Vivendo uma crise de confiança perante a nação, o Partido dos Trabalhadores (PT) segue definindo estratégias para disputar as eleições municipais este ano e, ao mesmo tempo, defender seu legado perante os eleitores. Na Bahia, o diretório estadual do partido se reuniu neste fim de semana para definir candidaturas de petistas nas mais importantes cidades do interior do estado. Ao todo, o PT baiano definiu 35 cidades como prioritárias para que o partido lance candidaturas para o pleito de outubro. A reunião do diretório estadual, realizado no Hotel Mercure, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, contou com a participação de lideranças dos 35 principais municípios baianos , além de deputados federais e estaduais.
No encontro, o PT no estado definiu o nome de 12 petistas que devem liderar o processo eleitoral em seus respectivos municípios. Entre os nomes estão o do deputado federal e ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), que tentará governar a cidade economicamente mais importante da Bahia pela quarta vez. Além de Caetano, o petista Carlos Brasileiro vai disputar novamente a prefeitura de Senhor do Bonfim, cidade que governou por dois mandatos seguidos (2001-2008). Em Itabuna, os petistas não tomaram conhecimento da pré-postulação do deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB), que tem o apoio do atual prefeito Claudevane Leite (PRB).
Os petistas decidiram que o ex-deputado e ex-prefeito Geraldo Simões (PT) deve tentar retornar à prefeitura. Outros três petistas que pretendem retornar aos cargos de prefeitos de suas respectivas bases eleitorais são a deputada Moema Gramacho (PT), em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Joseildo Ramos, em Alagoinhas, no Recôncavo baiano, e Orlando Filho, em Cruz das Almas. Tanto Moema quanto Joseildo e Orlando já tiveram a oportunidade de governar as suas respectivas cidades por dois mandatos consecutivos. Completam a lista de pré-candidatos petistas já aprovados pela direção estadual e pelo núcleo político do governo Rui Costa (PT), o deputado e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL), Zé Neto, em Feira de Santana; Gika Lopes, em Serrinha; Amauri Teixeira, em Jacobina, e Dalva Tisio, em Itamaraju.
..