O governador Rui Costa entregou, sábado (20), durante visita à cidade de Teofilândia, no Território do Sisal, uma unidade de saúde no povoado de Limeira, reformada com R$ 185 mil de recursos estaduais, além de obras realizadas com recursos federais – uma creche com capacidade para 120 crianças, uma quadra poliesportiva, um Centro de Saúde da Família e uma Unidade de Saúde Municipal.
Durante a inauguração das três unidades de saúde, o governador destacou a importância dos consórcios municipais. “Nós já estamos começando a construir cinco policlínicas, por meio dos consórcios municipais de saúde - em Teixeira de Freitas, Jequié, Guanambi, Irecê e Paulo Afonso. Eu espero que aqui seja o sexto, para o povo já sair do médico com o pedido de exame que poderá ser feito rapidamente, sem precisar viajar até quase mil quilômetros para isso”. O prefeito de Teofilândia, Adriano Araújo, elogiou as parcerias. “Nós estamos em um momento de dificuldade e isso tornou a parceria fundamental para o município. O desenvolvimento, nesse momento, só é possível com estes tipos de parcerias, inclusive, muitas vezes, envolvendo os três eixos: união, estado e municípios. Hoje aqui é a prova de que este diagnóstico está correto”
Educação
Na entrega da creche, Rui informou que a instituição faz parte do Plano Nacional para levar educação infantil a todos os brasileiros. “O programa foi lançado pela presidente Dilma, que disponibilizou seis mil creches para as prefeituras contratarem, construírem e entregarem para a população. Aqui na Bahia, eu participo das inaugurações dessas creches do governo federal, porque a educação é o que transforma um país e tem que começar desde que as crianças são pequenas”.
Ainda na cidade, o governador visitou o Colégio Estadual Plínio Carneiro da Silva, e falou sobre o programa Educar para Transformar. “A educação não se realiza na secretaria, mas nas escolas. Eu já visitei 152 escolas em toda a Bahia, para conhecer a realidade das salas de aula. E as escolas estaduais não têm só problemas, têm muita coisa boa e bonita acontecendo, tem arte, tem jovem escrevendo livro”. Rui fez um pedido para a população. “Ninguém faz tudo sozinho. Educação é a tarefa da união de um povo com seu governante. Quero pedir ajuda de vocês para as escolas e creches. Aqui tem muito comércio, tem médico, engenheiro. Colaborem, ensinem nas escolas, tirem um tempo da sua vida para reforçar a educação. Nós vamos estar transformando a vida dessas pessoas”.
O estudante Gabriel Flerence está no segundo ano do colégio e levou reivindicações para o governador. “É uma iniciativa importante, ele está priorizando a educação, que é o futuro do nosso país. Espero que ele atenda nossos pedidos, pois são importantes para a nossa escola”. “A visita foi maravilhosa, estou com 34 anos no Estado e é a primeira vez que vejo um governador no colégio. Foi uma grande honra e estou muito feliz. Ele ouviu os alunos, pais, professores, alunos com necessidades especiais, ele deixou todo mundo com um sorriso no rosto”, destacou a diretora da escola, Lucênia Reis.
Agricultura familiar
Neste sábado, também foram entregues, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), dez veículos que auxiliarão na produção de agricultores familiares dos municípios de Teofilândia, Valente, Ichu, Serrinha, Feira de Santana e Retirolândia. Rui também visitou o Colégio Estadual Plínio Carneiro da Silva.
Rui lembrou que a Bahia é o estado brasileiro que tem mais gente vivendo da agricultura familiar. “São 700 mil famílias, ou seja, mais de 2,8 milhões de pessoas sobrevivendo da agricultura familiar. Se nós melhorarmos a vida dessas pessoas, a vida nas cidades também vai melhorar”. Rui afirmou que é por isso que o Estado está investindo no segmento. “Aqueles caminhões e carros são para transportar alimentos perecíveis, porque o caminhão é frigorífico, e os carros pequenos são para assistência técnica. Quando a gente aplica tecnologia e técnica, a gente melhora a renda do agricultor. Com a melhora da renda, os agricultores vão gastar no comércio, então vamos gerar mais empregos nas cidades. É a roda da economia girando favoravelmente”.
Eleneide Alves Cordeiro é representante de uma central de cooperativas que atende a 40 instituições e recebeu as chaves do caminhão baú. “Serão cerca de dez mil pessoas beneficiadas. Com este caminhão nós vamos fazer a logística do que é produzido pela agricultura familiar e pela economia solidária, já que nós participamos das chamadas públicas na Bahia”.
..