Foram encontrados 539 registros para a palavra: senado

Por serviços prestados, prefeito Julio Lossio homenageia empresários com Medalha Senador Nilo Coelho

Considerando a contribuição prestada à cidade, durante a tarde desta terça-feira (27), o prefeito de Petrolina Julio Lossio homenageou os empresários Alberto Hélio Pereira Simões e Benjamim Nunes de Macêdo com a maior honraria do município, a medalha Senador Nilo Coelho. 

Alberto Hélio além de empresário, é militar. Natural da cidade de Manaus, chegou a Petrolina na década de 1970 ajudando a instalar na cidade o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado. Atuou na subseccional da Ordem dos Advogados do Brasil e hoje segue pela carreira jurídica. Benjamin Nunes, nascido no distrito petrolinense, Rajada, contribuiu para o desenvolvimento da comunidade através da visão empreendedora. Há mais de 40 anos como comerciante viu na sua terra o espaço ideal para crescer e ajudar a localidade. ..

Petrolina: Chefe de gabinete recebe Medalha Senador Nilo Coelho

Na quinta-feira (22), o chefe de gabinete da prefeitura de Petrolina, Joselito Luiz Ribeiro, foi surpreendido pelo prefeito Julio Lossio, com a mais alta comenda do município, a Medalha de Honra ao Mérito Senador Nilo Coelho. Joselito Ribeiro se emocionou ao ver seus amigos e familiares entrarem no recinto, e a partir de então todo um clima de alegria tomou conta do espaço. A honraria foi entregue a Joselito Ribeiro pelo prefeito Julio Lóssio, que disse que seu colega de trabalho e amigo, sempre foi daquelas pessoas que sempre sabem entrar e sair de qualquer situação, e que dos seus secretários Joselito, é aquele que tem a admiração de todos.

“Eu resolvi nesses últimos dias de governo honrar os meus colegas de trabalho, e entendi que essas pessoas que caminharam comigo, desempenharam seus papéis com zelo e muito amor pela cidade. Joselito merece receber essa Comenda pelo que representa para a gestão municipal. Homem sério, solicito e sempre disposto a atender a todos. Esse dia é muito importante para mim, pois sei que esse reconhecimento é válido para ele, que sempre foi um exemplo de fidelidade e força”, concluiu o prefeito. ..

Dr. Marcos Bacelar é agraciado com a Medalha Senador Nilo Coelho

Nesta quinta-feira (22),o juiz da 18ª Vara Regional da Infância e Juventude da Comarca de Petrolina, Marcos Franco Bacelar, foi homenageado com a mais alta comenda do município, a Medalha de Honra ao Mérito Senador Nilo Coelho. Na oportunidade vários amigos e familiares estiveram presentes na solenidade de outorga.

O evento contou com a presença de diversas autoridades. Dr. Marcos Bacelar recebeu a honraria pelas mãos do prefeito Julio Lóssio, que deixou transparecer a sua alegria ao entregar ao amigo, a comenda que a poucos é concedida.

O prefeito Lossio disse ser o momento certo para honrar a quem já devia ter sido agraciado com a Medalha Senador Nilo Coelho. “ É sem sombra de dúvidas, o momento certo para entregar essa comenda ao Dr.Marcos Bacelar. Ele sintetiza o exemplo de trabalho pela juventude na cidade, e como poucos tem feito a diferença no trabalho e nas ações que engrandecem o município. A parceria da nossa gestão com a Vara da Infância e Juventude em Petrolina, produziu resultados extraordinários.Estou muito satisfeito de ter a honra de entregar a Medalha Senador Nilo Coelho para um ilustre como Marcos Bacelar”, concluiu o prefeito. ..

Prefeito outorga Medalha do Mérito Petrolinense Senador Nilo Coelho

Em solenidade que aconteceu na quinta-feira (15) no auditório do SEST/SENAT,  o prefeito de Petrolina, Júlio Lossio, outorgou a Medalha do Mérito Petrolinense  Senador Nilo Coelho para dez petrolinenses  ilustres. Os familiares e amigos dos laureados com a medalha lotaram o espaço, que respirava todo um ar de alegria e de realizações.

"Esta homenagem, esta noite, será  inesquecível para mim e para todos nós que aqui somos homenageados. Nessa noite a prefeitura de Petrolina reuniu todos os elementos de satisfação para qualquer ser humano que ama essa terra. Aqui, ao receber a medalha, em nossa mente passa o filme de nossa vida profissional e tudo mais que realizamos. Que alegria", afirmou o  prefeito eleito em Cabrobó, Marcílio Cavalcante...

Petróleo e gás: senador Fernando Bezerra apela por geração de empregos e matriz energética renovável

Nesta quarta-feira (14), o senador Fernando Bezerra Coelho fez um apelo a dois especialistas sabatinados, na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), à diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Dirigindo-se a Décio Fabrício Oddone da Costa – indicado à ANP por Fernando Bezerra – e também a Felipe Kury, o senador defendeu que os dois especialistas atuem em duas principais agendas: geração de empregos e ampliação das energias renováveis.

“O setor de petróleo e gás tem grande importância e influência na economia, na indústria nacional”, observou. “Por isso, é fundamental que a agência desenvolva medidas voltadas a uma matriz enérgica mais limpa e diversificada, que garanta um ambiente facilitado ao mercado e à indústria, geradores de empregos”, destacou o senador, ao apoiar o aumento da produção de combustíveis renováveis, como o etanol de segunda geração e o bioquerosene. “O Brasil precisa caminhar para uma economia de baixo carbono, com menos emissões de gases de efeito estufa”, acrescentou Fernando Bezerra, que também sugeriu a renovação do parque térmico brasileiro: “pode ser adaptado para o consumo de gás natural”...

PEC do teto de gastos é aprovada em 2º turno no Senado e será promulgada

Em uma sessão tumultuada, o Senado aprovou nesta terça-feira (13), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos.

O texto foi aprovado por 53 votos a favor e 16 contra. Para a aprovação, eram necessários três quintos (49) dos votos dos 81 senadores. A sessão do Congresso Nacional destinada à promulgação está marcada para as 9h desta quinta-feira (15)...

Prefeito Julio Lossio condecora Chiquinho do Muquém com Medalha Senador Nilo Coelho

O cenário para entrega de outorga Medalha Senador Nilo Coelho do Mérito Petrolinense para Francisco de Assis Nunes da Silva, o Chiquinho do Muquém, não poderia ser mais acertado, a Casa de Taipa, dentro da Fazenda Muquém, que representa de maneira especial o sertanejo, o vaqueiro que sua família tão bem representa ao preservar a história da vaquejada e do aboio, nas festas realizadas nesta localidade.

Ciente do trabalho desenvolvido por Chiquinho do Muquém, e após conhecer a Fazenda, palco de diversas vaquejadas, e encantado com o local que conheceu somente no período eleitoral, após entregar da maior honraria do município ao padre vaqueiro, Zé Guimarães. O prefeito Julio Lossio entendeu que Chiquinho do Muquém era merecedor da Medalha. "A Festa do Muquém tem uma pequena parceria da prefeitura. Vim entregar a medalha ao padre vaqueiro, e foi como conheci a fazenda, e foi naquele dia que decidi que ele (se referindo a Chiquinho do Muquém) era merecedor da Medalha. E naquele dia eu disse a ele, fiz isso por fiquei encantado com sua a luta em preservar a história do sertanejo. Nossos filhos quando crescem vão estudar fora. Eles deixam de ouvir falar do vaqueiro, deixam de ouvir o aboio. E aqui essa história mantida viva", revelou. 

No seu agradecimento Chiquinho do Muquém frisou que a honraria não era somente dele, mas de seus irmãos que contribuem para o sucesso dos trabalhos desenvolvidos na Fazenda, que sempre recebe amigos, vaqueiros e toda a família, porto seguro de Chiquinho, segundo o mesmo. "Prefeito pra mim e meus irmãos essa medalha é um reconhecimento que só posso agradecer. Somos simples e trabalhadores. Me sinto honrado demais com essa medalha. E Escolhi a casa de taipa para receber essa homenagem, pois ela (a medalha) é de toda minha família, pois foi junto com eles que construímos tudo aqui", explicou. Reafirmando sua alegria pela homenagem.

Mais motivos..

Licitações e contratos públicos: Plenário do Senado aprova substitutivo de Fernando Bezerra

O Plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira (8), substitutivo do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) a projeto de lei que atualiza e moderniza a legislação sobre licitações e contratos públicos. A matéria será apreciada, em turno suplementar, na sessão deliberativa do Plenário da próxima terça-feira (13).

Considerado uma das pautas prioritárias da Casa, o substitutivo de Fernando Bezerra ao Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 559/2013 aprimora e dá maior segurança jurídica às licitações e aos contratos na administração pública. Durante mais de três anos, o Senado, por meio de comissão especial criada para analisar o PLS 559, vem aperfeiçoando a matéria com a contribuição de juristas e especialistas do setor privado – como a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) – e do governo, como os ministérios do Planejamento, da Transparência e a Casa Civil da Presidência da República, além do Tribunal de Contas da União (TCU).  ..

STF mantém Renan no comando do Senado, mas o proíbe de assumir Presidência

Por seis votos a três, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou em julgamento nesta quarta-feira (7) o afastamento de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado.

Seis dos nove ministros presentes ao julgamento votaram pela derrubada da decisão liminar (provisória) do relator do caso, Marco Aurélio Mello, proferida na última segunda (5). O ministro havia determinado o afastamento de Renan Calheiros, ordem que não foi cumprida pela Mesa do Senado...

Mesa do Senado decide aguardar decisão do Plenário do STF

A Comissão Diretora do Senado decidiu nesta terça (6) aguardar a deliberação do Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) para tomar providências sobre o afastamento ou não do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). O assunto (arguição de descumprimento de preceito fundamental — ADPF 402) é o primeiro item da pauta de julgamentos do STF nesta quarta-feira (7), a partir das 14h.

Numa extensa reunião, os senadores que integram a Mesa decidiram conceder prazo regimental para que Renan Calheiros se defenda da decisão liminar do ministro Marco Aurélio Mello de afastá-lo da Presidência da Casa a partir de um pedido do partido Rede Sustentabilidade, após ter se tornado réu em uma ação penal no STF.

Pela decisão da Comissão Diretora, Renan Calheiros terá cinco dias úteis para apresentar defesa escrita. Caso não o faça, será nomeado um defensor dativo que também terá cinco dias úteis para se manifestar junto à Mesa. Depois disso, o relator tem outros cinco dias úteis para proferir seu voto, que será em seguida analisado pela Mesa...

Ministro do STF afasta Renan da presidência do Senado

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello concedeu liminar para afastar Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado. O ministro atendeu pedido do partido Rede Sustentabilidade e entendeu que, como Renan Calheiros virou réu, não pode continuar no cargo em razão de estar na linha sucessória da Presidência da República.

Marco Aurélio deverá levar a decisão liminar (provisória) a referendo do plenário do Supremo, o que ainda não tem data...

Prefeito comemora ampliação de voos em Petrolina

A partir desta sexta-feira (2) os passageiros que utilizam o aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina, terão à disposição mais uma opção de voo com destino a Guarulhos, em São Paulo. O voo está sendo operado pela companhia aérea Avianca e está previsto para chegar à cidade pernambucana às 22h, quando acontecerá o batismo.

O prefeito Julio Lossio comemora a oferta de mais um voo direto para São Paulo.  Lossio foi entusiasta para que Petrolina recebesse mais opções de voo e participou de reuniões com a Aviação Civil para solicitar ampliação de destinos saindo da cidade. Entre os argumentos apresentados pelo chefe do executivo municipal, estava a relevância geográfica e econômica do município pernambucano, que recebe pessoas de vários locais do país e de fora dele, que chegam para utilizar o aeroporto, e têm necessidade de se deslocar para cidades que não estão disponíveis nos trechos atendidos pelas empresas que prestam serviço na cidade...

Presidente da OAB defende o afastamento imediato de Renan Calheiros no Senado

O presidente da Ordem Nacional dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, defendeu o afastamento imediato do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que virou réu em ação penal por peculato no Supremo Tribunal Federal, na noite desta quinta-feira (1º).

Em comunicado, Lamachia diz que "não se trata aqui de fazer juízo de valor quanto à culpabilidade do senador Renan Calheiros, uma vez que o processo que o investiga não está concluído". Segundo o presidente da OAB, o pedido de afastamento de Renan Calheiros “trata-se de zelo pelas instituições da República”...

Após debate com Moro, senadores apresentam substitutivo a projeto

Um grupo de sete senadores independentes apresentou ontem (1º) no Senado um substitutivo ao projeto de lei sobre o Abuso de Autoridade. O assunto foi discutido à tarde, em sessão temática no plenário da Casa, com a participação do juiz Sérgio Moro, que comanda as investigações e processos da Operação Lava Jato, e o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes.

O objetivo do novo texto, segundo eles, é afastar a possibilidade de que o projeto permita a perseguição a juízes e promotores envolvidos em investigações de corrupção. Um dos principais pontos do substitutivo é a especificação de que um juiz não poderá ser punido por erro de convicção, ou seja, por proferir uma sentença da qual esteja convicto e agindo de boa fé, ainda que posteriormente a mesma seja reformada...

RENAN TENTA VOTAR PACOTE ANTICORRUPÇÃO HOJE, MAS SENADORES REJEITAM

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), colocou em votação no plenário do Senado um requerimento de urgência urgentíssima para a votação ainda hoje (30) do projeto de lei que trata das medidas de combate à corrupção. Apesar dos protestos de grande parte do plenário, o presidente insistiu em colocar a matéria em votação, mas o requerimento foi rejeitado por 44 votos contrários e 14 favoráveis. Apesar dos protestos de grande parte do plenário, o presidente insistiu em colocar a matéria em votação, mas o requerimento foi rejeitado por 44 votos contrários e 14 favoráveis.

As medidas de combate à corrupção foram aprovadas esta madrugada na Câmara dos Deputados, há menos de 24 horas. O texto nem mesmo constava no sistema do Senado quando o presidente anunciou a intenção de colocá-lo em votação ainda hoje, com quebra de interstícios, ou seja, do intervalo entre as votações. O requerimento tinha sido apresentado por PMDB, PTC e PSD. Apesar da previsão de que dois senadores pudessem a falar em favor do pedido de urgência, nenhum parlamentar dos três partidos quis usar a palavra...

Plenário do Senado aprova PEC do Teto de Gastos em primeiro turno

O Senado aprovou na terça-feira (29) em primeiro turno o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC 55/2016) que estabelece um teto para os gastos públicos nos próximos 20 anos. Foram 61 votos favoráveis e 14 contrários. Os senadores se revezaram com discursos favoráveis e contrários à proposta durante sete horas no Plenário. Após a análise de destaques apresentados pela oposição para fazer mudanças no texto — todos eles rejeitados — a sessão foi encerrada à 0h35 da quarta-feira (30). A votação em segundo turno da PEC do Teto de Gastos está programada para 13 de dezembro.

A partir das 14h manifestantes começaram a ocupar o gramado em frente ao Congresso Nacional, que ficou completamente tomado uma hora depois, com mais de dez mil pessoas. A maior parte delas protestando contra a PEC do Teto de Gastos, ou "PEC da Morte" — como se lia em alguns cartazes —, contra a reforma do ensino médio e pedindo "Fora Temer"...

Prefeito Julio Lossio homenageia referências em medicina com medalha Senador Nilo Coelho

O prefeito de Petrolina, Julio Lossio, condecorou na noite desta quarta-feira (23) com a maior honraria do município, a medalha Senador Nilo Coelho, duas grandes referências em medicina na cidade, os cirurgiões Josemberg Marins Campos e Dilson da Silva Pereira Filho. A solenidade de outorga aconteceu no auditório da Unimed Vale do São Francisco e contou com a presença de familiares dos homenageados, além de médicos e admiradores do trabalho dos doutores Josemberg e Dilson.

Baiano, Dilson Pereira atua em Petrolina há 20 anos e tem contribuído significativamente para a promoção de cuidados e assistência à saúde na cidade. Ele foi fundador do primeiro serviço de Endoscopia e Colonoscopia pelo SUS, que funciona até hoje na Fundação APAMI e como professor do curso de medicina da UNIVASF tem auxiliado na formação de futuros profissionais da área médica. O pernambucano Josemberg Campos tem influência direta em colocar Petrolina em posição de destaque na área de transplante. Ao lado de Dr. Julio Lossio deu início ao programa de transplante de córneas de Petrolina, o qual foi reconhecido como um dos principais centros de Transplantes de Córnea do país e foi capaz também de iniciar a captação de órgãos sólidos como rim e fígado.

Ao se dirigir aos homenageados, o prefeito Lossio destacou a contribuição positiva dos médicos para Petrolina e ressaltou que a outorga da medalha é um reconhecimento e agradecimento aos serviços prestados pelos profissionais à população de Petrolina. Lossio pontuou também os avanços que a cidade alcançou na área de saúde, durante a sua gestão, com aumento do número de médicos prestando atendimento, criação de 20 AMEs, diminuição dos índices de mortalidade infantil e crescimento da cobertura de saúde da família...

Exportações: senador Fernando Bezerra defende aprovação de MP que concede quase R$ 2 bi a estados e municípios

Presidente da comissão mista que analisa a Medida Provisória 749/2016 (CMMPV 749), o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) reforçou, nesta quarta-feira (23), a necessidade de o Congresso Nacional aprovar a medida com celeridade, o que, segundo resumiu o parlamentar, dará “fôlego financeiro” aos governos estaduais e municipais. O apelo de Fernando Bezerra ocorreu durante audiência pública para o aprimoramento da MP, que destina R$ 1,95 bilhãopara a concessão, pela União, de Auxílio Financeiro para o Fomento das Exportações (FEX) aos estados e municípios.

Editada no último mês de outubro, a MP 749 prevê a concessão dos recursos até o dia 31 de dezembro deste ano. “É mais uma medida tomada pelo atual governo federal, que demonstra sensibilidade e preocupação quanto à situação financeira e orçamentária dos entes federativos”, ressaltou Bezerra Coelho, ao lembrar dos sucessivos atrasos na liberação do FEX por governos anteriores. “Liberar estes valores dentro do prazo é uma necessidade e uma obrigação; principalmente, por se tratar de um auxílio que poderá minimizar a grave crise econômica enfrentada pela maioria dos estados”, emendou o relator da CMMPV 749, deputado João Carlos Bacelar (PR-BA)...

Prefeito de Juazeiro participa de audiência pública do Senado Federal sobre Seguro Rural

O prefeito Isaac Carvalho participou, na tarde desta sexta-feira, 18, no Grande Hotel de Juazeiro, de audiência pública promovida pelo Senado federal, em Juazeiro, para tratar de temas como Seguro Rural e a Lei que aplica a renegociação de dívidas de produtores. O evento reuniu produtores, instituições financeiras e teve os trabalhos conduzidos pelo senador pela Bahia, Roberto Muniz.

A reunião faz parte do ciclo de debates e palestras da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) referente ao processo de avaliação da Política Pública de Seguro Rural.  Foram dirimidas dúvidas sobre as possibilidades para melhor utilização de seguros como Garantia Safra e que outras modalidades possam contemplar produtores da área irrigada e da agricultura Familiar. “Agradeço ao prefeito Isaac  e a toda sua equipe pelo apoio na realização do evento, com mobilização e estrutura. Aqui, pudemos discutir a política de seguro rural e também sobre a lei de renegociação com o ‘Brasil real’. E Juazeiro é o melhor lugar para iniciarmos esta discussão”, declarou o senador Roberto Muniz...

Temer reunirá senadores da base em jantar para pedir apoio à PEC do Teto

O presidente Michel Temer reunirá nesta quarta-feira (16) senadores da base aliada em um jantar, no Palácio da Alvorada, para pedir apoio à votação do teto dos gastos públicos, no próximo dia 29. A medida é considerada fundamental para o ajuste das contas e o governo tenta acelerar a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) no Senado. O Palácio do Planalto precisa do aval de no mínimo 49 dos 81 senadores para aprovar a PEC. Além de passar pelo plenário no dia 29, há um segundo turno de votação previsto para 13 de dezembro. A pedido do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Temer disse que só enviará a proposta de reforma da Previdência ao Congresso quando for vencida esta etapa. Renan convenceu o presidente de que, se a reforma previdenciária chegar antes, poderá "contaminar" e até prejudicar a tramitação da PEC dos Gastos, que limita o aumento das despesas por 20 anos.

O calendário, porém, é considerado muito apertado, uma vez que o recesso parlamentar começa em 22 de dezembro. Diante desse quadro, o governo gostaria que a votação da PEC fosse antecipada. "Se puder adiantar, ficaremos satisfeitos", afirmou ao jornal "O Estado de S. Paulo" o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima. A expectativa do Planalto é aprovar a PEC com no mínimo 60 votos, para demonstrar unidade da base aliada. "Sem essa medida, o País acaba de quebrar", disse o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE). "Ou criamos uma nova expectativa para recuperar a economia e, em consequência, gerar emprego para 13 milhões de desempregados, ou a situação fica insustentável". Temer também promoveu encontros com deputados aliados, antes da votação da PEC na Câmara. "Estamos cortando na carne. Todo e qualquer movimento ou ação corporativa que possa tisnar a PEC do Teto não pode ser admitido", disse o presidente, em reunião com parlamentares, no Alvorada, em 9 de outubro. No dia 24, houve novo jantar com Temer, desta vez na residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ)...