Foram encontrados 992 registros para a palavra: Escolas

Programa "Oxe, me respeite – nas escolas" fortalece prevenção à violência de gênero na rede estadual

Com o objetivo de promover práticas de prevenção a todo tipo de violência baseada em gênero nas escolas da Rede Estadual de Ensino, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), lançou nesta quarta-feira (29), o Projeto "Oxe, me respeite – nas escolas", com iniciativas recomendas pela Lei Maria da Penha.
 
"Todo esse problema estrutural da sociedade, da violência de gênero, contra as mulheres, se a gente não trabalhar na perspectiva da educação, da transformação das próximas gerações, na mudança de cultura, não iremos avançar, mesmo com todos os investimentos feitos pelos governos do Estado e Federal na sua transversalidade", defendeu a secretária da SPM, Elisângela Araújo, durante lançamento das novas atividades do programa, no Colégio Estadual Daniel Comboni, no bairro de Sussuarana, em Salvador.
 
O Oxe, me respeite - nas escolas é uma ação da Plataforma Elas à Frente, com atividades transversais de políticas para as mulheres em diferentes órgãos do governo e desenvolvido em parceria com as Secretarias Estaduais da Educação (SEC); de Justiça e Direitos Humanos (SJDH); da Segurança Pública (SSP); de Relações Institucionais (Serin); com o Fundo de Populações da Nações Unidas (UNFPA); e com o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher da Ufba (Neim).
 
"É um debate que trata da vida das pessoas, do direito das mulheres de se sentirem seguras em qualquer lugar, e a escola é um lugar onde devemos fazer esse tipo de debate, inclusive o debate das nossas vidas e a educação articulada no dia a dia dos estudantes, na sala de aula, na prática pedagógica, de uma escola que é transformadora", defendeu a secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito.
 
Para Júnia Queiroga, representante auxiliar do Fundo de População da ONU, presente na cerimônia, a formação de um ambiente favorável à prevenção da violência baseada em gênero é essencial. "Capacitar não só os educadores, mas os diretores, todo o núcleo de formação, o administrativo, o ambiente escolar como um todo, é essencial para que se reverbere para as famílias, para os jovens e adolescentes para que se torne um ambiente que favoreça a prevenção", afirmou.
 
De acordo com a SPM, inicialmente, 100 unidades escolares, sendo 20 na capital, 20 na Região Metropolitana de Salvador e 60 no interior do estado vão aderir ao programa e 500 docentes da Rede Estadual de Ensino participarão da formação, realizada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT).
 
"O programa é fundamental para que nós, alunos, estejamos representados e a escola deve nos acolher como uma casa e nos proteger sempre", comemorou Rute Vieira, estudante do Colégio Daniel Comboni.
 
As unidades de ensino devem estar dentro dos critérios definidos como não possuir um Comitê Multidisciplinar de Mobilização para o Empoderamento das Mulheres e Enfrentamento ao Machismo, conforme previsto na Lei Estadual nº 14.452/2022; pertencer a municípios identificados pelo programa Bahia Pela Paz como mais vulneráveis à violência ou em Territórios identificados pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), com o maior índice de direitos de meninas e mulheres violados. O Termo de Adesão para o Programa Oxe, Me Respeite - Nas Escolas" -  Edição 2024,  pode ser cessado através do link:
 
https://docs.google.com/forms/d/1fApstsOsvtiNA4TsZCyN4tqm_ne35N66_VI3mfRFnnA/viewform?ts=661d66d4&edit_requested=true&pli=1 ..

Sobradinho: Estudantes das escolas municipais participam de simulado de evacuação de emergência de barragem

Nos dias 21, 22 e 23 de maio, os estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental das escolas públicas de Sobradinho participaram do 1º simulado de evacuação de emergência de barragem realizado pela CHESF- Companhia Hidroelétrica de Sobradinho, com apoio da gestão municipal, através da Secretaria de Educação e da Defesa Civil Municipal.

O gerente de departamento da CHESF, em Sobradinho, Felipe Gonçalves, esclareceu que o simulado faz parte do cumprimento da legislação federal, que determina a criação da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), bem como a operacionalização do Plano de Ação de Emergência (PAE) criado especificamente para cada cidade...

Especialistas defendem educação sexual nas escolas

A Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (ligada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania), a Rede Ecpat Brasil, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) criaram campanha para mobilizar a população contra a violência sexual que afeta crianças e adolescentes no Brasil.

Quebre o ciclo da violência é o tema da campanha, que recomenda que adulto cuidador “perceba sinais” e “seja a pessoa que ouve, acolhe e denuncie”...

Dia de enfrentamento à violência sexual contra a criança e o adolescente: a importância do debate nas escolas e em casa

A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma grave violação dos direitos humanos, podendo assumir várias formas e englobar vários fatores, especialmente o social, o financeiro e o cultural.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 7 em cada 100 casos de exploração sexual são denunciados no Brasil...

14ª Semana do Bebê: Rodas de conversa e atividades educativas movimentam escolas, unidades de saúde e Cras, no 4º dia de programação

A programação da Semana do Bebê 2024 continua em Juazeiro e, nesta quarta-feira (15), o dia foi marcado por rodas de conversa e atividades educativas realizadas em escolas da rede municipal de ensino, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

A Semana é uma ação estratégica para o 'Selo Unicef', articulado pelas Secretarias de Saúde (Sesau), Educação e Juventude (Seduc) e de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes)...

Começam na segunda (13) inscrições para escolas estaduais apresentarem projetos no Encontro Estudantil 2024

Nesta segunda-feira (13), tem início as inscrições para a seleção de projetos de iniciação científica e tecnologias elaborados pelos estudantes de escolas estaduais da Bahia para a participação no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação, através da 12ª Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (FECIBA); na 1ª Mostra de Projetos das Oficinas do Educa Mais Bahia; e no 2º Seminários Territoriais da Educação Profissional e Tecnológica (Seminários Territoriais).

As inscrições podem ser feitas por todas as unidades escolares da rede pública estadual, até 3 de julho, exclusivamente por meio de formulário eletrônico de inscrição, disponibilizado no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). ..

Município de Remanso é orientado a permitir o acesso às escolas de alunos com calças e calçados diferentes do uniforme padrão

O Ministério Público estadual recomendou ontem, dia 6, ao Estado da Bahia e ao Município de Remanso que não proíbam o acesso à educação de alunos da rede pública usando calças e calçados distintos do uniforme padrão, já que esses itens do vestuário não são distribuídos gratuitamente aos alunos. 

A recomendação foi enviada também para a diretoria do colégio Professora Irene de Souza Araújo, localizado no Município de Remanso. Segundo a promotora de Justiça Patrícia Camilo Silva, autora da recomendação, a diretoria do colégio “tem negado acesso de alunos às aulas, sob o argumento de estarem trajando calça jeans em cor diversa do azul escuro”, destacou a promotora de Justiça. ..

Gestão Suzana Ramos investe em inovação e apresenta novo projeto de alimentação nas escolas de Juazeiro

Dando continuidade ao processo de conquistas e avanços na educação municipal, a gestão Suzana Ramos apresentou, nesta segunda-feira (6), mais uma iniciativa que irá garantir ainda mais qualificação na oferta da alimentação nas escolas municipais, através do novo projeto de alimentação escolar, executado pela empresa Soluções Serviços Terceirizados, que passa a assumir a oferta da merenda escolar no município. 

A ação reuniu representantes da empresa terceirizada, superintendentes da Seduc, gestores da rede municipal de ensino, membros do Conselho de Alimentação Escolar da Seduc e o secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado. "Hoje apresentamos para os gestores da rede o novo programa de alimentação escolar, desenvolvido de maneira integral pela iniciativa privada num processo de terceirização, garantindo maior eficiência e redução nos custos de operação do modelo tradicional. É mais um avanço que a gestão da prefeita Suzana Ramos, que passa a transformar o paradigma da alimentação nas escolas, trazendo essa iniciativa inovadora, que se constitui como uma verdadeira política pública alimentar", declarou Wank Medrado. ..

Praça, UBSs e escolas serão entregues pela gestão Suzana Ramos até o dia 11 de maio

A Prefeitura de Juazeiro vai realizar entre os dias 05 e 11 de maio mais entregas de obras e assinaturas de Ordens de Serviços.

As entregas fazem parte de uma extensa programação iniciada no mês de abril, que vai seguir durante todo o mês de maio, entregando aos juazeirenses escolas, creches, CAPS, casas do Programa Transformar, pavimentação, Casa TEA, além de assinaturas de ordem de serviço, lançamento de novos programas de governo e muitas outras ações. ..

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

O Ministério da Educação (MEC) vai apresentar protocolos de prevenção e resposta ao racismo nas escolas. Os editais com as propostas serão publicados nos próximos meses e poderão ser aplicados em todas as instituições de ensino do país - públicas e privadas. A medida faz parte do desenho da Política Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais, que deve ser anunciada no próximo dia 14.

Ao todo, a política possui sete eixos, sendo um deles o diagnóstico de monitoramento da implementação da Lei 10.639/2003, que determinou a inclusão obrigatória do ensino de história e cultura afro-brasileira em todas as etapas da educação básica...

Abastecer escolas com agricultura local e familiar é alternativa para transição agroecológica

Em resposta à crise do atual modelo agroindustrial dominante, que produz em larga escala para consumo em massa, o abastecimento de alimentação escolar com produtos frescos e orgânicos oriundos da agricultura local e familiar é uma promessa para uma transição ecológica para novos modelos de produção, os chamados Sistemas Agroalimentares Alternativos (SAA) que causam menor impacto ambiental.

Essa foi a constatação de uma pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, feita em parceria com a Université Paris 8 Vicennes-Saint-Denis (França), que analisou duas leis, uma brasileira e outra francesa, de incentivo ao abastecimento sustentável de escolas em várias regiões de São Paulo e Paris...

Escolas municipais de Juazeiro iniciam projetos que estimulam habilidades de leitura e escrita dos estudantes

As escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro iniciaram, nesta sexta-feira (26), os seus projetos de leitura.

Com temas diversos, as iniciativas fazem parte do projeto pedagógico previsto pela Prefeitura de Juazeiro e desenvolvido pela Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), com o objetivo de reforçar as habilidades de leitura e escrita dos estudantes...

Mostra de cinema infantil será realizada em escolas públicas de Juazeiro

Quatro escolas públicas de Juazeiro (BA) devem receber, na próxima cena, o projeto 'Conexão Pipoca'. Serão realizadas mostras de cinema com um programa de mediação cultural gratuito para as crianças, na segunda (29) e terça-feira (30), pela manhã e à tarde.

"Nós vamos montar o telão no pátio da escola. A ideia é tentar transformar aquele ambiente em um cinema e trazer para as crianças obras de artistas da Bahia, que refletem sobre temas importantes em sua formação futuros como cidadãos", afirma a produtora Nilzete Miranda...

Cardápio oferecido nas escolas municipais de Juazeiro amplia aceitação de estudantes à alimentação escolar

Pratos coloridos e ricos em nutrientes. Assim são as refeições oferecidas pelas escolas municipais de Juazeiro. Os cardápios são organizados pelo quadro técnico de nutricionistas do Núcleo de Alimentação Escolar, da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), e leva em consideração a faixa etária dos estudantes e as necessidades nutricionais de cada fase.

De acordo com a nutricionista, Ana Paula dos Santos Barros, a elaboração dos cardápios segue as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)...

Dia Mundial do Livro: Cantinhos da leitura atraem estudantes de escolas municipais de Juazeiro

Um cantinho colorido na sala de aula, repleto de livros e recursos para a leitura. Assim são os "Cantinhos da Leitura" instalados em 64 escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro. O projeto, que é implantado em todas as salas de aula das unidades escolares contempladas, integra o conjunto de ações da política do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), instituída pelo Ministério da Educação (MEC), em 2023, com o objetivo de apoiar o processo de alfabetização das crianças no Brasil.

No Dia Mundial do Livro, as crianças da Escola Municipal Professora Leopoldina Leal, no bairro Quidé, comemoraram fazendo o que fazem todos os dias: lendo. "O Cantinho da Leitura funciona todos os dias na escola. Diariamente, no momento da acolhida, quando os estudantes chegam às salas e antes de começar a aula, as professoras fazem uma contação de história. Além disso, duas vezes por semana, em suas turmas, as crianças têm o seu horário de sentar, folhear os livros, fazer a leitura e compartilhar com os colegas o que observaram", conta a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Maria do Carmo Pereira Gomes...

Estudantes de escolas municipais de Juazeiro são destaque na 20ª edição da Corrida Tiradentinhos

Os estudantes da rede municipal de ensino de Juazeiro marcaram presença e se destacaram na 20ª edição da Corrida Tiradentinhos. O evento, realizado neste domingo (21), é organizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), em parceria com a Associação de Moradores da Rua Tiradentes, no bairro Santo Antônio.

"A gestão Suzana Ramos está sempre buscando fomentar a prática esportiva dentro e fora das escolas, exemplo disso é a realização dos Jogos Escolares de Juazeiro, que, em breve, terá uma nova edição. É uma alegria imensa ver esses estudantes ultrapassando os muros das escolas e se destacando em uma competição que reúne crianças e adolescentes da região. Estão todos de parabéns", pontuou o secretário Wank Medrado...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos. A constatação faz parte de um estudo lançado nesta terça-feira (16) pelo Observatório da Branquitude.

O levantamento aponta que das escolas do país com melhores infraestruturas, 69% são as que têm a maioria dos alunos brancos. Um exemplo: 74,69% das escolas majoritariamente brancas têm laboratório de informática. Entre as de maioria negra, são apenas 46,90%...

Gestão Suzana Ramos garante cardápio variado nas escolas e conquista aprovação dos estudantes da rede municipal 

Com equipe qualificada que cria, fiscaliza e aperfeiçoa o cardápio escolar, garantindo a segurança nutricional e educação alimentar dos estudantes da rede municipal de ensino, a gestão Suzana Ramos, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), segue conquistando aprovação na gestão de qualidade para o preparo das refeições distribuídas nas unidades escolares.

O cardápio da rede municipal de ensino de Juazeiro é variado e calculado de acordo com o segmento ou faixa etária...

Voto jovem: presidente do TRE-BA visita atendimento itinerante da Justiça Eleitoral nas escolas

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, visitou o Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques, em São Cristóvão, para acompanhar o projeto “TRE-BA em Todo Lugar”, através do SAC Itinerante nas Escolas. O atendimento aos estudantes, no local, se estenderá até sexta-feira (12/4), das 8h às 17h.

A iniciativa tem o objetivo de fornecer orientações sobre o processo eleitoral para os estudantes, além de oferecer serviços como alistamento (1ª via do título), coleta biométrica, emissão da certidão de quitação com a Justiça Eleitoral, entre outros serviços...

Projeto "O Teatro vai à Escola" diverte crianças de escolas públicas com espetáculo musical

Durante o espetáculo "Oskindô-Lelê", os atores e músicos Fernanda Luz e Léo Andrade brincam com histórias e músicas, como quem se diverte no quintal de casa. Toda essa ludicidade foi levada para escolas públicas de Petrolina (PE) nos últimos dias, segunda (7) e terça-feira (8).

Quatro instituições de ensino receberam o projeto "O Teatro vai à Escola", que foi aprovado no Edital Multilinguagens da Lei Paulo Gustavo de Petrolina. "A Lei Paulo Gustavo é um importante incentivo para nós artistas continuarmos produzindo, acessibilizando e fortalecendo a produção cultural da cidade", afirma Luz...