Foram encontrados 770 registros para a palavra: busca

Apoiados por Huck, grupos de renovação política buscam reinvenção e miram 2020

O ano é de renovação na renovação. Passado o frenesi das urnas, grupos independentes que contribuíram para a eleição de novas caras em 2018 vivem uma fase de redefinir prioridades e adaptar rotas.

A principal mudança para organizações como o Agora!, o RenovaBR e o Acredito é o fato de que elas passaram a ter braços no poder --não só nos Legislativos, principal foco no ano passado, mas também no Poder Executivo.


Renova e Agora!, as entidades mais conhecidas desse ecossistema (não por coincidência, ambas apoiadas pelo apresentador e empresário Luciano Huck), elegeram juntas 17 parlamentares e tiveram ao menos 21 integrantes nomeados para outros cargos.

Com apoio do Renova, que ofereceu curso por seis meses e bolsa que variou de R$ 5.000 a R$ 12 mil, saíram vitoriosos das urnas -entre outros, os federais Tabata Amaral (PDT-SP) e Marcelo Calero (PPS-RJ), os estaduais Daniel José (Novo-SP) e Renan Ferreirinha (PSB-RJ) e o senador Alessandro Vieira (PPS-SE).

Todos são novatos em cargos eletivos e adotam no mandato um discurso de novas práticas, ancorado em valores como ética e transparência.

Integrantes que não tiveram a mesma sorte acabaram sendo chamados para outros postos na administração pública, em secretarias e assessorias de governos estaduais.

Para citar dois: Paulo Mathias (Novo-SP) virou secretário-executivo da pasta de Desenvolvimento Social do governo João Doria (PSDB-SP) e Mayra Pinheiro (PSDB-CE) assumiu uma secretaria do Ministério da Saúde na gestão Jair Bolsonaro (PSL).

"Na nossa avaliação, todas as pessoas que participaram do programa poderão dar uma contribuição nesses espaços a partir da formação a que tiveram acesso", diz o empresário Eduardo Mufarej, que fundou o Renova em 2017.

Na seara eleitoral, o foco da entidade se volta para a disputa de 2020. Mais de 9.500 pessoas de todo o país se inscreveram no processo de seleção para líderes que querem concorrer a vereador ou prefeito.

"O principal desafio é como sair de um universo de 27 estados, como era no ano passado, para uma realidade de 5.600 municípios", diz Mufarej.

Além de ajustar a temática da capacitação para assuntos ligados às cidades, como leis de ocupação do solo e programas de saúde preventiva, a entidade adotará outra logística, com menos atividades presenciais e mais aulas a distância.

O Agora!, que na origem não tinha a eleição de novatos como meta, vê em 2019 a chance de retomar seu espírito inicial. O movimento foi criado para estimular políticas de sustentabilidade e combate à desigualdade.

A ideia no momento é consolidar a plataforma como "um centro de boas ideias e práticas inovadoras", afirma o cientista político Leandro Machado, fundador e porta-voz.

O grupo lançou durante a campanha eleitoral uma agenda com 130 propostas para áreas como segurança pública, economia, educação e saúde. Pretende, daqui para a frente, trabalhar para aprofundar as sugestões e, principalmente, executá-las.

Além dos três membros do Agora! eleitos para o Legislativo (dois deles também amparados pelo Renova), o movimento conta com representantes nomeados em governos que acabaram de começar.

São os casos, por exemplo, de Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do governo de São Paulo; Rafael Parente, secretário de Educação do Distrito Federal; e Natalie Unterstell, superintendente de inovação da Casa Civil do governo do Paraná.

Há alguns dias, o grupo quase passou a contar com uma voz no governo federal. A fundadora Ilona Szabó foi chamada pelo ministro Sergio Moro (Justiça) para integrar o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, mas, após críticas nas redes sociais, acabou desconvidada por decisão de Bolsonaro.

A especialista em segurança pública é a favor do desarmamento, o que vai contra as políticas do novo governo.

Na visão do Agora!, contar com membros no Legislativo e no Executivo é um meio para ampliar o alcance de seus debates e tentar implementar as ideias que defende.

A reinvenção das organizações embute ainda um esforço para manter a relevância fora do contexto eleitoral.

É comum ouvir dos líderes que esses grupos ajudaram a puxar a oxigenação política tão desejada em 2018, mas que é natural haver uma queda na visibilidade em anos sem votação. O diagnóstico é o de que, apesar das dificuldades, o trabalho precisa continuar porque ainda há muito a ser feito.

"A gente achou que depois das eleições o entusiasmo iria esfriar e a galera iria desmobilizar um pouco, mas dobrou o número de seguidores nas redes sociais e o de voluntários aumentou significativamente", diz Samuel Emílio, coordenador nacional do Acredito.

O grupo, com representantes em 40 cidades de 17 estados, teve quatro membros eleitos, todos também do Renova: os federais Tabata Amaral e Felipe Rigoni (PSB-ES), o estadual Renan Ferreirinha e o senador Alessandro Vieira.

Para os próximos meses, a prioridade é mapear ao menos cem pré-candidatos a vereador e prefeito aptos a receber apoio. A entidade pretende repetir o modelo da eleição passada: criar uma rede para trocas de experiências e dar visibilidade às campanhas.

O plano é semelhante ao da Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), que desde já mira o pleito municipal. Diferentemente de outras organizações da área, a incubadora não busca puramente a renovação de quadros.

O discurso é o de qualificar os agentes públicos no país, sejam eles novatos ou não.

Na entressafra eleitoral, a entidade acompanha os participantes com mandato (que hoje são cerca de cem, em variados cargos e níveis) e fica atrás de novos nomes. O processo seletivo mais recente recebeu 3.500 inscrições.

A rede foi criada em 2012, o que lhe dá quilometragem maior em relação aos principais grupos da área, surgidos de 2016 em diante. Parte dessas entidades, inclusive, é derivada da Raps, como lembra a diretora-executiva da rede, Mônica Sodré. "É um orgulho olhar para um universo que ajudamos a construir", diz.

Para ela, que é cientista política, 2018 foi um marco na renovação e na participação dos cidadãos. "O desafio para os próximos anos é fazer essa rede de organizações trabalhar em conjunto."..

Hemoba Juazeiro, Jacobina, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim faz campanha em busca de doadores de sangue para o mês do carnaval

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) iniciou uma campanha neste mês para aumentar o estoque de sangue, que está em estado crítico. A iniciativa é uma preparação para o período do carnaval, que traz uma grande quantidade de turistas para a Salvador e outras cidades do estado que são atendidas pelo Fundação. De acordo com a Hemoba, a baixa no estoque é maior entre os tipos sanguíneos de Rh negativo.

Os interessados em doar devem ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. Pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado alguma doação antes dos 60 anos. Além disso, é obrigatório estar em boas condições de saúde, ter mais de 50 quilos e a apresentar documento oficial com foto...

COMUNIDADES DE SOBRADINHO SE ARTICULAM PARA BUSCAR REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Por se reconhecerem tradicionalmente proprietários das terras onde vivem e trabalham há muitos anos, com agricultura de subsistência nas suas pequenas áreas cercadas, e com criação de caprinos, ovinos e bovinos soltos em áreas comuns a seus vizinhos, os moradores das comunidades de Campo Alegre e São Gonçalo da Serra, em Sobradinho, no norte da Bahia, solicitaram reunião com representantes de uma instituição ligada à UFBA – Universidades Federal da Bahia, que está realizando o mapeamento das comunidades de “Fundo de Pasto” e “Fecho de Pasto”, na região de Juazeiro, no Sertão do São Francisco. Esta entidade é O Grupo de Pesquisa GEOGRAFAR (Geografia dos Assentamentos da Área Rural); e, regionalmente, tem seus técnicos estabelecidos no município de Casa Nova, Bahia.

A reunião aconteceu na comunidade de Campo Alegre e contou com as presenças dos diretores das duas associações, além do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sobradinho, através do presidente, senhor Domingos, como é mais conhecido; além do ex vereador e professor, NINO, e alguns líderes comunitários...

Tragédia de Brumadinho atinge família de Petrolina, esposa viaja para Minas Gerais em busca de informações; Claudio consta na lista de desaparecidos

Ana Paula dos Santos, mora em Petrolina e é esposa de Claúdio Márcio dos Santos.Claúdio é um dos nomes que consta na lista de desaparecidos da tragédia que aconteceu em Brumadinho, Minas Gerais, onde o rompimento de uma barragem da Vale deixou mortos e quase 300 desaparecidos, 

O Blog Geraldo José conversou nesta terça com a esposa de Claudio Marcio, que contou os momentos de aflição que a família passa. O casal tem 2 filhos...

Pelo pernambucano, Petrolina busca primeira vitória diante do América

Pela primeira vez neste Pernambucano, o Petrolina joga diante de sua torcida no estádio Paulo Coelho. O time depois de ter perdido na primeira rodada diante do Afogados por 1 a 0, agora enfrenta o América em busca dos três pontos a partir das 16 horas.

O time do técnico Alberto Lima treinou forte durante a semana e aposta na presença da torcida para sair vitorioso de campo. A Fera Sertaneja volta à primeira divisão após 5 anos...

Juazeirense entra em campo hoje buscando reabilitação no Baiano

Após a sua pior partida da história, a Juazeirense tenta juntar os cacos para enfrentar, hoje, às 16 horas no estádio Waldomiro Borges, a equipe do Jequié pela terceira rodada do Campeonato Baiano.

A equipe do técnico Aroldo Moreira precisa de uma vitória nesta partida para manter suas chances na competição. Segundo o próprio técnico, haverá mudanças na equipe em relação ao jogo do Bahia no meio de semana. Confira abaixo os relacionados para este confronto:..

BAIANO: Em busca do bi, Tricolor jogará estadual com time alternativo

O estadual baiano começou neste sábado e além da dupla Ba-Vi, outras oito equipes disputam o título do Campeonato Baiano em 2019. Será que Atlético-BA, Bahia de Feira, Jacobina, Jacuipense, Fluminense de Feira, Jequié, Vitória da Conquista e Juazeirense conseguem derrubar o favoritismo de Bahia e Vitória?

O Tricolor de Aço é o maior vencedor da competição, com 47 títulos, seguido pelo Vitória, com 29. É também a equipe que mais conquistou títulos consecutivos, sendo heptacampeão de 1973 a 1979...

Enquanto os caciques políticos descansam no anonimato, jovem de Juazeiro vai a Salvador buscar viabilidade

O mais novo líder jovem da política juazeirense foi a Salvador participar da lavagem do Bonfim e também fazer política. “Vim a Salvador renovar a minha fé e também encontrar amigos como Aleluia, Bruno Reis e até o próprio Prefeito ACM Neto”. Jorge Lins ganhou visibilidade logo após a desistência do Prefeito a candidatura ao palácio de Ondina, logo após o episódio do áudio o jovem foi a Salvador e encontrou com Neto e se desculpou pela forma com que expressou sua opinião. “Tenho convicção de que as vontades alheias devem ser respeitadas, como nosso líder o Prefeito sabe o que é melhor para todos nós”, disse o jovem.

Lins não descartou assumir uma liderança mais atuante no Democratas, partido na qual deve se filiar para disputar algum cargo público em 2020. “Olha, estive com ACM e devo retornar a capital em breve, não sei quando, mas com certeza será logo após uma reunião do partido, que deverá acontecer em março, essa reunião foi idealizada pelo Presidente Estadual do partido, o Deputado Aleluia e deverá contar sem sombras de dúvidas com a presença do nosso Presidente Jorge Khoury. Não há nada definido, mas saio daqui (Salvador) já com minha vida futura praticamente definida, agora é continuar com foco no que eu quero de verdade e definir alguns detalhes. Vamos construir uma grande História”...

Grupo de estudantes de engenharia da Univasf faz vídeo em busca de patrocínio de Portal da Aeronáutica

Estudantes de engenharia da Univasf de Juazeiro fazem parte de um projeto que começou em meados de 2012, na intenção de construir e documentar uma aeronave para a competição SAE Brasil de Aerodesign. Desde o início, o grupo teve um bom avanço nas colocações, alcançando a 4° colocação na última competição, um motivo de orgulho para os alunos e para a região, pois mostram que podem chegar mais longe, mesmo com as dificuldades enfrentadas dia após dia.

Agora, a turma está participando de uma competição do Portal da Engenharia Aeronáutica, em que uma das provas é preciso filmar um vídeo falando das suas respectivas equipes, e aquele que tiver mais curtidas, estará mais perto de ganhar um grande patrocínio deste Portal, o que ajudaria bastante à equipe a chegar mais perto de novas conquistas e resultados mais altos ainda.  ..

Triste Partida: Juazeirenses e Petrolinense todos os dias buscam a esperança de trabalho em São Paulo

Apesar dos resultados comemorados ano passado quando o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego divulgaram Juazeiro e Petrolina, entre as duas principais cidades do Vale do São Francisco, entre as maiores geradoras de emprego da região Nordeste, a reportagem deste Blog Geraldo José, constatou uma triste realidade que não consta nos planejamento municipais: É grande o número de juazeirenses e petrolinenses que deixam o torrão natal em busca de uma vida melhor em São Paulo.

Um número elevado de Juazeirenses e Petrolinenses deixa a terra natal viajando de ônibus em busca de trabalho no Sudeste, principalmente São Paulo. A esperança ao cruzar a porta do ònibus é trabalhar. A vida difícil e a falta de trabalho na região do Vale do São Francisco ainda motivam esses homens a migrarem. O Sudeste, principalmente São Paulo, oferece mais condições de trabalho. O deslocamento é justificado pela procura de trabalho e renda...

Aberta inscrição para prêmio de literatura que busca novos escritores

A partir desta quarta-feira (9), o Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para a sua edição de 2019. A iniciativa é voltada para autores estreantes de romances ou contos inéditos. Os vencedores terão suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares.

Organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), o prêmio foi criado em 2003 e se tornou conhecido no circuito literário por ser destinado exclusivamente a novos escritores, abrindo a eles as portas do mercado editorial. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas pela internet até o dia 14 de fevereiro. As obras são avaliadas pela sua qualidade para edição e circulação nacional...

Lucinha Mota, mãe que não esmorece na busca pelo assassino de Beatriz

Lucinha Mota foi escolhida nesta quinta-feira (27), um dos perfis considerados como personalidade que marcou o ano de 2018 no Nordeste. Confiram na integra texto divulgado pelo Sistema OP9, um dos mais credenciados portais do Nordeste. O texto é o do jornalista André Duarte:

A cena emblemática expôs de forma dramática a luta de uma mãe que virou símbolo de resistência. Esgotada física e emocionalmente, a professora Lucinha Mota desmaiou em plena sede do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no Recife, na saída de um julgamento no dia 12 de dezembro deste ano...

"Sofri agressão física e mulher agredida tem que buscar os seus diretos", diz vereadora Cristina Costa

Na sessão desta quinta-feira(20), a vereadora Cristina Costa (PT), comentou e apresentou o resultado de uma ação judicial, que segundo ela, teve início em janeiro de 2017. "A luta começou depois que sofri agressão física durante um debate político na Emissora Rádio Jornal. Vencemos na justiça, porque venceu a verdade. Mulher agredida tem que buscar seus direitos. O agressor não está acima da lei, não importa o cargo que ocupe", disse Cristina.

O acusado de agressão física na época foi o vereador Manoel da Acosap e terá que pagar cerca de vinte mil reais a vítima. A decisão cabe recursos. Em janeiro de 2017, a imprensa do Vale do São Francisco noticiou, uma série de agressões verbais e físicas, na sede da Rádio Jornal e a vereadora acusou o vereador. A redação deste Blog tentou contato com o vereador Manoel, mas as ligações não completaram...

PF cumpre mandados de buscas na casa de Kassab, ministro de Temer

Agentes da Polícia Federal foram na manhã desta quarta-feira (19) à casa de Gilberto Kassab (PSD), no bairro Itaim Bibi, na Zona Sul de São Paulo. O objetivo dos policiais era cumprir oito mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do governo Michel Temer está em Brasília e não acompanhou a operação em sua casa. Ao G1, ele afirmou estar tranquilo...

Lançada campanha em Salvador (BA) que busca a valorização do Ofício das Baianas de Acarajé

“No tabuleiro da baiana tem”.... séculos e séculos de tradição, história e referências culturais. O cantor e compositor baiano, Dorival Caymmi, já sabia disso quando apresentou ao Brasil essa e uma outra música bem conhecida: “Todo mundo gosta de acarajé... o trabalho que dá pra fazer que é!”

Agora, em pleno século XXI, toda essa ancestralidade, responsável pela formação cultural brasileira, estará em destaque na campanha de valorização das baianas de acarajé. A ação de promoção, realizada por meio de uma forte parceria (e sem verbas públicas) foi lançada no dia 17 de dezembro, no Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador...

Audiência na Câmara busca indenizar desabrigados da Barragem de Sobradinho

Foi em 1973, em plena Ditadura Militar, quando cerca de 70 mil baianos moradores dos oito municípios inundados pelo reservatório da barragem de Sobradinho foram expulsos de suas casas e propriedades rurais. Nesta terça-feira (11) de novembro de 2018, 46 anos depois, representantes das famílias dos desalojados participaram de audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados na luta por alguma indenização.

“Essa é a segunda audiência que realizamos sobre os atingidos pela barragem de Sobradinho. A primeira fizemos no governo Dilma, e montamos um produtivo grupo de trabalho com a Chesf para encaminhar uma solução, mesmo que fosse à longo prazo. Infelizmente, veio o golpe e tudo foi abandonado. Agora, realizamos nova audiência, e a Chesf e o Ministério de Minas e Energia sequer mandaram representantes”, lamentou o deputado Jorge Solla (PT-BA), autor do requerimento da realização da audiência...

PF cumpre mandado de busca na casa de Aécio Neves, no Rio

Policiais federais e integrantes do Ministério Público estão, desde às 6h desta terça-feira (10), nas casas do senador Aécio Neves e da irmã do deputado eleito, Andréa Neves.

As autoridades trabalham no âmbito da operação que apura repasse de suposta propina do Grupo J&F, no valor de R$ 110 milhões, ao parlamentar tucano...

JUAZEIRO EM BUSCA DO CAMPEONATO BAIANO DE JUDÔ 2018

Último ajuste no Clube Judô Juazeiro para o Campeonato Baiano de Judô na Cidade de Mata do São João nos dias 07 e 8 de dezembro. O Clube Juazeirense é o atual líder do Ranking Baiano e pretende agora alcançar o título de Campeão Baiano Iniciantes 2018. Toda diretoria do Clube se uniu em busca de uma melhor estratégia para que o grupo alcance esse objetivo o que seria um marco histórico para o judô da região. 

Os atletas têm treinado constantemente e estão prontos, agora é só aguarda em contagem regressiva esse grande dia. “Embora tenhamos tido algumas baixas durante o ano, conseguimos nos manter de pé diante de tantas adversidades. Como bons juazeirenses esses meninos e meninas não tem medo e encaram de frente as grandes feras do Judô Baiano. Excelentes resultados foram alcançados durante todos ano e mais do que nunca vamos atrás do daquilo que corremos atrás o ano inteiro. Queremos sim o lugar mais alto do pódio e iremos à luta. Boa sorte para todos os atletas do Clube Judô Juazeiro” expressou o Sensei Alan Moura...

TSE MANTÉM INDEFERIMENTO DO REGISTRO DE CANDIDATURA DE ISAAC QUE BUSCARÁ NOVOS RECURSOS; VEJA O VÍDEO DA SESSÃO

Em votação realizada na noite desta quarta-feira, 05, o Tribunal Superior Eleitoral manteve o indeferimento do registro de candidatura de Isaac Carvalho, confirmando decisão do TRE-BA. Eleito com votação superior a 100 mil votos, o ex-prefeito de Juazeiro prepara novos recursos no TSE e na esfera da justiça comum.

“Temos plena convicção da legitimidade da nossa eleição. Recebemos do povo baiano mais de 100 mil votos e continuaremos nossa luta de fazer valer a escolha democrática dos eleitores. A própria justiça reconheceu que não provoquei danos ao erário”, declarou Isaac...

Moradores e comerciantes do Calçadão buscam meios de proteção para os dias de chuvas

O morador da rua Castro Alves, há 48 anos, o aposentado Agenor Pereira, disse que "viu a água entrar nos dois primeiros batentes da casa, durante as chuvas de ontem, dia 3". Com a elevação do calçadão da Travessa Benjamin Constant, a drenagem é sempre um ponto de discussão durante o período de chuvas. Seu Agenor diz que este é um dos pontos que mais alagavam durante as fortes chuvas em Juazeiro. "Sempre que chove é uma preocupação". 

Em 2016, o engenheiro responsável pela obra, Hemerson Guimarães, declarou que objetivo dessa drenagem era coletar as águas pluviais da Rua Benjamin Constant, das ruas transversais, e também dar maior vazão às águas da chuva da Avenida Oscar Ribeiro...