Foram encontrados 108 registros para a palavra: incendios

Programa Bahia Sem Fogo reforça combate aos incêndios florestais no estado

Em uma incansável luta contra os incêndios florestais que têm afetado o estado, o programa Bahia Sem Fogo está atuando em diversas partes do território baiano, com foco na região Oeste e na Chapada Diamantina, envolvendo nove cidades. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Ao todo, 175 bombeiros e, pelo menos, 50 viaturas estão envolvidos para realizar o combate de forma célere, e também para a prevenção.

..

Processo seletivo do Ibama tem vagas para brigadistas de prevenção de incêndios florestais

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama ) está com processo seletivo aberto para os cargos de brigadista, chefe de esquadrão, chefe de brigada e brigadista de prevenção e combate, em Porto Seguro, cidade turística no extremo sul da Bahia.

Interessados podem se inscrever até o dia 20 de setembro, na Coordenação Regional da Funai, na Rua dos Mamoeiros, no bairro de Taperapuã. As inscrições acontecem das 8h às 12h e das 14h às 17h...

Brigada da Agrovale ajuda a apagar incêndios em cerca de 800 hectares de caatinga

A Brigada de Combate a Incêndios da Agrovale, formada por 18 profissionais, carros-pipa, máquinas do tipo patrol, motoniveladora, retroescavadeira e abafadores, ajudou o 9° Grupamento de Bombeiros Militar de Juazeiro (9º GBM), a apagar e controlar dois grandes incêndios, neste domingo (27) e segunda-feira (28), que queimaram aproximadamente 800 hectares da vegetação de caatinga no distrito de Pinhões, em Juazeiro, Norte da Bahia.

O primeiro sinistro foi debelado depois de cerca de 24 horas de fogo intenso, na região de Lagoa do Boi. O segundo incêndio começou na manhã de segunda-feira com as chamas que foram levadas pelo vento até a região dos Campos, (próximo a BA 210), perdurando em lugares distantes, íngremes e de difícil acesso de uma área também de caatinga...

Alerta vermelho: clima seco redobra atenção aos incêndios florestais

Os meses de agosto e setembro, historicamente, marcam um período crítico em relação à incidência de incêndios florestais. Isso porque a baixa umidade relativa do ar aliada às altas temperaturas se tornam grandes combustíveis para a propagação do fogo em vegetação seca.

Segundo especialistas, 90% das ocorrências são ocasionadas por alguma ação humana e poderiam ser evitadas. O ato de jogar bituca de cigarro na mata ou de queimar pasto ou lixo em área verde, por exemplo, pode desencadear um incêndio de grandes proporções...

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros alertam para o aumento de incêndios florestais

Mudanças climáticas, baixa umidade relativa do ar, temperaturas que ultrapassam os 30°C, ainda que no inverno, aliada a vegetação seca, a práticas de queimadas para limpeza de propriedades rurais, são fatores que contribuem para o maior número de queimadas no período de estiagem.

Para evitar esse tipo de ocorrência, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da sua Defesa Civil, e em parceria com o 9º Batalhão de Bombeiros Militar da Bahia (9º BBM), orientam a população para adoção de medidas preventivas...

Juazeiro: incêndios na Lagoa do Boi, em Pinhões, e na Ilha do Rodeadouro são registrados na tarde desta segunda-feira (21)

Três incêndios em áreas da caatinga foram registrados em Juazeiro na tarde desta segunda-feira (21). 

Segundo informações que chegaram à redação da RedeGN, as chamas atingiram roças nas localidades de Lagoa do Boi, em Pinhões, e Ilha do Rodeadouro...

Aeroporto de Petrolina registra, em julho, dois focos de incêndios nas proximidades do terminal

O clima seco e a baixa umidade combinados com a ação humana são um cenário propício para a incidência de queimadas. Além de prejudicar o meio ambiente, causa prejuízos à saúde humana e também pode ocasionar sérios riscos para as operações aeroportuárias.

Nos últimos 10 anos, o Nordeste tem estado no topo com alto índice de queimadas. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a região já registrou mais de 9.600 incêndios em 2023...

Incêndios Florestais sobrecarregam equipes do 9º GBM em Juazeiro (BA)

Informações do Major BM João Daniel, subcomandante do 9º GBM (Grupamento de Bombeiro Militar) de Juazeiro dão conta de que estão ocorrendo muitas chamadas, porém, todo o efetivo está sendo empregado neste momento.

A Base Florestal está sendo apoiada pelo efetivo ordinário do 9º BBM. “No momento estamos com todas as guarnições do terreno em ocorrências” pontuou o Major BM João Daniel...

Aumento da temperatura e falta de cuidado com o meio ambiente podem favorecer incêndios florestais na região de Juazeiro (BA)

Nos últimos dias, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia por meio do 9º Batalhão de Bombeiros Militar atendeu diversos chamados para atendimentos de incêndios florestais na área de Juazeiro e em regiões circunvizinhas. 

De acordo com dados de previsão de temperatura para as próximas 2 semanas (Clima Tempo), existe possibilidade de temperatura elevada, sem chuvas na região de Juazeiro...

Incêndios florestais seguem em diversas regiões da Bahia

Quatro regiões da Bahia seguem com focos de incêndios florestais. Segundo o Corpo de Bombeiros Militares do estado, 211 profissionais combatem o fogo nas regiões oeste, sudoeste e norte do estado, além da Chapada Diamantina.

No oeste da Bahia, o fogo começou nos primeiros dias de outubro. Na cidade de Barra, um incêndio de grandes proporções começou no dia 1º e, de acordo com o Corpo de Bombeiros, ainda não foi controlado. Contando com Barra, 121 profissionais atuam nas cidades de Ibotirama, Muquém de São Francisco, Santa Rita de Cássia, Mansidão, Barreiras e Riachão das Neves até esta segunda-feira...

Operação de prevenção e combate aos incêndios florestais ganha reforço de novos bombeiros militares

A operação de prevenção e combate a incêndios florestais na Bahia ganhou reforço, com a inclusão de mais 23 bombeiros militares. O novo grupo vai se juntar aos 193 bombeiros militares que já estão em campo.

Eles atuam em bases da corporação instaladas nas regiões da Chapada Diamantina (Lençóis), Oeste (Barreiras), Norte (Juazeiro) e Sudoeste (Vitória da Conquista), especialmente para evitar o surgimento de queimadas nas matas e atuar contra sua proliferação, integrando as ações do Programa Bahia sem Fogo, que conta também com a participação da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil Bahia (Sudec).  ..

Prefeitura realiza reunião com órgãos para debater ações na prevenção de incêndios e queimadas

Devido às várias ocorrências de incêndios e queimadas na vegetação registradas em Petrolina, as equipes da Defesa Civil e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) se reuniram com o Corpo de Bombeiro Militar e o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais - PREVFOGO/IBAMA para alinharem as ações na prevenção de incêndios e queimadas, como também para avaliarem as punições aos responsáveis dos danos causados.

O diretor da AMMA, Geraldo Miranda, destaca que provocar incêndio ou queimada sem a devida autorização dos órgãos responsáveis pode ser caracterizado como crime ambiental, com pena de reclusão de dois a quatros anos e multa; e se for na modalidade culposa a detenção varia de seis meses a um ano, e multa.  "O que temos observado é que a maioria dos incêndios está sendo provocado (mesmo que por acidente) pela ação da população, a exemplo de quem joga lixo, com garrafas de vidros e latas de alumínio, em área de vegetação", frisou Geraldo Miranda...

Petrolina: Defesa Civil orienta sobre prevenção de incêndios e queimadas

As condições climáticas de estiagem, altas temperaturas, ventos fortes e baixa umidade são fatores que agravam o cenário de incêndios e queimadas na região do Sertão do São Francisco. Mas, é a ação humana uma das principais responsáveis pelo fogo que destrói o meio ambiente, como também causa danos à saúde humana. A Defesa Civil de Petrolina orienta sobre prevenção e conta com a população para diminuir as trágicas ocorrências.

De acordo com a Defesa Civil, semana passada ocorreu um incêndio de grande proporção atingindo a vegetação na comunidade Poço da Cruz. "Pedimos atenção da população e alertamos ainda que praticar queimada é considerado crime pela lei 9.605/98 (Crimes Ambientais). É lamentável constatar que em boa parte delas ocorrem por atitudes criminosas e negligência. É muito comum verificar que os incêndios em áreas verdes têm início com a colocação de fogo para a limpeza de terrenos pelos próprios proprietários, que perdem o controle da situação com o alastramento do fogo devido aos ventos. Além de crime previsto na legislação ambiental, o proprietário do terreno e o autor do incêndio pagarão multas por atearem fogo na vegetação", alertou o coordenador da Defesa Civil, Marcondes Inácio...

Operação Florestal 2022 reúne órgãos estaduais para combate rápido a incêndios em toda a Bahia

O Estado da Bahia lançou, nesta quarta-feira (14), em Barreiras, na região oeste, a Operação Florestal 2022, que reúne ações de prevenção e combate às queimadas. O evento de apresentação das medidas foi realizado na Base Avançada do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). O trabalho será coordenado por uma força-tarefa do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec).  

Estão envolvidos na operação mais de 150 bombeiros militares, além de brigadistas voluntários, uma frota de cem viaturas tipo caminhonete, com tração nas quatro rodas, e equipamentos como pás, foices, sopradores, enxadas e facões. Todo o estado está coberto pelas ações a partir das quatro bases operacionais para que as respostas sejam mais rápidas.  ..

Órgãos estaduais iniciam ação de combate a incêndios florestais na Bahia

Após o aumento de incêndios em diferentes regiões da Bahia, órgãos estaduais iniciam ação de combate aos focos a partir desta quarta-feira (14). A "Operação Floresta 2022" reúne o Corpo de Bombeiros Militar, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec).

Entre as medidas que serão executadas estão o monitoramento de focos de calor, treinamento e distribuição de equipamentos para brigadistas, ampliação de recursos técnicos e profissionais especializados...

Estado lança operação contra incêndios florestais, nesta quarta (14), em Barreiras

Ação especial coordenada entre diferentes órgãos do Estado da Bahia, a "Operação Florestal 2022" será lançada oficialmente nesta quarta-feira (14), em Barreiras, no oeste baiano. O evento acontecerá a partir das 14h, na base avançada do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), que fica ao lado do aeroporto de Barreiras. O trabalho reúne o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec).

O evento de lançamento contará com a participação do secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Adson Marchesini; do superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia, coronel Miguel Filho; representantes da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), além de outras autoridades...

Bombeiros atuam em incêndios florestais no Rodeadouro e Maniçoba, em Juazeiro, e em Jacobina

Guarnições do 9º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Juazeiro estão combatendo incêndios florestais na comunidade do Rodeadouro e no distrito de Maniçoba, na zona rural do município, e em Jacobina, cidade do Centro-Norte da Bahia. A informação foi confirmada nesta terça-feira (30) pelo GBM.

Na Serra do Coxo, em Jacobina, as chamas foram percebidas pelos moradores na tarde desta segunda-feira (29), na região do Coxo de Dentro. Segundo os moradores, por conta dos fortes ventos, o fogo se alastrou rapidamente...

9º GBM atende diversas ocorrências de Incêndios no final de semana em Juazeiro (BA)

Neste último final de semana o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia atendeu ocorrências de incêndio florestal em diversas localidades na região do 9º GBM (Grupamento de Bombeiro Militar).

Os atendimentos foram efetuados pelas equipes de combate a incêndio florestal da Base Norte:..

Cerrado é o bioma mais atingido por focos de incêndios florestais em 2022

O cerrado queima em níveis recorde neste ano. Até agosto, foram registrados 20.095 pontos de incêndio no bioma, número superior ao que foi identificado na Amazônia - 16.874 - e na Mata Atlântica — 4.684 —, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A marca da destruição no cerrado corresponde a quase metade das queimadas em todo o Brasil, representando 45% do total. Somente em maio, foram 3.578 focos, o pior número para o mês desde que o levantamento começou a ser feito por satélite, em 1998...

Governo Federal reconhece a situação de emergência em cidades afetadas pela estiagem e por incêndios florestais ocorridos entre junho e julho deste ano

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu, nesta quinta-feira (11), a situação de emergência em 14 cidades sul mato-grossenses afetadas pela estiagem e por incêndios florestais ocorridos entre junho e julho deste ano.

Publicada hoje (12), no Diário Oficial da União, a Portaria nº 2.554 caracteriza como emergencial a situação de desastre nos municípios de  Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Corguinho, Corumbá, Coxim, Jardim, Ladário, Miranda, Porto Murtinho, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora...