Foram encontrados 10050 registros para a palavra: idade

Petrolina 123 anos: Desfile cívico destacará a história e monumentos da cidade

No dia 21 de Setembro, Petrolina completará 123 de emancipação política. E uma das atividades em comemoração à data será o desfile cívico, que este ano trará como tema: "Petrolina Monumental – Pertencer é uma Arte". A escolha da temática aconteceu durante encontro realizado pelo conselho da Secretaria de Educação (Sedu) e submetido à avaliação da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Secult), parceira na organização do evento.  

 A intenção, segundo o seu idealizador, o jornalista e professor de história Jota Menezes, é narrar, por meio das representações culturais e do sentimento de pertencimento, as identidades, os monumentos da cidade, os acontecimentos que marcaram a história e a memória de Petrolina. "Falar dos monumentos é referir-se, principalmente, ao aspecto da criação, do inventar e reinventar-se, da disposição de construir, de inovar, de quebrar paradigmas, de ousar e mudar perspectivas e padrões. Os monumentos de Petrolina são um exemplo desse eterno refazer. Eles expressam o passado, o futuro e repousam sua magnitude no presente para que não esqueçamos de quem fomos e do que podemos ser", explica...

Na hora de valorizar o curriculum, falar inglês é a habilidade mais desejada pelos jovens – aponta pesquisa

Fortalecer o currículo é, historicamente, uma das maiores preocupações dos jovens que estão na busca por um emprego. Ainda em formação e, muitas vezes, sem qualquer vivência profissional, esses candidatos precisam demonstrar habilidades capazes de cativar os recrutadores durante o processo seletivo. E, com a retração de vagas do mercado formal, esse documento ganhou um peso ainda maior: os menos experientes são, justamente, os que mais sofrem para conseguir uma oportunidade e precisam, mais do que nunca, contar com diferenciais que aumentem sua competitividade. Nesse momento, os estudantes já têm uma preferência: contar com um segundo idioma. De acordo com uma pesquisa especializada, realizada pela Companhia de Estágios, saber falar uma língua estrangeira é apontado, pelo segundo ano consecutivo, como a habilidade mais desejada e mais valorizada por esse público.

Competitividade e remuneração..

Casa Bolsa segue com atendimento suspenso devido à instabilidade no sistema da Caixa Econômica

Um alerta aos beneficiários de programas sociais que necessitam de algum atendimento na Casa Bolsa de Petrolina: devido à instabilidade no sistema eletrônico da Caixa Econômica Federal, o atendimento segue suspenso na cidade por prazo indeterminado.

Segundo a diretora da Casa Bolsa, Gláucia Andrade, o município tem cobrado, constantemente,  uma resolução do problema junto à Caixa Econômica e ao Ministério do Desenvolvimento Social. Contudo, as instituições federais aconselham apenas o monitoramento do sistema, o que está sendo seguido pela coordenação da Casa Bolsa...

Para reduzir infrações, AMMPLA intensifica atividades educativas no trânsito de Petrolina

As avenidas de maior fluxo da área central de Petrolina passaram a receber ações reforçadas de educação para um trânsito mais seguro.  Desde a última semana, equipes da Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) estão saindo às ruas da cidade e levando orientações aos pedestres e condutores sobre segurança no trânsito.

Durante as ações que seguirão pelos próximos dias em locais estratégicos, os agentes de trânsito repassam orientações importantes sobre o uso obrigatório do cinto de segurança, não ingestão de bebidas alcoólicas, respeito às sinalizações do trânsito, porte dos documentos obrigatórios pessoais e veicular, entre outros...

Comunidade Católica Shalom – Missão Juazeiro promove Roda de Conversa com o tema “Vida melhor não há”

Comunidade Católica Shalom – Missão Juazeiro, promove Roda de Conversa com o tema “Vida melhor não há”, sábado próximo, 21 de julho, a partir das 19 horas, no Centro de Evangelização Shalom, situado na Av. Carmela Dutra, n° 701 - Centro, Orla I, Juazeiro/BA.

Sendo gratuito, o evento faz parte da Campanha “Vida Melhor não há” de prevenção ao uso de drogas e suicídio de adolescentes, e contará com a presença da Sra. Lucinete Alves, Secretária Municipal de Educação, além da Dra. Nathália Casimiro, psicóloga especialista em Saúde Coletiva, Dra. Martha Maria, psicóloga especialista em Logoterapia e Tanspessoal (ABPT), membro da Comunidade Shalom.Haverá também o testemunho de ex-adictos...

MUNÍCIPE RECLAMA DE ATENDIMENTO NA MATERNIDADE DE JUAZEIRO (BA)

Geraldo, meu nome é Adelino Júnior, morador do Monte Castelo, e eu quero deixar aqui a minha nota de repúdio a esse governo que fica fazendo propaganda enganosa da saúde e o povo sofrendo com essa saúde que não está mais nem na UTI, a saúde de Juazeiro já está é no SAF.

Geraldo a minha esposa está gestante e sexta feira (13) a levei na maternidade com muito enjoou e vomitando bastante, chegando lá procurei a atendente e a mesma me relatou que os dois médicos que estavam lá, se encontravam fazendo os partos e não tinham hora para descer e atender as emergências e urgências, no entanto, chegamos às 09 da manhã e só fomos atendidos às 17 horas...

Festival de Fanfarra marca festividades do aniversário de Juazeiro

Moradores e autoridades de Juazeiro se reuniram neste domingo (15) para as festividades dos 140 anos do município e, após a solenidade do hasteamento das bandeiras que aconteceu no Marco Zero, bairro São Geraldo, os moradores participaram do II Festival de Fanfarras, na Avenida Flaviano Guimarães.

A coreógrafa Bruna Jackson, da Fanfarra da Escola Municipal Argemiro José falou da alegria em participar do evento. “Ficamos felizes quando recebemos o convite para apresentar a nossa fanfarra, foi um presente para nós e também para a população, que teve oportunidade de assistir apresentações lindas das fanfarras de Juazeiro e de outros municípios da região. A Prefeitura está de parabéns”, disse Bruna...

Prazo para autorreconhecimento de Comunidades Tradicionais de Fundo e Fecho de Pasto é debatido em Juazeiro

A Lei nº 12.910/2013, sancionada pelo Governo do Estado da Bahia, determina que Comunidades Tradicionais de Fundo e Fecho de Pasto têm até o dia 31 de dezembro de 2018 para se autorreconhecerem e entrarem com o pedido de certificação na Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

A menos de seis meses da data limite - um dos pontos mais questionados desta legislação - representantes de comunidades tradicionais de 12 municípios dos Territórios Sertão do São Francisco e Piemonte Norte do Itapicuru e de entidades que apoiam a luta dos Fundos e Fechos de Pastos se reuniram, para discutir a questão...

Crise econômica e zika fazem mortalidade infantil subir pela 1ª vez em 26 anos

Epidemia do vírus da zika e crise econômica. Essas foram as principais causas para o aumento da taxa de mortalidade infantil no Brasil em 2016, e a tendência é de que o índice de 2017 também se mantenha acima do registrado em 2015. De acordo com dados do Ministério da Saúde, desde 1990 o país apresentava redução anual média de 4,9% da taxa de mortalidade. As informações foram publicadas na edição desta segunda-feira (16) do jornal Folha de S. Paulo. 

Ainda segundo levantamento do Ministério da Saúde, a epidemia do vírus da zika foi responsável pela queda de nascimentos (o que traz impacto no cálculo da taxa de mortalidade) e de mortes de bebês por malformações graves. Já a crise estaria associada às mortes infantis evitáveis, causadas por diarreias e pneumonias, que são influenciadas pela perda de renda das famílias, estagnação de programas sociais e cortes na saúde pública. ..

QUER ESTUDAR NA UPE? Inscrições para Mobilidade Acadêmica estão encerrando

A Universidade de Pernambuco (UPE) adiou para a próxima terça-feira (17), até às 12h, o término das inscrições do processo de Mobilidade Acadêmica Externa 2018.2. O adiamento é válido para todas as unidades, capital e interior do estado, e levou em consideração o feriado municipal na cidade do Recife nesta segunda-feira.

O edital visa o preenchimento de 725 vagas existentes em alguns cursos de graduação em diversos campi da instituição, para o segundo semestre.


As inscrições devem ser efetuadas na coordenação de graduação do campus onde o candidato pleiteia a vaga, mediante o pagamento da taxa, no valor de R$ 52,10, no Banco do Brasil através de transferência bancária ou depósito em nome do Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE Concurso).

A prioridade de preenchimento das vagas através da mobilidade se dará na seguinte ordem: 

1 – Estudantes de graduação de outras instituições de ensino superior (mobilidade externa); 

2 – Portadores de diplomas. 

As vagas são oferecidas nos campi da UPE em Garanhuns, Caruaru, Matas Norte e Sul, Petrolina, Salgueiro e Santo Amaro.

O resultado final da mobilidade será divulgado a partir do dia 07/08/2018. As matrículas dos aprovados no processo serão realizadas na semana seguinte a divulgação do resultado final no campus em que pleiteou a vaga. O candidato deverá, sob pena de perda da vaga, efetuar sua matrícula nas datas estabelecidas, bem como nos locais determinados. ..

Festa de aniversário da cidade Juazeiro 140 anos é avaliada de forma positiva pela administração

Com muita alegria e animação, juazeirenses e turistas lotaram a festa em comemoração aos 140 anos de Juazeiro realizada pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (SECULTE), no último sábado (14).

O público presente na Orla II da cidade curtiu o forró contagiante do filho da terra, André Mendes. Em seguida, uma belíssima queima de fogos iluminou o Rio São Francisco para festejar a chegada do dia 15 de julho, data que marca os 140 anos de elevação à categoria de cidade. Logo depois, foi a vez do eletrizante Gabriel Diniz (GD) que apresentou o show intitulado ‘São Julhão’. Encerrando a noite, Lenno levou muito romantismo para o palco...

Bahia: Programa 'Sua Nota' distribui R$ 3 milhões para 335 entidades beneficentes

Saiu a lista das instituições inscritas no programa Sua Nota é um Show de Solidariedade que estão aptas a receber do Governo do Estado o pagamento relativo à primeira etapa de 2018 (correspondente ao período de janeiro a abril), já de acordo com as novas regras que simplificaram os procedimentos e associaram o programa à campanha Nota Premiada Bahia. 

São 335 instituições da capital e do interior, entre as quais serão distribuídos R$ 3 milhões, conforme o número de notas eletrônicas que cada uma recebeu dos participantes da Nota Premiada, e, a depender da área de atuação, o porte ou o tamanho do município em que estão sediadas. A relação com as 312 instituições da área social e 23 da área de saúde está disponível no site da Secretaria da Fazenda (www.sefaz.ba.gov.br). ..

Sobre arte, ressignificação e Juazeiranidade

Já depois de véia (ahahaha) vim entender porque  sempre gostei tanto de impressos, camisa, silk, feiras, arte, design... Lá atrás, painho já fazia tudo isso dentro de casa e eu, até quando dentro da barriga de Luluzinha, já participava de feiras pelas praças de Juazeiro, vendendo poesia e arte, nessa cidade que pulsa cultura - vide foto anexo.

Como disse Sibelle essa semana em seu programa "Em cada família de Juazeiro tem um artista". E é a melhor definição dessa cidade. Melhor exemplo é ter tantos incríveis nomes da produção nacional tais como João Gilberto (o maior <3), Ivete Sangalo (que além de ser a maior artista brasileira, tem toda irreverência e jeitão Juazeiro de ser. Tem toda Juazeiranidade, como diria Fatel - nova geração de artistas da cidade), Galvão (grande poeta do Novos e Eternos Baianos), Daniel Alves e Petros (futebol-arte? ;)) e Manuca Almeida (!)...

Indústria propõe novo alerta em rótulos de alimentos para vetar aumento da obesidade

Em uma queda de braço com outras entidades, representantes da indústria de alimentos têm aumentado a pressão junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para incluir um modelo próprio de alerta sobre o teor de açúcar, gordura e sódio no rótulos dos produtos.

Hoje, as novas regras que mudarão as embalagens são alvo de discussão na Anvisa. O objetivo é ajudar o consumidor a fazer escolhas mais saudáveis e criar ferramentas para deter o avanço da obesidade no país, problema que atinge 18,9% da população adulta.

Relatório inicial da equipe técnica da Anvisa, no entanto, deu parecer negativo à proposta da indústria, que defende a inclusão de uma espécie de "semáforo nutricional" na frente dos rótulos. Agora, a Abia (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação) pressiona para pôr um modelo próprio de volta na mesa de discussões. Segundo o presidente-executivo da associação, João Dornellas, uma nova proposta foi apresentada nesta semana.

O modelo, ao qual a reportagem teve acesso, mantém o formato de semáforo, mas passa a trazer frases que indicam alto, médio ou baixo teor de açúcar, sódio e gorduras junto às cores vermelha, amarela e verde com maior destaque. Antes, a proposta enviada à agência dava menor espaço às cores e usava letras e números pequenos.

A medida representa nova ofensiva da indústria na tentativa de reverter a avaliação favorável da Anvisa a modelos semelhantes aos defendidos pela Opas (Organização Pan-americana de Saúde) e entidades de defesa do consumidor.

Por essas propostas, o rótulo traria um símbolo de advertência sempre que há excesso de um desses ingredientes apontados como fatores de risco para obesidade e doenças crônicas. Não haveria, assim, sinais diferentes para baixo ou médio teor, assim como ocorre no semáforo. O argumento de entidades pró-consumidores é que essa mistura de informações poderia levar a uma interpretação errada sobre quão saudável é um produto.

Já a indústria alega que modelos de advertência subestimam o poder de decisão do consumidor. "Quando bem informado, ele tem o direito de fazer suas escolhas. Mas esse modelo parte da premissa de que ele não tem autonomia ou não sabe escolher", diz Wilson Mello, presidente do conselho diretor da Abia.

Na última semana, representantes das indústrias dos países do Mercosul estiveram em Brasília e assinaram uma carta em que defendem que uma eventual mudança nos rótulos seja acordada de forma única entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

"Ter legislações diferentes em cada um dos países só vai atrapalhar o processo de integração vai inviabilizar o comércio exterior. Imagina cada indústria ter que preparar um tipo de embalagem para cada um dos países?", diz Mello.

Em outra frente, a Abia obteve uma liminar que prorroga até o dia 24 de julho o final do prazo de uma consulta pública que terminaria na terça-feira (10). O argumento é que o prazo de 45 dias, que coincidiu com a greve dos caminhoneiros e Copa do Mundo, seria insuficiente para apresentar estudos e discutir o relatório. Também poderia colocar em risco a comprovação técnica do impacto da mudança, informa. A Anvisa afirma que já reativou a consulta, mas que pretende recorrer da decisão.

Para o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), a tentativa da indústria em estender o processo causa estranheza. "O momento para que setores da sociedade enviassem suas propostas, modelos de rotulagem e estudos já foi aberto e respeitado. Esse tipo de manobra é uma tentativa de adiar o processo", afirmou em nota o advogado do instituto, Igor Rodrigues.

Até esta terça, 2.858 pessoas já tinham enviado sugestões ao processo. Deste total, 60% se identificaram como consumidores e, 18%, como profissionais de saúde. A Anvisa afirma que ainda não finalizou a análise das contribuições. A previsão é que uma proposta de norma com base nas sugestões seja elaborada até o fim deste ano.

Apesar da disputa entre as entidades, em um ponto a maioria dos que participaram da consulta concorda: é preciso mudar os rótulos. Ao todo, 90% dos que enviaram sugestões para a consulta disseram ter grande dificuldade em identificar o teor nutricional dos alimentos com base nas informações das embalagens atuais, segundo estatísticas preliminares da Anvisa. A agência afirma que todas as propostas serão avaliadas e consideradas na decisão final e diz que o relatório fez uma avaliação robusta do cenário internacional e da literatura científica disponível...

Investimentos em qualidade e sustentabilidade impulsionam produção de cacau no sul da Bahia

O sul da Bahia sedia, de 18 a 22 de julho, a 10ª edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, evento que tem o apoio do Governo do Estado. Realizado no Centro de Convenções de Ilhéus, o Chocolat Bahia simboliza uma nova realidade na região, que durante décadas produziu amêndoas de cacau apenas para commodities, com baixo valor agregado e venda para as grandes indústrias processadoras. 

Com a introdução de tecnologias modernas e práticas de manejo inovadoras, aliadas à verticalização da cadeia produtiva, pequenos, médios e grandes produtores e agricultores familiares estão produzindo cacau de qualidade. O produto é utilizado na fabricação de chocolates finos, com certificado de origem, contribuindo para a conservação da Mata Atlântica. Exemplos dessa mudança de modelo produtivo podem ser observados na Fazenda Leolinda, em Uruçuca, e no Assentamento Terra Vista, em Arataca...

CSTT informa sobre itinerário do transporte coletivo durante os festejos do aniversário da cidade

Neste domingo (15) Juazeiro irá completar 140 anos. E, em comemoração à esta data, a Prefeitura de Juazeiro irá realizar shows na Orla da cidade neste final de semana. Pensando na comodidade dos juazeirenses que irão curtir os dois dias de festa, a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) solicitou a JOAFRA que disponibilize transporte coletivo durante a madrugada.

"Nós sempre orientamos os condutores que se forem beber, não dirijam. Portanto, podem curtir a festa a vontade, que o transporte coletivo estará a disposição de todos", alerta o diretor-presidente da CSTT, Damião Medrado...

Eleitor tem até 8 de agosto para 2ª via do título fora do domicílio eleitoral; na cidade onde vota, prazo termina em setembro

Os eleitores que perderam ou tiveram extraviado o título de eleitor, e que pretendem requerer a segunda via do documento foram da cidade onde votam, podem realizar a solicitação até o dia 8 de agosto. Já os eleitores que estão em seu domicílio eleitoral e querem tirar a segunda via têm até 10 dias antes da eleição, ou seja, até 27 de setembro, para realizar o procedimento, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).

O procedimento só precisa ser feito por quem quer ter em mãos o título de papel. Sem ele, é possível votar com o e-Título, documento digital que pode substituir o título de papel no dia da eleição, ou apresentando um documento oficial com foto...

Gratuidade de energia pode gerar impacto de R$ 742 milhões por ano

A gratuidade do pagamento da conta de luz para as famílias de baixa renda que consomem até 70 quilowatts-hora por mês pode gerar um impacto de R$ 742 milhões por ano, com aumento de 0,5% na conta de luz dos consumidores, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A isenção foi incluída por meio de emenda na Câmara dos Deputados a projeto de lei que viabiliza a privatização de seis distribuidoras de energia elétrica da Eletrobras na Região Norte. O projeto ainda precisa ser aprovado pelo Senado e sancionado pelo presidente Michel Temer para ter validade...

Caravana LGBTI+ debate diversidade em Petrolina, objetivo é ampliar o diálogo

A coordenação estadual da Aliança Nacional LGBTI+ começa a partir desta sexta-feira (13) uma caravana por cidades da Região Metropolitana do Recife e Interior de Pernambuco para debater com a sociedade temáticas relacionadas à diversidade. “Nós sabemos que no Interior do Estado a realidade é ainda mais difícil para essa população. A ideia é ampliar o diálogo e unir cada vez mais cidades em torno da causa”, explicou Marco Mota, coordenador da Caravana da Aliança em Pernambuco.

Cidades como Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Arcoverde, Petrolina, Triunfo e Garanhuns serão contempladas com o projeto. “Em cada uma delas, vamos discutir uma temática relacionada às particularidades da cidade”, explica Marco. “Em Jaboatão, por exemplo, vamos falar sobre como a educação pode tratar de maneira mais inclusiva esse público, porque recentemente duas professoras foram afastadas de uma escola da região por trazer o assunto para a sala de aula.”..

"A lei da Ficha Limpa rompeu com o ciclo de impunidade", ressalta Jutahy

O deputado federal Jutahy Magalhães (PSDB), pré-candidato a senador pela Bahia, afirmou durante pronunciamento na tribuna da Câmara que "o ciclo da impunidade rompeu-se a partir da lei da Ficha Limpa e da possibilidade da execução da pena depois da condenação em segunda instância".

Jutahy Magalhães lembrou que, antes da lei existir, o afastamento era de apenas três anos, o que permitia o retorno do político na eleição seguinte, prevalecendo o ciclo de impunidade.

Em vigor desde junho de 2010, a legislação foi proposta a partir de uma iniciativa popular promovida pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que recolheu 1.604.815 assinaturas físicas e mais de 485.000 digitais para que a lei fosse aplicada...