Foram encontrados 831 registros para a palavra: HEC

"Um momento de reafirmarmos nossos valores e de reconhecermos o sacrifício de todos que lutaram pela nossa liberdade", afirmou governador durante solenidade do 2 de Julho

Todos os anos, no dia 2 de julho, o hasteamento das bandeiras do Brasil e da Bahia no Forte São Marcelo é observado a partir do pátio 2º Distrito Naval, no bairro do Comércio, em Salvador. Esse ritual simboliza a afirmação da soberania e independência do estado. Nesta terça-feira (2), o governador Jeronimo Rodrigues, ao lado do comandante da base militar, Vice-Almirante Antônio Carlos Cambra, acompanhou a solenidade que não só reafirma a data que marcou a expulsão das forças portuguesas no processo histórico, mas também reforça os valores de liberdade e identidade nacional.

Para o governador Jerônimo Rodrigues, a celebração homenageia os heróis da independência e promove uma reflexão sobre a importância da liberdade e da identidade nacional. "Esta data não é apenas uma celebração histórica, mas um momento de reafirmarmos nossos valores e de reconhecermos o sacrifício de todos que lutaram pela nossa liberdade."..

Faleceu nesta terça-feira (2) em Juazeiro “Zé Três”, figura bastante conhecida na cidade 

Faleceu na manhã desta terça-feira, feriado de 2 de julho, independência da Bahia, o empresário José Alves da Cruz, 64 anos, mais conhecido como Zé Três.

Ele estava conduzindo uma bicicleta pela avenida Adolfo Viana quando passou mal nas proximidades do Banco Itaú...

STF tem maioria para reconhecer que escola deve combater discriminação

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para reconhecer que escolas públicas e particulares devem coibir discriminações de gênero e sexual. 

A Corte analisa a questão no julgamento virtual de uma ação protocolada em 2014 para reconhecer que a obrigação consta no Plano Nacional de Educação. No processo, o PSOL alegou que o combate à discriminação está previsto no plano, mas de forma genérica...

Pacheco discorda de decisão do STF sobre maconha e fala em invasão de competência

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse discordar de decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (25).

A Suprema Corte descriminalizou o porte de maconha para consumo pessoal...

CCJ aprova projeto que reconhece Romaria do Bom Jesus da Lapa como patrimônio cultural imaterial brasileiro

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (25), um projeto de lei que transforma a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa em patrimônio cultural imaterial do Brasil. Considerada a maior da Bahia e a terceira maior do Brasil, a Romaria do Bom Jesus é uma manifestação cultural e religiosa nacional, que acontece anualmente entre os dias 28 de julho e 06 de agosto, na cidade de Bom Jesus da Lapa. As informações são do Bahia Notícias, parceiro da RedeGN.

O Santuário, que é o maior templo natural do mundo, está situado dentro de uma gruta às margens do Rio São Francisco e chega a receber mais de meio milhão de pessoas no período, com número crescente de fiéis a cada ano. O projeto é de autoria do deputado federal Arthur Maia (União)...

Nesta terça (25), em Cachoeira, Jerônimo realiza entregas e assinaturas para o reconhecimento histórico do município

Nesta terça-feira (25), o governador Jerônimo Rodrigues cumprirá agenda no município de Cachoeira, que, em mais um ano, se tornará sede do governo estadual. Na oportunidade, o governador fará uma série de entregas, autorizações e anúncios.
 
Entre os atos estão ações voltadas para o reconhecimento, junto ao Ministério da Educação, da importância do município para a história do Brasil; para regularização fundiária de áreas de quilombos; e para a capacitação de guias turísticos. Também serão autorizadas ações nas áreas de Segurança Pública, Infraestrutura, Turismo, entre outras.
 
A agenda começa às 8h, na Praça da Aclamação, onde Jerônimo participa da solenidade de hasteamento das bandeiras, com execução dos hinos Nacional, da Bahia e de Cachoeira, pela Banda de Música da PM e pela Filarmônica 25 de Junho. Às 8h30, seguirá para a celebração do Te Deum, na Igreja da Ordem Primeira.
 
Na sequência, às 10h, o governador integra a sessão solene realizada na Câmara Municipal, ao final da qual fará as entregas e assinaturas. Às 11h30, ele se dirige à Fundação Hansen Bahia para o lançamento da Flica 2024. Às 15h está previsto o Desfile Cívico Militar, na Rua da Feira.  ..

Caravana do TJPE conhece práticas e serviços do Sistema FIEPE em Petrolina

Petrolina é a primeira cidade do estado a receber a caravana itinerante da Comissão Estratégica do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Liderada pelo presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, a comitiva visitou, na manhã desta sexta-feira (14), a Unidade Regional do Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (URSF/FIEPE).

Recebida pelo diretor adjunto da Unidade Regional do Sistema FIEPE, Huberto Costa, a caravana conheceu a experiência e as capacitações do SENAI, FIEPE, SESI e IEL. Depois de ouvir os representantes de cada entidade, o presidente do TJPE, elogiou a estrutura, destacando a formação profissional, consultorias, serviços de saúde e educação básica que são oferecidos para os industriários, familiares e comunidade regional...

Fala de Pacheco sobre PL do Aborto alivia governo Lula, diz blog

A fala do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), sobre o projeto que versa sobre mudanças na legislação do aborto, que ganhou urgência na Câmara dos Deputados, trouxe aívio ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação é do blog do jornalista Valdo Cruz, do G1. 


Ao comentar sobre o texto, na quinta-feira, 13, Pacheco afirmou que o projeto não será levado ao plenário do Senado sem passar por comissões. Ele ainda alertou para o risco do PL ser inconstitucional. ..

Prefeitura de Juazeiro recebe Selo Transparência Pública nos Festejos Juninos

A Prefeitura de Juazeiro foi premiada, nesta quinta-feira (13), com o "Selo Transparência Pública nos Festejos Juninos".

O prêmio, concedido pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), é um reconhecimento aos municípios que repassaram ao órgão as informações relativas aos investimentos realizados com as contratações públicas de atrações artísticas para os festejos juninos de 2024...

Suzana Ramos desqualifica pesquisa publicada e afirma: “tenho certeza que a população de Juazeiro reconhece meu trabalho!”

A prefeita de Juazeiro Suzana Ramos (PSDB), foi a entrevistada desta terça-feira (12) no Programa Geraldo José/redeGN, oportunidade em que prestou contas de atividades relacionadas à gestão.

Ela lembrou que já são mais 90 ruas pavimentadas nos bairros Quidé, Palmares, Pedra do Lord, Nova Esperança, João Paulo II, Novo Encontro, Antônio Guilhermino, dentre outros, convidando a população a prestigiar a assinatura de ordem de serviço para pavimentação de ruas do Bairro Monte Castelo, que acontece nesta sexta-feira (14): ..

Mais de um milhão de hectares serão protegidos no Bioma Caatinga

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) anunciou a seleção de 12 projetos prioritários para a criação de unidades de conservação federais no bioma Caatinga, a serem implantadas até 2026, que resultarão no aumento de mais de um milhão de hectares das áreas protegidas.

Encontram-se em andamento as ampliações do Parque Nacional da Serra das Confusões, no Piauí; da Floresta Nacional de Açu, no Rio Grande do Norte; e do Refúgio da Vida Silvestre do Soldadinho-do-Arararipe, no Ceará...

Visita de monitoramento da ATER possibilita conhecer a realidade das comunidades assessoradas no Semiárido

Conhecer a realidade das famílias assessoradas, verificar como as ações de Assessoria Técnica e Extensão Rural (ATER) estão sendo realizadas, identificar qual a receptividade das famílias agricultoras em relação ao formato das atividades, observar como as políticas públicas estão chegando na base e se aproximar da equipe técnica do projeto ATER Bioma Caatinga.

Diante desses objetivos, foi realizada, entre os dias 4 e 7 de junho, uma reunião do fiscal da Bahiater com a equipe técnica do projeto ATER Bioma Caatinga, executado pelo Irpaa, e visitas às comunidades Poço do Umbuzeiro e Pau de Colher, em Casa Nova, Barra do Umbuzeiro e Assentamento Vale da Conquista Canaã, em Sobradinho, e Brejo da Martinha, Sento Sé...

Curso de Medicina do Campus Paulo Afonso conquista conceito 5 no processo de reconhecimento do MEC

O curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), ofertado no Campus Paulo Afonso (BA), conquistou o conceito 5, o máximo na escala de avaliação, no processo de reconhecimento de curso do Ministério da Educação (MEC).

A comissão de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC, esteve na Univasf no período de 13 a 15 de maio para realizar a avaliação in loco...

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Juazeiro e Chorrochó, na Bahia, afetadas pela estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta terça-feira (4), a situação de emergência em mais nove cidades brasileiras.

Com a medida, os municípios estão aptos a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil...

Reconhecimento e gratidão marcam entrega de 64ª escola ampliada e requalificada pela gestão municipal de Juazeiro

Com sentimentos de reconhecimento e gratidão, a comunidade do Projeto Curaçá NH4, no distrito de Itamotinga, interior de Juazeiro, recebeu nesta terça-feira (4), a entrega da obra de ampliação e requalificação da Escola Municipal Rural de Tempo Integral São José, 64ª unidade de ensino inaugurada pela atual gestão, com investimento de mais de R$ 1 milhão em recursos próprios.

"Meu sentimento é de eterna gratidão. Está sendo um privilégio poder ver meus filhos estudarem na localidade, com um ensino de excelência e uma estrutura que oferece todo conforto e segurança que eles merecem e precisam. Eu sou moradora nascida na comunidade, e vivenciei as dificuldades para estudar em outra localidade, porque não tínhamos essa realidade de hoje. Só tenho a agradecer a atual gestão por proporcionar oportunidades mais dignas para nossos filhos", compartilhou Adla Maria Barbosa Santos, mãe dos estudantes Isabela Santos Pionório, de 11 anos, e Davi Santos Pionório, de 4 anos...

Governo Federal reconhece situação de emergência em Salgueiro devido estiagem

O governo federal reconheceu situação de emergência no município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, devido aos efeitos da estiagem. A portaria, divulgada nesta segunda-feira (3), foi emitida por meio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Com a medida, o município está apto a solicitar recursos do Governo Federal para executar ações de defesa civil, como compra de cestas básicas e de água potável. Salgueiro se junta a outras seis cidades localizadas em Pernambuco, no Maranhão e na Paraíba, que também estão em situação de emergência...

Flávio José admite não reconhecer uma evolução no forró e afirma que o forró universitário não existe

Um dos maiores nomes do forró no país, Flávio José falou sobre a perda de espaço que o gênero vem enfrentando nas festas juninas pelo país. No ano passado, ele fez um desabafo após ter seu show reduzido no São João de Campina Grande, na Paraíba.

O compositor disse que há uma diminuição dos shows do “forró autêntico" nas festas juninas e comentou o quanto sente falta de ver seus amigos forrozeiros ocupando esse espaço...

Bahia lidera o desmatamento, com 93.437 hectares, o que representa aumento de 34% em relação a 2022

Mais da metade de toda a área desmatada no Brasil em 2023 está localizada no Cerrado, apontou o Relatório Anual do Desmatamento (RAD) do MapBiomas, divulgado nesta terça-feira (28). Pela primeira vez desde o início da série histórica, em 2019, o Cerrado ultrapassou a Amazônia em termos de área desmatada. Quase todo o desmatamento do país (97%), nos últimos cinco anos, teve a expansão agropecuária como vetor, destacou o relatório.

O levantamento mostrou que, nos últimos cinco anos, o Brasil perdeu 8.558.237 hectares de vegetação nativa, o equivalente a duas vezes o estado do Rio de Janeiro. No entanto, em 2023, houve uma queda de 11,6% na área desmatada: ao todo, 1.829.597 hectares de vegetação nativa foram suprimidos em 2023. Em 2022, esse total foi de 2.069.695 hectares. Essa redução se deu apesar de um aumento de 8,7% no número de alertas, na mesma comparação...

Prevenção a desastres esbarra em falta de projetos técnicos locais

A tragédia climática no Rio Grande do Sul chamou a atenção para a necessidade de reforço no Orçamento e nas políticas públicas voltadas para a prevenção e a recuperação de desastres. Os recursos direcionados para essa área dependem de projetos técnicos de prefeituras e governos estaduais para serem efetivamente liberados. O alerta é da professora de Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo e pesquisadora associada ao Centro de Estudos da Metrópole, Úrsula Peres. 

De 2010 a 2023, de cada R$ 10 autorizados pelo Congresso Nacional para programas e ações diretamente relacionados à essa área, R$ 6,5 foram efetivamente gastos...

Conhecimento indígena pode melhorar relação com o meio ambiente

Após seguidas catástrofes socioambientais causadas pela ação do homem na natureza, a busca por conhecimentos que possam orientar a humanidade na relação com o meio ambiente têm sido cada vez mais presente nas pesquisas científicas. Em muitas delas, o conhecimento indígena, enterrado pela cultura colonizadora, volta à tona na forma de escavações arqueológicas.

Um exemplo é o estudo Tropical forests as key sites of the Anthropocene: past and present perspectives (em livre tradução As florestas tropicais como locais-chave da cena humana: perspectivas passadas e presentes) realizado na Amazônia peruana e publicado, em 2021, na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences. 

Ao investigar as mudanças causadas pelos habitantes da maior floresta tropical do planeta, os pesquisadores concluíram que ao longo de 5.000 anos, incluindo o período após o contato europeu, as florestas não foram periodicamente desmatadas para a agricultura ou significativamente modificadas pelas populações indígenas...