Foram encontrados 542 registros para a palavra: Médico

Corpo do médico Denirson Paes é enterrado em Campo Alegre de Lourdes, Bahia

Após 21 dias de sofrimento e angústia, familiares puderam, enfim, realizar o enterro do médico e advogado Denirson Paes Silva, encontrado esquartejado na cacimba da sua residência, em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, no último dia 4. O corpo chegou Neste sábado (28) no município de Campo de Lourdes, sua cidade natal, na Bahia.

Os restos mortais da vítima foram liberados pelo Instituto de Medicina Legal (IML) no final da tarde desta sexta-feira (27). Logo pela manhã deste sábado, familiares e amigos do cardiologista seu reuniram para o velório, que foi realizado na casa do seu pai. Ao longo do dia, foi providenciado um culto e uma missa e, em seguida, um cortejo até o cemitério do município. O enterro estava marcado para o final da tarde...

Preso médico que fugiu após morte de paciente em cirurgia estética

O médico Denis César Barros Furtado, de 45 anos, foi preso na tarde de hoje (19) em um centro empresarial na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. A mãe do médico, Maria de Fátima Furtado, também foi presa.

Conhecido como Dr. Bumbum, Denis Furtado estava foragido sob a acusação de homicídio doloso, porque a paciente Lilian Calixto morreu durante um procedimento estético realizado na cobertura do profissional, na zona oeste do Rio. ..

UNIVASF segue formando Médicos de Família em Petrolina

Na última quarta-feira, dia 27 de junho, o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da UNIVASF, formou mais um Médico de Família em Petrolina-PE. Trata-se do médico Marcos Costa Santos, formado na Universidade Federal de Sergipe e que agora concluiu sua especialização e segue trabalhando na rede de Atenção Básica do município.

O tema do seu trabalho de conclusão foi sobre o seu trabalho com técnicas de auriculoterapia com a população de sua equipe de Saúde. Na ocasião da apresentação do Trabalho, o Doutor Marcos Costa apresentou metodologia e resultados do trabalho construído ao longo de 2017 na Unidade de Saúde em que foi médico residente em 2017...

Governo autoriza reajuste de 10% para planos de saúde médico-hospitalares individuas e familiares

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou hoje (27) no Diário Oficial da União decisão que autoriza reajuste máximo de 10% para planos de saúde médico-hospitalares individuais e familiares com ou sem cobertura odontológica. A medida é retroativa a 1º de maio deste ano e vale até 30 de abril de 2019.

O percentual é válido para planos de saúde contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98 – atinge, portanto, 8,1 milhões de beneficiários, o que representa 17% do total de 47,3 milhões de consumidores de planos de assistência médica no Brasil, de acordo com dados referentes a abril de 2018. ..

Juazeiro: Câmara concede cidadania a dois médicos

A Câmara de Juazeiro concedeu na noite desta sexta-feira (22), o Título de Cidadão Juazeirense para os médicos coloproctologistas, José Antônio Bandeira Guimarães Bandeira e Itamar Augusto Nonato de Oliveira. A honraria é concedida pelos relevantes serviços prestados à cidade, dentre eles a criação do Curso de Residência Médica da Univasf em Juazeiro.

A mesa composta e presidida pelo autor da honraria, o presidente da Casa, Alex Tanuri e secretariada pelo vereador, Allan Jones; representando o Poder Judiciário, o juiz da Comarca de Remanso (BA), Dario Gurgel; representando o Ministério Público, o Promotor de justiça em Juazeiro, Márcio Henrique...

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AUMENTA QUADRO DE MÉDICOS PARA MINIMIZAR SUPERLOTAÇÃO NO HOSPITAL DA CRIANÇA

Na tarde desta sexta-feira (15) o Blog postou pós matéria sobre o episódio de uma mãe que esperou cerca de 24h na fila para que o filho com paralisia cerebral e escoliose fosse atendido no Hospital da Criança, em Juazeiro. A dona de casa Gleide Rodrigues resolveu filmar a situação da unidade de saúde para denunciar a superlotação do local (Veja aqui).

Em resposta a Secretaria de Saúde enviou a seguinte nota de esclarecimento:..

PREFEITURA NÃO PAGA ENERGIA DO POSTO E POPULAÇÃO DO PRAIA DO RODEADOURO FICA SEM ATENDIMENTO MÉDICO

Em e-mail ao Blog a leitora Patrícia Lyma reclama da falta de atendimento médico no Residencial Praia do Rodeadouro porque a prefeitura não pagou a energia do posto que serve à comunidade. Confira: “Caro amigo Geraldo José mais uma vez a comunidade do Residencial Praia do Rodeadouro precisa do seu apoio e da sua ajuda. Como você sabe aqui temos um convênio com a prefeitura e mais uma vez ela nos deixa na mão. O nosso quiosque está atendendo o posto de saúde do Parque Residencial, mas tivemos muitos problemas, como vários cortes de energia e agora estamos há três dias ou mais, sem água no posto porque a prefeitura não pagou. Ajude-nos. Esse espaço é da comunidade cedemos para prefeitura e temos que sofrer com esses transtornos. Já não temos médico há mais ou menos três meses e agora esse problema. Aí eu me pergunto meu caro amigo Geraldo, será se esse posto tivesse funcionado lá no Parque Residencial teríamos esses problemas de cortes de água e de luz?”concluiu Patrícia Lyma. ..

Petrolina: Nova UBS garante retorno de médicos e dentistas permanentes na comunidade do Mandacaru

Após mais de cinco anos, o bairro Mandacaru voltou a contar com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) exclusiva para atendimento médico e odontológico dos moradores da comunidade. Na noite da última sexta (1°), o prefeito Miguel Coelho entregou o equipamento para o local, numa solenidade com a presença do deputado Fernando Filho, vereadores, secretários e centenas de moradores.  

A estrutura funcionará na Rua Quadra M, sempre de segunda à sexta, com médicos, enfermeiros, dentistas, agentes de saúde e diversos técnicos. O novo posto foi equipado com recepção, salas de vacina, procedimentos e curativos, consultório médico, odontológico e assistência farmacêutica.

Durante a inauguração, o prefeito ressaltou a importância de levar o atendimento médico e odontológico para perto dos moradores do Mandacaru. "O formato que se usava antes concentrava o serviço e dificultava o acesso. Aqui no Mandacaru, por exemplo, as pessoas tinham que andar mais de 2 km para uma simples consulta. Agora estamos reorganizando a rede de saúde e invertendo essa lógica, com um serviço de qualidade perto da casa dos moradores", justificou Miguel.

O atendimento mais próximo da comunidade foi comemorado por dona Maria Lenice, moradora do Mandacaru há mais de 15 anos. "A gente tinha que sair de madrugada, correr riscos de ser assaltada muitas vezes e no final nem ser atendida. Agora, ficamos mais tranquilos porque temos um posto de saúde dentro de nosso bairro e não precisaremos mais ir até o Antonio Cassimiro para receber o tratamento", resumiu.

Além do Mandacaru, recentemente, a comunidade do N-6 recebeu da Prefeitura de Petrolina uma nova Unidade Básica de Saúde. Outros oito postos serão inaugurados nos próximos meses em bairros como o Alto do Cocar e Capim...

ESPAÇO DO LEITOR: JUAZEIRENSE COBRA MAIS MÉDICOS NO PSF DO NOVO ENCONTRO.

Prezado Geraldo José,

Solicito a vossa senhoria que se digne de divulgar em seu blog a nota abaixo para que o executivo municipal cumpra com seu papel constitucional...

Falta de estrutura: Médico se revolta e causa quebra-quebra em unidade de saúde

Um médico quebrou móveis e jogou documentos no chão no posto de saúde de Jardim América, em Cariacica, Espírito Santo, na manhã desta terça-feira (15), após ficar irritado com a falta de estrutura da unidade. Tudo aconteceu na frente das pessoas que esperavam atendimento. Um vídeo feito por um paciente que esperava consulta mostrou toda a confusão.

Segundo o subsecretário de Saúde de Cariacica, Jocemir Joaquim da Silva, o médico trabalha como clínico geral do posto há mais de 20 anos e não será preso, nem afastado. Mais calmo, o médico disse à prefeitura que vai ressarcir tudo o que quebrou...

Hospital Dom Malan/IMIP envia nota e esclarece o atendimento médico da parturiente com início de pré-eclâmpsia

Em contato com o Blog na noite de ontem quinta-feira (03) Jean Cardec expressou preocupação com o estado de saúde da sua filha Jeanne Carolaine da Graça Santos, parturiente, que foi transferida da Maternidade de Juazeiro para o Hospital Dom Malan em Petrolina, e mesmo com sinais de pré-eclâmpsia (perturbação da gravidez em que se verifica hipertensão arterial, quantidade elevada de proteínas no sangue ou outras disfunções em órgãos. A condição pode aparecer antes, durante ou após o parto) estão tentando induzir o parto normal, quando, segundo a família, a necessidade é de um parto.

O Hospital do Malan/Imip enviou nota. Confiram:..

Médicos voluntários realizam atendimentos gratuitos no sertão baiano

Entre os dias 30 de abril e 4 de maio, cerca de 40 médicos e técnicos voluntários do Grupo Fleury, que inclui a marca soteropolitana Diagnoson a+, realizarão, gratuitamente, cerca de 5.000 atendimentos, incluindo exames de análises clínicas e de imagens, na cidade de Santaluz, localizada a 288 km de Salvador (BA), com aproximadamente 38.000 habitantes. Para participar dos atendimentos, que acontecem em diferentes pontos do município, os interessados devem levar documento de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os serviços ofertados de forma gratuita pelo Grupo Fleury estão: exames de ultrassonografia, mamografia, ecocardiografia e medicina fetal, além de atendimentos de clínica médica (assessoria para análises clínicas), neurologia e nutrição. Também estão previstas ações do Conecta Saúde, programa de prevenção à Aids do Grupo Fleury que sensibiliza adolescentes para questões ligadas à sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez não planejada...

Reunião Médico-Científica discute Judicialização da Assistência ao Parto

A reunião médico-científica do Grupo de Interesses Especiais (SIGs) da Rede Universitária de Telemedicina – formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Hospital Dom Malan (HDM/IMIP), e mais 10 instituições de ensino e pesquisa do país – discutiu no mês de abril a Judicialização da Assistência ao Parto.

A sessão colaborativa, do SIG de Obstetrícia Patológica, foi presidida pela Universidade Federal do Rio Grande Sul, que teve 3 casos clínicos apresentados pela R4 de Obstetrícia. Em um segundo momento do encontro, transmitido via videoconferência, foi convidado o professor Sérgio Hofmeister, também da UFRGS. "As reuniões sempre abordam temas atuais e importantes, que devem ser discutidos com o staff, internos e residentes", acredita o especialista em medicina fetal do HDM, Marcelo Marques...

Deficientes reclamam de dificuldade para obter laudo médico do Detran em Petrolina

Pessoas com deficiência participaram de Programas de Rádio nesta quarta-feira (04), em Petrolina e acusaram da dificuldade de obter o laudo pericial com a junta médica do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), bem como fazer o reconhecimento de firma do documento.

Segundo eles, o problema é causado pelo Detran que contratou uma junta médica que não tem firma aberta no municipio. O laudo médico pode indicar se a pessoa estar apta ou não para dirigir um veículo adaptado às suas necessidades. Ano passado uma Junta Médica Especial foi implantada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco...

Médicos e enfermeiros passam por capacitação sobre pré-natal em Petrolina

Médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Básica de Petrolina participaram de uma capacitação sobre pré-natal de alto risco, durante a última semana. O curso foi pensado para melhorar a qualidade da assistência de Pré-Natal, bem como orientar sobre o fluxo de acesso ao Pré-Natal de Alto Risco, garantindo assistência eficaz em tempo oportuno às gestantes.

A capacitação foi ministrada pela médica Sindara Parente, uma das referências em pré-natal de alto risco da AME Policlínica. Segundo a diretora de Atenção Básica, Grasiela Figueiredo, o encontro possibilitou a troca de vivências e experiências entre os profissionais...

Reunião médico-científica discute "Febre Amarela na Gestação"

A reunião médico-científica do Grupo de Interesses Especiais (SIGs) da Rede Universitária de Telemedicina – formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Hospital Dom Malan (HDM/IMIP), e mais 10 instituições de ensino e pesquisa do país – discutiu, agora em março, o tema "Febre Amarela na Gestação". A sessão colaborativa, do SIG de Obstetrícia Patológica, foi presidida pela própria Unifesp, tendo como professores convidados Júlio Elito Júnior e Celso Granato. As instituições pertencentes à rede discutem mensalmente temas ligados ao ensino, pesquisa e assistência, gestão e avalição remota.

"Acredito que o tema de março foi um dos mais importantes já abordados, pela atualidade do assunto. Discutimos a Febre Amarela na Gestação e, em particular, sobre a vacinação nessa fase. Chegamos à conclusão, por exemplo, de que as gestantes não devem ser rotineiramente vacinadas. Mas, se essa gestante mora ou viajará para uma área endêmica, a vacinação deve ser levada em consideração, pois a letalidade da doença compensa o risco da imunização. Os estudos apontam que as pacientes que tomaram a vacina sem saber que estavam grávidas não sofreram nenhum tipo de complicação ou agravo para o bebê", ressaltou o especialista em medicina fetal do HDM, Marcelo Marques...

ESPAÇO DO LEITOR: FALTA DE MÉDICOS NA UBS.

As comunidades dos residenciais Juazeiro 1, 2 e 3, estão sofrendo com o descaso das autoridades. A maior prova desse descaso é que a Unidade Básica de Saúde (UBS) está sem médico e sem atendimento odontológico, e sempre que procuramos as atendentes elas dizem que não sabem quando o atendimento será normalizado, pois o médico entrou de licença prêmio há aproximadamente um mês e não tem prazo de volta e quanto ao atendimento odontológico, o que acontece é que falta material para a realização de procedimentos.

Já denunciamos a situação da UBS do bairro e a resposta da secretaria é que já haviam mandado um médico para a unidade e que no dia seguinte ele voltaria a atender os pacientes normalmente, o que não aconteceu, pois já se passou uma semana e o médico ainda não apareceu na unidade...

Sobe para seis o número de vítimas de médico suspeito de estupro na UPA no Recife

A Delegacia da Mulher confirmou que já são seis as vítimas que denunciam um médico traumatologista da Unidade de Pronto Atendimento da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, por estupro. Na tarde desta quarta-feira, mais uma paciente procurou a polícia para contar abusos. Além das acusações de violência sexual, o traumatologista já responde a dois processos na Justiça por erro médico. Ele já foi identificado e suspenso das atividades hospitalares. Deverá prestar depoimento, mas ainda não há previsão para a ouvida.

A nova vítima chegou à delegacia muito nervosa e com uma carta na mão. O relato foi apresentado a um comissário na Delegacia da Mulher de Santo Amaro, no Recife. Ela conta que chegou à UPA, por volta das 8h40, no dia 29 de novembro do ano passado. Buscou atendimento por conta de uma torção no pé. ..

Mulher denuncia ter sido estuprada por médico dentro da UPA na zona sul do Recife

A Polícia Civil investiga uma denúncia de estupro praticado durante atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Uma mulher de 18 anos afirmou ter sido estuprada por um médico traumatologista. Segundo a vítima, após cair de uma escada dentro de casa, ela foi à unidade de saúde na manhã desta quarta-feira, onde realizou alguns procedimentos. O médico então, teria solicitado exames e, quando a paciente voltou com os resultados, ele teria apalpado e se esfregado em seu corpo, pedido que baixasse o short e ejaculado sobre a vítima.

Após o crime, a jovem foi para casa e contou o fato à mãe no final da tarde, quando então as duas procuraram a polícia. A vítima passou por exame de corpo delito e sexológico no Instituto Médico Legal (IML), sendo possível a coleta do sêmen do suspeito. À noite, a vítima foi encaminhada do IML para o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa, localizado no bairro de Casa Amarela. No local, ela foi acolhida, recebeu atendimento de uma equipe multiprofissional e tomou as medicações profiláticas contra infecções sexualmente transmissíveis (IST) e gravidez indesejada. Após receber apoio psicológico, ela recebeu alta e será acompanhada pelo serviço de referência. ..

Bahia ganhará quatro novos cursos de medicina pelo Mais Médicos

A Bahia ganhará quatro novos cursos privados de medicina: em Irecê, Brumado, Porto Seguro e Valença. Os municípios foram selecionados pelo 2º edital do Ministério de Educação de expansão de novas vagas pelo Programa Mais Médicos. Se não houve atraso nos prazos, é possível que já haja seleção vestibular para novas turmas ainda no segundo semestre deste ano.

O segundo edital foi lançado em 2015 ainda pela presidente Dilma Rousseff, mas o processo de seleção foi paralisado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ainda naquele ano. Na tentativa de destravar o edital, o deputado federal Jorge Solla (PT-BA), coordenador na Bahia da Frente em Defesa da Implantação dos Cursos de Medicina, participou de reuniões com ministros do TCU e esteve até com o ministro da Educação do governo Temer, Mendonça Filho, para tratar do assunto...