Foram encontrados 732 registros para a palavra: trabalhador

61% dos deputados federais não têm compromisso com o meio ambiente e trabalhadores rurais

Pesquisa divulgada  em São Paulo, pelo “Ruralômetro” revela que 61% dos deputados federais não têm compromisso com o meio ambiente, os indígenas e trabalhadores rurais De acordo com o levantamento, pelo menos 313 deputados federais têm atuação parlamentar – em votações ou na elaboração de projetos de lei – contrária à agenda socioambiental, que envolve a preservação do meio ambiente, os direitos dos trabalhadores rurais e a defesa de comunidades indígenas e quilombolas.

Os dados foram colhidos pela Repórter Brasil por meio do “Ruralômetro”, banco de dados e ferramenta interativa que avalia o comportamento dos deputados eleitos em 2014 diante da agenda socioambiental. ..

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário diz que existe um clima de insegurança em Petrolina

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário (Sinttrop), Ednaldo Lima, denunciou a insegurança que os motoristas, cobradores e passageiros do transporte público de Petrolina vem enfrentando. De acordo com ele vários assaltos estão acontecendo em Petrolina.

“Esses assaltos começaram com frequência há três meses. Os motoristas fazem Boletim de Ocorrência, mas até o momento ninguém tomou providências”, denunciou Ednaldo...

Trabalhadores rurais de Petrolina declaram apoio à pré-candidatura de Fernando

Nesta quinta-feira à tarde o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STR) declarou apoio à pré-candidatura do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) ao governo do estado. Os dirigentes da entidade sindical participaram de uma reunião com Fernando na sede do STR. Durante a conversa eles destacaram o trabalho do senador ao longo dos 34 anos de vida pública, apoiando a consolidação dos perímetros irrigados no Vale do São Francisco

"Fernando sempre lutou para o desenvolvimento da nossa região, pela agricultura irrigada e áreas de sequeiro. Ele tem disposição para trabalhar e força para fazer a agricultura de Pernambuco ganhar projeção e gerar mais empregos e renda para a nossa gente", destacou a presidente do STR, Lucilene dos Santos Lima. Ela lembrou que recentemente Fernando foi responsável pela renegociação das dívidas dos trabalhadores rurais, beneficiando milhares de pequenos agricultores do Nordeste. "Ele tem a sensibilidade para compreender os problemas das mulheres e homens do campo. Fernando conhece a realidade do Sertão", declarou. O Sindicato é o maior da categoria no país, com 32 mil filiados...

Bahia: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST realizará 30º Encontro Estadual na quarta-feira 10

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza em Salvador,  o 30º Encontro Estadual, de quarta-feira (10) até o domingo (14), no Centro de Treinamento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), com uma série de debates, análises e eleição e posse da nova direção nacional. A abertura do encontro, na quarta, vai envolver o economista e líder do MST, João Pedro Stédile, além do atual secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), Jaques Wagner, a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, e o deputado federal e membro do movimento no estado, Valmir Assunção (PT-BA). Os petistas participam de uma análise de conjuntura nacional e internacional e de ato em defesa do ex-presidente Lula.

Esse encontro do MST na capital baiana também terá atividades sobre o centro de treinamento da SDR, como acontece na quinta-feira (11) com a participação da militância na Lavagem do Bonfim. De acordo com dados, os dirigentes Evanildo Costa e Elizabeth Rocha vão conduzir os sem-terra para as ruas da cidade baixa a partir da concentração no Largo da Conceição da Praia. "É uma tradição, os movimentos sociais e sindicais participarem das celebrações ao Senhor do Bonfim, e este ano não poderia ser diferente. Ainda mais que estamos em um ano eleitoral e precisamos ratificar nossa posição e defender a democracia. Vamos lutar para termos Lula como nosso candidato, e o povo voltar a ter seus direitos reconhecidos", salienta o dirigente nacional do MST, Evanildo Costa...

Sindicato dos Comerciários de Juazeiro convoca trabalhadores para uma assembleia geral

Nesta quarta e quinta, o Sindicato dos Comerciários de Juazeiro e Região realizará uma assembleia geral para discussão e aprovação da pauta de negociação da convenção coletiva. Este ano uma das principais reivindicações são o reajuste salarial de 7% e a valorização dos domingos e feriados.

De acordo com o presidente Fábio César, é importante a participação de todos os trabalhadores para que os avanços sejam feitos de acordo com a necessidade da categoria. A reunião acontecerá na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Rua da Grécia nº 846, Bairro Maria Gorete, a partir das 18h00. ..

Trabalhadores tem até quinta para sacar abono salarial; ano-base é 2015

O prazo para o saque do abono salarial com ano-base 2015 encerra nesta quinta-feira (28). O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou que não haverá prorrogação. A pasta afirma ainda que 1,4 milhão de trabalhadores ainda não tinha sacado o benefício até o final de novembro. Quem atuou na iniciativa privada em 2015 pode retirar o dinheiro em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou em uma casa lotérica. Já os servidores públicos devem procurar o Banco do Brasil. Cada trabalhador receberá o valor proporcional à quantidade de meses trabalhados formalmente naquele ano – o valor é integral caso tenha trabalhado o ano inteiro. Os pagamentos variam de R$ 79 a R$ 937.Além do vínculo formal, são necessárias algumas  condições para ter direito ao abono: o trabalho formal precisa ter sido executado por pelo menos 30 dias naquele ano; a remuneração média deve ser de até dois salários mínimos no período; estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos; e ter os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).Os trabalhadores podem consultar o site do MTE (clique aqui) para saber se tem direito ao benefício. A informação também pode ser obtida nas agências bancárias ou ligando para o Alô Trabalho, 158 (gratuitas, se forem feitas de telefone fixo em todo o país). A consulta também pode ser feita pela Caixa Econômica Federal, pelo telefone 0800-726 02 07; e pelo Banco do Brasil, no número 0800-729 00 01. ..

TRABALHADORA RECLAMA ATRASO SALARIAL EM CASA NOVA

A leitora Ana Claudia enviou mensagem ao Blog por meio do facebook informando que o município de Casa Nova (BA) ainda não efetivou o pagamento dos salários dos contratados. Confira:

“Casa Nova-BA: Não paga salários de contratados. Bom dia! Sou leitora do blog e por meio desta venho demonstrar minha indignação e falta de respeito com os trabalhadores que prestaram seus serviços e até agora não recebemos pelos mesmos...

Assembleia com trabalhadores de Casa Nova encerra mobilização da caravana "Seu direito, nossa luta!"

Foi realizada na tarde do último sábado (16), na colônia de pescadores, uma assembleia geral com os trabalhadores do comércio de Casa Nova. A mobilização foi promovida pelo Sindicato dos Comerciários de Juazeiro e Região que também atua na cidade e teve como objetivo discutir as mudanças na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) através da Reforma Trabalhista, convenção coletiva, entre outros pontos cruciais para a vida o trabalhador.

Dona Altina da Silva veio representar a filha, Elaine Silva, que por motivos de saúde está temporariamente afastada do trabalho. Devido à situação em que a filha se encontra, ela sentiu a necessidade em entender como ficarão os direitos trabalhistas diante da reforma. "Ela pediu que eu viesse para questionar ao sindicato principalmente sobre seu estado de saúde, a quem recorrer, quais os meios corretos para que os direitos dela não passem despercebidos", concluiu...

Trabalhadores enfrentam sol de 38 graus e afirmam que igual a Tiririca estão com vergonha da maioria dos políticos

Juazeiro e Petrolina. Temperatura em torno de 40 graus. Umidade relativa do ar em média de 20 porcento, considerada em situação de alerta para os cuidados com a saúde. O agente de limpeza, Elias Bernado de Souza é um trabalhador que enfrenta o estado máximo para ganhar salário e sustentar a família. "Não é fácil mas tenho uma filha e família que precisam do fruto desse trabalho", diz Elias.

São inúmeros trabalhadores, pedreiros, mototaxistas, carteiros, agentes trânsito, e dezenas de autonomos que trabalham nas ruas e avenidas enfrentando o sol escaldante. Para suportar o calor, Elias usa roupa de segurança, protetor solar e um garrafão de água. ..

Sento-Sé: Trabalhadores agradecem ao deputado José Carlos Araújo pelas ações na comunidade

Durante evento realizado no último dia 3 de dezembro, no município de Sento-Sé, moradores da comunidade das Lages agradeceram ao deputado federal José Carlos Araújo pelo trabalho desenvolvido em prol da região. Em novembro, a comunidade recebeu um trator traçado com implementos (carreta, arado, grade e plantadeira), obtido graças à emenda parlamentar do deputado. 

O presidente da Associação da Comunidade das Lages, João Antônio de Barros, aproveitou o evento para agradecer ao parlamentar, em nome de todos, e ainda declarou o seu apoio ao deputado José Carlos Araújo. Também estiveram presentes o amigo e presidente da Câmara de Sento Sé, o vereador Juliano Afonso, e o também amigo Roberto Paixão...

Mais de 4 mil trabalhadores conseguem emprego por meio do Sine Fácil

O aplicativo Sine Fácil tem ajudado a aproximar trabalhadores das vagas abertas no país. Desde o seu lançamento, há seis meses, foram 4.069 contratados por meio da plataforma digital. São Paulo se destacou pelo maior número de colocações, com 1.349 pessoas efetivadas.

Esses números são importantes para analisar o funcionamento do aplicativo, afirma o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. "O Sine Fácil foi criado com o objetivo de tornar mais fácil a vida do trabalhador que busca uma recolocação no mercado de trabalho, e do empregador, que precisa ampliar seu quadro de pessoal. O Ministério do Trabalho procura ser o facilitador, e os números nos mostram que nossas expectativas estão sendo correspondidas", observa o ministro...

Dois anos de desprezo: Governador Rui Costa fecha os olhos para situação dos trabalhadores da Ebal/Cesta do Povo

Neste mês de dezembro de 2017 são completados dois anos da triste situação vivida pelos funcionários da Ebal/Cesta do Povo. Num quadro grave de 1.700 empregados públicos demitidos, o governador Rui Costa (PT) finge que nada acontece e ignora a realidade vivida nesse período pelos trabalhadores. Nesses 24 meses já foram 197 lojas fechadas nos mais diversos municípios de todo o estado da Bahia, prejudicando além da população que se beneficiava com a rede de lojas da Ebal, os funcionários da empresa.

A Associação Baiana de Trabalhadores da Ebal/Cesta do Povo (Abtec) vem promovendo diversas ações de mobilização contra os ataques do governo e acionando instâncias jurídicas para assegurar aos trabalhadores os direitos que lhe estão sendo retirados pela ofensiva do estado. O presidente da Associação, Francis Tavares afirmou que “foi aberta uma ação civil publica que espera uma decisão da Justiça do Trabalho de Salvador”. Além disso, ele informou que foi preparado também, um vídeo, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a situação dos funcionários demitidos...

Trabalhadores de Juazeiro e Petrolina repercutem decisão de algumas Câmaras de Vereadores não pagarem 13º salário

Repercute em Juazeiro e Petrolina a informação prestada aqui no blog, que dentre as dez maiores Câmaras Municipais da Bahia, três já decidiram que não vão pagar o 13º salário aos vereadores este ano, enquanto outras cinco ainda não têm definição.  A situação das indefinidas tende a ser por não conceder o benefício em função das limitações orçamentárias. Os presidentes das Câmaras de Feira, Ilhéus e Juazeiro revelaram que não vão pagar o benefício este ano. Nas duas primeiras, a medida deve ser implementada só em 2018.

A redação do blog ouviu a opinião de moradores de Juazeiro e Petrolina e a maioria aprovou a decisão dos presidentes das referidas prefeituras. A unanimidade é que os políticos, não deveriam ter estes e outros benefícios, como isenção de imposto de renda, nos salários. Detalhe: apesar de vivermos numa democracia os entrevistados pediram para não serem fotografados e idenficados. "Temos medo de represálias e perseguições"...

Lançado pacote de serviços digitais para melhor atender e qualificar o trabalhador

O Presidente Michel Temer e o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, lançaram em cerimônia no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (21), um pacote com quatro ações para melhorar e modernizar o atendimento e a qualificação dos trabalhadores. As iniciativas fazem parte do programa Emprega Brasil.

Além da Escola do Trabalhador - uma plataforma digital de ensino à distância com capacidade para qualificar, até o final de 2018, seis milhões de brasileiros –, três ofertas de serviços na internet irão facilitar a vida de quem precisa encaminhar o pedido de Seguro-Desemprego, solicitar ou consultar a Carteira de Trabalho e buscar vagas de emprego...

Saúde do Trabalhador é discutida no 1º Encontro Macrorregional Norte da Renast

Começou, na manhã desta segunda-feira (20), o 1º Encontro Macrorregional Norte da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast/BA) realizado em Juazeiro. O objetivo do encontro é fortalecer a rede de atenção integral à saúde do trabalhador, além de discutir o perfil produtivo e epidemiológico e promover atividades de educação permanente para as equipes técnicas. O encontro continua até esta terça-feira (21), das 08h às 17h, no Grande Hotel.

A solenidade de abertura contou com a participação da diretora de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divast), Letícia Nobre, da superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Juazeiro, Tatiane Malta, com o representante do Núcleo Regional de Saúde Norte, Helder Coutinho, a coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Tânia Bonifácio, e com o representante do Conselho Municipal de Saúde, Robson Pereira...

Simone Paim mostra compromisso com os trabalhadores e vai à debate em rádio de Petrolina, adversária falta

Com amplo trânsito entre os trabalhadores assalariados e assalariadas rurais de Petrolina, Simone Paim, candidata a presidente pela chapa 2 nas eleições do Sindicato dos Assalariados e Assalariadas Rurais da maior cidade do sertão de Pernambuco, como havia se comprometido na semana passada, compareceu à Rádio Petrolina FM nesta quinta-feira, 16, para debater com a chapa adversária, as propostas que vêm apresentando à categoria para comandar a entidade. No entanto a chapa adversária faltou ao debate. A cadeira destinada à chapa 1 ficou vazia.

Apesar de um pouco atrasada, devido à agenda da campanha, Simone compareceu ao debate com havia se comprometido para prestar os esclarecimentos de sua candidatura. Sem debate, a candidata da chapa 2 frisou por que quer ser a primeira presidente do STTAR. "Eu comecei militante do movimento sindical. Quando criança já acompanhava minha vó no regime de agricultura familiar e fui me acostumando a reivindicar nossos direitos. Com o tempo, passei a ser assalariada rural e estou na empresa desde 2005. Nossa candidatura, não é só minha. Consultamos os trabalhadores, a base, que nos disseram para ir para a disputa e serei eleita a primeira presidente do sindicatos dos assalariados e assalariadas rurais", disse...

Caixa paga na sexta-feira abono do PIS para trabalhador nascido em novembro

A Caixa Econômica Federal começa a pagar - a partir da próxima sexta-feira (17) - o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) calendário 2017/2018, ano-base 2016, para os trabalhadores nascidos em novembro. Os valores variam de R$ 79 a R$ 937.

O abono estará disponível para os inscritos há pelo menos cinco anos no PIS e que tenham trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2016, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos...

Chapa 2 do STTAR se une à Frente Brasil Popular e mobiliza trabalhadores em Ato Nacional de Luta contra nova lei trabalhista e as reformas do Governo Temer

Única chapa nas eleições do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR) que está com todos os seus membros de fato do lado dos trabalhadores, sem apoios de quem defende o Governo de Michel Temer, a Chapa 2 mostrou sua força junto à base no Ato Nacional em Defesa dos Trabalhadores, contra a nova lei trabalhista, reforma da previdência e todo os atos do governo do golpe parlamentar junto com seus apoiadores.

O ato realizado pela Frente Brasil Popular de Petrolina da qual o STTAR faz parte e ocorrido nesta sexta-feira, 10, na Praça do Bambuzinho, Centro da cidade, mostrou o quanto serão nocivas aos trabalhadores, as mudanças da nova lei trabalhista que entra em vigor neste sábado, 11. Para a candidata a presidente Simone Paim que encabeça a Chapa 2 e que tem histórico de lutas em defesa da classe trabalhadora, a luta deve ser uma só e com os que realmente está ao lado dos trabalhadores...

A dois dias de entrar em vigor, reforma trabalhista é alvo de incertezas

Sancionadas após mais de seis meses de discussão, 17 audiências públicas só na Câmara dos Deputados e dezenas de reuniões nas comissões e nos plenários do Congresso Nacional, as novas regras trabalhistas ainda contam com pontos de insatisfação e dúvida. A aprovação da Lei nº 13.467/2017, que entra em vigor no próximo sábado, só foi garantida após promessa do presidente Michel Temer de que os itens controversos seriam alterados por vetos presidenciais, na hora da sanção, ou por uma medida provisória posterior. O compromisso foi selado por carta entregue aos parlamentares pelo líder do governo no Senado Federal, Romero Jucá (PMDB-RR), durante as discussões na Casa, no fim de junho.

Ciente de que o desânimo que se seguiu em relação ao assunto tem sido usado como propaganda contra o governo, Jucá voltou a dizer, na quarta-feira da semana passada, que a MP será, sim, editada. Segundo ele, “em 11 de novembro, quando a nova legislação trabalhista entrará em vigor”. “Não há, portanto, nenhuma quebra do acordo feito aqui com senadores e deputados”, reforçou, em uma de suas redes sociais...

Reforma trabalhista retira a obrigatoriedade da presença de sindicatos nas decisões coletivas

Com a prevalência das negociações coletivas sobre o legislado, a reforma trabalhista, que entra em vigor em menos de uma semana, vai exigir novas formas para fortalecer sindicatos e outros órgãos de representação classista. A alteração em pontos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) enfraquece  a representatividade das entidades ao tirar a obrigatoriedade da sua participação nas homologações de contratos, demissões, na negociação de acordos e também torna opcional o pagamento do imposto sindical que, em muitos casos, é a fonte de recursos dessas entidades.

A partir de agora, os trabalhadores ficam menos dependentes dos sindicatos e mais expostos à necessidade de uma organização coletiva dentro da própria empresa. O diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio pontua que o movimento sindical deve repensar sua atuação para aumentar sua representatividade...