Foram encontrados 942 registros para a palavra: Rio São Francisco

Justiça Federal determina retirada de baronesas de reservatórios e da orla do Rio São Francisco

A Justiça Federal determinou que seja feita a retirada de plantas conhecidas como baronesas de três reservatórios e de parte da orla do Rio São Francisco, nos municípios de Paulo Afonso e Glória, localizados no norte da Bahia.

A decisão inclui os reservatórios de Moxotó, Itaparica e PA4, além de partes da orla do Rio São Francisco, e foi tomada após pedidos do Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA)..

Meio Ambiente: Poluição agride margens do Rio São Francisco no bairro Angary

Cena de poluição mais uma vez flagrada pela reportagem da redeGN, nas margens do Rio São Francisco, no bairro Angari, local que deveria ser um dos pontos de visitação e exemplo de educação ambiental. O que se assiste nas proximidades da estátua do Nego D'agua é poluição que agride e mata. São garrafas plásticas, embalagens plásticas, vidros, metais, tecidos, materiais de pesca, madeira manufaturada, borrachas, isopor, espumas e papel, entre outras formas de poluição.

Dezenas de pesquisadores alertam que grandiosidade do rio São Francisco sempre despertou no ribeirinho a errônea ideia de que suas águas seriam capazes de absorver tudo o que é descartado em suas águas. Atualmente, o despejo inadequado do resíduo sólido é um dos grandes problemas e mata o Velho Chico. ..

"Meninos do Rio São Francisco" desafiam os perigos e pulam da pilastra do pier na Orla de Juazeiro

Dia de sol. Juazeiro Bahia. Cidade que oferece uma rica variedade de natureza, cultura, arte e culinária, possui rio São Francisco e histórias possíveis de tirar o fôlego. Nadar no Opará, na língua indigena Rio que é Mar, Velho Chico Rio São Francisco reflete um desafio que  precisa de um bom preparo físico para enfrentar as correntezas e os perigos das águas.

Ao caminhar na Orla (2), o olhar jornalístico recai naturalmente sobre os "Meninos do Rio São Francisco" que saltam da pilastra e do pier, localizado  nas proximidades da antiga Companhia de Navegação do São Francisco/Franave, hoje Vila Bossa Nova...

Relatório da Chesf aponta Velho Chico com vazão em alta nos próximos dias, mas balneários seguirão funcionando. Confira:

Em que pese na videoconferência mensal da Agência Nacional de Águas (ANA), divulgada pela redeGN, apontar para uma média de chuvas na Bacia do  São Francisco como abaixo da média, a vazão da Barragem de Sobradinho seguirá com volume alto  conforme relatório publicado pela Chesf...

Expectativa é que ocorra chuvas em novembro para manter situação do Rio São Francisco confortável, de acordo com a Chesf

A barragem de Sobradinho que já esteve no primeiro semestre do ano com 95% da capacidade do volume útil começa o mês de setembro com a defluência (vazão de água que sai) de 1.400 metros cúbicos por segundo (m³/s). De acordo com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), a decisão foi tomada com o objetivo de aumentar o armazenamento da Barragem de Itaparica (PE) até 90% de sua capacidade. 

"Essa vazão deverá permanecer assim até uma nova reavaliação por parte da Chesf", diz a nota da Chesf...

Live: Instalação de Usina Nuclear é uma ameaça para o Rio São Francisco

Neste sábado (22), às 16hs #RodaAntinuclearPelaVida, Juracy Marques, professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e membro da Sociedade Latinoamericana de Ecologia Humana (Sabeh); e Erivan Silva, mestre em geografia e militante do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) vão comentar o vídeo que será exibido com extratos da terceira Roda de Conversa promovida pela Conexão Virtual Antinuclear.

A transmissão será exibida pelo www.facebook.com/XoNuclear/live..

Obra de transposição do rio São Francisco vaza e governo evacua 2.000 pessoas no CE

Cerca de 2.000 pessoas tiveram de ser evacuadas na madrugada deste sábado (22) nas proximidades da Barragem Jati, que fica no município de Jati, na região sul do Ceará (cerca de 530 km de Fortaleza). Na sexta-feira (21), uma tubulação se rompeu e gerou um vazamento na obra, que faz parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do rio São Francisco, inaugurado no último dia 26 de junho pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Mais cedo, o MDR havia divulgado nota informando que o vazamento estava contido. "A situação no local está estabilizada após o fechamento da comporta", dizia o texto. "Equipes técnicas da pasta mantêm os trabalhos em campo para verificar danos à estrutura e avaliar necessidades de reparos."..

Itacuruba, nas margens do Rio São Francisco é o menor eleitorado do Estado de Pernambuco e na mira para ter uma Usina Nuclear

Itacuruba, no Sertão do São Francisco, margens do Rio São Francisco aparece como o município de Pernambuco de menor eleitorado, com 4.237 eleitores. Itacuruba é o município em estudo pelo Governo Federal, através do Ministério das Minas e Energia, para ter instalado uma Usina Nuclear.

O assunto já foi tema de audiência pública. Itacuruba Localiza-se às margens do reservatório de Itaparica, com capacidade de 10,7 trilhões de litros próximo a montante da foz do Rio São Francisco. Itacuruba abriga os que foram deslocados da Itacuruba alagada pelas águas da Barragem de Itaparica...

Agricultores preocupados com a falta de água do Rio Salitre, afluente do Rio São Francisco

No mês de maio deste ano o Ministério Público estadual recomendou ao Instituto do Meio ambiente e Recursos Hídricos (Inema) que implantasse pontos de monitoramento nos trechos a montante a jusante das 35 barragens da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre. 

A recomendação do promotor de Justiça Pablo Almeida visa identificar a influência dos barramentos sobre o regime do rio para orientar a tomada de decisões quanto às vazões remanescentes e ao regime operacional dos reservatórios. ..

Pesquisador alerta para a situação operacional dos eixos da Transposição do Rio São Francisco

Envolvido em questões relativas ao Rio São Francisco há 15 anos, o pesquisador João Suassuna lançou no ano passado o livro “A Transposição do Rio São Francisco na Perspectiva do Brasil Real”.

A ideia da obra, segundo Suassuna, é esclarecer a existência do projeto para o centro-sul do país. Pesquisador e engenheiro agrônomo da Fundação Joaquim Nabuco, de Pernambuco, João Suassuna, considerado atualmente um dos maiores especialistas do País em questões de hidrologia do semi-árido e conhecimento sobre o Rio São Francisco, afirma que o resultado final, efetivado o projeto, irá surpreender muita gente...

Família ainda aguarda resgate de corpo de homem que desapareceu no Rio São Francisco

A equipe dos Bombeiros continua tentando retirar do Rio São Francisco o corpo do pedreiro Josival Rodrigues Tavares, de 26 anos, que estava desaparecido desde o domingo (19). O corpo foi encontrado na terça-feira (21), nas proximidades da Ilha do Sol, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o corpo foi localizado embaixo de balsas, no porto do município, e por isso não foi possível resgatá-lo a noite. Irmã de Josival, Maria Nazaré disse que família espera que o resgate seja finalizado logo, para poder se despedir de Josival...

Um grito do Rio e do Povo: os impactos sócio-ambientais das usinas nucleares às margens do Rio São Francisco

Há aproximadamente 450 km de Recife, sertão de Pernambuco, está a cidade de Itacuruba, com uma população de 4.754 pessoas. Nesse município existe um projeto do Governo Federal, para construção de um complexo com seis reatores nucleares e uma emenda à Constituição de Pernambuco pretende liberar a construção desta usina nuclear no Estado. Além da pandemia o município convive, ainda, com a possibilidade de se ver materializar em seu território a construção de um complexo nuclear.

Em 2028 com exclusividade esta redeGN alertou para os objetivos do Governo Federal. Estudos realizados por órgãos federais em anos anteriores consideraram o município de Itacuruba, localizado no sertão de Pernambuco, às margens do Rio São Francisco, o local apropriado para instalação de uma futura usina nuclear no Nordeste. ..

Filhos de Gonzaguinha emitem nota de repúdio contra uso de música que cita o Rio São Francisco pelo governo federal

Amora Pêra Gonzaga do Nascimento, Nanan Gonzaga e Daniel Gonzaga, filhos de Gonzaguinha e netos de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, divulgaram “nota de nojo” nas redes sociais repudiando o uso da música Riacho do Navio por Jair Bolsonaro em live.

A música foi tocada na sanfona pelo presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, na quinta-feira (2). O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) inaugurou na sexta-feira (26) um trecho do eixo norte da transposição do rio São Francisco...

Ambientalistas se posicionam contra decreto que prevê construção de nova Usina Hidrelétrica com uso das águas do Rio São Francisco

Conforme divulgado nesta redeGN, a construção de uma nova hidrelétrica no rio São Francisco, 25 anos após a inauguração da UHE Xingó, última usina a entrar em operação no rio em 1994, ganhou força com a inclusão da UHE Formoso no Plano de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal.

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que enquadra a UHE Formoso no PPI, segundo publicação no Diário Oficial da União de 25 de maio de 2020. A usina, de 306 MW, tem investimento previsto de R$ 1,8 bilhão e seria construída 12 quilômetros a montante da cidade mineira de Pirapora, sendo a nona UHE instalada no Velho Chico...

Filme do Rio São Francisco será exibido em Festival na França

O filme "O menino que tinha medo do rio", produzido por ribeirinhos da cidade de Petrolândia, foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Contis, na França.

O evento ocorrerá virtualmente entre os dias 02 a 06 de julho e apresenta uma programação diversificada com exibição de filmes de vários países, exposições, debates e competição europeia de curta metragens...

Transposição: No Ceará, Bolsonaro inaugura obra do Rio São Francisco

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (26) que o Projeto de Integração do Rio São Francisco é uma “novela enorme que está chegando ao fim”. Bolsonaro participou, nesta sexta-feira, em Penaforte, no Ceará, da cerimônia de acionamento da comporta que será responsável pela chegada das águas do Eixo Norte do projeto ao estado do Ceará.

As primeiras obras, para o deslocamento de parte das águas do São Francisco, foram iniciadas em 2007 pelo Exército. A previsão original do governo da época era inaugurar até 2010 todos os canais, reservatório e estações de bombeamento. A expectativa do governo atual é que o projeto esteja concluído no próximo ano...

Águas do Rio São Francisco chegam ao Ceará nesta sexta-feira

duda Covett

As águas do Rio São Francisco chegam nesta sexta-feira (26) ao Ceará, com o acionamento da comporta do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco. A cerimônia deverá ter a presença do presidente República, Jair Bolsonaro...

Prefeitura de Juazeiro investe na recuperação da mata nativa da margem do Rio São Francisco

Ao longo dos últimos anos a Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e também da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) tem feito o plantio de inúmeras espécies nativas para tentar recuperar as funções ambientais das áreas de proteção permanente (APP), como a margem juazeirense do Rio São Francisco, associando aos plantios um viés paisagístico, unindo a proteção à beleza trazida pelas espécies ali presentes.

De acordo com o superintendente de Planejamento Urbano da SEDUR, professor João Pedro Neto, a gestão municipal tem tido a preocupação de desenvolver ações com foco em revegetar as áreas que são protegidas por lei (Lei 12651/2012 – Código Florestal Brasileiro...

Ações da Prefeitura de Petrolina melhoram em quase 600% a oxigenação do Rio São Francisco

Quando o assunto é meio ambiente, a população de Petrolina tem tido muito o que comemorar. Há três anos, o Rio São Francisco recebe os cuidados da gestão municipal.

Com o projeto Orla Nossa, a prefeitura conseguiu melhorar a qualidade da água e possibilitar um habitat propício ao desenvolvimento da fauna e da flora do Velho Chico...

Ministério Público adere à campanha de alerta sobre graves problemas enfrentados pelo Rio São Francisco

Com o lema ‘Eu viro carranca para defender o Velho Chico’, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), órgão da qual o Ministério Público estadual faz parte, lançou uma campanha que visa alertar a sociedade sobre os graves problemas enfrentados pelo Rio São Francisco e sobre a necessidade urgente de revitalização dessa bacia hidrográfica.

A campanha, que teve a adesão do MP, foi lançada nesta quarta-feira, quando também se celebra o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. A data foi instituída pelo Comitê para conscientizar as pessoas sobre a preservação do rio e sua proximidade com o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, é uma estratégia que coloca o Velho Chico no calendário nacional de eventos...