CURSOS..
Em sua primeira declaração após a abertura do processo de impeachment, a presidente Dilma Rousseff disse, nesta segunda-feira (18), em coletiva no Palácio do Planalto, que se sente injustiçada pela decisão da Câmara dos Deputados. Dilma disse que viu todas as declarações dos deputados e que nenhum deles a acusou de crime de responsabilidade.
“Não vi uma discussão sobre o crime de responsabilidade, a única maneira de se julgar um presidente da República no Brasil. Isso porque a Constituição assim o prevê. Ela prevê que é possível [o impeachment] e está escrito, mas a Constituição estipula que é necessário a existência do crime de responsabilidade para que um presidente possa ser afastado do cargo. Isso depois de receber os votos majoritários da população. Recebi 54 milhões de votos e me sinto indignada”, afirmou...
Cinco pessoas morreram após uma batida envolvendo um ônibus e carro de passeio no Km 4 da BR-420, entre os municípios de Pojuca e Catu, na região metropolitana de Salvador. O acidente ocorreu no início da noite de sábado (9), por volta das 18h.
Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que comanda o trecho da rodovia federal, dentre as vítimas estavam uma menina de três anos, duas mulheres e dois homens. Todas as pessoas mortas ocupavam o carro de passeio e, segundo a Polícia Militar (PM), eram da mesma família...
Com mais 630 atendimentos realizados nesta quarta-feira, 6, a Secretaria de Saúde de Juazeiro já ultrapassa os seis mil atendimentos realizados nas treze edições do programa Caravana da Saúde que hoje esteve na Unidade de Saúde Dr. José Roberto da Costa Muniz, bairro Alto da Maravilha. “A nossa rede dispõe hoje de 60 unidades de saúde. Chegamos ao número de treze edições da Caravana e já ultrapassamos os seis mil atendimentos. Isso é muito positivo para o trabalho porque há unidades que temos mais de 600 atendimentos como foi hoje aqui no Alto da Maravilha. Continuaremos o esforço conjunto de cuidar da saúde da população juazeirense da sede e do interior. A Caravana ainda tem muitas comunidades a visitar”, externou a nova secretária de Saúde do município, Tatiane Malta.
O vendedor Francisco de Assis, de 48 anos, aproveitou a ação para cuidar da saúde dos filhos. “Trouxe meus três filhos para se consultar com o oftalmologista e minha esposa também passou pelo clínico geral. Toda família veio cuidar da saúde na caravana”, declarou satisfeito. A Caravana da Saúde tem como proposta reduzir o tempo de espera dos usuários do SUS para a realização de procedimentos clínicos, e também de exames. ..
A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) de Juazeiro realizou no fim de semana uma intensa fiscalização contra a prática de mototáxi irregular e condutores que trafegam sem documentação do veículo e habilitação. O setor de fiscalização de transportes apreendeu duas motocicletas onde os condutores praticavam mototáxi irregular próximo ao Juá Garden Shopping.
Já a Guarda Civil Municipal realizou operação na Vila Mandacaru e nos residenciais Praia do Rodeadouro e Juazeiro 1 e 2. Durante a ação 39 condutores foram abordados, destes, quatro motocicletas foram apreendidas. O objetivo principal do trabalho de fiscalização da Companhia é para com a segurança da população. "Alertamos a todos os condutores que se certifiquem que ao trafegar em qualquer veículo o mesmo possua a documentação do transporte, bem como a carteira de habilitação", explicou a Comandante da Guarda Municipal, Josilene Lins...
"Se aproximando de um ano e seis meses de governo, o governador Rui Costa não consegue resolver mínimos problemas que transforma o setor de saúde num caos". Dessa maneira o deputado estadual Alan Sanches (DEM), volta a chamar a atenção para os diversos problemas na saúde pública e conclama que o Governo do Estado, se debruce sobre os impasses, lembrando que a saúde é um direito fundamental e inalienável, inerente à dignidade humana, de obrigatória provisão do Estado. O deputado destaca ainda que a crise não atinge apenas a capital baiana, mas toda a Bahia e medidas urgentes precisam ser tomadas.
Alan Sanches reforça que inúmeras unidades, inclusive, as tidas como de maiores importância sofrem com o descaso do poder público. "Tivemos o ano passado o fechamento de 10 leitos de UTI Geral Adulta do Hospital Roberto Santos; falta de plantonista pediátrico no Hospital Geral do Estado (HGE); fechamento da emergência de obstetrícia do Hospital Santo Amaro; paralisação dos médicos no Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus (HRSAJ) por falta de pagamento; falta de marcação de cirurgia eletiva", pontuou, reforçando no rol está ainda a não resolução para o fechamento do Hospital Espanhol e o fechamento da maternidade do Hospital da Sagrada. Porém, avalia o secretário Fábio Vilas-Boas como bem intencionado, "mas por falta de apoio do executivo estadual, infelizmente, não consegue atuar devidamente". ..
A prática de atividade esportiva reconhecidamente é um salto para a qualidade de vida. E quando essa prática vem acompanhada de uma ação solidária os benefícios, então, são maiores. Dentro desta linha de pensamento, o grupo de ciclismo Pedal Rosa do Vale, composto por cerca de cem integrantes mulheres, realiza no próximo dia 20 (domingo), o passeio ciclístico intitulado “Sou mulher Maravilha, diga não à violência”, que percorrerá cerca de 10 quilômetros pelas principais avenidas centrais da cidade. O objetivo do evento é celebrar o dia da Mulher, comemorado em 08 de Março, bem como conscientizar a população sobre a importância de unir forças contra a violência de gênero.
“Para participar é muito simples. Basta ter disposição, alegria e doar como inscrição, um kit de higiene pessoal. Esse material arrecadado será encaminhado para instituições que trabalham com mulheres vítimas de violência física e emocional. Esperamos contar com a participação da sociedade. Todos estão convidados a participar. Será um momento muito descontraído”, destaca a coordenadora do grupo Pedal Rosa, Patrícia Souza...
No último sábado (27), um grupo de amigos ciclistas de Juazeiro e Petrolina, cerca de 100 pessoas, promoveu um passeio para lembrar a morte da menina Beatriz Angélica Mota, 07 anos, assassinada no dia 10 de dezembro de 2015, durante uma solenidade de formatura em uma escola de Petrolina. Segundo os organizadores Welber, Ulbert e Edson, o ato também foi uma forma de pedir justiça para o caso. O movimento começou na Praça do bairro Centenário e foi encerrado na Orla da cidade, após circular pela área central de Juazeiro. Segundo a organização, o evento foi um sucesso e existe a possibilidade de se repetir em breve.
..
Geraldo,
A cidade está abandonada depois dessas fortes chuvas e se esqueceram de tudo, os esgotos estão chorando fezes, a cidade com muito lixo, além disso, toda esburacada. A saúde não existe e parece que estão dormindo...
Se a gente for analisar o desempenho do time da JUAZEIRENSE no início deste campeonato, poderíamos até dizer que os resultados dos dois jogos, perdendo em Salvador para o Bahia, com um jogador a menos, pela maior parte do tempo, por 3 x 2 e ainda algumas reclamações contra a arbitragem. Se fizermos uma análise sabe o resultado do último jogo, 5ª feira, 11, contra o Fluminense de Feira de Santana que vem de uma longa preparação e manutenção do elenco, o placar de 0 x 0, não foi decepcionante, ao contrário, muito proveitoso, pois ganhamos um ponto fora de casa, (que casa?).
Com resultados dessas duas partidas iniciais, torna-se necessário, uma reflexão aprofundada, uma análise muito técnica sobre o desempenho da equipe que mesmo com as considerações que apresento aqui sobre os dois jogos cumpridos pelo “CANCÃO”, está claro que os dois jogos restantes pela primeira fase de classificação, domingo, 21, aqui (aqui?) contra o FEIRENSE e no dia 28, a JUAZEIRENSE vai jogar lá no estádio LOMANTO JR, contra o VITÓRIA DA CONQUISTA, que dia 10, empatou com o E.C. VITÓRIA da capital em 1 x 1, são partidas importantíssimas, pensando na classificação. É bom lembrar que a maratona continua. Já neste domingo, 14/02, às 19:30h, o time de Roberto Carlos volta à campo, em Senhor do Bonfim, estreando na COPA NORDESTE, enfrentando o CONFIANÇA de Sergipe...
O ano de 2016 começou com muitas chuvas no sertão da Bahia e, mesmo de forma irregular, chovendo mais em uns locais e em outros menos, a vinda da chuva é motivo de muita alegria, principalmente para as comunidades rurais, pois estas têm o costume de armazenar a água da chuva, além da chegada dela garantir a renovação da Caatinga e favorecer o plantio e o pasto para os animais.
Para captar e armazenar a água que cai, as famílias e comunidades contam com as tecnologias de captação e armazenamento da chuva. São as cisternas de consumo e de produção, os barreiros trincheiras, os tanques de pedras, barragens subterrâneas, açudes, etc. Em todo Semiárido, estas tecnologias são construídas por mais de três mil organizações reunidas na Articulação do Semiárido – Asa, o que já possibilitou a construção de 669.243 tecnologias até janeiro deste ano.
Em Juazeiro (BA), famílias da comunidade de Cipó, no distrito de Juremal, estão incluídas nesse dado. A região é contemplada com projetos executados pelo Irpaa e que hoje garante o armazenamento da água em cisternas calçadão, as quais encheram logo com as chuvas da primeira semana de janeiro.
Mas, além de guardar a água, é preciso atentar para a importância de armazenar também o pasto. “Esse ano eu não passei aperreio porque tinha muita ração guardada”, diz o agricultor Rafael Nunes, se referindo ao ano de 2015 e citando a silagem e fenação como práticas adotadas nos últimos anos após a assessoria de organizações como o Irpaa. Ele conta que quando começa a sair o “broio” das plantas na Caatinga, os animais são logo soltos na área, mas como o verde não dura o ano todo, é preciso armazenar a forragem. “A gente agora é esperar que saia bem comida na área de Fundo de Pasto que a gente vai trabalhar no sistema de guardar a ração pra quando chegar o mesmo período a gente ter a ração para os animais, porque comprar não dá certo não, é muito caro”, confirma.
São ações simples como estas, asseguradas às milhares famílias por meio das políticas públicas voltadas para o Semiárido, que diferenciam estes últimos anos de estiagem das secas de algumas décadas atrás. “Antigamente a gente esperdiçava muito, ninguém guardava nada não”, lembra Seu Rafael, destacando a importância tanto da estocagem de alimentos quanto da água.
Medição da chuva para planejar a produção..
Só faltava esta. Moradores residentes do Conjunto Habitacional São Francisco, são surpreendidos com a presença de um Jacaré medindo aproximadamente um metro e vinte centímetros de comprimento passeando entre as residências e se refrescando em poças de água, acumulada das chuvas. Segundo os moradores vez ou outra recebem visitas surpreendentes de animais como jumento, cães, cobras e neste sábado (16), os moradores receberam a visita ilustre de um Jacaré. O Corpo de Bombeiro foi chamado para recolher o animal.
..
O ano começou muito próspero para seis apostadores que acertaram as seis dezenas da Mega da Virada, sorteada na noite desta quinta-feira (31), em São Paulo. Os números sorteados foram os seguintes: 02 - 18 - 31 - 42 - 51 - 56. Das apostas premiadas, quatro são do Espírito Santo, uma é de São Paulo e a outra é de Alagoas. As cidades são: Água Branca (AL), Cerquilho (SP), Vitoria (ES), Vila Velha (ES) e Guaçuí (ES). Cada vencedor vai receber a quantia de 41.088.919,05. Neste concurso, 827 bilhetes acertaram a quina e vão levar R$ 43.913,49 cada, enquanto 62.767 vão ficar com R$ 826,55 pelo acerto da quadra. Segundo a Caixa Econômica Federal, mais de 177 milhões de apostas foram realizadas, o que gerou um valor arrecadado de R$ 620.312.112,00 milhões.
..
© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.
|