Foram encontrados 964 registros para a palavra: ESCOLAS

Prefeito entrega kits pedagógicos para as escolas da rede municipal em Juazeiro

Nesta terça-feira (01), o prefeito Paulo Bomfim e a secretária de Educação e Juventude – SEDUC Lucinete Alves apresentaram os kits pedagógicos que serão disponibilizados para as escolas da rede municipal de ensino, beneficiando milhares de alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e da Educação Inclusiva, em Juazeiro. O evento aconteceu no auditório da SEDUC e reuniu as equipes gestoras das unidades escolares, da secretaria e vereadores do município.

“É um momento de muita alegria. Os kits contêm ferramentas que vão auxiliar ainda mais a aprendizagem dos alunos e alunas da nossa rede, e assim incentivá-los a desenvolver habilidades de leitura e também na produção de texto. A Educação de Juazeiro conquistou o maior IDEB entre as 10 maiores cidades da Bahia e somos referência para o Estado e o Brasil. Quero parabenizar as equipes gestoras, professores e profissionais da rede pelo excelente trabalho que desenvolvem nas escolas, a secretária Lucinete e sua equipe pela competência e amor dedicados a Educação do município. Vamos continuar investindo ainda mais nas nossas crianças e jovens”, afirmou o prefeito...

Bahia e Pernambuco não adotaram modelo de escolas cívico-militares, diz MEC

O estado de Pernambuco e Bahia ficaram de fora do modelo de militarização das escolas. Na região Nordeste, apenas o Ceará foi contemplado com o nova medida do Ministério da Educação. Abraham Weintraub anunciou, a adesão de 54 escolas de 15 estados mais o Distrito Federal. O orçamento, neste primeiro momento, é de R$ 54 milhões. 

A pasta ainda abrirá um novo período de adesão, desta vez contemplando os municípios, dos dias 4 a 11 de outubro. O objetivo do MEC é de militarizar 216 escolas públicas até 2023. “As pesquisas mostram que mais de 80% das famílias querem que os filhos estudem em uma escola cívico-militar”, disse o ministro...

Escolas municipais realizam a 18ª Ação Cidadania no bairro Jardim Primavera em Juazeiro

Centenas de alunos, pais e moradores do bairro Jardim Primavera e das Vilas do entorno participaram neste domingo (29), da 18ª Ação Cidadania, promovida pelas escolas municipais Mandacaru, Caxangá e EMEI Primavera, em Juazeiro. Com o tema ‘Minha escola meu lugar, minha comunidade e suas raízes’, o evento este ano ofereceu serviços de saúde, beleza, educação e social, além de apresentações culturais.

A gestora das escolas Mandacaru, Maria Maciel agradeceu às gestoras, professores, coordenadores e equipes das unidades escolares, além da secretária de Educação e Juventude (SEDUC), Lucinete Alves. “Nosso objetivo é despertar a consciência crítico-social dos alunos, visando posicionamento de fraternidade e resgate da dignidade humana, possibilitando uma ação solidária junto às comunidades carentes mais próximas. Já são 18 anos deste evento e a cada ano conseguimos mais parceiros para que os resultados sejam melhores”, comemorou...

Prazo para estados aderirem ao modelo de escolas cívico-militares termina nesta sexta, 27

Termina nesta sexta-feira, 27 de setembro, o prazo para os estados manifestarem interesse em aderir, já em 2020, ao modelo de escola cívico-militar proposto pelo governo federal. Serão, ao todo, 54 escolas — duas de cada unidade da Federação (UF) — sob a forma de gestão híbrida entre civis e militares no primeiro ano de programa. O processo de adesão é voluntário e são os estados que definem quais escolas devem fazer parte do programa.

Na edição piloto, em 2020, as instituições de ensino com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e em situação de vulnerabilidade social, em comparação com outras escolas do mesmo estado, têm preferência para a adequação. Cabe ao governador enviar ofício ao ministro da Educação com os nomes das instituições de seu estado (ou do Distrito Federal) que vão aderir ao programa. A partir da vontade de cada UF é que o MEC estabelecerá o modelo nos colégios.

“Nós só podemos seguir adiante com a implementação do modelo cívico-militar a partir da adesão dos estados. Primeiro temos que ter conhecimento de quais irão aderir e de suas respectivas escolas indicadas”, explicou o secretário de Educação Básica, Janio Macedo. Nas unidades da federação em que não houver interesse, as tratativas podem ser realizadas diretamente com municípios.

Os colégios devem ter de 500 a 1.000 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e/ou do ensino médio. A comunidade escolar deverá aceitar a mudança. Uma das condições fixadas pelo MEC é que estados e municípios apliquem uma consulta pública para esse fim, afinal a adesão ao programa é voluntária. Essa ação por ser, por exemplo, uma audiência pública ou uma votação. Leia o passo a passo preparado pelo MEC.

A escola cívico-militar é um modelo desenvolvido para melhorar a educação básica do país. Para isso, será construído um ambiente de parcerias e de maior vínculo entre gestores, professores, militares, estudantes e até mesmo pais e responsáveis. “A premissa básica é que o modelo cívico-militar proposto traz mais eficácia para a educação”, ressaltou Macedo.

O modelo de excelência vai abranger as áreas:..

CSTT finaliza Semana Nacional de Trânsito em escolas do interior

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) encerrou a Semana Nacional de Trânsito nas escolas Bom Jesus (Projeto Nh2, Itamotinga) e Santo Antônio (Projeto Nh3, Itamotinga). Os estudantes tiveram palestra com o animador da CSTT, o Palhaço Pouquinho, sobre os itens obrigatórios utilizados para um trânsito seguro e a importância da travessia correta na faixa de pedestre. Em seguida, assistiram as apresentações teatrais da ‘Trupe Eduke’, que abordou temas como: uso do capacete, respeito ao pedestre, travessia na faixa, o respeito às indicações do semáforo e não beber ao dirigir.

Josivan Duarte Santos, gestor da Escola Bom Jesus, parabenizou a equipe da CSTT pelo trabalho desenvolvido. “Vocês passaram as informações de uma forma muito lúdica e diversificada e essa é a melhor maneira para um aprendizado eficaz. A CSTT está de parabéns por desenvolver esse projeto. Espero que esse trabalho seja contínuo, principalmente nas escolas”, disse...

Seduc realiza formação do programa Gestão em Alfabetização e SAEB para coordenadores e professores das escolas municipais de Juazeiro

Nesta terça e quarta-feira (24 e 25, respectivamente), o Programa de Gestão em Alfabetização e o SAEB (Sistema de Avaliação de Educação Básica), da Secretaria da Educação e Juventude, reuniram coordenadores pedagógicos e o professores, na Escola de Formação de Educadores de Juazeiro – EFEJ, sendo esta mais uma formação continuada da Rede Municipal de Ensino realizada no mês de setembro.

Os professores do 5º e 9º anos (Português e Matemática) participaram da Formação Saeb, que tem o objetivo de prepará-los para melhorar a aprendizagem dos alunos e atingir resultados positivos, a exemplo da meta de 6.0 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador de qualidade da Educação brasileira...

Projeto de Lei torna obrigatória apresentação da Carteira de Vacinação em creches e escolas na Bahia

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa (Alba) aprovou um Projeto de Lei que torna obrigatória, em todo o estado, a apresentação da Carteira de Vacinação de crianças e de adolescentes, em todas as creches e escolas da rede pública, que ofereçam educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, durante o ato da matrícula.

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, ressalta que "a aprovação desta Lei Estadual, reforça a luta da gestão do governador Rui Costa na defesa do aumento da cobertura vacinal. Aproveito para lembrar que seguir rigorosamente o calendário vacinal e manter a carteira de vacinação atualizada é muito importante em todas as idades, não só para se proteger de doenças que são facilmente evitáveis, mas também para prevenir aquelas que são consideradas graves e podem levar à morte", comemorou Vilas-Boas ao visitar a Assembleia após a votação...

Escolas municipais incentivam a leitura dos alunos na 5ª edição do Piquenique Literário em Juazeiro

As escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro que possuem as turmas dos programas ‘Se Liga’ e ‘Acelera Brasil’ iniciaram este mês, a 5ª edição do Piquenique Literário, um projeto que desperta nos alunos o gosto pela leitura, compartilha histórias e realiza momentos de brincadeiras educativas, apresentações teatrais e musicais.

Nesta terça-feira (24), a secretária de Educação e Juventude – SEDUC, Lucinete Alves participou do Piquenique Literário na Escola Ludgero de Souza, no bairro Lomanto Júnior. “A partir dos resultados do Se Liga e Acelera, uma parceria com Instituto Ayrton Senna, os estudantes alcançam resultados que antes não conseguiam, com autonomia na leitura, na escrita e nos conteúdos que não aprenderam na idade certa. Este ano Juazeiro ficou em primeiro lugar na pesquisa que o Instituto realizou entre cinco grandes cidades brasileiras e o impacto do Se Liga na vida escolar dos nossos alunos foi de 80% na aprendizagem, além das habilidades socioemocionais, que só Juazeiro pontuou. Nós só temos que agradecer aos nossos educadores, comemorar os inúmeros avanços e continuar trabalhando pela Educação”, pontou...

MEC repassa verba para alfabetização, mas depois diz para escolas não usarem

Em tempos de restrições orçamentárias, o Ministério da Educação enviou a municípios de todo o país uma aguardada verba de R$ 149,6 milhões para ações de alfabetização. Dias depois, porém, as escolas tiveram uma surpresa: a pasta pediu que elas não usassem o dinheiro.

O valor era destinado ao programa Mais Alfabetização, criado no governo Michel Temer (MDB) para apoiar ações nas escolas para ensinar as crianças a ler e escrever.

A verba poderia ser usada para o pagamento de auxílio transporte e alimentação para assistentes de alfabetização e para bancar outras despesas de serviços e materiais de consumo.



Escolas do estado de São Paulo relatam que começaram a receber os depósitos no dia 20 de agosto. No dia 6 de setembro, porém, o MEC enviou um ofício a secretários e diretores de todo o país, com o assunto "URGENTE - Programa Mais Alfabetização - PMALFA. Recursos 2019".

O documento citava "discrepâncias nos valores repassados" e dizia: "orientamos a todas as escolas participantes do Programa que NÃO executem os recursos recebidos". Na quarta-feira (11), a orientação foi reiterada em novo ofício...

Experiências de Escolas famílias Agrícolas são demonstradas durante I Conferência Nacional da Pedagogia da Alternância 

Tendo o Clima e Água como tema gerador, experiências pedagógicas desenvolvidas por 12 Escolas Famílias Agrícolas da Bahia foram apresentadas no primeiro dia (11) da I Conferência Nacional da Pedagogia da Alternância, que acontece em Salvador, BA, até o dia 13 deste mês. As exposições fizeram parte do Painel "Educação e Comunicação para a Convivência com o Semiárido, tendo o Clima e água como tema gerador na Pedagogia da Alternância", reunindo mais de 300 conferencistas do Brasil, Portugal, Uruguai, Espanha e Argentina, que são membros da Associação Internacional de Movimentos Familiares Rurais (AIMFR).

Biblioteca, tenda do conhecimento, banco virtual de dados, tecnologias sociais estavam entre as experiências desenvolvidas pelas Escolas e que foram apresentadas ao longo do dia 11. "Os  temas eram tradados de forma superficial. A partir da discussão com os estudantes foi possível demonstrar o potencial que eles tem a oferecer", uma oportunidade de aprofundar sobre a temática da água e do clima, afirmou a monitora da Efa de Brotas de Macaúba, Adeane Campos Araújo. Ela diz ainda que "percebemos que temos muito a avançar neste âmbito. A gente abriu o caminho para que haja uma discussão mais aprofundada sobre esse tema", concluiu...

Alunos de 60 escolas da rede municipal concorrem a 6ª edição do Lápis na Mão em Juazeiro

Com quase 10 mil produções entre redações, poesias e desenhos, alunos de 60 escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro concorrem a 6ª edição do concurso ‘Lápis na Mão’, realizado pela TV São Francisco, em parceria com a Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC, SAAE e outras instituições.

O projeto visa contribuir para o desenvolvimento da educação e cidadania, além de envolver alunos, professores e gestores de escolas públicas e privadas da educação infantil e ensino fundamental, abordando temas que evidenciam a valorização do meio ambiente, despertando a conscientização de preservação...

Alba: projeto de lei pretende tornar obrigatório acompanhamento de nutricionistas em escolas particulares no estado

Proposta do deputado Rosemberg já tramita na Casa de Leis

Na semana que se comemora o Dia do Nutricionista (31 de agosto), um novo Projeto de Lei (nº23492/2019), de autoria do deputado Rosemberg Pinto (PT), passa a tramitar na Assembleia Legislativa da Bahia e visa garantir a obrigatoriedade no acompanhamento do profissional nas escolas privadas de educação infantil, regular e integral, no âmbito do estado. A exigência tem respaldo na Lei 13666/2018, que exige a inclusão da educação alimentar e nutricional no ensino básico das escolas. Na rede pública, o profissional já é legalmente habilitado para supervisionar, coordenar e controlar a execução de programas de alimentação escolar, geridos por governos e municípios...

Projeto 'Eu preciso sonhar' será implantado em outras escolas da rede municipal em Juazeiro

Com o objetivo de implantar o Projeto 'Eu preciso sonhar: Uma escola que perpassa a função de ensinar' em outras unidades escolares da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude - SEDUC, iniciou o projeto na escola Dinorah Albernaz e a de Tempo Integral Paulo VI. Há dois anos o projeto, vem incentivando os alunos do 9º ano, com idade entre 14 a 16 anos, da Escola Municipal Terezinha Ferreira, localizada no bairro Tabuleiro, em Juazeiro.

"Quero parabenizar e agradecer ao professor Elionaldo pela idealização deste projeto que desperta as potencialidades profissionais dos alunos. Ele é merecedor do Prêmio, que destaca professores do país inteiro de escolas públicas da educação básica e evidencia práticas pedagógicas exitosas, e também do Prêmio Parlim, da nossa rede. Com os resultados positivos desse trabalho na escola Terezinha, a proposta agora é desenvolver o projeto em várias escolas da rede municipal. Precisamos levar o que tem de melhor para contribuir com a aprendizagem e a vida dos nossos alunos. Esse é o foco da gestão Paulo Bomfim para continuarmos com uma educação nota 10", finalizou a secretária da SEDUC, Lucinete Alves...

Secretarias estaduais da Educação e da Saúde realizam nas escolas ações de prevenção ao suicídio

No mês dedicado ao "Setembro Amarelo" – campanha que visa a conscientização sobre a prevenção ao suicídio –, as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB) realizarão nas escolas da rede estadual uma grande campanha sobre a temática. A programação será iniciada nesta terça-feira (3), às 14h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), com a palestra "O império das imagens, a era digital e a saída suicida". A atividade envolverá a participação dos professores e estudantes do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, que participam do projeto Grupo de Amigos Motivadores (GAM), cujo objetivo é prestar apoio socioemocional aos colegas que sofrem de problemas a exemplo da depressão.
 
Além de palestras presenciais nas escolas ministradas por psicólogos e assistentes sociais, serão veiculadas palestras virtuais com diversos temas e que poderão ser acessadas por professores das redes estadual e municipais de educação, além de profissionais da atenção básica da área da Saúde e população em geral.  O link das web palestras estará disponível, a partir de terça (3), nos portais das duas secretarias (www.educacao.ba.gov.br e www.saude.ba.gov.br).

A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, falou da importância da campanha. "A Secretaria da Educação está potencializando estas ações nas unidades escolares como uma forma de mobilizar, prevenir e enfrentar o tema, pois esta é uma questão de saúde pública delicada e da maior gravidade, mas que temos a responsabilidade de enfrentar e, por isso, a SEC e a SESAB estão mais uma vez juntas em uma ação de prevenção. Nosso compromisso com o 'Setembro Amarelo' é desmistificar e trazer a importância de se falar sobre o tema como medida de prevenção. Assim, podemos dar início a essa batalha pela vida", destacou.
 
Para a coordenadora do Programa Saúde do Professor da SEC, Elisabete Dias Assunção, é essencial que todos acessem as web palestras para terem conhecimentos sobre os temas a serem abordados. "Os conteúdos buscam conscientizar sobre os sintomas e fatores de risco, além de desconstruir mitos e enfatizar a importância do gerenciamento do autocuidado", afirmou.
 
Suicídio: estigma e enigma social..

Encontro com o Novo Mais Educação reuniu centenas de alunos do programa em oito escolas municipais em Juazeiro

Durante todo o mês de agosto, a Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC realizou o ‘Encontro com o Novo Mais Educação’ em oito escolas da rede municipal de ensino, que são beneficiadas pelo Programa. As unidades escolares se transformam em um programa de auditório, com apresentações de dança, capoeira, judô, teatro, jogos educativos e recreação, além de entrevistas com os profissionais que fazem parte do Programa Novo Mais Educação e que desenvolvem as atividades extras no contraturno das aulas regulares. Esta semana o evento aconteceu nas escolas São Francisco, Bom Jesus, Eliseu Santos em Itamotinga, na Manoel Nunes no Junco e na Mandacaru, bairro Jardim Primavera.

“No início de agosto realizamos o primeiro Encontro na escola Haydée Fonseca, depois na 25 de Julho, no Paulo VI, Guiomar Lustosa e Manoel de Souza. Os eventos têm sido muito positivos com apresentações artísticas lindas, depoimentos dos pais, professores, articuladores.  Observamos também o quanto os alunos têm melhorado o desempenho em Português e Matemática, além do comportamento e concentração com as atividades esportivas e de artes. A nossa proposta é realizar toda semana o Encontro em uma ou mais escolas, dentro das 21 unidades beneficiadas pelo programa na sede e interior do município”, ressaltou o coordenador...

Projeto de Lei concede incentivos fiscais a escolas que ofertarem bolsas de estudo para alunos com deficiência

Um projeto de lei, que está em análise na Comissão de Finanças e Tributação, da Câmara dos Deputados, propõe que escolas privadas, que oferecerem bolsas de estudos a pessoas com deficiência em idade escolar obrigatória, possam deduzir os valores das bolsas do Imposto de Renda. O PL 8525/2017 dispõe que a dedução seja de no máximo 5% do faturamento bruto da instituição de ensino.

De acordo com Keila Espíndola, orientadora educacional e psicopedagoga no Colégio Objetivo DF, a inclusão de alunos com deficiência é um desafio e muitas instituições possuem dificuldades em oferecerem adaptações às necessidades de cada aluno. Ela explica que na instituição onde atua, a direção pedagógica criou diversas iniciativas para incentivar a inclusão de estudantes especiais, porém, foi necessário preparar os ambientes e capacitar profissionais da educação para responder às necessidades dos alunos...

Prefeitura de Petrolina inicia trabalho educativo nas escolas para prevenir a 'doença do pombo'

Para evitar a doença causada pelos pombos, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou um trabalho de orientação para a população de Petrolina. A primeira ação aconteceu nesta quarta-feira (28) na Escola Monsenhor Bernardino, no bairro Vila Eulália.

Os estudantes, professores e gestores participaram de uma palestra ministrada pela coordenadora do CCZ e médica veterinária, Graziella Vasconcelos. De acordo com a veterinária, esses animais têm uma população que se reproduz muito rápido e o aumento de sua quantidade tornou-se um grave problema de saúde pública. "Fizemos essa primeira ação nessa escola, que tinha um sério problema com os pombos, e vamos retornar para fazer uma nova orientação com os pais e estudantes", frisou...

Sem manutenção do Governo do Estado, Prefeitura de Petrolina faz limpeza de escolas estaduais

As escolas estaduais Antônio Padilha, no José e Maria, e Eneida Coelho, no bairro João de Deus, receberam na última semana o mutirão do programa ‘Cidade Mais Limpa’. O poder municipal atendeu à solicitação a pedidos das comunidades, mesmo não sendo de responsabilidade da prefeitura zelar do patrimônio estadual.

“A prefeitura tem trabalhado incansavelmente para manter o bem-estar dos petrolinenses. Mesmo sendo de obrigação do governo do estado de Pernambuco, a gestão do prefeito Miguel Coelho atendeu um pedido da população e encaminhou equipes de poda, capina e limpeza para zelar pela segurança das pessoas que frequentam as instituições de ensino”, pontua o secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira. ..

AULA LÚDICA EM LAGOA SALITRE ENVOLVE ESCOLAS MUNICIPAIS

A quadra Poli Esportiva da comunidade de Lagoa - no Vale do Salitre, foi palco para um encontro diferente: uma aula lúdica de ciências com os alunos do 8º ano do Caic Misael Aguilar, e da escola José de Amorim, em Lagoa-Salitre, ambas da rede municipal de ensino. Na tarde do dia 15 de agosto, integrando as festividades do mês do estudante. Foi um aulão que teve como um dos objetivos de estreitar o relacionamento entre as duas comunidades estudantis com características diferentes: uma na periferia da cidade e a outra na zona rural. Com várias atividades lúdicas, que são aquelas que estimulam e causam prazer nas pessoas que estão envolvidas, tais como jogos e brincadeiras.

Para o professor idealizador deste encontro lúdico pedagógico, Geraldo Messias, que leciona nas duas escolas a mesma disciplina: ciências, “ é um projeto ousado em socializar ideais diferentes com particularidades locais distintas” e ainda “procurar metodologias que saiam do convencional é essencial para melhorar o aprendizado...

Escolas de Petrolina se preparam para o Dia Municipal do Livro, Leitura e Literatura

Desde o ano de 2017, a cidade de Petrolina conta com um dia no calendário municipal dedicado à prática da leitura. Comemorado em 5 de setembro, o "Dia do Livro,  Leitura e Literatura" foi instituído pela Lei Municipal de número 2948 de 13 de setembro de 2017, com a proposta de estimular a pratica da leitura em toda rede municipal com diversas atividades literárias. Por isso, a equipe da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes já iniciou os preparativos para as comemorações da data. 

As unidades de ensino têm até esta quinta-feira (29), para enviar os dados das atividades literárias que serão apresentadas. Após envio de todos os trabalhos, a Secretaria irá organizar uma grade de programação de eventos literários a serem realizados no dia 5 de setembro. Trazendo como tema: "Petrolina: cidade de livros, leitura e literaturas", o evento desenvolvido em parceria com a Universidade de Pernambuco/ Colegiado de Letras, é um marco para a próxima edição do Festival Literário do Sertão do São Francisco (Flisertão), que será realizado em 2020. ..