Foram encontrados 207 registros para a palavra: medicina

Mais de 1,4 mil novos profissionais residentes de saúde vão atuar em todas as regiões de Pernambuco

A governadora Raquel Lyra comandou, nesta sexta-feira (03), a solenidade de acolhimento dos mais de 1.419 novos residentes, entre médicos e profissionais da saúde, que vão atuar em unidades da rede estadual, ainda este mês.

Durante a cerimônia, a chefe do Executivo estadual ressaltou a importância da formação profissional na constante busca pela melhoria do atendimento, diante do cenário nacional na área da saúde. ..

Inscrições para o segundo vestibular de Medicina da Facape terminam neste domingo

Os candidatos que desejam concorrer a uma das vagas no segundo vestibular de Medicina da Faculdade de Petrolina (Facape) têm até este domingo (26) para se inscrever na seleção. Nesta etapa, estão sendo oferecidas 30 vagas e as provas estão previstas para acontecer no dia 5 de março, no turno da manhã, no campus da Faculdade.

As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, pelo site da instituição (clique aqui) e o resultado final está previsto para ser divulgado no dia 14 de março.  As aulas já iniciam no segundo semestre de 2023...

Alunos de Medicina da Facape promovem 'Calourada Solidária' com doação de sangue em Petrolina

Os estudantes da primeira turma de Medicina da Faculdade de Petrolina (Facape) participaram de uma ação diferenciada na última  sexta-feira (17) para marcar o início das atividades acadêmicas. A turma que é composta por 50 alunos realizou uma 'Calourada Solidária' que incluiu a doação de sangue para o estoque do Hemope da cidade.

O diretor acadêmico da Facape, Raimundo Lima Filho, acompanhou a ação e explicou que o objetivo é apresentar aos alunos o processo de coleta de sangue e também incentivar ações de caráter social. "A doação de sangue é um gesto de responsabilidade social e, principalmente, amor ao próximo. Nosso curso de Medicina prioriza uma educação humanista, então é muito importante que já no início das atividades, esses alunos participem desse tipo de iniciativa", disse...

Piauí: filha de agricultor tira 980 pontos na redação do Enem e sonha em cursar Medicina

Com 980 pontos na redação, a estudante Anny Giselly da Silva, de 18 anos, aluna da Unidade Escolar Severo Rocha, de Jacobina do Piauí, sonha em cursar Medicina. Toda sua trajetória escolar foi na rede pública de ensino, da creche até o Ensino Médio.

Nascida em Paulistana, ela vive com a mãe na zona rural do município, mais especificamente na localidade Mateus. A mãe é professora do Ensino Fundamental e o seu pai era agricultor, mas faleceu em decorrência da Covid-19, em 2021. “Ele era meu maior incentivador”, conta a estudante...

Associação Bahiana de Medicina chama a atenção para o "Janeiro Roxo"

No primeiro mês do ano é realizada a campanha "Janeiro Roxo", que visa conscientizar a população contra o estigma e o preconceito vinculados à hanseníase, uma doença crônica e infectocontagiosa. 
 
Causada pela bactéria Mycobacterium leprae, a Hanseníase é caracterizada por manchas com alterações na sensibilidade, afetando, principalmente, membros superiores, inferiores, podendo afetar a visão. Se não tratada no tempo oportuno, a doença pode levar à incapacidade permanente.
 
Na Bahia, segundo dados preliminares de 6 de janeiro de 2023, publicados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), apenas em 2022, foram registrados 1.537 casos novos da doença. Deste total, 51 casos foram entre crianças menores de 15 anos. Já em 2021 foram notificados 1.520 casos novos, sendo que 43 foram em crianças e adolescentes. No período de 2013 a 2022 foram notificados 20.432 casos, destes 1.243 em crianças e adolescentes até 14 anos. 
 
Diante deste cenário, o ortopedista, Diretor da Associação Bahiana de Medicina (ABM) e professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Dr. Jorge Jambeiro, ressalta a importância da campanha Janeiro Roxo, principalmente para chamar a atenção dos poderes públicos para a necessidade de mais investimentos para o controle da hanseníase e para reacender a discussão técnica e política sobre a problemática que envolve a doença. Outro ponto ressaltado pelo médico é o fato de a doença ainda ser vista com muito preconceito. 
 
"Esse é um período pontual para discutir e refletir sobre a Hanseníase como problema de saúde pública e potencializar as ações para sua eliminação. Momento de ampliar a discussão sobre as formas de contágio e reforçar que a Hanseníase tem cura e depende do diagnóstico precoce e tratamento adequado. Com informação qualificada, conseguiremos desconstruir o estigma e preservar os direitos do doente", destaca. 
 
Dr. Jambeiro também chama a atenção para o fato de que a doença, se tratada, não é transmitida e explica o sintoma.
 
"A única coisa que caracteriza a hanseníase é o distúrbio de sensibilidade. Logo, se uma determinada mancha for insensível ou tiver menos sensibilidade nesse local que outra região sem mancha, será hanseníase. Caso a sensibilidade seja normal, não é hanseníase. Ao perceber, a pessoa deve procurar uma unidade básica de saúde. Isso deve ser feito também por pessoas da família que moram com o paciente ou que tiveram contato prolongado e próximo com ele, porque elas têm maior risco de adoecimento", explica. 
 
Ao contrário do que se imagina, a hanseníase não está presente apenas em locais mais carentes e sem saneamento básico, podendo ocorrer em todas as camadas da sociedade. É importante ressaltar que qualquer indivíduo pode ser acometido. 
 
Cirurgia - Dr. Jambeiro foi o responsável por realizar a primeira cirurgia de Hanseníase no Instituto Couto Maia (Icom), em 28 de agosto de 2018.
 
Antes de realizar a cirurgia, o diretor da ABM relembrou que o Instituto foi construído onde antigamente havia o Hospital Dom Rodrigo de Menezes (antiga Colônia para Leprosos), local em que ele trabalhou por quase 25 anos, onde deu início às cirurgias para tratar as sequelas e prevenir as incapacidades provenientes da hanseníase, e onde treinou inúmeros ortopedistas nas cirurgias que envolviam a patologia. ..

Pernambuco autoriza cultivo e produção de cannabis para uso medicinal

O governador Paulo Câmara sancionou, nesta quarta-feira (28.12), a lei sobre o cultivo e a produção de cannabis medicinal em Pernambuco de autoria do deputado estadual João Paulo. A aprovação da matéria se deu no último dia 15 pelos parlamentares em votação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). 

Atualmente, devido à necessidade de importação, o preço do produto dificulta o acesso para os pacientes que necessitam de tratamento. A produção no Estado, como já ocorre na Paraíba e no Rio de Janeiro, vai baratear o custo dos medicamentos derivados da planta. O projeto assegura o direito de qualquer pessoa ter acesso aos remédios à base de cannabis, desde que apresentando prescrição de um profissional habilitado, observadas as disposições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o tema. O acesso também é estendido para uso veterinário...

Medicina: Facape abre inscrições para alunos ingressarem usando a nota do Enem

Os estudantes que desejam disputar uma das vagas para o primeiro curso de Medicina da Faculdade de Petrolina (Facape) já podem se preparar. A faculdade inicia nesta terça-feira (8) sua terceira etapa da seleção, desta vez, para os alunos que desejam concorrer apenas utilizando sua nota do Enem.  

As inscrições seguem abertas até o dia 22 de novembro e podem ser feitas, exclusivamente, no site da facape: www.facape.br/vestibular . O processo seletivo fará a classificação dos candidatos inscritos mediante análise do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), considerando a nota (média aritmética simples) alcançada pelo candidato e utilizando como base uma das notas a ele atribuída no período entre 2017 e 2021. ..

Facape prorroga inscrições de seleção para professores do curso de Medicina

Os profissionais interessados em fazer parte do corpo docente da Faculdade de Petrolina (Facape) já podem se preparar. A faculdade prorrogou as inscrições para um processo seletivo que vai selecionar os professores para seu primeiro curso de Medicina. As inscrições seguem até o dia 11 de novembro e podem ser feitas no site www.facape.br/concurso.  

São oferecidas oito vagas, sendo que os salários variam conforme o nível e a carga horária, com remuneração a partir de R$ 4.495,89. Podem participar profissionais com formação nas áreas de Medicina, Farmácia, Fisioterapia ou Ciências Biológicas. ..

CFM suspende resolução sobre prescrição da Cannabis medicinal

O plenário do Conselho Federal de Medicina (CFM) decidiu sustar temporariamente os efeitos da Resolução 2.324/2022, que estabelecia regras para a prescrição de medicamentos à base do canabidiol, um derivado da Cannabis. A decisão foi tomada na manhã de ontem (24) em reunião plenária extraordinária e publicada hoje (25) no Diário Oficial da União (DOU).

Com a nova resolução, ficam suspensos os efeitos da norma publicada no último dia 14 e a decisão pela indicação do uso do canabidiol volta a ser de responsabilidade do médico, de acordo com regras já estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). ..

Facape lança processo seletivo para professores do curso de Medicina

A Faculdade de Petrolina (Facape) está com inscrições abertas para um processo seletivo que vai selecionar os professores para seu primeiro curso de Medicina. As inscrições seguem até o dia 4 de novembro e podem ser feitas no site www.facape.br/concurso.  

São oferecidas oito vagas no total, sendo que os salários variam conforme o nível e a carga horária podendo chegar a R$ 4.495,89. O Processo Seletivo Simplificado compreenderá as etapas de avaliação de desempenho didático-pedagógico e avaliação de títulos, de caráter eliminatório e classificatório para a Área do Conhecimento/Área de Atuação e o resultado final do será publicado dia 5 de dezembro.  ..

Cannabis medicinal: pacientes que usam droga por recomendação médica temem ser prejudicados pela decisão do Conselho Federal de Medicina de restringir prescrição

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou, no dia 14 de outubro, uma nova norma voltada a orientar como os médicos devem atuar com relação ao uso do canabidiol.

Sem avanços, e mais restritiva, a resolução CFM nº 2.324/2022 autoriza que produtos de cannabis sejam usados apenas para tratar alguns quadros de epilepsia, além de proibir a prescrição de "quaisquer outros derivados (da cannabis sativa) que não o canabidiol"...

Audiência pública no STF debate criação de cursos de medicina

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu hoje (17) a audiência pública para debater a exigência de chamamento público para a autorização do funcionamento de novos cursos de medicina.

O ministro é relator de uma ação declaratória de constitucionalidade (ADO) e de uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) sobre o tema, abertas pela Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), que defende a exigência do chamamento público, e pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), para quem a medida favorece grandes grupos e fere a autonomia universitária...

Audiência pública do STF vai discutir abertura de cursos de medicina

Será realizada nesta segunda-feira (17), com transmissão pela TV Justiça e pela Rádio Justiça, uma audiência pública para discutir a exigência de chamamento público antes da autorização para funcionamento de novos cursos de Medicina. O tema é objeto da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 81 e da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7187, ambas relatadas pelo ministro Gilmar Mendes.

A programação da audiência pública terá exposição de 47 entidades da sociedade civil nas áreas de educação e saúde, universidades, autoridades do Poder Executivo, parlamentares, ex-ministros, secretarias de Saúde, municípios e estudantes de Medicina. Cada exposição terá 10 minutos. ..

Medicina: Facape divulga resultado preliminar do vestibular para bolsistas e Rede PEBA Medicina: Facape divulga resultado preliminar do vestibular para bolsistas e Rede PEBA

Os estudantes que disputaram as vagas para bolsistas e candidatos da Rede PEBA já podem conferir o resultado preliminar do vestibular de Medicina da Faculdade de Petrolina (Facape).

A instituição divulgou na terça-feira (11) o resultado preliminar das provas objetivas que aconteceram no último dia 25 de setembro. Esta foi a segunda etapa do processo de seleção no qual foram oferecidas 3 vagas para bolsistas e 10 para candidatos da Rede PEBA (Pernambuco e Bahia)...

Encontros incentivam conscientização sobre o uso de oxigênio medicinal em pacientes no HU-Univasf/Ebserh  

Orientações sobre as potencialidades da oxigenoCom o intuito de reforçar o uso racional do oxigênio medicinal, profissionais e estudantes atuantes em diversas áreas de internação do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) estão participando de momentos de conscientização promovidos semanalmente com apoio de fisioterapeutas. 

Durante os encontros, são apontadas em quais situações há real necessidade aplicação de oxigênio, sendo também oportunidades para informar e alertar sobre os riscos gerados ao paciente em função do uso indiscriminado do elemento químico no processo de atenção à saúde. ..

Medicina: Facape aplica neste domingo (25) vestibular para bolsistas e alunos da Rede PEBA

A Faculdade de Petrolina (Facape) realiza no próximo domingo (25) a segunda etapa do vestibular para seu primeiro curso de Medicina. Desta vez, as provas serão destinadas a bolsistas e alunos da rede PEBA. Nesta etapa, são oferecidas 3 vagas para bolsistas e 10 para candidatos da Rede PEBA (Pernambuco e Bahia). As provas serão aplicadas às 9h20, com duração de quatro horas.  É recomendável que os candidatos cheguem com antecedência a fim de evitar imprevistos. 

Os portões dos prédios serão abertos às 7h30 e fechados às 9h e os candidatos devem ficar atentos às orientações a serem seguidas durante a prova. A Facape adotará medidas de prevenção à covid-19 e por isso, o uso de máscara é obrigatório. Os estudantes também devem usar apenas caneta esferográfica azul ou preta de corpo plástico cristalino ou transparente. O resultado da seleção está previsto para ser divulgado no dia 11 de novembro.  ..

10 anos da Lei de Cotas: da escola pública para o diploma curso universitário

No consultório de um dos postos de saúde de São Bernardo do Campo (SP), o filho de um pedreiro e de uma operadora de caixa veste o jaleco branco para atender aos pacientes. Foi por meio das cotas que Ítalo Pereira, de 25 anos, estudou medicina e virou doutor – mesmo que ele não goste de ser chamado por esse título. A mãe parou de trabalhar, pois, hoje, ele consegue custear aquela que, apesar de todas as dificuldades, nunca perdeu as esperanças. 

“Eu morava perto da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). Antes de saber o curso que faria, eu já sabia onde iria estudar. Minha mãe e minha tia sempre falaram: ‘Você vai estudar lá’”, conta. Elas estavam certas. Há um ano, ele se formou...

Univasf promove roda de diálogo sobre Medicinas da Floresta

A cultura indígena adota diversas práticas medicinais com substâncias vindas da natureza. Para discutir sobre essas práticas, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá realizar a roda de diálogo Medicinas da Floresta, que acontecerá no dia 25 de agosto.

O evento, aberto a todos os interessados na temática, acontecerá presencialmente na sala azul, localizada no bloco de salas de aula do Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE). O convidado é o Pajé Penawa, da etnia Huni Kuin, do Acre...

Divulgado resultado preliminar do vestibular de medicina da Facape

Estudantes de diversos estados do Brasil que participaram do primeiro vestibular de Medicina da Faculdade de Petrolina (Facape) já podem conferir seu desempenho na seleção. Isso porque a autarquia divulgou nesta quinta-feira (28) o resultado preliminar das provas objetivas que foram aplicadas no início de julho.

Após essa etapa, haverá a análise e divulgação da nota na redação e no dia 23 de agosto está prevista a divulgação do resultado final da seleção. O resultado preliminar bem como todas as informações sobre as etapas do vestibular estão disponíveis no site da instituição www.facape.br...

Unex realiza aula de revisão gratuita para vestibular de Medicina

Motivação e conteúdos essenciais para se dar bem no vestibular de Medicina. Essa é a proposta da Unex - Centro Universitário de Excelência, em Feira de Santana, que realiza no próximo dia 16 de julho, a partir das 13h30, no auditório da instituição, o projeto Medclass - um aulão preparatório gratuito que ajudará os futuros médicos a chegarem mais perto do sonho.

Os interessados podem se inscrever pelo link https://unif.tc/revisaoMedclass. ..