Foram encontrados 45 registros para a palavra: respiratória

Médicos da Atenção Básica de Petrolina recebem capacitação sobre doenças respiratórias

Os médicos que atuam na Atenção Básica de Petrolina passaram por mais uma capacitação, nesta quarta-feira (18). Durante o encontro que ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a abordagem foi sobre a saúde respiratória na Atenção Primária e atualizações em Asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

O objetivo é melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes, como explica o diretor médico do município, Diego Dourado. “Além da troca de vivências e experiências entre os profissionais, o objetivo é reforçar a qualidade do atendimento aos petrolinenses. Essas atualizações são rotineiras e é uma forma de aprimorar os serviços oferecidos pela gestão do prefeito Miguel Coelho”, informa Dourado...

Sobe para 29 o número de mortes por doenças respiratórias na Bahia; um caso registrado em Juazeiro

A Bahia já notificou 640 casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) até esta sexta-feira (31). Segundo boletim divulgado pela Secretaria do Estado da Bahia (Sesab), foram 29 mortes em todo o estado. Esse número representa uma redução de 52,5% se comparado com o mesmo período do ano passado. 

Dentre os 417 municípios baianos, 76 registraram casos de SRAG. A capital baiana foi a que mais teve registros: 396, o que corresponde a 61,8% do total do estado. Já as mortes ocorreram em 10 cidades: Salvador (18 vítimas), Camaçari (2), Castro Alves (1), Chorroxó (1), Itabuna (2), Juazeiro (1), Lauro de Freitas (1), Mirante (1), Retirolândia (1) e Santo Antônio de Jesus (1). ..

UPAE/IMIP de Petrolina realiza treinamento em Parada Cardiorrespiratória

O Núcleo de Educação Permanente da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (NEP/UPAE) está realizando, nesta terça e quarta (13 e 14), um treinamento em Parada Cardiorrespiratória (PCR) para os técnicos de enfermagem do serviço.

A iniciativa faz parte da política de reciclagem e atualização da UPAE e tem como objetivo atingir o maior número possível de profissionais. “Realizamos uma etapa no final do mês de outubro para médicos e enfermeiros e agora estamos trabalhando o grupo de técnicos, de modo que todos os nossos profissionais possam estar aptos a lidar com uma situação de emergência”, relata a enfermeira gerente do NEP, Andreska Souza...

UPAE/IMIP de Petrolina realiza treinamento em Parada Cardiorrespiratória

Com o objetivo de aprimorar a capacidade técnica dos seus profissionais e garantir aos pacientes uma intervenção rápida e resolutiva em casos de emergência, a equipe de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) passou, na terça-feira (23), por um treinamento de simulação realística em parada cardiorrespiratória.

A atualização foi feita pelo enfermeiro do SAMU, Nilton Fagundes, e os enfermeiros da UPAE, Laís Cabral e Antônio Ronaldo, que participaram recentemente de um curso oferecido pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A partir dos novos conhecimentos adquiridos, os profissionais se tornaram multiplicadores...

UPAE/IMIP de Petrolina promove capacitação sobre atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória

Dentro do tripé da assistência, ensino e pesquisa preconizado pelo IMIP, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) busca oferecer atualizações e capacitações em serviço para os seus funcionários e colaboradores. Como é o caso do treinamento para atendimento ao paciente em Parada Cardiorrespiratória (PCR) promovido esta semana pela instituição em parceria com o SAMU.

Desta vez, a iniciativa envolveu os enfermeiros da Atenção Especializada (Ambulatório, Bioimagem Clínica e Bloco Cirúrgico), que puderam se atualizar e conhecer as mudanças nas diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar e atendimento cardiovascular de emergência, realizadas em 2015 pela American Heart Association. Durante uma hora e meia o enfermeiro do SAMU, Nilton Paulo, falou sobre primeiros socorros, engasgo, desmaio, parada e reanimação, entre outros assuntos pertinentes.

À vontade na casa, pois já trabalhou na UPAE, Nilton realizou um treinamento dinâmico, prático e voltado para a realidade da Unidade. "A UPAE tem uma dinâmica muito diferente no Pronto Atendimento [urgência e emergência 24h] e na Atenção Especializada [serviço de especialidades], mas a equipe de enfermagem dos dois setores precisa estar preparada para qualquer eventualidade. Numa PCR cada minuto sem assistência diminui em 10% a chance de sobrevida do paciente, por isso é preciso pensar rápido e agir", alertou aos presentes...