Foram encontrados 709 registros para a palavra: vale do sao francisco

HU-Univasf oferecerá serviços à população em comemoração ao Dia do Nutricionista e do Profissional de Educação Física

Para homenagear os profissionais que auxiliam na promoção da saúde e da qualidade de vida, o Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) disponibilizará uma série de serviços gratuitos à população, como: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC), entre outros.

As atividades acontecerão nos dias 31 de agosto e 01 de setembro (dia do Nutricionista e do Profissional de Educação Física, respectivamente) no Parque Josefa Coelho, das 07:00 às 09:00h da manhã. O objetivo do evento também é conscientizar e estimular a prática de hábitos saudáveis que podem prevenir e colaborar com o tratamento de diversas doenças...

Juá Garden Shopping: Circuito de BMX vai agitar o Vale do São Francisco

Rampas, bicicletas, manobras radicais, disputas acirradas, piruetas, muita adrenalina e emoção. Isso é um pouco do BMX Super Spine Tour, o maior circuito da América Latina de BMX estilo livre, que chega a Juazeiro e promete agitar o Juá Garden Shopping nos dias 26 e 27 deste mês. A programação começa sempre a partir das 18h no estacionamento do shopping.

O evento, que reunirá os melhores atletas latino-americanos e promete dar um show de manobras radicais, tem o apoio da TV São Francisco, afiliada à Rede Globo, aqui em Juazeiro. Além de curtir as manobras, o público presente vai se divertir com as apresentações musicais das Bandas Doctor Blues, P1 Rappers e Surreais...

Quarta edição da Caixa Wine Run - Vale do São Francisco abre inscrições

Uma experiência única, correndo dentro de uma vinícola, passando em meio às parreiras e lindas paisagens. É a etapa Vale do São Francisco da Caixa Wine Run, marcada para o dia 10 de setembro. As inscrições já estão abertas e, para o primeiro lote - com 400 vagas e valor com desconto (R$ 55,00) -, terminam no próximo dia 15. No segundo lote, até 4 de setembro, a inscrição passa a custar R$ 70,00. Elas podem ser feitas no site do evento - www.winerun.com.br.

A Caixa Wine Run alia o prazer de correr ao de degustar os melhores vinhos e visitar destinos turísticos. Agora em 2016, a prova no Nordeste chega a sua quarta edição, a segunda consecutiva no sertão pernambucano. Ela será disputada na Vitivinícola Rio Sol, em Lagoa Grande, Pernambuco. Os participantes terão pela frente um percurso de 10 milhas (16 km), de terra, plano, com algumas subidas e descidas. As inscrições podem ser feitas nas categorias Individual (Individual geral e categorias de idade masculina e feminina: 18 a 24 anos; 25 a 29 anos; 30 a 34 anos; 35 a 39 anos; 40 a 44 anos; 45 a 49 anos; 50 a 54 anos; 55 a 59 anos e acima de 60 anos) e Duplas (Dupla geral - masculina, feminina e mista).

A programação da etapa começa no dia 9 de setembro, com a entrega dos kits para os atletas no Quality Hotel da cidade de Petrolina. No dia 10 haverá o traslado dos participantes de Petrolina para a Vitivinícola Rio Sol, em Lagoa Grande, local da largada, a partir das 8 horas. Na chegada serão realizadas a Festa do Espumante e a cerimônia de premiação. O tempo limite para completar a prova é de quatro horas.

Paralelamente à corrida estão disponíveis atividades de lazer, como um tour guiado nas vinícolas da região e passeio do Vapor do Vinho, no dia 9 (adquiridos separadamente). A quarta edição da Wine Run - Vale do São Francisco tem patrocínio da Caixa - Governo Federal. O vinho oficial é Rio Sol, o hotel oficial é Quality Petrolina. Os apoiadores são: Terra Sol, Grand Valle, Fortaleza, Orthop, Fisiotec e Clube Adega. A organização é da Zenith Marketing, Revista Adega e Apa. ..

NANOTECNOLOGIA NO VALE DO SÃO FRANCISCO

Nano é uma escala de medida muito pequena, algo equivalente a um tamanho mil vezes menor que o diâmetro de um fio de cabelo. Pois bem, é nessa dimensão diminuta que pesquisadores e instituições têm trabalhado no desenvolvimento de produtos que resolvam grandes problemas em áreas como medicina, farmacologia, energia, biotecnologia, informação, segurança nacional e agricultura.

O potencial dessa técnica, para gerar soluções em campos tão diferentes do conhecimento, vai ser apresentado em dois eventos marcados para acontecer de 10 a 12 de agosto no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA): I Congresso em Ciências dos Materiais e a V Escola de Nanotecnologia da Rede AgroNano. O objetivo dos organizadores é expor as pesquisas realizadas na área e integrar as informações e técnicas produzidas nessa escala às necessidades do negócio agrícola da região...

Escritor português Luís Serguilha encerra agenda da 3ª edição III Feira do Livro do Vale do São Francisco este domingo (07)

Evento encerra sua programação com cerca de 80 atividades diferenciadas com destaque ainda para pautas especiais para o público jovem e infantil 

O fim de semana promete esquentar a região com vasta agenda prevista para fechamento da terceira edição da Feira do Livro do Vale do São Francisco, este domingo (07), que conta com o consagrado autor português Luís Serguilha, que recebeu o Prêmio de Literatura Poeta Júlio Brandão pelo seu livro de prosa "Entre nós" (2000), e realiza palestra "A língua: Um aparelho de poder", às 17h, no auditório 1 do Sebrae, anexo ao evento, abordando a importância de pensarmos a língua como um recurso de afastamento e de fragmentação de identidades. E é em grande estilo que se fecha mais um ciclo desta iniciativa, co-realizada pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, e da Cia. de Eventos e a Ideação, que ao longo de quatro dias marcou a região com mais de 70 atividades diversificadas pautadas pelo tema "Quem lê, viaja e aprende". "Fecharemos com chave de ouro mais uma edição da Feira do Livro trazendo discussões de grande importância e proporcionando diversas formas de reflexão da cultura e da educação, tendo a língua como um recurso de integração para a expansão do conhecimento e do saber", enfatiza Rogério Robalinho, diretor da Cia. de Eventos e empreendedor cultural, organizador do projeto...

Curso traz tendências europeias em cabelo ao Vale do São Francisco

As principais tendências em cortes de cabelo praticadas nos principais salões de beleza da Europa serão ensinadas aos profissionais de beleza da região no próximo dia 8 de Agosto no Primeiro Workshop de Tendências de Cortes e Extensões da Região. A convidada para esse encontro é a cabeleireira Daniela Carvalho, especializada em extensões e cortes europeus, que atua em Lisboa. "Será uma ótima oportunidade pra quem quer expandir seus conhecimentos e ficar antenado com o que de mais moderno se pratica nos países da Europa em relação aos cortes de cabelo e extensões (mega hair)", disse Daniela.

A cabeleireira, natural de Salvador, mora na capital de Portugal há 9 anos, mas já tem 13 anos de experiência profissional. Desde que chegou à Europa, se muniu de novos conceitos e técnicas que os maiores salões do país já praticavam. "Existem muitas diferenças nas técnicas feitas pelos profissionais da Europa e os aqui do Brasil. Nós vamos falar sobe as principais delas, fornecendo material e demonstrações práticas", completou Daniela, que acrescentou:  "Ser cabeleireiro é trabalhar com o sentimento e a auto estima das pessoas, é você ver uma cliente se emocionar quando se olha no espelho e perceber como diferente e mais bonita ela está depois de um trabalho bem feito em seu cabelo. Acredito que o nosso cabelo é responsável 50 por cento de nossa auto estima"...

Nomes da literatura internacional, nacional, regional e local aportam na 3ª da Feira do Livro do Vale do São Francisco esta quinta (04)

Começa nesta quinta (04) mais uma edição da Feira do Livro do Vale do São Francisco, que movimenta até domingo (dia 07 de agosto) a região com mais de 70 atividades diversificadas entre palestras, oficinas, lançamentos, contação de histórias, trabalhos de integração para o público infantil, bate papos, apresentações artísticas e culturais, atividades de formação, etc. Muitas novidades incrementam a programação deste terceiro ano do evento, que se tornou o maior sucesso na região evai esquentar a temperatura do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, com uma vasta agenda gratuita para todos os públicos. "A Feira do Livro do Vale do São Francisco se concretiza cada vez mais como um catalizador cultural e literário para a região, contribuindo não só com uma agenda própria de entretenimento mas ainda como fomentador de conhecimento através da literatura e de ações pautadas pela leitura", diz Rogério Robalinho, empreendedor cultural e diretor da Cia. de Eventos, que está a frente da iniciativa.

Co-realizada pela Secretaria de Educação da Cidade, pela produtora Cia. de Eventos e pela Ideação, a Feira contará com diversos nomes de destaque dentro das atividades que acontecem durante quatro dias, sempre das 13 às 21h, como o romancista e cineasta Fernando Monteiro, vencedor em 2013 do primeiro Prêmio Pernambuco de Literatura, na Categoria Romance, com O Livro de Corintha, que integra a programação de palestras nesta quinta (04), às 19h, que trabalhará em palestra Como escrever o contemporâneo?, na Sala 2 do Sebrae, anexo ao Pavilhão do Centro de Convenções. "A programação da Feira do Livro do Vale do São Francisco nesse ano é marcada pela fala do escritor Fernando Monteiro, que terá como tema o questionamento de como escrever sobre o contemporâneo, sobre o compromisso que o escritor tem na hora de começar a pensar em um livro e a publicar. Temos Antonio Carlos Viana, um dos maiores contistas do Brasil; o cronista Luís Henrique Pellanda, que ministrará uma oficina sobre a importância da crônica; além de Micheliny Verunschk, que está para lançar um romance sobre a história recente do Brasil e a sua própria história; o poeta Miró também lançará seu novo livro que fala do seu difícil processo de recuperação, o Penúltimo olhar sobre as coisas", diz o curador Schneider Carpeggiani...

XII edição do Festival de Artes do Vale do São Francisco - Aldeia do Velho Chico começa neste domingo (31), em Lagoa Grande, PE

A XII edição do festival Aldeia do Velho Chico, que deve movimentar o Vale do São Francisco por quase um mês, a partir deste domingo (31), traz para a região cerca de mil artistas locais e nacionais, que através das linguagens da  música, dança, teatro, literatura, artes visuais e o audiovisual, vão dialogar com as 70 mil pessoas que participarão do evento  em Petrolina e Lagoa Grande (PE).

A abertura do festival, no domingo, é a partir das 18h, ficando por conta do espetáculo ‘Eu vim da Ilha’, da premiada Cia. de Dança do Sesc Petrolina (PE), que faz uma releitura do ‘Samba de Véio' da Ilha do Massangano. O Reisado da Comunidade Quilombola do Lambedor também será mostrado  aos visitantes da Ilha do Pontal, local das duas apresentações em Lagoa Grande e onde o festival faz uma homenagem à Dona Águida, um dos nomes representativos do Reisado e da cultura quilombola da região, que faleceu em 2015...

LBV leva alimentos e material escolar para famílias do Vale do São Francisco

Um grupo de voluntários da Legião da Boa Vontade percorreu mais de 600 quilômetros de Salvador até as cidades de Uauá, Juazeiro e Sobradinho, para levar alimentos, roupas e material escolar para as famílias necessitadas dessas localidades. A iniciativa faz parte da campanha Diga Sim!, promovida pela LBV com o objetivo de ajudar famílias que vivem em extrema pobreza e sofrem com a seca e a fome no Nordeste do Brasil.

À medida em que o caminhão carregado de cestas de doações chegava aos povoados, as pessoas apareciam com um sorriso no rosto e os olhos esperançosos para receber seu os donativos. Os alimentos dos próximos dias estavam garantidos na mesa. "A dificuldade aqui é muita, agradeço a Deus e a vocês pelo que estão fazendo por nós. Essa cesta é uma resposta de Deus, estou levando para casa contente", expressou Marilene de Oliveira, uma das beneficiadas pela campanha...

Divulgada lista de autores da Plataforma de Lançamentos da III Feira do Livro do Vale do São Francisco em agosto

Foi apresentada na última sexta (15) a relação dos autores que apresentam seus trabalhos na Plataforma de Lançamentos da III Feira do Livro do Vale do São Francisco, que ocorre entre 04 e 07 de agosto, em Petrolina, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, sempre das 14 as 21h. Coordenada pelo poeta de Juazeiro João Gilberto Guimarães Sobrinho, foram selecionados cerca de 25 trabalhos diferenciados de proeminentes produtores de conteúdo da região, que podem ser conferidos no site do evento:http://www.feiradovale.com.br/. "A principal preocupação foi com a diversidade da plataforma. Tentei incluir veteranos e iniciantes, considerando que este é também um espaço para a promoção de novos autores e autores desconhecidos do grande público. Poetas pernambucanos e baianos, poesia marginal, também a literatura de cordel, impressões sobre jornalismo, memórias, pesquisas e trabalhos acadêmicos são alguns dos elementos que compõem o roteiro da plataforma deste ano", diz João Gilberto Guimarães Sobrinho.

Entre os nomes que se destacam na iniciativa do festival de literatura da região estão artista e poeta de Lagoa Grande, Francinaldo Borges, com  "Raízes do Coração", obra literária de cordel, inspirado primeiramente nas histórias da comunidade quilombola da qual é remanescente e também nas histórias do sertão. A escritora Ana R Costa de Petrolina lança o trabalho "De Volta Pra Casa" que enfoca família e espiritualidade, que faz com que o leitor tenha um encontro consigo mesmo e descubra qual o real propósito de sua vida, e desta forma possa ter vida em abundância. Outro projeto que mostra toda força da literatura do Vale é o livro "O Pequeno Príncipe em Cordel" de Josué Limeira da Silva Júnior, uma adaptação da obra consagrada mundialmente do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), com ilustrações de Vladimir Barros. E o trabalho iniciado aos 13 anos de Ronilde Gonçalves chega na forma de versos que cantam amores, vida e amigos em "Poetizando", livro na qual a poetiza Lagoagrandense enfatiza toda sua inspiração (a beleza das diversas poesias que costumava ler, o sol, a noite, o amanhecer, os sonhos, a saudade e o querer)...

JUAZEIRO SEDIA ENCONTRO DE CAPOEIRISTAS DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Com o tema a necessidade de preservação do Rio São Francisco e dentro das comemorações do aniversário da cidade de Juazeiro que comemora hoje (15), 138 anos de elevação à categoria de cidade, o grupo Betel Capoeira promovendo nesta sexta-feira grandioso evento de Encontro de Capoeiristas do Vale do São Francisco.

O encontro ocorrerá a partir das 16:30h na orla nova de Juazeiro, integrando a programação oficial da festa, quando será realizada uma grande roda de abertura. No sábado (16), o evento terá andamento durante todo o dia, no Instituto Cultural de Arte e Educação Nego d’água – Naenda, situado no bairro Quidé...

Dança será tema do V Seminário As Culturas do Vale do São Francisco

Com o intuito de fomentar o debate sobre a dança na região, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em parceria com o Serviço Social do Comercio (Sesc) realizarão, nos dias 5 e 6 de julho, o V Seminário As Culturas do Vale do São Francisco. Profissionais da dança, do teatro e das artes visuais movimentarão o Campus Centro da Univasf em Petrolina (PE), numa programação extensa e diversificada para debater e discutir sobre o fazer da dança.

Promovido pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o evento conta com oficinas de dança, exibições audiovisuais, palestras, espetáculos, mesas redondas, entre outras atividades que integram a programação. Segundo a comissão organizadora, as atividades têm como proposta fomentar o debate entre a comunidade e os profissionais sobre as manifestações de dança na região. As inscrições para todas as atividades são gratuitas e estarão abertas até este dia 4 de julho através do site da DACC.

A primeira atividade do V Seminário As Culturas do Vale do São Francisco acontece na manhã da terça-feira (5) com a oficina "Dança Contemporânea", ministrada na sala de dança do Colegiado de Educação Física, pelo professor da Cia de Dança do Sesc, Alexandre Santos. Logo depois, às 12h, será realizada a exibição de audiovisuais que trazem abordagens sobre a dança em aspectos artísticos e culturais. 

Durante a programação do primeiro dia do evento, ainda será realizada a palestra “O que é Dança?”, ministrada pela professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jussara Setenta, uma renomada escritora e pensadora da dança na contemporaneidade. Em seguida, tendo como convidados a professora do Colegiado de Artes Visuais da Univasf Sarah Hallelujah, o professor de dança André Vitor Brandão e o diretor da Cia de Teatro do Sesc, Thom Galiano, terá início a mesa redonda “Zonas de Interstício: O corpo da performance”. Na quarta-feira (6), haverá palestra sobre “Dança e Educação” e uma mesa redonda intitulada “A Dança no Vale do São Francisco”. As palestras e mesas redondas acontecerão no auditório da biblioteca, das 16h às 19h. 

O palco do Teatro Dona Amélia também integra essa edição do seminário, que irá promover dois espetáculos, “Caio”, da Cia de Dança Qualquer um dos 2, e “Rio de Contas”, da Cia de Dança do Sesc Petrolina, fechando assim as duas noites do evento. Os espetáculos serão realizados a partir das 20h30.

Também compõe o evento a exposição fotográfica “Dança em Foco: Movimentos do Vale do São Francisco”, que retrata a leveza, o movimento da dança e dos espetáculos produzidos por grupos locais. A mostra tem curadoria de Thom Galiano. As fotografias foram produzidas por fotógrafos do Sesc e fazem um panorama visual da produção de dança contemporânea nos últimos anos na cidade de Petrolina (PE). A exposição está aberta ao público no Hall do Restaurante Universitário (RU) do Campus Petrolina Centro da Univasf e permanecerá em cartaz até o último dia do evento (6), quando será transferida para o Hall da biblioteca central. 

 
 Programação V Seminário As Culturas do Vale do São Francisco
..

Operação Ronda Maria da Penha participa de palestra na Universidade Federal do Vale do São Francisco

Representantes da Operação Ronda Maria da Penha (ORMP) da Polícia Militar da Bahia participaram no dia 01 de julho de 2016, de palestra na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). A palestra fez parte do seminário que teve como tema “Violência contra a Mulher e o acolhimento do profissional de Saúde”, do curso de Medicina da instituição.

A ORMP possui como objetivo o acompanhamento da mulher em sua residência, com visitas constantes e aleatórias, visando o monitoramento das medidas protetivas e, consequentemente, inibição de nova conduta do agressor. Podendo efetuar prisões em flagrante em caso de descumprimento das medidas, além de dar cumprimento a mandado de justiça em razão de prisões preventivas decretadas. Assim sendo a ORMP participou da palestra apresentando sua experiência na cidade de Juazeiro e os desafios da prática em situações de violência contra a mulher...

Campanha da LBV beneficiará famílias do Vale do São Francisco com cestas de alimentos

A Legião da Boa Vontade (LBV) mobiliza a população em mais um edição da campanha Diga Sim!. Trata-se de uma ação para arrecadar alimentos não-perecíveis que serão entregues para famílias necessitadas da região do Sertão do Francisco.

"Junto com essas cestas de alimentos vai esperança para as famílias. Dessa forma a gente consegue proporcionar alegria para as pessoas que passam por necessidades", ressalta a supervisora social da LBV Bianca Lima...

Juá Garden Shopping vira ponto de encontro e diversão das famílias do vale do São Francisco

O Juá Garden Shopping é o lugar ideal para quem deseja se divertir com conforto e qualidade. Com uma estrutura repleta de ambientes agradáveis, o shopping oferece aos seus visitantes o melhor do entretenimento, com variadas opções de lazer. Para quem curte um som, todas as quintas e sextas-feiras são reservadas para os amantes da música de qualidade. Shows ao vivo tornam as noites dos visitantes ainda mais agradáveis, com um clima destinado para as famílias, grupo de amigos e casais. 

Através da Cinemark, a maior rede de cinemas especializada em complexos multiplex do Brasil, o Juá Garden oferece os melhores lançamentos de filmes, com salas equipadas da mais alta tecnologia 2D e 3D. Telas gigantes, sistema de som digital, isolamento acústico e muito conforto tornam a sessão um programa emocionante. A prova disso é o número de expectadores que já visitaram o Cinemark; desde a inauguração em 22 de março quase 60 mil pessoas já estiveram lá. ..

Cresce número de leitores no Brasil; aumento reflete no Vale do São Francisco

Há mais leitores no país. Pelo menos é o que aponta a pesquisa realizada pelo Ibope sob encomenda do Instituto Pró-Livro, que afirma que 56% dos brasileiros, ou seja, 104,7 milhões de pessoas, criaram o hábito de ler livros em 2015. Um aumento de 6% se comparado a 2011. A guinada acontece em meio a incentivos que instituições de ensino públicas e privadas vêm promovendo para habituar os jovens à leitura.  Em Petrolina, no interior de Pernambuco, a escola da Mônica contratou a empresa de capacitação e assessoria Maia Eventos Educacionais para, nesta segunda-feira (27), desenvolver com seus professores técnicas de promoção da escrita e leitura para os estudantes.

Os dados do Ibope indicam que o brasileiro lê, em média, 2,54 livros num período de três meses. De acordo com a consultora e psicopedagoga da Maia Eventos Educacionais, Eliete Araújo, uma maneira de provocar o interesse dos alunos por um livro é ter uma temática atraente e diversificada. "Temos que incentivar a prática de leitura e escrita nos estudantes através de diversos gêneros textuais, com várias temáticas, que sejam contextualizadas aos anseios do jovem. Porque isso é reconhecer que há diferença no contexto educacional de cada pessoa; o que enseja por modificar o desejo deles por um ou outro título didático ou literário", diz Araújo, mestranda em Estudos Educacionais...

I Workshop de Piscicultura do Vale do São Francisco acontece no campus Petrolina Zona Rural

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE realiza, na próxima terça-feira (21), o I Workshop de Piscicultura do Vale do São Francisco. O evento é promovido pelo Núcleo de Pesquisa Aplicada à Pesca e Aquicultura do Sertão Pernambucano (Nupa), com o objetivo de oportunizar o acesso à informação e a possibilidade de atualização de conhecimentos na área de piscicultura, sendo voltado a estudantes, à comunidade ribeirinha e produtores rurais.

A programação do Workshop terá início às 8h, com acolhida dos participantes. Às 8h30, o analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf, Rozzano Cavalcante, ministrará a palestra "Criação em viveiros escavados". Em seguida, haverá exposição de produtos à base de peixe e exibição de vídeo-documentário...

Hemoba convoca doadores de Juazeiro e Região do Vale do São Francisco para salvar vidas

Com o objetivo de reforçar as doações e ampliar os estoques para atendimento da demanda durante todo o período de festejos juninos, a Fundação Hemoba mobiliza a sociedade para manter a solidariedade em alta, doando sangue. Em datas festivas, é comum uma redução na quantidade de doações e um aumento da necessidade por sangue nos hospitais do estado.
  
Com estoques baixos, a Hemoba de Juazeiro convoca todos os candidatos da cidade e da Região do Vale do São Francisco para ajudar a reforçar o banco de sangue. Os candidatos devem se dirigir à unidade de coleta e transfusão (UCT), localizada na Rua Joaquim Bispo dos Santos, no bairro Santo Antônio, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h 30 e das 14h às 16h 30.
 
Sabadão Solidário 
No sábado, dia 18 de junho, a unidade vai funcionar de maneira especial, atendendo os candidatos no evento "Sabadão Solidário", das 7h30 às 11h30 na sede da UCT em Juazeiro.
 
Para ser doador
É preciso que os candidatos compareçam portando documento original com foto, que pesem acima de 50 kg, estando bem descansados e alimentados. É preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes. ..

Colônia de Pescadores lança Campanha #SouRibeirinho e chama atenção da comunidade para degradação do Rio São Francisco

Velho no nome e idade, o Rio São Francisco clama pela conscientização daqueles a quem tanto ajuda, desde Minas Gerais até Alagoas. No próximo (5), a Colônia de Pescadores de Petrolina (PE) promove uma ação às 8h no Ponto das Barquinhas para levantar a bandeira da preservação do rio. O evento faz parte da campanha ‘#SouRibeirinho’ que será lançada nesta sexta-feira (3), nas redes sociais, cujo objetivo é chamar atenção da comunidade são franciscana sobre a situação do Velho Chico. Há anos o rio demonstra sinais de fraqueza e em 2015 foi destaque no cenário nacional devido ao fato da barragem de Sobradinho (BA) ter atingido 2% do seu volume útil.

De acordo com Tadeu Reis, líder da Colônia de Pescadores, o evento de domingo quer levar até os cidadãos problemas diários, como o despejo de esgotamento sanitário sem tratamento no rio. “O esgoto cai no rio sem o mínimo de cuidado e as pessoas ignoram essa situação, o Velho Chico está morrendo porque nós não estamos sabendo cuidar dele”...

COMBATE AO PLANTIO E TRÁFICO DE MACONHA NO VALE DO SÃO FRANCISCO

Em XIQUE-XIQUE na madrugada de 27/05/2016, por voltadas 04h00,deu-se início mais uma edição da OPERAÇÃO TERRA LIMPA,desencadeada pela CIPE SEMIÁRIDO que tem como objetivo COMBATER O PLANTIO E TRÁFICO DE MACONHA NO VALE DO SÃO FRANCISCO, onde 10 Policiais se deslocaram ao POVOADO DO CAMBOEIRO, XIQUE-XIQUE, sendo percorridos 45KM de viatura e mais 20km a pé, em progressão pela caatinga fechada até chegar  na lagoa do CHAMORRA onde foram localizados três plantios de MACONHA com 84 mil pés da ERVA, medindo em torno de 1,90m de altura, pronta para colheita, além de acampamento para 10 pessoas, gênero alimentícios, sistema de irrigação com motor, canos, adubo, e defensivos agrícola. Nos palntios nenhum traficante foi encontrado e toda droga foi erradicada e incinerada pelos policiais, preservando amostra para apresentação da Delegacia de Xique - Xique.

No retorno da operação as guarnições envolvidas na missão foram aplaudidas pelas comunidades que moram nas imediações dos plantios onde sofriam ameaçadas dos traficantes, furtos de animais e cerceamento do direito de ir e vir...