Foram encontrados 306 registros para a palavra: universidade

Encontro na Reitoria da Univasf discutiu a criação de mais uma Universidade Federal na Bahia

Aconteceu, na tarde de ontem (6), um encontro entre o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Telio Nobre Leite e os professores que integram as mobilizações para a criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB).

O encontro teve como objetivo principal apresentar o projeto de criação da nova universidade, projeto que atualmente encontra-se em análise técnica no Ministério da Educação (MEC)...

Deputado Zó acompanha Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação em encontros com universidades, em Juazeiro

Conforme anunciado nesta semana, o deputado estadual Zó recebeu em Juazeiro, nesta sexta-feira, 26, a visita da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, quando reuniu a comunidade acadêmica para um encontro e encaminhar as demandas. 

A Ministra, que esteva acompanhada pelo secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro, do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, e de Agricultura, Pecuária e Pesca, Tum, e também pelo deputado federal Daniel Almeida, esteve na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Instituto Federal da Bahia, Universidade do Estado da Bahia(UNEB), além da empresa de pesquisa Moscamed Brasil, demonstrando um novo modo de preocupação com as políticas públicas de fomento à pesquisa e a produção científica, que foi sonegado nos últimos seis anos...

Governo garante promoção da carreira para professores das quatro universidades estaduais

A política de valorização dos servidores estaduais é resultado de um trabalho de gestão comandado pelo governador Jerônimo Rodrigues focado no diálogo com as diferentes categorias para discussão e atendimento de demandas.

Na área da Educação, os resultados positivos já aparecem. Ao todo, serão contemplados com a promoção na carreira 530 professores das quatro universidades estaduais: Universidade do Estado da Bahia (Uneb),  Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)...

Estudante baiana é aceita em 17 universidades internacionais: 'nunca imaginei que daria certo'

A estudante baiana Anna Carolina Stein, de 18 anos, está prestes a realizar um sonho. Moradora de Serrinha, cidade que fica a cerca de 180 km de Salvador, ela alcançou um feito impressionante ao ser aceita para estudar em 17 instituições de ensino superior fora do país. Agora, a jovem se prepara para embarcar para Flórida, nos Estados Unidos, em agosto deste ano.

As universidades estrangeiras matriculam alunos sem aplicar os tradicionais vestibulares conhecidos no Brasil. O processo de escolha envolve análise curricular e de méritos, além de cartas de indicações emitidas por professores. Quem atender aos requisitos passa por uma prova, chamada por brasileiros de "Enem americano", que abrange disciplinas básicas, como inglês e matemática...

Professores de universidades estaduais da Bahia paralisam por 24h para debater reajuste salarial e ensino superior público

Professores das quatro universidades estaduais da Bahia iniciaram, nesta terça-feira (16), uma paralisação de 24h para debater questões relacionadas a reajustes salariais e desafios do ensino superior público.

A paralisação atinge a universidades do Estado da Bahia (Uneb) e as estaduais de Feira de Santana (Uefs), do Sudoeste da Bahia (Uesb) e de Santa Cruz (Uesc). A categoria afirma que está há oito anos com perdas salariais, e disse que há desvalorização no quadro da categoria...

Secretaria da Educação do Estado da Bahia abre inscrições para mais de 18 mil vagas do Programa Universidade para Todos

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) abre, nesta terça-feira (16) e segue até o dia 25 de maio, as inscrições para 18.966 vagas do Programa Universidade para Todos (UPT), nos 27 Territórios de identidade. Isto representa 3.966 vagas a mais do que em 2022, quando foram ofertadas 15 mil vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).  Mais de 29 mil estudantes do UPT já ingressaram no Ensino Superior.
 
Nesta nova edição, serão contemplados 195 municípios do Estado da Bahia, com a oferta das atividades do programa em 310 polos de funcionamento. Em Salvador serão 34 polos com a oferta de 2.375 vagas. O início das aulas está previsto para o dia 5 de junho. O programa é destinado ao fortalecimento das aprendizagens e preparação dos estudantes concluintes e egressos da rede pública de ensino da Bahia para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior. 
 
Pode se inscrever o candidato da rede pública do Estado regularmente matriculado, em 2023, no 3º ano do Ensino Médio regular estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes); e no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes); além de egresso do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia. Não será permitida a inscrição de candidato que estiver cursando ou que tenha concluído curso de nível superior. 
 
Inscrições - No ato da inscrição, o candidato deve fazer opção para um único município, local de funcionamento e turno que deseja cursar, bem como preencher integralmente o formulário de inscrição. O candidato tem que informar, obrigatoriamente, o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criar uma senha de 6 a 8 dígitos, o que dará origem a um nome de usuário para acesso ao endereço de inscrição. Dúvidas referentes à inscrição podem ser tiradas pelo telefone 0800 285 8000, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, ou pelo e-mail [email protected].
 
Seleção - Para a seleção e preenchimento das vagas, serão observadas a opção formulada pelo candidato no requerimento de inscrição quanto ao município, local de funcionamento e turno que deseja cursar e o aproveitamento escolar resultante do cálculo das médias finais obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, transcritas pelo candidato no ato da inscrição.
 
Resultado e matrícula - A relação oficial dos candidatos selecionados será disponibilizada na internet, no mesmo endereço de inscrições, e, também, nos sites das universidades públicas parceiras do programa (UEFS, UESB, UESC, UNEB e UFRB). O candidato contemplado e convocado efetuará a sua matrícula na data a ser definida pelas universidades parceiras. Após a publicação dos resultados, os selecionados serão convocados para a realização da matrícula, que será realizada na modalidade presencial no local e turno que optou para cursar. ..

Pesquisadores sofrem com falta de investimento em pesquisas de ponta nas universidades federais

A falta de investimentos prejudica as pesquisas de ponta nas universidades federais do Brasil. Na segunda reportagem da série especial do Jornal Hoje, os repórteres mostram que os cientistas têm que encontrar caminhos para continuar com os projetos.

Universidades federais do Rio de Janeiro enfrentam crise por falta de verba para manutenção e auxílio para estudantes
Dados mostram que os investimentos nas universidades federais caíram quase 70% entre 2018 e 2022. Esses recursos são aplicados no patrimônio, como reformas e obras, compra de equipamentos, computadores, livros e materiais permanentes...

Governo Federal libera R$ 2,44 bilhões extras para universidades

O Governo Federal anunciou, nesta quarta-feira (19), que vai alocar R$ 2,44 bilhões de reais a mais para recompor o orçamento das universidades e institutos federais de ensino. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, parte dos recursos irão para a recomposição do orçamento discricionário das instituições e parte para obras. "Vamos trabalhar muito para que o presidente possa percorrer esse país e entregar várias obras importantes de melhorias para os nossos estudantes".

Os recursos foram viabilizados ainda no ano passado, quando o então gabinete de transição do presidente eleito Lula aprovou uma emenda constitucional que ampliou os gastos do governo federal para 2023...

Educação: Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF vai participar de solenidade da recomposição orçamentária

Através das redes sociais o ex-reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVAS, Juliane Tolentino, comemorou o convite do Governo Federal, por meio do Ministro da Educação Camilo Santana, que irá anunciar durante solenidade a recomposição orçamentária das universidades e institutos federais.

A cerimônia acontece na quarta-feira (19), ás 15hs...

Artigo - Boatos, ameaças e ataques em escolas, creches e universidades

Vários Estados e municípios pelo Brasil vêm enfrentando uma onda relacionada de boatos, ameaças e alguns ataques que acabam ocorrendo. O problema não é novo, aliás já ocorre há mais de duas décadas, resultando em terríveis e brutais massacres pelo mundo.

Mas então, por que continuam acontecendo sem que as autoridades de diversos países até hoje não apresentassem uma solução definitiva?..

Pernambuco: Universidades passaram a incluir no cardápio o peixe produzido em arranjos produtivos locais

As Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco passaram a incluir no cardápio, a partir desta terça-feira (4), o peixe produzido em arranjos produtivos locais do Estado.

A iniciativa é pioneira e faz parte do Programa RU Na Hora do Pescado Artesanal, anunciado pelo Governo Federal...

Nota 4 no IGC consolida a Universidade de Pernambuco entre as melhores do país

O Ministério da Educação divulgou recentemente o Índice Geral de Cursos (IGC), avaliação das instituições de educação superior no Brasil, cálculo realizado e divulgado anualmente. A Universidade de Pernambuco (UPE) obteve o melhor resultado de sua história atingindo a nota 4, considerada tecnicamente como "muito bom" pelo MEC, que pontua as instituições com notas de 1 a 5.

Os números mostram o crescimento e desenvolvimento acadêmico da universidade pública estadual, resultado dos investimentos e gestões focadas no fortalecimento de seus cursos. Os números são ainda mais significativos se lembrarmos das dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19 para a educação no país nos últimos anos...

Vendedora ambulante tem 10 garrafas de café furtadas em frente à reitoria da Universidade Federal da Bahia

Uma vendedora ambulante teve 10 garrafas de café furtadas em frente à reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no bairro do Canela, Centro de Salvador, na manhã desta sexta-feira (10). Até a publicação desta reportagem, o suspeito do crime não havia sido encontrado.

Maria Lúcia Melo trabalha no largo entre as ruas João das Botas e Padre Feijó há 17 anos. Ela comercializa lanches, salgados e bebidas variadas para estudantes da própria universidade, bem como trabalhadores e pacientes de clínicas médicas que ficam na região...

Bahia pode ganhar nova universidade: Joseildo discute criação da UFNB com ministro da Educação

A criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB) foi tema da reunião que aconteceu, em Brasília, entre o Ministro da Educação, Camilo Santana, os deputados federais Joseildo Ramos (PT) e Ricardo Maia (MDB), além de membros da comissão mobilizadora que representa os interesses dos mais de 70 municípios que compõem os territórios do Litoral Norte e Agreste Baiano, Sisal, Semiárido Nordeste II e Bacia do Jacuípe. De acordo com dados oficiais do Governo, a região tem o maior vazio territorial do país em oferta de vagas do ensino superior federal.

Na avaliação de Joseildo, que enquanto prefeito de Alagoinhas ajudou na implantação da UFRB, a instalação da unidade tem o potencial de beneficiar mais de dois milhões de baianos. "A criação dessa nova faculdade vai representar um salto de qualidade na estrutura de toda a região. A produção de conhecimento propicia a melhora da vida do povo, principalmente do ponto de vista socioeconômico, e essa é uma dívida que o país tem com a população", defendeu o parlamentar...

Jerônimo se reúne com estudantes com deficiência visual da rede estadual aprovados em universidades públicas

Estudantes com deficiência visual aprovados em instituições públicas de Ensino Superior na seleção de 2023 foram recebidos pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta segunda-feira (6).

O encontro, que aconteceu no gabinete do governador no Centro Administrativo da Bahia (CAB), contou com a presença de seis estudantes que são oriundos da rede pública estadual de ensino e recebem atendimento no Centro de Apoio Pedagógico Especializado ao Deficiente Visual (Cape) Jonathas Teles de Carvalho, localizado em Feira de Santana. ..

Bahia: Estudantes de universidades estaduais receberão mais parcelas do 'Mais Futuro' em 2023 

O Governo do Estado ampliou de oito para 11 o número de parcelas do Programa Mais Futuro para os beneficiários que recebem o crédito mensal de R$ 300. Destinado a alunos das quatro universidades públicas estaduais em condições de vulnerabilidade social, o recurso tem como objetivo contribuir para que os estudantes permaneçam nas instituições de Ensino Superior e concluam suas graduações. O anúncio em detalhes foi dado pelo governador Jerônimo Rodrigues em suas redes sociais, na manhã desta segunda-feira (6).  

"Estou aqui animado, alegre e feliz porque nós conseguimos junto com vocês, junto com os professores e com as redes de estudantes, mobilizar o nosso esforço, nosso empenho para garantir a permanência na universidade. Pois, além do acesso, é fundamental termos políticas de permanência", declarou o Jerônimo Rodrigues por vídeo.   ..

Estudantes da rede estadual da Bahia são aprovados na Universidade de São Paulo (USP)

Os estudantes da rede estadual de ensino têm conquistado cada vez mais vagas em cursos de destaque nas universidades públicas do país, por meio de processos seletivos.

Este é o caso dos estudantes Jéssica dos Santos, aprovada em 3º lugar no curso de Gestão de Políticas Públicas; e Luanderson Araújo, que conquistou o 3º lugar no curso de Direito, ambos na Universidade de São Paulo (USP), uma das mais renomadas instituições de Ensino Superior do Brasil...

Ministério da Educação e Cultura retomará 4 mil obras em universidades e institutos federais

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o governo vai retomar cerca de 4 mil obras paradas, que vão desde creches até campi de universidades e institutos federais de ensino superior.

"Já fizemos todo um levantamento, onde estão, que tipo de obra. Vai ter que ter uma arcabouço jurídico legal para permitir a retomada de muitas dessas obras. Tem obra desde 2007, obras em que já foram encerrados os convênios", explicou Santana, após participar de cerimônia do anúncio do reajuste das bolsas de pesquisa, congeladas desde 2013. Segundo o ministro, uma medida provisória deve ser editada para permitir a retomada dessas obras...

Projeto de extensão da Univasf sobre saúde indígena é aprovado em edital do Ministério da Saúde e Universidade de Brasília

O projeto de extensão "Vigilância em Saúde Povos e Comunidades Tradicionais de Pernambuco, Brasil: Diagnóstico participativo dos problemas de saúde, formação de recursos humanos e construção de redes intersetoriais para atendimento das necessidades de saúde das etnias indígenas Truká e Fulni-ô" foi um dos 20 projetos selecionados em edital nacional do Programa de Extensão para a Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde do SUS e a Participação da comunidade (PNVS-Comunidade).

O projeto é ligado ao colegiado de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). No edital, com abrangência nacional, concorreram 75 propostas de todo o país. O projeto da Univasf foi o único selecionado em Pernambuco. ..

Artigo: Universidades e a defesa intransigente da democracia

As universidades exerceram, ao longo dos últimos anos, um protagonismo cujas facetas se multiplicaram na mesma proporção em que emergiram aberrações advindas da condução errática do poder central. O embate, documentado a quente, foi árduo. A desqualificação do sistema de ensino superior esteve no cerne do ideário governista.

Os ataques sistemáticos à ciência, à pesquisa e ao debate manifestaram-se por meio de numerosas ações deletérias, desde o contingenciamento de verbas até falas inadequadas de representantes que deveriam zelar pelo bem público. Neste contexto, forjaram-se o caldo da intolerância e o ambiente beligerante...