Foram encontrados 635 registros para a palavra: aciente

Família denuncia negligência do Hospital de Sento-Sé com paciente picado por cobra no Garimpo de Ametista

Na tarde da última sexta-feira (16), por volta das 14:30hrs, Almir Rogério Alves, conhecido popularmente por Rogério Máquina, deu entrada no Hospital Dr. Heitor Sento-Sé, após ter sido picado por uma cobra cascavel no garimpo de ametista. Segundo os familiares, foi feito um procedimento errado com o paciente. A equipe médica que estava de plantão no dia do ocorrido ao colocar uma sonda nos órgãos genitais de Rogério, acabaram furando uma veia que ocasionou uma hemorragia profunda. A família ainda não sabe quem fez o procedimento.       

Entenda o caso: ainda na sexta-feira (16) à noite, o paciente picado, tinha que ser transferido com emergência para a cidade de Juazeiro/BA, pois encontrava-se em risco de vida, e estava sangrando muito devido ao erro na aplicação da sonda. Uma parente de Rogério fez um "barraco" dentro do hospital, após o enfermeiro chefe ter dito que a SAMU do município estava em diligência desde o início da manhã e que não iria transferir ele na ambulância que estava em frente ao hospital. "O caso dele é grave, e só pode ir na SAMU" revelou o servidor...

Começa mutirão de atendimentos aos pacientes com glaucoma

Nesta terça-feira (20) iniciou o segundo mutirão de atendimentos para pacientes com glaucoma. Na ocasião, os usuários já cadastrados na Secretaria de Saúde de Juazeiro fizeram consultas de acompanhamento e receberam colírios para três meses de tratamento. O mutirão segue até esta quinta-feira (22), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Alagadiço, das 08h às 17h.

A secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, lembra que para ser atendido, o usuário deve apresentar a cópia original e a xérox do cartão SUS, de um comprovante de residência e do documento de identidade. “No primeiro mutirão da gestão de Paulo Bomfim, aconteceram mais de 600 atendimentos e foram distribuídos mais de 2700 colírios. Nossa expectativa é atender cerca de mil pessoas até o fim do mutirão”, revela.

O glaucoma é uma doença ocular, cuja principal causa é o aumento da pressão dentro do olho. A patologia tem uma evolução lenta, mas pode levar a cegueira. Apesar de não ter cura, o glaucoma pode ser tratado e deve ser acompanhado, para que a visão não seja comprometida.

A aposentada Maria de Lurdes Barbosa (78) conta que começou a fazer o tratamento de glaucoma há 22 anos. “Já é o 6º mutirão que venho, sempre recebo tudo direitinho para os três meses”, elogia. Já o assistente administrativo, Josivaldo da Silva (56), destaca a importância de ser acompanhado pelo oftalmologista. “Sempre que venho ao mutirão, o médico checa a pressão dos olhos, para saber se está tudo normal”, conta.

O mutirão de atendimentos ao paciente com glaucoma é realizado em parceria com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e também recebe os usuários da microrregião que já são cadastrados, abrangendo pacientes dos municípios: Campo Alegre de Lourdes, Sobradinho, Remanso, Canudos, Casa Nova, Santo Sé, Uauá, Curaçá e Pilão Arcado. ..

Mutirão beneficia pacientes que aguardavam anos por cirurgias

Há oito anos, Maria Aparecida Cruz dos Reis, moradora do Pindobaçu, no centro norte da Bahia, descobriu um mioma. Ela já tentou fazer uma cirurgia para resolver o problema, mas ainda não havia conseguido. Nesta sexta-feira (9), no terceiro dia de atendimento do Mutirão de Cirurgias em Senhor do Bonfim, ela saiu com o procedimento agendado para o dia 5 de julho. “É uma ótima iniciativa. Ajuda todo mundo que não tem condições de chegar até Salvador”, comentou. O mutirão é uma ação do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). 

Também de Pindobaçu, Nivonete Lima Souza teve o procedimento de histerectomia marcado para o dia 13 de julho. “Estou há três anos com um mioma. Foi muito bom ter essa iniciativa. Não tinha condições de fazer essa cirurgia pagando”, disse Nivonete. Além delas, outros moradores de Pindobaçu, Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Ponto Novo e Senhor do Bonfim estão sendo beneficiados com a realização de cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia ou colecistectomia (vesícula). Em Senhor do Bonfim, as consultas pré-operatórias terminam nesta sexta (9). ..

Forró do Beco reverterá renda para auxiliar tratamento de pacientes com câncer

Responsável por garantir o forró solidário em Petrolina, o Forró do Beco, evento consolidado na cidade, reverterá toda renda arrecada para o auxílio a pessoas em tratamento do câncer. Os ingressos para a festa seguem a venda na Apami e Portal SG.

O Forró do Beco será realizado no dia 01 de junho no Iate Clube a partir das 19h contando com a participação do sanfoneiro Targino Gondim, Jorge de Altinho, Nádia Maia, Rennan Mendes e Adãozinho de Rajada. Os ingressos custam R$ 40,00 inteira e R$ 20,00 meia. O evento é realizado pelo Movimento de Combate ao Câncer (MCC), entidade sem fins lucrativos em parceria com a Apami...

Secretaria de Saúde de Petrolina já atendeu 53 pacientes em mutirão ortopédico

A Secretaria de Saúde de Petrolina, com parceria do Hospital Universitário (HU), vem realizando mutirões para fazer andar a fila de espera por cirurgias ortopédicas que, atualmente, conta com 89 pacientes.  Na terceira edição, que aconteceu neste final de semana, o mutirão realizou 16 procedimentos. De acordo com a diretora técnica em saúde, Ana Carolina Freire, os procedimentos ortopédicos, principalmente aqui na região, ficam entre as principais demandas, já que existe um alto índice de acidentes com motociclistas.

"Esse é o nosso terceiro mutirão. Em menos de um mês já realizamos 53 procedimentos. A proposta da Secretaria é aumentar o número de cirurgias semanalmente e realizar o mutirão duas vezes por mês. O município está disponibilizando a equipe médica e instrumentadores. Em parceria com o HU, estamos trabalhando para resolver essa demanda ortopédica com celeridade, porém, com muito profissionalismo e competência", explicou...

Univasf: A Visita Ampliada Multiprofissional vem promovendo avanços no processo de cuidado ao paciente

A Divisão de Gestão de Cuidado do Hospital da Universidade Federal do Vale do Rio São Francisco (HU-Univasf) implementou, em outubro de 2016, a “Visita Ampliada” para envolver os profissionais e familiares em benefício do tratamento dos pacientes.

A “Visita Ampliada” é formada por uma equipe multiprofissional das áreas da: medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional e serviço social do hospital. Os integrantes visitam os leitos e discutem, conjuntamente, sobre os casos para propor soluções para os possíveis entraves. O objetivo é garantir que todos os fluxos e atividades que integram a linha do cuidado ao paciente funcionem de maneira eficiente e ágil...

Liminar determina imediato tratamento de pacientes renais crônicos na Bahia pela rede pública

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA) ajuizaram, no último dia 16 de fevereiro, ação civil pública contra a União, o Estado da Bahia, o município de Salvador e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) com pedidos liminares para garantir o atendimento, no SUS (Sistema Único de Saúde), de pessoas com doença renal crônica.

De acordo com a ação, atualmente há 11 unidades de saúde em Salvador — três sob gestão estadual e oito sob gestão municipal — que atendem a 1.367 pacientes de terapia renal substitutiva (TRS), da capital e de outros municípios do estado. Das oito gerenciadas pela prefeitura, duas tiveram os contratos vencidos em dezembro de 2016 e só prestarão os serviços por mais três meses, deixando 270 pacientes sem assistência. Somados a esses, outros 175 encontram-se internados desnecessariamente — tendo condições de alta — por falta de atendimento ambulatorial de hemodiálise. Dados da Estado da Bahia de fevereiro de 2017 apontam 39 pacientes sem qualquer atendimento...

Voluntariado do HDM/IMIP de Petrolina faz entrega de colchão caixa de ovo à paciente da UTI

O Voluntariado do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina realizou a entrega, na semana passada (29), de um colchão caixa de ovo impermeável à paciente Tamires Silva, internada há um mês na UTI pediátrica da unidade materno/infantil. A ação, que contou com a solidariedade dos membros voluntários e amigos, faz parte do dia a dia do trabalho do voluntariado, que através de doações já conseguiu, inclusive, montar uma Home Care (central de cuidados no lar) para um paciente que teve alta hospitalar.

O colchão caixa de ovo serve para minimizar o excesso de pressão causado pela imobilidade, ajudando a prevenir a formação de escaras (feridas na pele). Ele foi introduzido no mercado em substituição ao colchão d'água e é indicado para pessoas que precisam permanecer deitadas ou acamadas por um período extenso, como é o caso de alguns pacientes internados no Dom Malan...

Secretaria de Saúde de Sobradinho(BA) garante cirurgias eletivas para pacientes

A Prefeitura de Sobradinho,através da Secretaria de Saúde está participando de um mutirão de cirurgias eletivas, iniciada ontem (21) na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em Juazeiro. A ação é do Governo do Estado da Bahia, mas o município está dando todo suporte para que os usuários tenham acesso ao serviço. 

Os exames obrigatórios, transporte e acompanhamento são de responsabilidade da prefeitura. O mutirão é voltado para um público de faixa etária entre 14 e 65 anos. A Secretaria de Saúde de Sobradinho agilizou todos os exames laboratoriais obrigatórios. ..

Acidente em Petrolina no começo da manhã chama à atenção de moradores

Um acidente bem inusitado aconteceu logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira em Petrolina. Uma doblô que vinha das ruas paralelas à rua Átras da Banca próximo ao Bom Preço, perdeu o controle do carro e colidiu contra um outro veículo que estava estacionado, chegando a capotar, e se não bastasse, ainda derrubou uma moto que também se encontrava parada. 

Resultado, ninguém se feriu, mas o motorista da doblô ficou bastante nervoso com o acontecido, segundo informações de populares. Veja fotos:

..

Artigo - Atendimento a pacientes em clinicas, hospitais e consultórios particulares: humanização ou desrespeito?

Ninguém vai a (o) médica (o) por diversão. A procura por esse profissional no Brasil tem sido acentuada nos consultórios, clinicas, postos de saúde e hospitais privados. Quem ali se dirige espera que a relação e o atendimento sejam baseados não só no respeito, mas também, na humanização e na acolhida empática pelos profissionais da saúde.

Dados da ANS (Agencia Nacional de Saúde, 2016) indicam a existência de 47.898.787 beneficiários em planos privados de assistência médica, com ou sem odontologia, com taxa de cobertura de 25,4% da população, um percentual, portanto, bastante expressivo. No contexto da privatização da saúde, o antigo paciente passa gradativamente a ser considerado um "cliente"...

Hospital Universitário se manifesta sobre estado de saúde de paciente juazeirense

Nesta quarta-feira (01), o Blog Geraldo José postou o relato do leitor Luciano Medrado sobre um paciente juazeirense que se encontra internado no Hospital de Traumas, em Petrolina, há mais de dez dias, aguardando por duas cirurgias. Veja Aqui!

A assessoria de imprensa do Hospital Universitário entrou em contato com o Blog e deu mais informações sobre o estado de saúde do paciente. Confira a seguir!..

Voluntariado do HDM/IMIP promove "bailinho de carnaval" para os pacientes

O "bailinho de carnaval" promovido nesta quinta-feira (23) pelo Voluntariado do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina provou que realmente a alegria é algo contagiante. Por onde o bloco passou provocou sorrisos, animação, descontração e muita folia. Funcionários, colaboradores, equipe médica, de enfermagem, de limpeza e usuários foram se juntando ao grupo e no final todo mundo dançou e se divertiu ao som do frevo.

Há 7 anos, o grupo promove o evento que proporciona às crianças da pediatria e oncologia a vivência das festas populares e culturais do estado. "O nosso objetivo maior é o de disseminar a alegria, multiplicar sorrisos e fazer com que as crianças esqueçam um pouco da doença e do internamento. Mais um ano o nosso carnaval foi um sucesso e só nos resta agradecer a Deus e a todos que fazem desse dia um momento tão especial. A satisfação é toda nossa de poder servir e trazer essa alegria da festa carnavalesca para o hospital", destacou o coordenador geral, Rui Holanda...

Já próximo ao carnaval, a UPAE/IMIP de Petrolina trabalha o tema IST/HIV/AIDS com seus funcionários, colaboradores e pacientes

Como o objetivo de atuar também na prevenção e não somente na assistência, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMP) realiza, durante o todo o ano, campanhas educativas de acordo com o calendário da saúde e demandas sazonais que possam surgir. Nesse mês de fevereiro, diversos setores do serviço estão trabalhando o tema IST/HIV/AIDS, com vistas a lembrar à população sobre o aumento do risco de contágio das doenças sexualmente transmissíveis no período de carnaval.

Para o público de funcionários e colaboradores, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) está distribuindo camisinhas (feminina e masculina), folders informativos e frases de impacto, ressaltando que o sexo praticado de forma segura ainda é a melhor forma de prevenção. Já para os pacientes e acompanhantes, o Serviço Social da unidade está realizando palestras educativas com foco no uso do preservativo, mas também com o objetivo de informar sobre o Centro de Testagem e Aconselhamento do município, que presta esclarecimentos e realiza testes rápidos e sigilosos para todas as Infecções Sexualmente Transmissíveis e AIDS...

Pacientes do HU-Univasf participam de prática de ioga

A atividade faz parte de um projeto de pesquisa e extensão desenvolvido no hospital

A ioga envolve mente e corpo e tem um papel importante na obtenção de relaxamento e condicionamento físico. Pensando nos benefícios físicos e emocionais que esta prática pode proporcionar, diversas unidades de saúde, inclusive públicas, vêm utilizando a ioga como método complementar aos tratamentos médicos convencionais. No Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) os pacientes e seus acompanhantes podem participar de práticas com ioga desenvolvidas através do projeto de extensão “Cuidado além da biomedicina”...

Hospital da Mulher atende pacientes encaminhadas pelos municípios a partir desta segunda-feira (16)

As primeiras pacientes do Hospital da Mulher começam a ser atendidas a partir desta segunda-feira (16). Todas elas foram encaminhadas pelas secretarias de saúde dos seus municípios de origem, após atendimento inicial em uma unidade básica de saúde. Até o momento, 145 pacientes de 27 cidades baianas já estão com consulta agendada no novo hospital do Governo do Estado, procedimento que pode ser feito apenas com a intermediação das prefeituras.  

Entre os municípios que cadastraram as pacientes destacam-se Conceição do Coité (45), Cansanção (10), Salvador (8), Barra do Mendes (7), Bom Jesus da Serra (5) e Itaberaba (4). O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, ressalta que o agendamento dos procedimentos ambulatoriais é simples, mas cabe às Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou às Secretarias Municipais de Saúde (SMS). ..

Coordenação de Enfermagem e especialistas em "Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente" do HDM/IMIP traçam novas metas para 2017

A coordenadora de enfermagem do Hospital Dom Malan (HDM/IMIP), Fátima Michelle, se reuniu na terça-feira (10) com as seis profissionais recém tituladas na pós de "Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente", promovida pelo Hospital Sírio Libanês em parceria com o Ministério da Saúde, para definir novas metas a serem alcançadas este ano.

As enfermeiras gerentes da unidade hospitalar terminaram em novembro a pós-graduação que faz parte de um projeto educacional voltado ao desenvolvimento de profissionais do SUS, com o objetivo de melhorar a gestão da clínica e a integralidade do cuidado seguro. Com essa nova bagagem de conhecimentos o grupo pretende reavaliar alguns protocolos e práticas relacionadas à segurança do paciente no Dom Malan, melhorando então o atendimento público prestado à população...

Especialistas em "Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente" da UPAE/IMIP de Petrolina melhoram o atendimento do SUS

Recentemente, duas profissionais da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) concluíram a "Especialização em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente", promovida pelo Hospital Sírio Libanês em parceria com o Ministério da Saúde. A pós-graduação faz parte de um projeto educacional voltado ao desenvolvimento de profissionais do SUS, com o objetivo de melhorar a gestão da clínica e a integralidade do cuidado seguro.

De acordo com a especialista Grazziela Franklin, a capacitação de profissionais já inseridos no trabalho em saúde tem sido valorizada, uma vez que qualifica a produção de intervenções na realidade. "Esse é um programa de apoio ao SUS que seleciona profissionais de todo o país para participar de formações continuadas em serviço, e que é extremamente válido, pois, além de fornecer o conhecimento, possibilita um novo olhar crítico sobre o trabalho que está sendo realizado nas unidades de saúde e uma intervenção em tempo real", acredita...

Solidariedade: Voluntariado do HDM/IMIP comemorou o tradicional Natal para pacientes

Na manhã desta quarta-feira (21.12), o Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), realizou o Natal do para pacientes. A festa é organizada pelo grupo de Voluntários da instituição.

Comemorar o Natal com os pacientes já é uma ação que virou tradição na unidade hospitalar. O Papai e a Mamãe Noel visitam e distribuíram presentes para as crianças dos setores de oncologia, Alojamento Conjunto, Pediatria e Emergência Pediátrica...

Espaço do Leitor: Funcionária do HR faz desabafo sobre situação crítica que enfrentam os trabalhadores e pacientes da unidade

O Blog Geraldo José recebeu na tarde desta segunda-feira (19) o relato de uma funcionária do Hospital Regional de Juazeiro, que preferiu não se identificar, sobre a crítica situação financeira e de infraestrutura que enfrentam os trabalhadores. A funcionária não esquivou os pacientes da unidade de toda a problemática. Veja a seguir o relato na íntegra da funcionária do HR.

Venho através deste meio, suplicar as autoridades, que pelo amor de Deus, tomem uma providência quanto ao Hospital Regional, em Juazeiro. Nós funcionáris, não estamos mais aguentando tanto descaso, tanto para nós, quanto para pacientes. O nosso hospital, antes tão elogiado, hoje está uma negação. Não estamos aguentando vê o que estão fazendo conosco...