A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou até as 11h da manhã desta terça-feira (26) 130 ocorrências em toda a capital baiana.
Foram 42 alagamentos de imóvel, 42 deslizamentos de terra, oito alagamentos de área, sete ameaças de desabamento, 13 ameaças de deslizamento, duas árvores caídas, três desabamentos de imóvel, sete desabamentos de muro, quatro desabamentos parciais, um destelhamento e uma infiltração. Os bairros do Cabula e Tancredo Neves somaram o maior número de ocorrências.
..
Após as chuvas da madrugada desta segunda-feira (25) em Juazeiro vários bairros ficaram praticamente isolados, sem transporte público e moradores sem poder sair das suas casas. O Blog GJ Notícias fez um levantamento dos bairros mais afetados:
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse hoje (28) que há a uma boa expectativa de chuvas para o próximo verão. Na avaliação do ministro, deve haver recuperação dos reservatórios das usinas hidrelétricas nós próximos meses, apesar da baixa nas precipitações ter levado a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a acionar a bandeira tarifária vermelha. “As expectativas são positivas no sentido do regime de chuvas para o próximo período de verão”, disse ao comentar a alta dos preços da eletricidade após participar da abertura 19º Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar Etanol.
A Aneel informou que a bandeira tarifária para o mês de novembro será a vermelha, no patamar 1, quando há um acréscimo de R$ 4 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Em outubro, a bandeira foi a amarela, cujo acréscimo na conta é de R$ 1. De acordo com a agência, a decisão de elevar o patamar da bandeira se deve ao fato de que, apesar de novembro ser o mês de início do período chuvoso nas principais bacias hidrográficas do país, o regime de chuvas está abaixo da média histórica. Segundo a agência, nesse cenário aumenta a demanda de acionamento de usinas termelétricas, cujo custo de produção é mais alto, o que incide sobre da energia...
O trabalho de manutenção de canais, que já vinha sendo realizado pela Prefeitura de Petrolina, está sendo intensificado após as chuvas da madrugada de quarta-feira (23). O programa 'Cidade Mais Limpa' realizou nos últimos dois meses a limpeza de mais de 10 canais, entre eles, os dos bairros Jardim Amazonas; Jardim Petrópolis; Antônio Cassimiro; Loteamento Recife; Loteamento Eduardo; Dom Avelar e da Avenida Honorato Viana. A partir desta semana, canais dos bairros Vale do Grande Rio e Ouro Preto vão receber manutenção para a retirada de resíduos.
Apesar dos esforços da prefeitura, o secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira, lembra que é necessário contar com o apoio e a conscientização da população para não fazer descartes indevidos nesses canais. "Seguimos com um trabalho que já vem acontecendo com muita constância de maneira preventiva. Agora, com a chuva queremos garantir que esses canais estarão limpos para drenagem adequada da água do entorno, e esse é um trabalho em conjunto com a população, por isso pedimos a colaboração de todos.", frisa o gestor. ..
Genericamente, na tradição do povo nordestino, existem duas estações no ano, a chuvosa e a seca, justamente por haver apenas estes dois tipos de variabilidade de clima no Nordeste brasileiro. Isto é válido, já que não se observam mudanças relevantes de temperatura ou de outras variáveis meteorológicas ao longo do ano. Oficialmente a primavera começou ontem segunda-feira (23) em todo o hemisfério sul do planeta. No Brasil, a estação é caracterizada pela chegada das chuvas. Este ano, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as precipitações deverão começar em outubro, um pouco mais tarde que no ano passado, quando tiveram início em setembro.
O professor e meteorologista da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Mário Miranda, ressalta que, com a chegada da Primavera que teve inicio ontem (23) e vai até 22 de dezembro , "a previsão de chuvas na região é menor e as altas temperaturas devem prevalecer"...
O governo da Bahia decretou situação de emergência de quatro cidades da Bahia, conforme publicação no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (30). A cidade de Chorrochó e a zona rural de Caetanos sofrem com a seca. O decreto de Chorrochó vale por 180 dias, já Caetanos 90 dias.
As cidades de Teofilândia e Nordestina sofrem com a estiagem e tiverem seus decretos reconhecidos com validade por 180 dias...
A previsão para o mês de setembro é que vai começar muito seco (sem chuvas), em Juazeiro, Petrolina e Região. A umidade relativa do Ar vai oscila entre mínima de 20%, porcentagem considerada de risco a saúde e máxima de 90%.
Os modelos meteorologicos indicam os maiores volumes de chuva concentradas nos extremos do Brasil. O litoral do Nordeste, entre a Bahia, Sergipe e Alagoas será beneficiada pela entrada de umidade e pancadas de chuva mais frenquentes, que vão resultar em grandes acumulados no final da primeira quinzena...
O Comitê de Monitoramento de Chuvas, composto pelo Governador Paulo Câmara (PSB) e representantes do Corpo de Bombeiros, Secretarias da Casa Civil, Militar e Defesa Civil, se reuniu, na manhã desta quinta-feira (25), para tratar sobre os desastres ocorridos nessa quarta-feira (24), na Região Metropolitana do Recife e nas Zonas da Mata.
A reunião aconteceu de portas fechadas, no Palácio do Campos das Princesas, na área central da Capital. Segundo dados da Defesa Civil, em Barreiros, cerca de 518 famílias estão desabrigadas; 78 em Igarassu; 76 no Jaboatão dos Guararapes; 58 no Recife; e 50 no Paulista; ao todo, são mais de mil e duzentas pessoas desalojadas. ..
O governador Rui Costa visitou o município de Coronel João Sá, que foi fortemente atingindo pela chuva que cai na região, provocando a cheia do Rio do Peixe e grandes prejuízos para a população local e também da cidade de Pedro Alexandre, na região nordeste do estado. Acompanhado do secretário de infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, e do secretário de saúde, Fábio Vilas Boas, o governador visitou as ruas afetadas, conversou com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Francisco Teles, e se reuniu com o prefeito de Coronel João Sá, Carlos Sobral.
"O que está acontecendo é o colapso de muitos pequenos barramentos feitos em propriedades privadas, que vão rompendo e formam um efeito cascata e uma onda de água. Nossa medida imediata foi trazer aqui o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Defesa Civil; trouxemos máquinas e equipamentos para desobstruir bueiros, facilitar o deslocamento da população. Agora vamos monitorar os outros pequenos barramentos para que a eventual elevação da água não comprometa a vida de ninguém tomando, inclusive, medidas para a prevenção da saúde das pessoas", declarou o governador durante a visita...
Em apenas seis horas nesta quinta-feira (13) choveu o esperado para quase dez dias em relação à média histórica para o período no Recife. Nas seis horas contadas até o meio-dia foram registrados 117 milímetros de precipitação na capital pernambucana, segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). A média histórica do mês de junho é de 389,6 mm. Ainda de acordo com a agência, choveu 150 mm em 12 horas.
A Prefeitura do Recife orienta que os cidadãos deixem as áreas de risco. "Esses números podem superar a maior chuva que tivemos, que foi em junho de 2015. Estamos com mais de mil pessoas nas ruas trabalhando", afirmou o prefeito Geraldo Julio em vídeo divulgado pela assessoria de comunicação. Do total de servidores nas ruas, 350 são da Defesa Civil do Recife, que monitoram 9 mil pontos na cidade. ..
Pouco mais de cinco horas de chuva em Juazeiro (BA) para ressurgirem velhos problemas nos diversos bairros da área urbana da cidade. Adelino Junior em e-mail ao Blog GJ Notícias relatou as dificuldades no Monte Castelo:
“Geraldo estamos aqui ocupando mais uma vez o espaço do seu blog para mostrar a nossa indignação depois de mais uma noite de chuva, chuva essa mandada por Deus e que deveríamos estar comemorando, pois aqui no Monte castelo não temos motivo para isso, toda vez que chove é um Deus nos acuda para os moradores dessa comunidade. Até quando nós teremos que conviver com isso, até quando o governo municipal ficará ignorando essa situação? Para você ter ideia até a avenida principal que não alagava, agora está alagando! Acorda Paulo Bomfim, acorda secretário Vilmar, o senhor é morador aqui do bairro e não tem coragem de intervir por nós, quando falo em intervir é em todos os aspectos. Chega! Nós moradores do Monte Castelo não aguentamos mais tantas mazelas, tanto abandono. Será que vão esperar 2020 chegar para vocês virem querer fazer alguma coisa? O povo daqui não é besta e nem cegos. Além da falta de pavimentação, falta iluminação pública, falta limpeza dos terrenos públicos, limpeza das bordas dos canais, falta de lombadas na avenida, uma quantidade enorme de muriçocas, transporte público que só passa de quatro e quatro horas, tapa buracos na entrada do bairro malfeita, ou seja, vivemos no abandono total. SOS MONTE CASTELO”...
Governador em exercício também recebe deputados estaduais, federais e prefeitos
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, que desde ontem à noite (12.05) assumiu interinamente o Governo do Estado, acompanhou a situação dos municípios atingidos fortemente pelas chuvas dos últimos dias. "Estamos monitorando de perto os estragos feitos pelas chuvas dos últimos dias, notadamente em Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho. Nos dois últimos, a situação é mais preocupante", explica o governador em exercício, Nelson Leal...
O professor Mario Miranda, responsável pelo setor de meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco disse que as precipitações que vêm ocorrendo no sertão nos últimos dois meses, "traz mais alegria para o sertanejo, todavia ainda não atingiu a média anual de precipitações pluviométricas para o período".
Mário Miranda participou de um debate em Petrolina e comentou que a média pode ser atingida até o final deste mês. “Não vinha chovendo desde o ano de 2012 e estava acontecendo uma situação de não chover dentro do esperado. A Zona de Convergência Intertropical é que propicia esse tipo de chuva. No Sertão, o verão é período de chuvas no Sertão”...
Moradores do sertão nordestino comemoram a volta da chuva depois de sete anos seguidos de seca - a maior estiagem da história na região. Céu cinzento, carregado de nuvens na região de Seridó da Paraíba. É prenúncio de chuva. Para quem vive no sertão, não tem imagem mais bonita nem dia mais esperado.
“A gente fica muito feliz porque a gente vê aquelas nuvens que vem tudo escura, a gente já fica com aquela alegria, com aquele brilho nos olhos, porque a gente já está vendo a chuva chegar, cair aqui na nossa terra, na nossa comunidade e é o que a gente espera e vê. São essas nuvens lindas que Deus manda pra gente em água”, afirma a agricultora Francisca Oliveira...
A chuva de pouco mais de uma hora na tarde desta sexta-feira (05) serviu para apontar uma série de transtornos em diversos bairros de Juazeiro (BA) entre eles, o Monte Castelo. Indignado com a situação, Adelino Junior encaminhou mensagem, vídeo e algumas fotos retratando o caos na comunidade. Confira:
“Geraldo, até quando os moradores do Monte Castelo terão que viver com esse descaso e esse abandono por parte do governo municipal. Governo esse que não faz nenhuma ação concreta aqui no Monte Castelo, governo esse que vive de propagandas mentirosas, como também de bancar emprego de presidentes de associações para defender eles e enganar as suas comunidades. O povo do Monte Castelo não aguenta mais, toda vez que chove ficamos ilhados. Até quando isso, já que esse governo que está aí liberou o loteamento de todo jeito? SOS Monte Castelo. Chega!”...
A Prefeitura de Jacobina informou o primeiro balanço de informações após as fortes chuvas da madrugada deste dia 02 de abril. Houve um registro pluviométrico de 180 mm entre o período de 01h30 às 04h00 de hoje, com vários danos registrados na sede e interior do município. A Rua Margem Rio do Ouro, principal logradouro do bairro do Leader, teve registro de inundações em residências e comércios, desabamento em uma residência, queda de duas pontes de acesso à uma Escola e também de acesso a uma residência, rompimento de rede água e danos à pavimentação.
A Coordenação de Defesa Civil do município registrou dois desmoronamentos no Bairro da Bananeira, e a iminência de desabamento em uma residência no Bairro da Serrinha. Na região central da cidade inundações foram registradas na Praça Rio Branco, Rua Senador Pedro Lago, Praça Getúlio Vargas (Mercado Velho) e Avenida Orlando Oliveira Pires. Na BR-324 no trecho entre o Posto Fiscal e o contorno de Cachoeira Grande foram registradas cinco quedas de árvores e um deslizamento de terra, a via já está sendo monitorada pela Polícia Rodoviária Estadual desde as primeiras horas do dia...
A previsão de acordo com a equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), a respeito das condições hidrológicas do chamado rio da integração nacional, é que para o início do período seco na bacia, mas ainda com registro de chuvas no Submédio e no Baixo São Francisco.
As premissas indicadas pelo ONS apontam para uma vazão defluente em Três Marias (MG) em 313 metros cúbicos por segundo (m³/s); manutenção de uma média em Sobradinho, na Bahia, para assegurar os usos consultivos; enquanto que em Xingó, em Alagoas, a defluência deve ser mantida em 700 m³/s até o final de abril e elevada para 800m³/s a partir de 1º de maio...
Os principais institutos de meteorologia do País apontam incidência de chuvas na região de Juazeiro-Ba até o dia 03 de abril, com índices que variam entre 3 mm e 37mm diários no período e temperatura variando entre 21 e 32 graus. Para esta terça-feira (26) a previsão é de sol com formação de nuvens pela manhã e pancadas de chuvas entre a tarde e à noite. O Climatempo aponta a possibilidade de chuva de até 10 mm hoje em Juazeiro.
O maior volume de chuvas, de acordo com o Climatempo, estaria reservado para o dia 2 de abril, quando as previsões apontam para índices próximos de 40mm. Desde ontem as previsões alertam para acumulado de chuvas na Bahia, Pernambuco, Ceará, Piauí e Sergipe. Para algumas regiões próximas, o INMET publicou aviso com alerta de chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
Em Juazeiro as chuvas que caíram nos últimos dias foram suficientes para encher reservatórios em diversos distritos, onde os rios temporários, os conhecidos riachos, em Massaroca, Juremal, dentre outras regiões, mostraram sua força. O Açude de Pinhões, de acordo com informações atribuidas ao DNOCS, teria aumentado consideravelmente o armazenamento com indicios de que pode chegar à cota de sangria em breve...
Com objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Petrolina através da Secretaria de Saúde está intensificando as ações nas áreas com risco de infestação do mosquito. O trabalho se dá de forma contínua e visa conscientizar a população a manter práticas de prevenção e combate ao vetor transmissor de dengue, chikungunya e zika vírus.
O trabalho nos bairros consiste na busca ativa nas casas, borrifação nos focos encontrados e sensibilização junto aos moradores. A comunidade de Rajada, que possui um alto índice de infestação receberá a ação nesta sexta-feira (15) e no dia 22 de março. Na próxima segunda-feira (18) será no bairro Vale das Esmeraldas, e no dia 29 de março no bairro Santa Luzia...
Na tarde desta quinta-feira (14), a redação do Blog Geraldo José, esteve na sede da 8º Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), Juazeiro. A coordenadora interina do orgão, Maria do Socorro Campelo, explicou que "as chuvas que caíram durante o período do carnaval motivou uma pane no sistema que fornece energia".
De acordo a coordenadora a água comprometeu a parte elétrica desde a segunda-feira (11) e uma equipe do setor de tecnologia veio de Salvador, Bahia, e está buscando solução para os problemas. "Eles já estão empenhados em resolver. Os problemas afetam a prestação de serviço de emissão do documentos via sistema eletrônico, visto a falta de energia na sede"...