Foram encontrados 876 registros para a palavra: VIOLENCIA

75ª CIPM divulga medidas de socorro à vítimas de violência doméstica em Juazeiro.

Com o advento e continuidade do isolamento social devido à pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), o número de casos registrados de violência doméstica cresceu drasticamente na federação, e por conta disso, o Comandante da 75ª CIPM sensível a essa questão, divulga algumas dicas julgadas essenciais para a mulher que necessita de socorro imediato, quando diante de uma ocorrência de violência doméstica, que em muitas das vezes envolve nos piores dos casos, espancamento, estrangulamento, uso de machado, pau,pedra, arma de fogo, facas, tesouras, etc., a saber:

1 - Peça ajuda e acione imediatamente através do 190, o serviço gratuito e de 24h, da 75ªCIPM/PMBA, fornecendo seu nome, endereço, circunstância e nome do agressor; ..

Bahia é o quarto estado com mais registros de denúncias de violência contra crianças e adolescentes

A cada dia, o Disque 100 (Disque Denúncia) recebe quase 50 denúncias relatando crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes em todo o Brasil. O número é alto, mas pode ser maior, já que muitas das vítimas não registram a denúncia.

A Bahia foi o quarto estado em número de denúncias de violência contra crianças e adolescentes em 2019 feitas pelo Disque 100. Segundo o Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente, Feira de Santana, cidade a 100 quilômetros de Salvador, está entre as 20 cidades do país com maior número de internações por causa de aborto e violência sexual...

UNEB discute sobre violência contra crianças e adolescentes em Senhor do Bonfim 

O Laboratório de História e Cultura Afro-Brasileira e Currículo Mariinha Rodrigues (LahAfro) do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB realiza a live "Violência contra crianças e adolescentes: contextos de vulnerabilidades sociais" nesta quinta-feira (27), às 16h. Com transmissão pelo canal do LahAfro no YouTube. 

A live tem como objetivo refletir sobre os contextos de vulnerabilidades e violências a que crianças e adolescentes estão expostos no território de Senhor do Bonfim...

UNEB discute sobre violência contra a mulher e a atuação do Centro de Referência à Mulher em Senhor do Bonfim

O Grupo de Estudo em Gênero e Cuidado (GEGC) do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB realiza o "GEGC Convida", um bate papo sobre Violência contra a mulher e a atuação do Centro de Referência à Mulher em Senhor do Bonfim-BA, nesta terça-feira (25), às 19h, com transmissão pelo perfil do Instagram @gegc_uneb. 

A discussão visa informar a população sobre o Agosto Lilás, os tipos de violência e divulgar como o Centro de Referência à Mulher- Mãe Sulinha (CRM) está funcionando neste período de distanciamento social. Para isso, a live conta com a participação da especialista em Gestão Pública Municipal e coordenadora do CRM em Senhor do Bonfim, Geórgia Oliveira, com mediação da coordenadora do GEGC e professora do curso de Enfermagem do Campus VII da UNEB, Milca Carvalho.   ..

Nova Delegacia Digital permite registro de violência contra a mulher na Bahia

Mulheres vítimas de violência doméstica poderão solicitar medida protetiva e registrar os crimes, a partir desta quinta, através da nova Delegacia Digital da Polícia Civil. Com a ampliação da plataforma da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), também poderão ser registrados casos de violência contra a criança e o adolescente, contra o idoso, de estelionato, intolerância religiosa, ataque via redes sociais, racismo, homofobia, roubo, ameaça, furto entre outros delitos.

No site www.delegaciadigital.ssp.ba.gov.br a vítima iniciará o processo de registro. Um atalho também ficará disponível no portal da SSP-BA. Na sequência, aparecerá uma página com as instruções de uso e também o alerta de que falsa comunicação é crime. Em seguida a vítima colocará seus dados pessoais e relatará o caso...

Presidente da Comissão da Mulher quer criar grupos para conscientizar autores de violência doméstica em Petrolina

A Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara Municipal, vereadora Cristina Costa protocolou, o Projeto de Lei nº 057/2020, que visa criar o Programa Tempo de Conscientizar, que institui a reflexão, conscientização e responsabilização dos autores de violência doméstica e grupos reflexivos de homens em Petrolina-PE.

O programa tem o objetivo de fortalecer a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher na cidade, além de ser um mecanismo complementar as ações da Patrulha da Mulher, criada por meio da lei n° 3020/2018 de autoria da parlamentar, que é uma defensora dos direitos das mulheres. ..

MILITARES DO 5° BPM PRENDEM INDIVÍDUO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E POSSE DE ENTORPECENTE E ARMA BRANCA NO BAIRRO GERCINO COELHO

Nesta quinta-feira (20), a equipe da GE 5.115/RONDESC Bravo do 5º BPM foi acionada pelo COPOM para averiguar uma ocorrência de violência doméstica no Bairro Gercino Coelho, em Petrolina.

Chegando ao local a vítima informou aos policiais que havia sido agredida com socos pelo seu companheiro, e também mostrou onde o mesmo se encontrava. ..

Estados do Nordeste puxam aumento da violência no primeiro semestre no Brasil

O Nordeste destoou das demais regiões brasileiras e puxou a taxa de crimes violentos (homicídios dolosos, latrocínios e lesão corporal seguida de morte) para cima no primeiro semestre de 2020. A situação é surpreendente por dois motivos: primeiro, porque em 2018 e 2019, quando o Brasil registrou dois anos consecutivos de quedas relevantes desses crimes, os estados nordestinos estiveram entre os que mais reduziram os homicídios. Segundo, porque o crescimento atingiu a região de forma generalizada, apesar dos quatro meses de isolamento social decorrentes da pandemia.

No balanço deste primeiro semestre, os homicídios cresceram nas nove unidades da federação nordestinas: Alagoas (15,5%), Bahia (5,6%), Ceará (102,3%), Maranhão (21,1%), Paraíba (19,4%), Pernambuco (11,5%), Piauí (7,7%), Rio Grande do Norte (8,5%) e Sergipe (7,3%). Enquanto os crimes violentos em toda a região cresceram 22,4%, as demais reduziram ou ficaram praticamente estáveis, casos do Sudeste (-0,8%), Sul (1,7%), Norte (-13,8%) e Centro-Oeste (-10,4%)...

Alerta: Combate da violência sexual contra crianças e adolescentes é denunciado pelos conselheiros tutelares de Juazeiro e Petrolina

Ocorre abuso sexual de crianças e adolescentes quando estes indivíduos em formação são usados para gratificação sexual de pessoas geralmente mais velhas, em um estágio de desenvolvimento psicossexual mais adiantado. Esta,situação está presente em todos os meios socioeconômicos, religiosos, étnicos e culturais.

De acordo com orientações do Ministério da Justiça abuso sexual abrange todo ato, exploração, jogo, relação hetero ou homossexual, ou vitimização, de crianças e adolescentes por um adulto, por um adolescente, ou por uma criança mais velha que, pelo uso do poder, da diferença de idade, de conhecimento sobre o comportamento sexual, age visando o prazer e a gratificação própria...

Convênio fortalece rede de enfrentamento à violência contra mulher na Bahia

Um convênio vai reestruturar e modernizar a rede de enfrentamento à violência contra a mulher na Bahia. Com repasse de R$ 500 mil do Governo Federal, serão adquiridos novos mobiliários e equipamentos para a reestruturação e a modernização da infraestrutura logística e administrativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia.

Para a melhoria do espaço físico e administrativo da estrutura governamental local de atendimento a mulheres em situação de violência, está prevista a compra de veículo, computadores, móveis e equipamentos de ar condicionado. O objetivo é fortalecer o atendimento das demandas inerentes ao desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres no estado...

UNEB em Senhor do Bonfim realiza live sobre enfrentamento da violência contra a mulher 

O Laboratório de História e Cultura Afro-Brasileira e Currículo Mariinha Rodrigues (LahAfro) do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB realiza a live "Vozes que ecooam no silêncio: reflexões sobre o enfrentamento da violência  contra a mulher" nesta quinta-feira (13), às 16h, com transmissão pelo canal do LahAfro no YouTube.  

A discussão tem como objetivo refletir sobre as diversas formas de violência que as mulheres são expostas, bem como, conhecer os recursos e políticas públicas disponíveis para o enfrentamento da mesma.  ..

Violência: Tiros trazem pânico nas proximidades do bairro Pedro Raimundo

Vários disparos de tiros foram ouvidos nas proximidades da rua Samanbaia, no bairro Pedro Raimundo. A Polícia ainda não informou sobre o nome de um homem que, segundo testemunhas foi assassinado. Nas redes sociais falam que dois homens foram atingidos por tiros dentro de um carro.

Confira o estado que ficou o carro com os disparos..

Violências e cuidados com as emoções são tema de roda de conversa na Messe de Amor e Rosa Menina

Somado ao calendário de atividades educativas e recreativas que estão sendo realizadas nas casas de acolhimento Messe de Amor e Rosa Menina, aconteceu nesta segunda-feira (27), uma diálogo sobre os tipos de violência e o cuidado com as emoções.

A ação foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), através do programa Qualifica Mais e destinada às crianças e adolescentes acolhidas nas duas instituições. Com oficinas e atividade lúdicas, o cronograma segue até o dia 30 de julho (quinta-feira)...

Com carro de som, prefeitura incentiva população a denunciar violência contra a mulher em Petrolina

“Mulher, ficar em casa não é ficar calada”, esta é a mensagem que circula por diversos bairros de Petrolina em carros de som. Com o isolamento social, a prefeitura acendeu o alerta para o possível aumento dos casos de violência doméstica, visto que as mulheres podem passar mais tempo confinadas com os companheiros.

A iniciativa visa informar à população sobre os canais de denúncia. A ação está sendo promovida pela Coordenadoria de Imprensa da prefeitura, em parceria com a Secretaria Executiva da Mulher...

Sobradinho: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social lança campanha contra a violência doméstica neste período de pandemia

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, através da Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), lançou uma campanha para enfrentamento da violência doméstica durante a pandemia do novo coronavírus.

A campanha tem como objetivo sensibilizar a população sobre a necessidade da denúncia, como forma de proteção às mulheres que estão sofrendo violência neste período de isolamento social...

CIAM Juazeiro oferece atendimento psicológico virtual a mulheres em situação de violência

Com o intuito de atender mulheres vítimas de violência durante o período de pandemia, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) da Prefeitura de Juazeiro, através do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), manteve desde maio os atendimentos psicológicos adaptados ao ambiente virtual a esse público.

O serviço é disponibilizado a pessoas já acompanhadas pelo CIAM, mas pode ser solicitado através de contato com a instituição. As consultas acontecem por meio de vídeo-chamada ou ligações telefônicas e funcionam como uma adaptação ao acompanhamento psicológico presencial que já era realizado no CIAM...

Petrolinenses vítimas de violência doméstica podem pedir ajuda à Patrulha da Mulher

Algumas farmácias de Petrolina aderiram à campanha nacional 'Sinal Vermelho', na qual mulheres vítimas de violência doméstica podem sinalizar que precisam de ajuda marcando um "X" vermelho na mão. A Prefeitura de Petrolina incentiva a campanha e reforça que a Patrulha da Mulher da Guarda Civil Municipal pode ser acionada nesses casos.

A patrulha especializada é a primeira no interior de Pernambuco e funciona 24 horas por dia. As vítimas da violência, testemunhas e as farmácias que aderiram à campanha podem acioná-la através do telefone 153. A equipe de plantão, composta por guardas municipais capacitados para acolher essas mulheres, se desloca para ocorrência com agilidade. ..

Prefeitura de Juazeiro promove campanha de conscientização no Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), promoveu na manhã desta segunda-feira (15), Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso, ações de conscientização nos bairros com circulação de carro de som e utilização de cartazes informativos.

Foi realizada a divulgação dos canais de denúncia aos abusos e maus tratos contra a população idosa, bem como a atenção aos participantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos...

Em mês de conscientização, prefeitura alerta petrolinenses para registro de casos de violência contra idosos

A violência contra a pessoa idosa é uma das frentes de combate da Prefeitura de Petrolina. Além de maus-tratos físicos, a violência pode se manifestar também de maneira psicológica, sexual ou ainda sob forma de negligência familiar ou abandono. Demarcando o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, este 15 de junho serve de alerta para a população registrar denúncias ao ter conhecimento desses casos. 

Ao comparar a quantidade de denúncias efetuadas de janeiro a maio deste ano com a do ano passado, é possível notar uma redução nos números. Em 2019, foram 131 registros; ao passo que em 2020, foram 62. Apesar dessa redução, observando os meses de isolamento, foi possível constatar, em relação aos dois primeiros meses do ano, um aumento de mais de 100% de registros. Por isso, o combate precisa continuar acontecendo. ..

Direitos Humanos: Vítimas de violência doméstica poderão fazer denúncia em farmácias

Uma campanha promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) pretende incentivar as vítimas de violência doméstica a denunciarem agressões nas farmácias.

Pela campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, que será lançada nesta quarta (10), basta mostrar um X vermelho na palma da mão para que o atendente ou o farmacêutico entenda tratar-se de uma denúncia e em seguida acione a polícia e encaminhe o acolhimento da vítima.  ..