite (30), vários membros do grupo promoveram a entrega de sopão e cachorro quente para os desabrigados do Itaberaba. Neste domingo (31), outros membros do Anjo Amigo entregaram roupas, calçados, colchões, camas, produto de limpeza, e material escolar para outras famílias do referido bairro. “Mas a nossa causa cousa continua” expressou Thatyanne nas redes sociais. ..

Pelegrino e Josias Gomes são exonerados para participar da sessão solene do Congresso Nacional

Os secretários Nelson Pelegrino (Turismo) e Josias Gomes (Relações Institucionais) foram exonerados dos seus respectivos cargos, neste sábado (30), conforme publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia. Eles ficarão fora da função por cinco dias para que possam assumir o mandato parlamentar e participar da sessão solene do Congresso Nacional de terça-feira (2), quando começa o ano legislativo.

As mesmas exonerações foram publicadas no início de 2015, quando os dois secretários foram ao Congresso Nacional tomar posse nos cargos para os quais foram eleitos em outubro de 2014. Posteriormente, foram publicadas as nomeações, como vai se repetir desta vez. Na próxima quarta (3), Pelegrino e Josias reassumem os cargos no Governo do Estado. ..

ARTIGO: EUCLIDES 150

No dia 20 de janeiro deste ano, o jornal o Estado de São Paulo publicou, em caderno especial, longa reportagem sobre os 150 anos de nascimento de Euclides da Cunha. Trata-se, sem dúvida, da primeira de uma série de outras tantas publicações que, em 2016, haverão de homenagear o escritor nascido em Cantagalo, antiga província do Rio, em 20 de janeiro de 1866.

E não é para menos. Engenheiro, poeta, escritor, jornalista, Euclides da Cunha é um dos mais legítimos representantes da inteligência brasileira. Intelectual de escol, foi ele responsável pela descoberta de um Brasil que até então era desconhecido: o Brasil do interior. Para ele, a construção da identidade nacional brasileira teria de buscar seus fundamentos na profundidade do Brasil interiorano, pois era lá que estava “o cerne da nacionalidade”...

Secretários visitam obra de nova escola no João Paulo II

Ainda no primeiro semestre deste ano, o bairro João Paulo II ganhará uma nova escola municipal  de Ensino Fundamental. Nesta sexta-feira, 29, ao lado do ex-Deputado estadual e atual secretário de Relações Institucionais, Pedro Alcântara, do vereador, Pedro Alcântara Filho, e de gestoras escolares do bairro, o Secretário, Clériston Andrade visitou a obra, que já está em estágio avançado.

A iniciativa objetiva acabar com a necessidade de extensões escolares na comunidade, abrigadas em espaços alugados. Na gestão do prefeito Isaac Carvalho, o João Paulo II e bairros adjacentes  já receberam, só no âmbito da educação, três novas grandes creches e quatro quadras poliesportivas cobertas. Segundo o secretário, o planejamento prevê que a escola seja inaugurada até o mês de maio. “Já temos 80 escolas climatizadas e vamos ampliar esse número com mais creches e unidades escolares. É um ganho incomparável quando tratamos de educação porque isso interfere no aprendizado direto do aluno, na autoestima deles. E com isso ganhamos professores mais motivados, a equipe mais comprometida quando se tem um ambiente estruturado”, discorreu Clériston Andrade...

Casa Nova realiza Jornada Pedagógica 2016

 
A Secretaria de Educação de Casa Nova convoca os profissionais de educação do município (professores, coordenadores, diretores e a equipe técnica pedagógica) para participarem da Jornada Pedagógica 2016, que este ano tem como tema "Práticas Educativas e Leituras". A abertura do evento está marcada para o dia 2ª de fevereiro, ás 8h, no Clube recreativo da cidade.
 
De acordo com a secretaria de Educação, a Jornada Pedagógica, tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de diversas atividades que promoverão a melhoria do processo ensino-aprendizagem, através de palestras, oficinas e atividades extras, que darão sustentação ao trabalho dos professores durante o ano letivo. "Qualificar e capacitar os educadores é fundamental, para que possamos continuar sempre avançando", comenta o prefeito do município, Wilson Cota.
 
Para Josinete Costa, gestora da pasta, 'a Educação em Casa Nova tem obtido avanços significativos, graças ao empenho na qualificação e na formação dos agentes escolares. Nosso compromisso é oferecer uma educação de qualidade'. O município é um dos poucos no país que á paga o piso nacional do magistério. Confira a programação no site da Prefeitura de Casa Nova:www.casanova.ba.gov.br
..

Prefeito Isaac e diretor do SAAE entregam saneamento básico do bairro João Paulo II

A alegria no rosto de Cláudio Oliveira de Almeida, representando a Associação de Moradores do bairro, reflete a importância da implantação do saneamento básico entregue na manhã desta sexta-feira, 29, no bairro João Paulo II, dentro da agenda do “Toda Sexta tem Obra”. Morador do local há 28 anos, Cláudio parecia não acreditar que não mais via os esgotos a céu aberto escorrendo na porta de sua residência. “Obrigado ao prefeito Isaac por nos oferecer essa alegria. Estou muito feliz e satisfeito com a vinda dessa obra”, relatou.

A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, com contrapartida do Município. No João Paulo II foi necessária a construção da estação elevatória de esgoto; uma rede coletora de esgoto no Distrito Industrial, permitindo as ligações da Rua principal; foram realizadas 1.742 ligações domiciliares e intradomiciliares; além das atividades sociais, a exemplo do plantão social, visitas às residências, eleição e posse dos membros da Comissão de Acompanhamento da Obra – CAO e oficina de contos infantis nas creches municipais...

GRUPO ANJO AMIGO AJUDA FAMÍLIAS DESABRIGADAS NO BAIRRO ITABERABA

A frase do escritor, filósofo, professor graduado em Letras e produtor cultural Juarhez Alves “Quando há fraternidade, o amor é sereno; quando há solidariedade, o amor é ativo, e quando há caridade, o amor é vivo” traduz muito bem o grupo Anjo Amigo que foi constituído com membros de Juazeiro e Petrolina, ganhou as redes sociais e as suas ações solidárias tem contemplado cada vez mais famílias necessitadas da região.

Após as chuvas e o grande número de desabrigados nos diversos bairros da cidade levou o grupo a comparecer nesta quarta-feira (27), ao bairro Itaberaba, um dos mais afetados em Juazeiro, para ajudar famílias das ruas 01 e Zero doando alimentos, roupas, calçados, produtos de limpeza, higiene pessoal, água, colchões e agasalhos...

Toda Sexta tem Obra entrega o saneamento básico do bairro João Paulo II

A programação do 'Toda Sexta tem Obra", da Prefeitura de Juazeiro, continua essa semana com mais inauguração. Através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), nesta sexta-feira (29), às 9h, será entregue o saneamento básico geral do bairro João Paulo II.  

A obra atendeu a construção da estação elevatória de esgoto; uma rede coletora de esgoto no bairro Distrito Industrial, permitindo as ligações da Rua principal; foram realizadas ligações domiciliares e intradomiciliares das residências; além das atividades sociais, a exemplo do plantão social, visitas domiciliares, eleição e posse dos membros da comissão de acompanhamento da obra – CAO e oficina de contos infantis nas creches municipais.    ..

NÃO É IDADE NEM DINHEIRO QUE VAI DEFINIR PRÉ-CANDIDATURA NAS OPOSIÇÕES, AFIRMA JOSEPH BANDEIRA

O ex-prefeito de Juazeiro Joseph Bandeira, após uma semana atribulada com notícias nada boas, resolveu sair do silencio e falar em diversos programas de rádio da região. Eloquente como sempre atribuiu as notícias a uma “perseguição política” para tirá-lo do pleito deste ano e garantiu que vai buscar todos os recursos possíveis para garantir sua participação como candidato nas eleições de prefeito em 2016.

Em relação ao prazo para uma tomada de decisão no que diz respeito a unidade em torno de nomes, Joseph externou que essa decisão só deve ser tomada no início de abril, quando se encerra o prazo para o “troca-troca” de legenda.  “Até o dia 02 de abril muita coisa pode mudar, mas eu continuo no PDT, até morrer”, enfatizou dando uma alfinetada nos boatos de que estaria trocando de legenda novamente...

ESPAÇO DO LEITOR: MORADORES DO JOÃO PAULO II E PARQUE RESIDENCIAL REALIZAM MANIFESTO CONTRA LINHA FÉRREA.

Caro amigo,

Diante de tanto descaso com a vida humana, venho hoje, dia 27 de janeiro, mostrar através de fotos os riscos que corremos quando transitamos no Distrito Industrial de nossa cidade. Hoje quem tem uma moto ou carro de passeio tem que se cuidar mais ao cruzar a "linha do trem", (próximo a distribuidora de combustível)...

"Eu não estou absolutamente preocupado com nada", afirma o ex-prefeito Joseph Bandeira em entrevista ao programa Geraldo José

Na semana passada o ex-prefeito de Juazeiro, Joseph Bandeira, atualmente filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), foi condenado em duas ações penais propostas pelo Ministério Público Federal (MPF). Em cada processo, o réu foi condenado a três meses de detenção, perda de cargo público ou inabilitação por cinco anos para o exercício de cargo ou função pública. A decisão foi tomada pela juíza federal da Subseção de Juazeiro Andréa Marcia Almeida.

O ex-prefeito firmou com a União Federal, por intermédio Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, dois convênios para implantar em Juazeiro o "Projeto Sentinela" do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente contra a Prostituição Infantil. Para a execução do projeto, foram destinados recursos federais nos valores de R$ 117 mil e R$ 78 mil não tendo o ex-gestor prestado contas da aplicação da verba. Em Tomada de Contas Especial do TCU, o ex-prefeito não apresentou defesa nem devolveu aos cofres públicos os valores cuja prestação de contas foi sonegada...

Oferta de cursos de formação profissional para Jovens e Adultos continua até o dia 27 de Janeiro no CETEP, em Juazeiro

A secretaria de Educação do Estado da Bahia, através da Superintendência de Educação Profissional do Estado da Bahia, SUPROF, está oferecendo 140 vagas na modalidade PROEJA Médio, sendo que 70 vagas para o curso técnico em Agropecuária que irá atender Jovens e Adultos dos Distritos de Massaroca, Juremal, Carnaíba e adjacências. As aulas irão acontecer na Escola Rural de Massaroca, ERUM, zona rural do Município de Juazeiro-BA.

O outro curso a ser oferecido é o Técnico em Enfermagem, também na forma de Articulação PROEJA Médio e as aulas irão acontecer no Centro de Educação Profissional do Território do Sertão do São Francisco, CETEP, antiga Escola Agrotécnica, zona urbana do município...

Deputada lembra "Lamento sertanejo" para falar da situação da população do semi-árido

"Pedi pra chover, mas chover de mansinho". Com o verso da canção de Gordurinha, famosa na voz de Luiz Gonzaga, a deputada estadual Fátima Nunes (PT) demonstrou sua preocupação com as cheias dos rios e açudes provocadas pelas chuvas intensas da última semana. Representante da região do semi-árido baiano, a parlamentar visitou algumas cidades e alertou a população ribeirinha entre o Jorrinho e Conde para a possibilidade das águas subirem e ameaçarem casas e criações.

"O 'Lamento Sertanejo' é a mais bela expressão do dilema das populações que convivem com a seca em diversas regiões do País. 'Senhor, desculpe eu pedir a toda hora para chegar o Inverno', resume muito bem a angústia do sertanejo". O momento, segundo a deputada é de alegria pelo retorno das chuvas e também de alerta para a possibilidade de enchentes, como aconteceu na região de Feira de Santana e que levou parte de uma ponte em Riachão do Jacuípe. "Estive na Seinfra reforçando o apelo para que a secretaria apoie as comunidades e mantenha o alerta. Mas, precisamos é agradecer a Deus pelas chuvas 'pra ver se nasce uma planta no chão'"...

A FEIRA LIVRE DO NORDESTE COMO EXPRESSÃO DA CULTURA POPULAR

A canção “A feira de Caruaru”, composta por Onildo Almeida e interpretada pelo imortal Rei do Baião, além de ser um clássico da música popular brasileira, é também uma bela e justa homenagem a uma das mais autênticas manifestações da cultura do Nordeste: a feira livre. Tomando como referência a Caruaru dos grandes são joões e do Mestre Vitalino, a moda em destaque mostra o quão é rica e diversa a feira livre do Nordeste.

A feira é, por excelência, o lugar da diversidade. Nela se vende, se compra, se troca. Em cima de esteiras, de caixotes, ou expostos em pequenas bancas cobertas de lona, são ali oferecidos os mais diferentes gêneros e produtos, desde alimentos, vestuários, até utensílios de cozinha e ferramentas de trabalho; a feira possui sua culinária, seu modo de vestir, sua linguagem; na feira se come, se bebe, se embriaga, se cai, se levanta; na feira se canta, se dança, se contam histórias, se rememoram fatos; na feira se celebra o encontro, o ajuntamento, a roda de amigos em torno da boa “cana; na feira, arranjam-se namoros, encontram-se amantes, terminam-se casamentos; a feira é celebração, é acontecimento, é festa (a própria etimologia já o indica: “dia de festa”); é a quebra da rotina e da “mesmice” que marcam o cotidiano. 

A feira é também lugar de comunicação. Por ali circulam de boca em boca informações a respeito de quase tudo: a chuva que caiu alhures; a vaca do amigo que deu boa cria; a comadre fulana que partiu dessa pra melhor; a filha do sicrano que fugiu com um marmanjo há pouco chegado de São Paulo; a mulher que chifrou o marido com o filho do vizinho; a guerra que estourou longe dali; o deputado que roubou lá pras bandas da capital; o prefeito que fraudou as urnas a fim de ganhar a eleição; o padre que deu em cima da catequista da paróquia. 

É na feira que os artesãos expõem seus produtos e os artistas populares mostram a força do seu talento. Quando eu era adolescente, não me cansava de parar para ouvir os cantadores de ABC, poetas populares que percorriam as feiras do Nordeste comercializando seus folhetos de cordel. Aliás, veio daí minha paixão por esse gênero de poesia. Sempre admirei as feiras livres, em especial a de Monte Santo, meu torrão de origem. Achava bonito o desfilar dos caminhões paus-de-arara, que dos quatro cantos chegavam apinhados de pessoas a conduzirem suas mercadorias. Encantava-me com os vendedores de pomadas e cascas de pau, a divertirem o público com seus ousados ventríloquos, que falavam e contavam piadas como se fossem gente. Adorava os bolos, manuês e arroz doce servidos quentinhos, ainda fumaçando. Para mim, a feira era sempre uma festa, sendo rara a semana que não a frequentava. Chegava de manhã, no começo, e saía à tardinha, já no final. 

A feira quebra barreira, estreita laços, estabelece convivência. Ali cada um é tratado pelo nome (Zé, Maria, João, Zefinha), como se fora um ambiente familiar. Ao freguês, é facultado experimentar o produto, sem que isso gere qualquer compromisso. Sem a rigidez das leis do Mercado, os preços ali são flexíveis e estão sempre sujeitos à pechincha do consumidor. Dependendo da lábia e do choro do comprador, uma dúzia deixa de ser doze para ser quinze unidades. O lucro é importante, mas “agradar” o freguês torna-se mais importante ainda.

Muitas cidades operam o tempo todo quase que em função da feira, dela recebendo todas as influências possíveis. O intercâmbio com pessoas de outras procedências, algo inevitável, acaba sempre acrescentando elementos novos à vida local. Aliás, a troca de experiências entre pessoas e grupos diferentes será sempre um traço marcante quando o assunto for feira livre. Assim surgiram e se desenvolveram muitas das feiras do Nordeste – região historicamente cortada por peregrinos, mercadores e viajantes. É sabido que antigos pousos de tropeiros transformaram-se em feiras livres e, estas por sua vez, deram origem a muitos dos atuais centros populacionais. Outros grupos sociais também tiveram participação na construção desse patrimônio da cultura brasileira. Dentre eles, há de se mencionar negros, índios, retirantes, beatos, cangaceiros, adivinhos, feiticeiros, poetas, prostitutas, mendigos, cachaceiros... cada um emprestando sua concepção acerca do mundo, das coisas e das pessoas.

Importante fator de geração de renda, o que já é bastante significativo, haja vista as condições sociais e econômicas da maioria das cidades nordestinas, a feira representa também a ocupação do espaço urbano como lugar de encontro. No momento em que os modernos meios de comunicação, caso das redes sociais, ou a adoção de determinadas medidas de segurança, tendem a afastar as pessoas do convívio social, a rua é reclamada como espaço de socialização, de confraternização e de troca de experiências. E a feira livre desempenha esse papel.

A feira livre resistiu a todas as transformações por que passou o mundo ao longo dos séculos, chegando aos nossos dias com toda a força simbólica que lhe é característica – não obstante o advento dos novos expedientes comerciais, a exemplo dos quilométricos hipermercados e das agilíssimas compras virtuais. Como sabiamente salientou alguém, “a feira livre é como uma filha rebelde da modernidade que insiste em desafiá-la”.

É necessário, porém, que haja uma sólida política de preservação da feira livre. Há de se empreender amplo trabalho de conscientização da sociedade acerca do papel da feira enquanto expressão das culturas locais, não permitindo que novos modelos desfigurem seu formato original. Formato que vai desde o dia e horário do evento, até a espontaneidade com que os feirantes expõem seus produtos, não tendo de se submeterem aos “padronismos” das modernas formas de comércio. 

José Gonçalves do Nascimento

Poeta e cronista..

Nota de Solidariedade e reafirmação ao ex-Deputado Joseph Bandeira

O Partido Democrático Trabalhista - PDT, Diretório Partidário da Cidade de Juazeiro-BA, vem a público repudiar as contínuas perseguições ao ex Deputado Federal Joseph Bandeira (PDT), líder político e honroso cidadão filiado a nosso Partido, com a divulgação de notícias infundadas que vem sendo veiculadas, justamente em tempos de iminência de pleito eleitoral na nossa região.

Claramente se nota que essas perseguições são um “recado” daqueles que temem a sua possível candidatura e tentam desenfreadamente macular irresponsavelmente a trajetória brilhante e ilibada de uma das maiores representações política da nossa região, quiçá do Estado da Bahia, o ex Deputado Joseph Bandeira...

O DRAMA DE MORADORES NOS BAIRROS MONTE CASTELO, JOÃO XXIII E MALHADA DA AREIA

A Associação de Moradores do Monte Castelo acaba de enviar fotos ao Blog relatando que as águas das chuvas cobriram a ponte que dá acesso à comunidade. Desde que houve uma trégua nas precipitações as águas do canal não baixaram e com isso as pessoas estão impossibilitadas de chegar às suas residências. Elas estão esperando no Novo Encontro.

..

Chuva enche reservatórios e anima sertanejos


Barragem em Juremal transborda


Rio do Ouro em Jacobina transbordou e invadiu ruas centrais

As informações e registros dos leitores apontam para chuvas torrenciais em diversas cidades baianas e mineiras, com destaque para as cidades que margeiam o rio São Francisco ou estão às margens dos seus afluentes...

JOSEPH BANDEIRA VAI RECORRER DA DECISÃO DA JUSTIÇA FEDERAL QUE O CONDENOU A TRÊS MESES DE PRISÃO

Leonardo Bandeira, advogado, ex-vereador e filho do ex-prefeito Joseph Bandeira (PDT) em nota enviada ao Blog na manhã desta quarta-feira (20) disse que a Assessoria Jurídica, integrada por vários advogados gratuitos de Juazeiro, Petrolina e até de Salvador, irá recorrer da decisão da Justiça Federal que por meio da juíza federal da Subseção de Juazeiro Andréa Marcia Almeida, o condenou em duas ações penais propostas pelo Ministério Público Federal (MPF). Em cada processo, o réu foi condenado a três meses de detenção, perda de cargo público ou inabilitação por cinco anos para o exercício de cargo ou função pública.

A decisão é da juíza federal da Subseção de Juazeiro Andréa Marcia Almeida. O ex-prefeito firmou com a União Federal, por intermédio Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome dois convênios para implantar em Juazeiro o "Projeto Sentinela" do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente contra a Prostituição Infantil...

Criadores vacinam mais de 95% do rebanho jovem contra aftosa

 
A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa de 2015 alcançou o índice de 95,13%, quando foram imunizados os bovinos e bubalinos com até 24 meses, mesmo com os problemas enfrentados pela falta de chuva no território baiano. Foram vacinados 3.294.676 dos 3.463.267 animais vacináveis. As regiões que obtiveram melhores índices foram Salvador (99,02%), que contempla os municípios de Candeias, Camaçari, Simões Filho, Lauro de Freitas, Dias D'Ávila, Mata de São João e São Sebastião do Passé; Itapetinga (98,43%); Irecê (98,20%); Teixeira de Freitas (97,22%); e Itaberaba (96,83%).

Os dados foram obtidos a partir do confronto de informações entre as declarações dos criadores e os relatórios das revendas de vacinas de responsabilidade da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri). Os números, segundo o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, “refletem o comprometimento dos produtores com o desenvolvimento sustentável da pecuária baiana, que tem a sanidade animal como base para o desenvolvimento atividade”. 

Livre da aftosa 
 
De acordo com o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, com o índice acima do exigido - de 90% - atrelado ao sistema de atendimento às doenças, vigilância epidemiológica, fiscalização e informatização de dados consolidados, a Bahia mantém o status de livre da Febre Aftosa com Vacinação. “Em maio, o nosso estado completa 15 anos deste reconhecimento internacional fornecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)”, diz Leal. O impacto negativo de uma enfermidade como a febre aftosa em um país como o Brasil é em torno de US$ 7 bilhões por ano.

Superando a seca
 
Mesmo com o período de estiagem, a campanha de vacinação contra a febre aftosa não precisou ser prorrogada na Bahia, na tentativa de auxiliar os criadores na imunização, como fizeram alguns estados do Nordeste também afetados pela seca. O coordenador do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, Antônio Lemos Maia, explica que, desde 2011, quando a escassez de chuva teve início em mais de 200 municípios baianos, a Adab promoveu uma intensa reestruturação estratégica de vacinação e monitoramento dos rebanhos localizados em regiões decretadas em Estado de Emergência, com o objetivo de diminuir os efeitos da seca e manter o índice vacinal acima de 90%. 

“Além dos prejuízos econômicos dos criadores, uma série de problemas, como a restrição alimentar dos animais, os baixos índices de chuvas, desnutrição do rebanho e os altos custos de insumos, poderiam comprometer a imunização contra a aftosa”, explica Maia. A equipe técnica da Adab já está planejando ações para a primeira etapa de vacinação contra febre aftosa, a ser realizada em maio, quando todos os animais devem ser vacinados, independente da faixa etária. 
..