Foram encontrados 210 registros para a palavra: vigilância

Prefeitura retoma acordo de cooperação para apreender animais de grande porte em Petrolina

A área de abrangência para recolhimento de animais de grande porte das vias públicas será ampliado em Petrolina. Isso acontece através de uma parceira entre a Prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ação vai contemplar a área central, bairros e rodovias da cidade. Essa parceira amplia a área de cobertura para a retirada de cavalos, jumentos, burros, entre outros bichos que colocam em risco o trânsito de veículos e pessoas nas vias.  

Para o inspetor-chefe da PRF em Petrolina, Paulo Lima, esse acordo de cooperação que está sendo construído junto ao município tem objetivo de remover os animais das vias federais e estaduais na cidade. "Cabe a PRF a execução desse acordo de cooperação, onde disponibilizamos uma viatura para recolhimento dos animais que estejam circulando ao longo das vias públicas do município. Os bichos que transitam com um responsável estão respaldados, já os que circulam livremente, sem um tutor, serão recolhidos e só serão devolvidos mediante pagamento de multa, como descreve o Código de Trânsito Brasileiro", descreveu Lima.  ..

Projeto de Atenção Integral - Vigilância em Saúde realiza atividade lúdica com crianças indígenas da aldeia Truká em Cabrobó

Durante a expedição realizada na terra Indígena Truká em Cabrobó, no Sertão pernambucano, a equipe do Projeto de Atenção Integral - Vigilância em Saúde (PAI-VS), realizou uma atividade de construção de diagnóstico territorial com crianças indígenas da Escola Antônio Cirilo dos Santos. A atividade foi realizada na última sexta-feira (24) e contou com a participação de 32 crianças. 

Com uma dinâmica que estimulou o lúdico, os estudantes indígenas participaram de atividades de educação em saúde e desenharam em cartolinas os elementos que compõem o território, bem como os elementos que representam um desafio para  a comunidade indígena...

Vigilância Sanitária apreende carne abatida clandestinamente em Petrolina

Em fiscalização realizada pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), no N1, na zona rural, os fiscais apreenderam, aproximadamente, 50 kg de carne sem registro. Os produtos estavam acondicionados e expostos de maneira precária e sem condições sanitárias para comercialização.

A apreensão aconteceu no último sábado (25), após denúncia por meio da Ouvidoria Municipal.  ..

Vigilância Sanitária assegurou comercialização sem irregularidades no carnaval de Petrolina  

Com um trabalho voltado para segurança alimentícia durante a folia de carnaval em Petrolina, a fiscalização da Agência Municipal de Vigilância Sanitária atuou todos os dias de folia para assegurar a venda de alimentos e bebidas dentro dos padrões sanitários.

De acordo com a Agência de Fiscalização Sanitária, nenhum produto foi apreendido pela fiscalização. Os 120 ambulantes capacitados pela equipe da AMVS estão atuando nos três polos montados pela Prefeitura de Petrolina, seguindo as recomendações e normas sanitárias os foliões podem curtir tranquilamente...

'Ações preventivas das Vigilâncias previnem surtos de doenças evitáveis no carnaval', destaca titular da Saúde de Salvador

Para garantir a folia saudável no Carnaval de Salvador, as equipes da Vigilância Sanitária (VISA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estão de prontidão nos dias da festa com intensificação da fiscalização do comércio formal e informal nos principais circuitos.

Nos quatro dias de festa (quinta à domingo) mais de 4 mil inspeções foram realizadas. O trabalho de caráter preventivo das Vigilâncias contribui diretamente para redução no número de ocorrências de doenças evitáveis nos módulos de saúde como intoxicações alimentares (diarreia), dor abdominal e outros agravos.  ..

Mais de 1.000 estabelecimentos são inspecionados pela Vigilância Sanitária durante segundo dia do Carnaval de Salvador

A Secretaria da Saúde de Salvador (SMS) colocou novamente o bloco na rua na sexta-feira (17) para monitorar os pontos de comercialização de alimentos e bebidas montados nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha, na Barra, Ondina e Centro Histórico, principais roteiros da folia.

A mobilização da SMS tem como principal objetivo identificar as situações consideradas críticas e de risco à saúde da população, a possibilidade de resolução dessas inadequações, além de orientar os comerciantes e promover ações de prevenção de doenças consideradas evitáveis...

Vigilância Sanitária fiscaliza comércio de beleza em Petrolina

Em Petrolina, os estabelecimentos comerciais no ramo da beleza estão sendo fiscalizados pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS). A ação acontece em função de recentes relatos envolvendo o uso de produtos capilares que causaram problemas de saúde, como coceira e vermelhidão nos olhos, irritação na pele, inflamação no folículo capilar e até cegueira temporária. O trabalho municipal cumpre uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, que normatiza a proibição da venda e comercialização de todos os produtos denominados pomadas capilares. 

Para o diretor-presidente da AMVS, Marcelo Gama, o trabalho está voltado a orientação. "Visando a proteção e saúde da população, a suspensão e proibição da venda de todos os produtos foram instituídas pela Vigilância Sanitária Nacional e, com isso, estamos cumprindo a lei. A nossa visita ao comércio é uma orientação, não há nenhuma regulamentação para recolhimento, mas enquanto órgão fiscalizador estaremos visitando os estabelecimentos para certificação que os mesmos estão cumprindo a normativa", explicou Marcelo.  ..

Carnaval 2023: Vigilância Sanitária de Petrolina apresenta normas para atuação de ambulantes nas festividades

Com o auditório lotado, ambulantes compareceram, nesta segunda-feira (13), para a capacitação organizada pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária, e que contou com representantes do Corpo de Bombeiros, da Agência do Empreendedor (AGE), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Guarda Municipal e da associação de ambulantes da cidade. O encontro foi promovido para que fossem passadas orientações aos profissionais que vão trabalhar com venda de produtos durante os dias da realização do Carnaval de Petrolina. 

Atuando como ambulante há mais de sete anos na cidade, a vendedora de água e refrigerante, Maria do Socorros Santos, está ansiosa pela chegada dos dias de festividades. "Eu trabalho vendo água e refrigerante há muitos anos ali na praça 21 de Setembro, estou com pensamento positivo para esses dias de festas, já são dois anos sem trabalhar no carnaval e acredito que teremos uma boa renda ", descreveu.  ..

Carnaval 2023: Vigilância Sanitária oferece capacitação para ambulantes em Petrolina

A Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) vai capacitar os vendedores ambulantes que irão trabalhar durante as festividades do carnaval oficial na cidade.

O encontro acontecerá na segunda-feira (13), a partir das 10h, no auditório do SEST SENAT, na Rua Zito de Souza Leão, n° 2. Os ambulantes já cadastrados pela associação podem participar da atualização, e assim ficam aptos para vender os produtos...

Vigilância Sanitária interdita estabelecimento com vacinas e medicamentos vencidos em Petrolina

Na manhã desta sexta-feira (06) as equipes da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), interditaram parcialmente uma clínica privada localizada na Avenida Cardoso de Sá, após uma denúncia anônima.

Na unidade, foi constatado que a sala de vacina possuía imunizantes e medicamentos com a validade expirada. Após constatação da veracidade da denúncia, a fiscalização interditou parcialmente o estabelecimento.  ..

Agência Municipal de Vigilância Sanitária tem nova identificação de trabalho em Petrolina

Com o objetivo de definir e atender as demandas de fiscalização em Petrolina, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) está com identificação nova, com isso, a partir desta quinta-feira (05), os fiscais passam a utilizar colete na cor preta, com o símbolo da Prefeitura de Petrolina e a sigla da vigilância na parte da frente, e no verso a escrita: Vigilância Sanitária - Fiscalização. 

Para o diretor-presidente da AMVS, Marcelo Gama, a nova identidade visual assegura a continuidade dos trabalhos da equipe sem deturpações. "Elaboramos esta identidade nova para a fiscalização com a finalidade de evitarmos transtornos e desentendimentos relacionados ao fardamento antigo, agora, com essa identificação, mais visível e de imediato reconhecimento, confiamos num trabalho sem deformidade de função. Com isso, a partir de agora os fiscais andam com um colete na cor preta, além do crachá", destacou Marcelo.  ..

Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprova primeiro tratamento semanal contra obesidade no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (2), o primeiro tratamento de uso semanal para sobrepeso e obesidade. O Wegovy (semaglutida 2,4mg) é produzido pela farmacêutica Novo Nordisk, que também fabrica o Ozempic — medicamento para diabetes usado “off label” para a perda de peso.

A semaglutida é um agonista receptor do GLP-1 RA, muito semelhante ao hormônio humano GLP-1, que age na produção de insulina e na sensação de saciedade. A molécula induz a perda de peso e reduz a fome do paciente. Esta combinação contribui para que o indivíduo coma menos e, consequentemente, tenha um déficit calórico e emagreça...

Vacinação é estratégia coletiva, diz secretária de Vigilância em Saúde

Vacina não é remédio e vacinação é estratégia coletiva. A afirmação é da nova secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel. “Se você comprar [a vacina] e todo o seu entorno não vacinar, o vírus pode fazer uma mutação e a sua vacina não servir para nada. Dinheiro jogado fora”, escreveu em seu perfil no Twitter.

No post, a secretária lembrou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) trabalha para que todos os países tenham acesso à vacinação exatamente porque se alguém, em algum lugar do mundo, não for imunizado, o vírus pode sofrer uma mutação e todo o esforço dos demais países será perdido...

Fiscalização sanitária apreende carne clandestina em Petrolina

Em fiscalização realizada na última sexta-feira (23), a fiscalização da  Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) apreendeu, aproximadamente, 300kg de carne abatida de maneira clandestina e armazenada em desacordo com as normas sanitárias para o consumo. Os locais fiscalizados foram dois mercadinhos nos residenciais Monsenhor Bernardino e Vivendas. Os estabelecimentos, além de armazenamento inadequado, estavam com produtos vencidos e sem autorização para funcionamento atualizado. 

No mercado do Monsenhor Bernardino foram 180 kg de carne clandestina, o produto não possuía certificado de abate e nem registro. Durante a fiscalização muitos produtos foram encontrados com data de validade vencidas e o alvará sanitário sem renovação, o que resultou na interdição do espaço. Já no Residencial Vivendas foram apreendidos 110 kg de carne por não apresentar registro de abate. ..

Carne clandestina é apreendida pela Vigilância Sanitária em Petrolina

Durante as fiscalizações realizadas pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) nas feiras da cidade  ocorridas durante feriado prolongado, foram apreendidas cerca de 60 kg de carnes abatidas de maneira irregular, que não possuíam selo de certificação de qualidade.

As ações acontecem durante toda semana, principalmente aos sábados e domingos quando o fluxo de pessoas aumenta nas feiras. Desde a reabertura do Abatedouro Municipal, em junho de 2021, os marchantes e feirantes devem seguir as recomendações sanitárias adequadas para comercializar as carnes...

Lacen e Vigilância Epidemiológica da Bahia são homenageados pelo Ministério da Saúde em função de trabalho realizado na pandemia de Covid-19

O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Muniz (Lacen/BA) e a Vigilância Epidemiológica da Bahia, órgãos ligados à Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde/Suvisa, ambos pertencentes à estrutura da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram homenageados nensta quarta, 9, pelo Ministério da Saúde.

A menção honrosa se deu pelo serviço considerado destaque "no exitoso trabalho e esforço dependidos durante a pandemia da Covid-19, maior emergência em saúde pública deste século". O reconhecimento foi feito pela secretaria de vigilância em Saúde do Ministério da Saúde...

Lacen e Vigilância Epidemiológica da Bahia são homenageados pelo Ministério da Saúde em função de trabalho realizado na pandemia de Covid-19

O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Muniz (Lacen/BA) e a Vigilância Epidemiológica da Bahia, órgãos ligados à Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde/Suvisa, ambos pertencentes à estrutura da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram homenageados hoje, 9, pelo Ministério da Saúde. A menção honrosa se deu pelo serviço considerado destaque "no exitoso trabalho e esforço dependidos durante a pandemia da Covid-19, maior emergência em saúde pública deste século". O reconhecimento foi feito pela secretaria de vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

"Este reconhecimento do trabalho da Sesab pelo governo federal indica que agimos corretamente ao centrar esforços e recursos no combate à pandemia de Covid-19. Um trabalho contínuo que se mostrou muito profícuo e eficaz haja vista que a Bahia, a despeito dos mais de 600 mil mortos da Covid-19 no país, ficou com a segunda menor taxa de mortalidade do Brasil, 207,1 por 100 mil habitantes, enquanto a taxa média do país está em 327,6 por 100 mil habitantes", ressaltou a titular da Sesab, Adélia Pinheiro...

Bahia registra 340 casos de Covid-19 e mais 1 óbito

Na Bahia, nas últimas 48 horas, foram registrados 340 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%), 321 recuperados (+0,02%) e 1 óbito. Dos 1.704.331 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.672.575 já são considerados recuperados, 963 encontram-se ativos e 30.793 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações.

O boletim epidemiológico desta quinta-feira (3) contabiliza ainda 2.051.156 casos descartados e 358.904 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 68.766 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence...

Operação municipal apreende Dispositivos Eletrônicos de Fumar em Petrolina

Uma operação envolvendo a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), Programa Municipal de Defesa do Consumidor (PRODECON) e a Guarda Municipal apreenderam centenas de Dispositivos Eletrônicos de Fumar (DEF), na última terça-feira (11). Entre os produtos recolhidos pela fiscalização estão 1.152 essências, 278 resistências e 1.339 vapes. A operação fez o recolhimento dos produtos em um estabelecimento na orla da cidade, no bairro José e Maria e busca no Mercado Turístico, onde nada foi encontrado.

De acordo com a resolução nº 46, de 28 de agosto de 2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é proibida a comercialização, a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarro eletrônico. "A finalidade institucional é de promover a proteção da saúde da população, com a competência para regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública, inclusive cigarros, cigarrilhas, charutos e qualquer outro produto fumígero, derivado ou não do tabaco". ..

Por descarte irregular de material, barbearia é interditada em Petrolina

Nessa terça-feira (13), a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) interditou um estabelecimento na área de beleza por descarte irregular de material perfurocortante e por não apresentar licença sanitária. Além destas irregularidades, a fiscalização sanitária ainda encontrou o ambiente sujo, sem materiais esterilizados e demais itens necessários para ofertar um serviço de segurança aos clientes.

De acordo com o Resolução da Diretoria Colegiada (RDC)  Nº 222, de 28 de março de 2018, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde aponta que: os materiais perfurocortantes devem ser descartados em recipientes identificados, rígidos, providos com tampa, resistentes à punctura, ruptura e vazamento...