Foram encontrados 774 registros para a palavra: VALE DO SAO FRANCISCO

Projeto que amplia área da Codevasf no Estado da Bahia é retirado de pauta

O projeto que amplia a área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), previsto para ser votado em Plenário, foi retirado de pauta. A proposta (PLC 68/2015) incorpora à jurisdição da Codevasf os vales dos rios Mucuri, em Minas Gerais, e Paraguaçu, na Bahia, além de todo o estado da Paraíba.

O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) apresentou uma emenda de redação para explicitar a região do Vale dos Barris, na Bahia, na área de atuação da Codevasf. O senador ponderou, no entanto, que não adianta aumentar a área de atuação de um órgão se também não houver um aumento de recursos. Ele também sugeriu um estudo sobre a fusão da Codevasf com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs)...

Juazeiro e Petrolina voltam a registrar temperatura acima de 35 graus

A região de Juazeiro e Petrolina estava nos últimos dias com um clima ameno, até mesmo considerado fora das características do sertão. Agora vem registrando altas temperaturas com máximas de até 38º C e sensações térmicas que superam os 40º C. A umidade relativa do ar, chega a 15% em algumas localidades, sendo que o ideal é que fique acima de 30%. A noite de ontem a temperatura média foi de 30 graus.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sensação térmica fica cerca de três graus acima da temperatura registrada e supera os 40º C. Sombrinhas são a salvação para muita gente que não está conseguindo encarar os efeitos do sol. A alta temperatura faz com que o índice de umidade relativa do ar chegue a 17% nos municípios. "A Organização Mundial da Saúde (OMS) entende que de 30% para baixo já pode trazer transtornos, como problemas respiratórios, principalmente em idosos e crianças"...

Univasf realizará II Simpósio Interdisciplinar do Vale do São Francisco

Com o objetivo de discutir, planejar e formar ambientes interdisciplinares, o Colegiado de Pós Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas (CPGCSB) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará o II Simpósio Interdisciplinar do Vale do São Francisco (II SIVASF). O evento acontecerá nos dias 09, 10 e 11 de outubro, no complexo Multieventos da Univasf, Campus Juazeiro. 

Este ano, o tema do Simpósio é “Rumos e Percursos para Práticas e Ambientes Interdisciplinares”. A programação contará com quatro mesas redondas, quatro palestras e oito minicursos voltados para estudantes, professores, pesquisadores e profissionais das áreas de Educação Física, Nutrição, Medicina, Ciências Farmacêuticas, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Pedagogia, Ciências Biológicas, Engenharias, entre outras...

MÉDICOS DO VALE DO SÃO FRANCISCO SÃO DESTAQUES NO CONHECIMENTO REFINADO

O jovem médico Renato José Leal de Morais, membro efetivo do corpo clínico do município de Juazeiro, formado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Neurologista em formação pelo Hospital São Rafael - Salvador (BA), participa do XI CONGRESSO BRASILEIRO DE DOENÇAS CEREBROVASCULARES, na capital baiana, que foi aberto dia 04 e se encerra hoje, dia 07/10.

O profissional ministrou palestra sobre o tema “Anamnese em Neurologia”, onde destacou a relevância de um atendimento mais humanizado e individualizado, mesmo diante de tantos avanços tecnológicos na área. “A relação médico-paciente é o grande pilar da prática médica. Este instrumento faz da medicina não só uma ciência, mas também uma arte. Em Neurologia, o diálogo com o paciente e os familiares tem destaque ainda mais especial pela singularidade do raciocínio neurológico e pela complexidade das patologias envolvidas. “, disse Dr. Renato Leal...

Manga produzida no vale do São Francisco será exportada para Coreia do Sul

Mangas produzidas no Vale do São Francisco serão exportadas para a Coreia do Sul. Está será a primeira vez que o Brasil vai vender o produto para o país asiático. A previsão, é que sejam comercializadas cerca de duas mil toneladas da fruta. O principal destino será a capital sul-coreana, Seul. Os produtores da região estão animados com esse novo mercado.

“Essa exportação, além de ser a primeira enviada para a Coreia do Sul, ela vai trazer um novo mercado para nossas frutas”, diz Tássio Lustosa, gerente-executivo da Associação de Produtores, Exportadores, Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport)...

Produção de romã, pera e caqui no vale do São Francisco é motivo de otimismo para pesquisadores

Romã, pera, caqui, lichia, rambutã. Frutas típicas de clima temperado continuam sendo testado, com sucesso, no Vale do São Francisco. A pesquisa iniciada há 7 anos em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Embrapa seguem provocando otimismo aos pesquisadores.

Em áreas de cultivo experimental localizadas em Petrolina e em unidades de observação mantidas em diferentes pontos do Vale, a Embrapa Semiárido tem realizado pesquisas voltadas para a identificação das melhores técnicas de manejo e adaptação de culturas de maçã, pera, caqui e romã, dentre outras, às especificidades da região. Os estudos são financiados pela Codevasf...

Juazeiro e Petrolina discutem diagnóstico de criação de bodes e cabras no Brasil

Parlamentares, pesquisadores, instituições públicas, órgãos de fomento e associações de produtores rurais discutirão projetos para o desenvolvimento em regiões produtoras de caprinos e ovinos na tarde desta terça-feira (3), na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), no evento de lançamento da publicação Bases para o Plano Nacional de Desenvolvimento da Rota do Cordeiro. Demandas coletadas junto ao setor produtivo, por meio de oficinas nos treze polos de atuação do programa - executado pelo Ministério da Integração Nacional, Embrapa e entidades parceiras – serão apresentadas aos integrantes da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Ovinocaprinocultura (FrenteOVINO).
 
De acordo com Octávio Morais, pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), a intenção é apresentar, aos parlamentares e demais participantes, um panorama sobre as atividades nas regiões identificadas como as principais produtoras no Brasil e suas demandas para que caprinocultura e ovinocultura possam impulsionar o desenvolvimento regional.

As informações foram colhidas junto ao setor produtivo em treze regiões: Sertão dos Inhamuns (CE), Sertão Norte Baiano (BA), Sertão do São Francisco Pernambucano (PE), Baixo Parnaíba (MA), Rio das Contas (BA), Serra da Capivara (PI), Chapada do Jacaré (BA), Bacia do Jacuípe (BA), Itaparica (PE), Vale do Mucuri (MG), Teófilo Otoni (MG), Alto Camaquã (RS), Fronteira Oeste – Pampa Gaúcho (RS) e Polo Integrado Paraíba – Pernambuco.
 
Para cada um desses polos, foi traçado diagnóstico e levantada uma carteira de projetos, com demandas para questões como insumos, condições de produção, beneficiamento, comercialização, infraestrutura, capital social (associativismo e cooperativismo) e condições para financiamento ao setor agropecuário. Também foram definidas as formações de comitês gestores em cada região, integrando o setor produtivo, para conferir maior autonomia aos atores de cada polo produtivo...

Lula receberá título de doutor pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. O Conselho Universitário (Conuni) aprovou por 24 votos a favor, 16 contra e 06 abstenções, o título para o ex-presidente Lula. O diploma de Doutor Honoris Causa é outorgado por universidades a personalidades de grande importância que tenham se destacado pelo trabalho que realizam.

Recentemente durante o recebimento do 32° título de doutor, Lula agradeceu a homenagem e ofereceu o título ao povo brasileiro. "Sempre que recebo um título de Doutor Honoris Causa divido com todos que lutam por um Brasil mais justo", disse o ex-presidente, que lembrou ainda da aluna quilombola da cidade de Cruz das Almas (BA), a primeira pessoa de sua família a se formar e obter o doutorado pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). "O que eles não sabem é que meu título mesmo é o diploma da aluna quilombola. E isso vereador ou político nenhum vai poder tirar dela. O diploma dessa menina é meu título e ninguém pode tirar". ..

Curso de Elaboração de Projetos Culturais acontecerá entre dias 02 e 30 de novembro

A Melodia Produções, em Petrolina, inicia os cursos de Elaboração de Projeto Culturais, o de elaboração de projetos culturais na área do Artesanato e o segundo para projetos direcionados à Cadeia Produtiva da Música. Os cursos serão ministrados pelo músico e produtor cultural Marcone Melo, entre os dias 02 de outubro a 30 de novembro, no horário das 19h às 22h. A iniciativa conta com o incentivo do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe, via aprovação no edital do Funcultura 2015/2016, conta ainda com o apoio da UNIVASF e do IF-SERTÃO - Petrolina, que gentilmente cederam as salas para a realização dos cursos.

O principal objetivo dos cursos é capacitar os artistas e produtores culturais de Petrolina, com conhecimentos e técnicas de elaboração de Projetos culturais, para que possam competir de forma equilibrada, com os artista e produtores da Região Metropolitana do Recife e das outras regiões do Estado, nos editais do Funcultura, assim como na Lei Rouanet.
 
Outras informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone: (87) 98866-7387 ou pelo e-mail:..

Fórum reúne jornalistas e radialistas do Vale do São Francisco para discutir rumos da comunicação

O 5° Fórum de Comunicação do Vale do São Francisco reuniu na noite de ontem, quinta-feira (28),  os radialistas e jornalistas da região do Vale do São Francisco. Participaram de uma mesa redonda os profissionais que atuam no rádio, blogs, agência de publicidade, Carlos Britto, Edenevaldo Alves, Ney Vital, Vinicius de Santana e Waldiney Passos. A mediadora do debate foi a jornalista Paula Theotonio.

O Forum termina nesta sexta-feira 29 e reúne estudantes e profissionais da área para discutir os rumos da comunicação  - publicidade e jornalismo - em tempos de redes sociais. O evento é uma parceria entre a Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)...

ARTIGO - O TURISMO NO PRESENTE SOB A ÉGIDE DO PASSADO

Segundo a OMT “Turismo compreende as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e estadas em lugares distintos aos de sua residência habitual, por um período de tempo consecutivo inferior a um ano, com fins de lazer, negócios e outros.”

Pensando na realidade do turismo local a região norte da Bahia – zona turística do VSF (Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Curaçá, Sento Sé e Campo Alegre de Lurdes) região liderada pelo município de Juazeiro, cidade pólo que tem na sua infra-estrutura a porta de entrada para turismo do vinho (enoturismo) no Estado da Bahia. Região com potencial turístico diverso que poucos destinos consolidados possuem, sem medo de errar, o desenvolvimento do setor consolidado teremos oferta turística ampliada em outros tipos de turismo com qualidade e condição de competitividade...

Abertas inscrições para Workshop que será realizado em Juazeiro e Petrolina

Estão abertas as inscrições para o III Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco. O evento que está sendo organizado em parceria pelo NIT/IF SERTÃO-PE, NIT/UNIVASF, Incubadora do Semiárido do IF SERTÃO-PE e Associação TI do Vale acontecerá nos dias 08 na Univasf  e no dia 09/12 no IF Sertão PE Campus Petrolina.

O objetivo será  incentivar o desenvolvimento regional por meio da inovação, aproximando o setor produtivo das instituições de ciência e tecnologia (ICTs) para discutir temas relacionados à inovação de base tecnológica, propriedade intelectual, empreendedorismo, transferência de tecnologia entre outros assuntos correlatos. O evento ocorrerá nos dias 08/12/16 na Univasf - Campus Petrolina Centro e 09/12/16 no IF Sertão – Campus Petrolina...

Continua proibida toda quarta-feira uso das aguas do Velho Chico nos projetos de irrigaçao

Para preservar os estoques de água nos reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, a captação em corpos d’água superficiais perenes de domínio da União no manancial estão suspensas todas as quartas-feiras. A resolução é da Agência Nacional de Águas, em articulação com os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco e usuários.

A previsão é de que a medida dure até o fim do período de seca, em 30 de novembro, mas poderá ser prorrogada caso haja atraso no início das chuvas na bacia. A interrupção.....

Pernambuco incentiva programa de Regionalização do Turismo

Os municípios pernambucanos com vocação para o turismo ganharam um incentivo do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, por meio da Empetur, para se inscrever no novo Programa de Regionalização do Turismo. Através de um intenso trabalho de sensibilização, pela primeira vez em 11 anos de existência do programa do Ministério do Turismo o Estado bateu recorde de inscrições com o número de 103 municípios. A participação no programa garante a entrada no Mapa do Turismo Brasileiro e a destinação de recursos federais de incentivo ao turismo para os municípios.
 
Entre janeiro e julho de 2017, o Ministério do Turismo abriu o sistema de inclusão de dados para a nova estrutura do Programa de Regionalização. Neste período, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, através da Empetur, convidou os municípios com perfil para o turismo para o início das inscrições. 

Entre os compromissos assumidos pelos municípios está a destinação anual de recursos orçamentários para o turismo, constituição ou reativação dos conselhos de turismo e elaboração de um Planejamento Estratégico Municipal de Turismo. Com a chegada de novos municípios pernambucanos ao Programa de Regionalização do Turismo, duas novas regiões turísticas foram criadas, "Sanfona, Aboio e Couro" e "Território da Poesia e Cantoria", totalizando 16 regiões turísticas.
 
A cada dois anos, haverá uma reavaliação do programa e os municípios deverão estar preparados para as novas exigências do Ministério do Turismo visando à permanência na lista.
 ..

Uso da água para irrigação será tema de discussão nesta terça-feira (26) em Petrolina

A Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) e o Sebrae reúnem lideranças do setor agropecuário, em duas apresentações do Fórum das Secas,  nesta terça-feira (26) em Petrolina. O evento traz a palestra "Eficiência do uso da água nas águas da agricultura irrigada do Texas", ministrada pelo professor norte-americano, Glen Lorin Ritchie, da Universidade do Texas. O evento ocorrerá em um hotel Nobile na avenida Cardoso de Sá, das 19h às 21hs.

O Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas tem o objetivo de servir como um espaço de debates sobre o tema por instituições empresariais para que sejam apresentadas aos formuladores de políticas, governos e à sociedade soluções duradouras desenvolvidas para a convivência produtiva com os períodos de forte estiagem que possam ser aplicadas em Pernambuco e também no Semiárido brasileiro...

Semana Nacional de Trânsito no Vale do São Francisco recebeu importante aliado

A Semana de Trânsito, marcada no calendário nacional para este dia 25 de setembro, mas com atividades na região desde o dia 18, recebeu um aliado de peso no Vale do São Francisco nesta temporada de conscientização: a Pau Brasil Motos.

A concessionária Honda para a região abraçou as campanhas lançadas pelas prefeituras e órgãos de fiscalização em Juazeiro e Petrolina, com ações presenciais, palestras e campanhas na mídia local conscientizando condutores e pedestres sobre a necessidade de respeitar as normas de segurança e atuar com cidadania nesta questão tão importante para a segurança de todos...

Cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos no Brasil

Cerca de 11 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no Brasil. De acordo com o primeiro boletim epidemiológico sobre suicídio, divulgado pelo Ministério da Saúde, entre 2011 e 2016, 62.804 pessoas tiraram suas próprias vidas no país, 79% delas são homens e 21% são mulheres. A divulgação faz parte das ações do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio. A taxa de mortalidade por suicídio entre os homens foi quatro vezes maior que a das mulheres, entre 2011 e 2015. São 8,7 suicídios de homens e 2,4 de mulheres por 100 mil habitantes.

Para a diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis e Promoção da Saúde, Fátima Marinho, esse número é maior pois há uma perda de diagnóstico dos casos de suicídio. Segundo ela, nas classes sociais mais altas há um tabu sobre o tema, questões relacionadas a seguros de vida e diagnósticos feitos por médicos da família. “As pessoas mais pobres, em geral, captamos a morte porque ele vai pro IML [Instituto Médico Legal]”, explicou...

Agricultor diz que horta comunitária de produtos orgânicos ajuda na alimentação de pacientes com câncer

Em tempos de visualizar tablets, smartphones, inversão de valores morais, ingerir alimentos industrializados como enlatados embutidos e as frutas, verduras e legumes contaminados por agrotóxicos, uma cena chama a atenção: em meio aos prédios o agricultor Reginaldo Andrade Coelho cuida do cultivo da terra na Horta Comunitária Sol Nascente, localizada no terreno da Escola Otacilio Nunes, em Petrolina, bairro Areia Branca.

Detalhe: todos os produtos são orgânicos. Segundo Reginaldo em entrevista ao blog Geraldo José, o projeto existe há mais de 30 anos a partir da percepção de que na região a agricultura tradicional foi perdendo destaque quando os empreendimentos imobiliários e hoteleiros começaram a expansão. Há 20 anos Reginaldo trabalha na horta que é assistida por cerca de 8 famílias. "Nossa maior alegria é que as frutas e legumes produzidos aqui ajudam muitos pacientes com câncer que precisam de adquirir um equilíbrio nutricional  mais saudávell", afirma Reginaldo...

Dia sem carro: o desafio de andar de bicicleta em Juazeiro e Petrolina

O repórter fotográfico Ivan Cruz, conhecido por "Jacaré" decidiu mudar sua forma de deslocamento na cidade há 27 anos. É um ciclista convicto. Não tem gastos com gasolina, aborrecimentos com manutenção de carro e ainda usa a bicicleta como exercício para cuidar do corpo. "A saúde foi o motivo principal para ser ciclista. Aliado a isto vem a rapidez na mobilidade e também contribuir com a natureza. Não sou responsável neste caso pela poluição, intoxicação das cidades", revela. 

Hoje 22 de setembro, é o Dia Mundial Sem Carro. A data, criada na França em 1997, incentiva o uso de meios alternativos de transporte e medidas de apoio para seus usuários, transporte público de qualidade, carona solidária e ciclovias. Na região do Vale do São Francisco a data passa sem ser lembrada pelas autoridades. Ao contrário do carro, a bicicleta é um meio econômico, limpo, saudável, prático, integrativo, silencioso e rápido. Ivan Cruz diz que percorre todos os dias cerca de 20km. "Isto em dias considerados normais, sem pressa, mas quando tem muito trabalho pode chegar até 25km no dia". ..

Produtores de Juazeiro ansiosos para início da Feira Orgânica do Vale do São Francisco

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), a Associação Rural da Horta Comunitária João Paulo II e a Associação de Produtores Orgânicos do Vale do São Francisco (APROVASF) promovem a partir do dia 28 de Setembro a Feira de Orgânicos do Vale, no município de Juazeiro. A abertura oficial acontece às 16h, na Praça Cordeiro de Miranda, em Juazeiro. Com apoio da Certificadora ABC Orgânicos, IRPAA, CAR, STRJ e UNINASSAU a feira terá periodicidade semanal – todas as quintas-feiras, da 16h às 20h.

Para dona Jovita da Silva, presidente da Associação Rural da Horta Comunitária João Paulo II, a concretização da feira é um grande avanço para os produtores de orgânicos da região. “Todos os membros da nossa associação hoje possuem a certificação e a feira irá possibilitar a comercialização de forma organizada, legal e periódica dos nossos produtos, bem como oportunizar aos produtores não certificados, a certificação acessível, através da ABC Orgânicos. Essa é uma grande conquista para o nosso setor”, informou...