Foram encontrados 758 registros para a palavra: chuvas

ÁGUAS DAS CHUVAS AMEAÇAM INVADIR RESIDÊNCIAS NO TABULEIRO EM JUAZEIRO (BA)

Por meio do Facebook do Blog GJ a leitora Leidinha Rodrigues faz apelo ao SAAE no sentido de concluir a obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Tabuleiro, pois depois da obra e das últimas chuvas. As águas pluviais estão ameaçando invadir as residências. Confira: “Essas imagens são do bairro Tabuleiro nas obras da prefeitura, obras que estão trazendo preocupação para nós moradores das redondezas. Há mais de vinte anos moramos nesse mesmo endereço e nunca passamos por situações parecidas, mas depois dessa obra a água já veio até nossos muros e pela segunda vez venho ao blog pedir para divulgar essas imagens. Aí é o riacho que ia em direção ao matadouro do bairro, mas eles quebraram no sentido das nossas casas e ai a água não vai. Se voltar a chover, nossas casas vão inundar. Informaram que as máquinas iam dar um jeito hoje, mas até agora nada” expressou a denunciante. ..

Prefeitura realiza intervenções nos bairros atingidos pelas chuvas em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina está realizando um trabalho de diagnóstico nos bairros atingidos pelas chuvas. A ideia é avaliar a situação de cada localidade para elaborar um plano de ações com objetivo de ajudar no escoamento de toda a água acumulada ou ainda medidas que possam minimizar transtornos decorrentes da chuva. Equipes da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) e da Defesa Civil estão à frente das visitas que já percorreram os bairros Henrique Leite, João de Deus, Vila Vitória, São Joaquim, Dom Avelar, Vila Débora, São Gonçalo e Jardim Petrópolis.

Nesta terça-feira, uma bomba d'água foi instalada na rua 14 do bairro Henrique Leite. O equipamento será utilizado para puxar a água empoçada do lugar. No bairro João de Deus, algumas ruas vão receber serviços de patrolamento e famílias que moram em duas áreas de invasão estão recebendo lonas da Defesa Civil. Além disso, as equipes da SEINFRA removeram cinco árvores caídas no Centro e no bairro Maria Auxiliadora...

Fortes chuvas alagam ruas e escolas são fechadas em Jacobina; Defesa Civil confirma casos de deslizamento

A forte chuva que cai desde a madrugada desta quinta-feira (14) em Jacobina, no norte da Bahia, deixa várias ruas da cidade alagadas. De acordo com a Defesa Civil, já foram registrados casos de deslizamentos de terra e desabamento de teto de um imóvel no município, entretanto ainda não há um balanço com a quantidade.

De acordo com Vitor Gantois, Superintendente Adjunto da Superintendência Estadual de Proteção de Defesa Civil (Sudec), o teto de uma clínica particular desabou e algumas escolas foram fechadas, por conta da chuva. Ainda segundo o superintendente, uma mulher que não teve a identidade revelada foi arrastada pela água. Ela foi encaminhada para uma unidade hospitalar da cidade e foi liberada sem ferimentos...

Rio São Francisco: Com falta de chuvas barragem de Sobradinho está com 36,21% de volume útil

A agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), na qual são analisadas as condições hidrológicas da bacia do Rio São Francisco apresentou informações sobre a precipitação hídrica na bacia do Rio São Francisco. De acordo com a apresentação feita pela equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o mês de janeiro apresentou uma precipitação considerada crítica e a tendência durante este mês de fevereiro e março deve ser de alerta. 

Diante desse cenário, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou as premissas de operação dos reservatórios instalados na bacia do São Francisco. De acordo com os estudos, a vazão defluente em Três Marias (MG) deve se manter em 150 metros cúbicos por segundo (m³/s); de 844m³/s em Sobradinho, na Bahia, e reduzida em Xingó (AL), do patamar atual, de 800m³/s para 700 m³/s. ..

Metereologista da Apac explica que as chuvas são normais neste período no Sertão

O município de Orocó, no Sertão de Pernambuco, foi o que recebeu o maior volume de chuva nas últimas 24 horas, entre as 10h dessa terça-feira (5) até as 10h desta quarta (6) segundo a Agência Pernambucana de águas e Clima (Apac). De acordo com o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Vinícius Gomes, as chuvas são normais para essa época. 

A Apac emitiu alerta no começo da noite desta terça avisando da possibilidade de chuvas moderadas e fortes nas regiões da Mata Norte e Sul, Agreste e Região Metropolitana do Recife (RMR). Nesta quarta, segundo a Agência, as chuvas vão ser moderadas ou fortes e devem se concentrar na manhã e tarde desta terça no litoral e Sertão de Pernambuco. Já à noite, a previsão é de que ocorra fortes chuvas no Agreste...

Chuvas: Precipitação hídrica do mês de janeiro foi considerada crítica; a vazão de Sobradinho está em 844m³/s

Durante a reunião promovida na segunda-feira (04 de fevereiro) pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), na qual são analisadas as condições hidrológicas da bacia do Rio São Francisco foram apresentadas informações sobre a precipitação hídrica na bacia do Rio São Francisco. 

De acordo com a apresentação feita pela equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o mês de janeiro apresentou uma precipitação considerada crítica. ..

Chuvas: Jacobina é decretada em estado de emergência pelo Governo Federal

As cidades de Jacobina E Manoel Vitorino e Entre Rios, tiveram decretos de emergência reconhecidos nesta quarta-feira (26). Estragos causados pelas chuvas no início do mês fizeram os municípios pedir ajuda pública. Jacobina teve o decreto de emergência homologado pelo governo federal, enquanto Manoel Vitorino e Entre Rios, pelo governo estadual.

Segundo dados da Defesa Civil Estadual [Sudec], Jacobina registrou 858 pessoas afetadas pelas chuvas, enquanto Entre Rios anotou 174 e Manoel Vitorino, 31. No estado, 14 municípios já decretaram situação de emergência devido às chuvas, com 42,6 mil pessoas prejudicadas...

Apac emite alerta de chuvas fortes para o Sertão

A véspera de Natal deve ser de chuvas moderadas a ocasionalmente fortes no Sertão do Araripe, Sertão Central e Sertão do São Francisco de Pernambuco, de acordo com aviso hidrometeorológico emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Em 24 horas choveu 87 milímetros na cidade de Ipubi, um valor 116% acima da média esperada para todo o mês de dezembro. A Apac orienta a população a seguir as orientações da Defesa Civil em caso de emergências.

Segundo o meteorologista da Apac Fabiano Prestrelo, essas chuvas são causadas por um vórtice ciclônico de altos níveis. “[Esse fenômeno] tem formato de ciclone e fica na parte mais alta da atmosfera. Está bem deslocado para o oeste do Estado e a borda é que provoca mais chuva e está sobre o Sertão”, explicou. ..

Festejos Natal: Previsão é de chuvas para Juazeiro e Petrolina

Segundo as Previsões do Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco, há possibilidade de chuvas em Juazeiro, Petrolina e vizinhanças na próxima semana, durante o Natal (25/12/18). 

Já as cidades de Araripina-PE e Parnamirim-PE apresentam possibilidade de chuvas no dia 24/12/2018...

CAMPO FORMOSO: Prefeitura trabalha na recuperação de estragos causados pela chuva

A forte chuva, que caiu no último domingo (09) em Campo Formoso, causou muitos estragados por toda a cidade. Por isso, a Prefeitura está realizando desde a tarde de ontem, serviços emergenciais como a limpeza das vias - com o auxílio de três máquinas -, desobstrução de esgotos e valetas, para dar mínima e rápida condição de trafego e menos desconforto aos motoristas e pedestres da cidade.

O trabalho está sendo realizado pela Secretaria de Infraestrutura, após constatar in loco, a situação em que se encontram as vias públicas, sobretudo as dos bairros mais atingidos: Raulindo Saturnino, Santa Luzia, Bosque das Mangueiras, Centro Cultural, Populares, Colina do Sol e Sucesso, além da estrada de Pilões e Tuiutiba. Além das intervenções, um relatório está sendo preparado por uma equipe da Prefeitura para mostrar a real situação da cidade para que as providências cabíveis sejam tomadas. ..

Jacobina decreta estado de emergência e outras 20 cidades baianas que sofrem com as chuvas podem ter os decretos reconhecidos pelo Estado

Cerca de 20 cidades baianas que sofrem com as chuvas podem ter os decretos de emergência reconhecidos pelo Estado. A lista tem Jacobina [choveu 130 mm em poucas horas, estragos nas ruas]. Também Jucuruçu [oito dias de chuvas, estradas e pontes destruídas];  Mairi [enxurradas]; Malhada [estradas e pontes danificadas que dão acesso a zona rural]; Maonel Vitorino [270 mm em seis dias chuva (volume previsto para seis meses]; Milagres [pavimentação castigada]; Mucuri [alagamentos]; Nova Viçosa [alagamentos e enxurradas]; Tanhaçu [uma ponte caiu no acesso à localidade de Conceição]; Teofilândia [água invadiu casas] e Itabela [vendaval].

Neste período de chuvas que ocorrem no estado, o caso mais grave ocorreu em Coaraci, no sul baiano, onde três pessoas morreram após o carro onde estavam cair em um barranco. Um homem também veio a óbito em Macarani, após ser sugado por um bueiro. Segundo o coordenador da Defesa Civil estadual (Sudec), Paulo Sérgio Luz, o estado deve prestar apoio para ajudar desabrigados e na reconstrução de acessos a comunidades isoladas...

Chuvas interditam mais uma vez o trecho da PE 545 entre Ouricuri e Bodocó

A lentidão do Governo de Pernambuco provoca mais um prejuízo para a população sertaneja que tem necessidade de trafegar pela PE 545, em Bodocó, Pernambuco, principal via de acesso entre Ouricuri e o Ceará.

As chuvas que caíram no final de semana mais uma vez provocou inundação no trecho do Riacho do Pequi. A ponte teve sua estrutura física comprometida após o forte impacto dás águas provenientes das chuvas que castigaram diversos municípios pernambucanos em abril deste ano. Com a interdição o acesso à cidade se dará pela via alternativa da PE 560, zona rural – (Sítio Estaca) até que a situação seja normalizada...

Após chuvas, Secretaria de Saúde intensifica ações contra o mosquito Aedes Aegypti em Petrolina

Com a chegada das chuvas, a prefeitura de Petrolina vem intensificando o trabalho voltado ao combate do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. As atividades, que iniciaram no final do último mês, estão sendo realizadas nos bairros que apresentaram um alto índice de infestação e casos suspeitos notificados. 

A ação aconteceu dia 6 no bairro Jose e Maria. A equipe de profissionais da Secretaria de Saúde realizou visitas domiciliares, orientando sobre as condutas preventivas; inspeções aos imóveis, com atenção especial aos recipientes que acumulam água, a exemplo de pneus...

Casa Nova: Chuvas deixam cidade em estado de alerta

O Alerta n° 006/2018 – 03/12/2018 COMON-DIFIM-INEMA/ANA, divulgado pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (INEMA) com "previsão de pancadas de chuvas isoladas em toda Bahia" levou o prefeito Wilker Torres a acionar a Defesa Civil de Casa Nova e  as secretarias de Serviços Públicos, Obras, Saúde, Educação e Ação Social e SAAE para eventuais transtornos que possam ser causados pelas chuvas nas áreas urbanas do município e ao longo das estradas no interior.

"Ao longo destes dois anos executamos melhorias nas redes de esgotamento sanitário, limpeza de canais e córregos, calçamos inúmeras ruas e avenidas e mantemos um permanente serviço de recuperação das nossas estradas. A previsão é de chuvas além do normal e, portanto, é necessário prevenir...

Chuvas: operação segue com tapa buracos na zona rural de Petrolina

As equipes da Prefeitura de Petrolina continuam trabalhando com a operação 'Tapa Buraco' nas estradas do interior do município. Os moradores das comunidades de Izacolândia ao Gavião, passando pela BR-428, tiveram suas vias de acesso melhoradas, o que deve beneficiar no escoamento da produção agrícola na localidade e de toda população que realiza o trajeto. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, existem muitas localidades que há anos não viam as máquinas no campo já que os trabalhos estão sendo realizados nas áreas mais críticas.

"A gestão do prefeito Miguel Coelho está sempre atenta e tem sempre desenvolvido ações de melhorias nas comunidades rurais. Quero dizer que as máquinas estão no campo trabalhando para restabelecer a trafegabilidade em diversas regiões", adiantou o secretário da pasta que também informou que ao final dos serviços de Tapa Buracos nessa região, a programação deve seguir para as localidades de Sítio Coelho, Roseira e Paulista...

Novembro apresenta saldo positivo de chuvas desde 2013 na bacia do Rio São Francisco

Pela primeira vez desde 2013, a pluviometria aponta que o mês de novembro foi considerado favorável na bacia do Rio São Francisco. A informação foi transmitida durante reunião promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA) em Brasília (DF) e transmitida por videoconferência para os estados banhados pelo Velho Chico. O cenário se tornou mais favorável devido, principalmente, ao registro de chuvas na região do Alto São Francisco, em Minas Gerais.

Diante desse cenário, o superintendente da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) de Sergipe e membro da Câmara Técnica de Articulação Institucional (CTAI) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Ailton Rocha, sugeriu que a defluência mínima da hidrelétrica de Xingó, entre Alagoas e Sergipe, seja alterada do patamar atual, de 550 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 700 m³/s a partir de janeiro de 2019. O superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA, Joaquim Gondim, propôs discutir a pauta na primeira reunião da ANA em 2019, no dia 7 de janeiro...

Petrolina: Prefeitura realiza ação preventiva nas escolas municipais por conta das chuvas

A prefeitura continua preocupada com o alto volume de chuvas que caiu na cidade nos últimos dias. Uma equipe da infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação numa ação preventiva está visitando as unidades da Rede municipal para realizar levantamentos dos possíveis danos causados. Fruto dessa visitação, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Irmã Viana, no bairro Jardim Amazonas, por exemplo, já teve uma sala interditada para que os devidos reparos fossem feitos. A ação evitará possíveis acidentes aos alunos e professores.

De acordo com secretário executivo de Gestão e Infraestrutura, Oscar Gama, a equipe vai continuar fazendo as intervenções que forem necessárias. "Ainda existe previsão de mais dias de chuva. Estamos fazendo um levantamento e verificando se precisam de reparos. Nossa gestão está preocupada com essa situação, por isso não estamos medindo esforços para atender o mais breve possível para atender às demandas. Os gestores e pais podem ficar tranquilos que estamos trabalhando muito para solucionar os problemas", pontua Oscar...

Miguel Coelho divulga plano de ações para minimizar transtornos da chuva em Petrolina

O prefeito Miguel Coelho anunciou um plano de ações para atender às principais demandas da população de Petrolina que foi prejudicada pelas fortes chuvas que caíram na cidade desde o último domingo (02). Até agora, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Chuvas (APAC), foi registrada uma precipitação de 37,7 milímetros, o equivalente a mais da metade da chuva prevista para o mês de dezembro inteiro. As medidas foram tomadas após uma série de visitas realizadas pelas equipes da gestão. A última ocorreu na noite desta segunda-feira (03), com a presença de Miguel e de secretários municipais.

Ao longo desta semana, a Prefeitura de Petrolina vai realizar ações em três bairros da zona oeste da cidade. O canal do Jardim Petrópolis terá algumas manilhas substituídas por outras peças maiores a fim de facilitar o escoamento da água que ficou prejudicado por causa do acúmulo de lixo no local, mesmo com a limpeza realizada há menos de 15 dias. Já no São Gonçalo, a limpeza do bairro será reforçada ao mesmo tempo em que máquinas irão abrir valetas para ajudar na drenagem...

Moradores e comerciantes do Calçadão buscam meios de proteção para os dias de chuvas

O morador da rua Castro Alves, há 48 anos, o aposentado Agenor Pereira, disse que "viu a água entrar nos dois primeiros batentes da casa, durante as chuvas de ontem, dia 3". Com a elevação do calçadão da Travessa Benjamin Constant, a drenagem é sempre um ponto de discussão durante o período de chuvas. Seu Agenor diz que este é um dos pontos que mais alagavam durante as fortes chuvas em Juazeiro. "Sempre que chove é uma preocupação". 

Em 2016, o engenheiro responsável pela obra, Hemerson Guimarães, declarou que objetivo dessa drenagem era coletar as águas pluviais da Rua Benjamin Constant, das ruas transversais, e também dar maior vazão às águas da chuva da Avenida Oscar Ribeiro...

Nível do rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa sobe 3 metros, após início das chuvas

Considerado como um dos quatro maiores rios da América do Sul, o São Francisco passa por cinco estados e 521 municípios, representando riqueza e beleza por onde passa. No entanto, depois do rio ter subido  6,3 metros no mês de fevereiro, e no mês de maio de 2018 o cenário apresentado foi  outro, realidade que começou deixar as populações ribeirinhas em situação de alerta.

Já em meados de agosto o Velho Chico vivenciou uma das suas piores fases, segundo as medições feitas pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) e conforme relatos de pescadores e ribeirinhos que convivem diariamente com o rio. Com destaque para o assoreamento, que é o acúmulo de areia no leito, provocado pelo desmatamento às margens, que  prejudicou a navegação, a pesca e a produção agrícola...