Foram encontrados 557 registros para a palavra: professores

Greve na Educação mobiliza professores, estudantes, sindicatos e entidades do setor em Juazeiro. Interdição da Ponte não foi descartada

- Concentração de maifestantes iniciada esta manhã em frente ao INSS, em Juazeiro -

As trabalhadoras e os trabalhadores da educação básica e superior, pública e privada de todas as regiões do país, paralisaram suas atividades nesta quarta-feira (15), em protesto pelos cortes de verbas anunciados para a educação e contra a reforma da previdência.

Em Juazeiro os manifestantes iniciaram concentração agora pela manhã, na Av. Adolfo Viana, em frete ao INSS, de onde devem sair em caminhada pelas ruas da cidade, se concentrando  no centro da cidade, próximo a área Bancaria.

O presidente da APLB Sindicato, regional Juazeiro, Gilmar Nery, em entrevista ao Blog GJ Notícias, na concentração, disse que a expectativa de adesão é muito grande e deve contar com o apoio de professores da rede pública e privada, estudantes, UNIVASF, que protestam contra o corte anunciado pelo governo Bolsonaro, e da UNEB, que já está com atividades paralisadas numa greve que reivindica melhores condições de trabalho e de salários no estado da Bahia, governado pelo PT. “ a gente está se mobilizando em todo o Brasil,  atendendo a um chamado  da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e vamos às ruas pedir o apoio da comunidade para que a gente possa barrar de vez a reforma da previdência, que trás prejuízo para os trabalhadores da educação, principalmente a professora que se aposenta aos 25 anos e hoje tem uma proposta de trabalhar até os 40”, explicou...

Uneb: professores mantem paralisação e programam manifestação nesta quarta (15)

A comunidade acadêmica da Uneb de Juazeiro, assim como ocorre em vários outros campi da universidade, tem dado exemplo de resistência e de luta na greve das universidades estaduais da Bahia. Nesta quarta-feira (15), docentes e estudantes participarão do Ato em Defesa da Educação Pública de Qualidade e Contra a Reforma da Previdência. A concentração será às 8h30, em frente ao INSS da cidade.

No último final de semana, o Movimento Grevista do Campus III realizou mais uma atividade de mobilização. Fortalecendo o movimento e a luta da categoria, com faixas e panfletos, dialogaram com a população nas principais sinaleiras do centro da cidade. De acordo com os manifestantes, a ação teve boa repercussão, com a população demonstrando apoio, carinho e reconhecendo o valor social dos/as professores/as e da Uneb. ..

Prefeitura de Sobradinho inicia Curso de Formação Continuada em Libras para professores e servidores municipais

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação (SME), iniciou na última quinta-feira (09), as aulas da turma de 2019 do Curso de Formação Continuada em Libras, uma das iniciativas da gestão municipal que visa implementar politicas públicas de inclusão social.

Há 19 anos, na gestão do ex-prefeito Luiz Berti, foi criada a primeira turma do Curso de Libras, mas a ação não teve continuidade pelas gestões posteriores, sendo retomada e ampliada pelo governo atual, que passou a oferecer a capacitação não apenas para os profissionais da educação, mas também para os funcionários públicos e prestadores das secretarias de Saúde e Assistência e Desenvolvimento social...

Petrolina: Professores da UPE confirmam adesão à Greve Nacional da Educação do dia 15 de maio

Os professores da Universidade de Pernambuco confirmaram a participação da categoria na greve nacional da Educação agendada para a próxima quarta-feira, dia 15 de maio. A paralisação foi convocada pelas entidades da educação e centrais sindicais, em resposta às ameaças à educação perpetradas pelo governo de Jair Bolsonaro, que vêm se concretizando com medidas de cerceamento da liberdade de ensinar e aprender e com os cortes de verbas anunciados oficialmente pelo Ministério da Educação. A adesão à greve ocorreu em três assembleias convocadas pela Seção Sindical dos Docentes (Adupe). ..

UNEB realiza seleção para contratação de professores da Educação Profissional (SEC-BA)

A UNEB, através do Centro de Processos Seletivos (CPS), vai realizar o processo seletivo simplificado para contratação de professores da Educação Profissional, sob o regime especial de direito administrativo (REDA), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA). Estão sendo disponibilizadas 295 vagas para contratação imediata neste certame (veja oportunidades por Núcleos Territoriais de Educação e eixos tecnológicos). Também haverá formação de cadastro reserva, conforme prevê o edital de seleção.

As inscrições estão abertas até às 18h do dia 14 de maio e devem ser realizadas, exclusivamente, pelo site www.selecao.uneb.br/educprofissional. O pagamento da taxa de inscrição de R$ 100 deve ser efetivado até a data expressamente determinada pelo boleto bancário. A prova objetiva de conhecimentos será aplicada no dia 9 de junho. O exame contará com 50 questões e terá caráter classificatório e eliminatório. A seleção reserva ainda prova de títulos. O resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 1º de julho...

Estudantes e professores universitários conhecem projeto de recuperação de mata ciliar na Agrovale

O Projeto de Recuperação de Mata Ciliares do Rio São Francisco, que o Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (CRAD), da Universidade Federal do Vale do São Francisco -  Univasf vem desenvolvendo em parceria com a Agrovale, completou três anos nesta quinta-feira (2) com a visita de estudantes e professores de três universidades nordestinas.

O grupo com mais de 100 alunos dos cursos de Ciências Ambientais, Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade e de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e da própria Univasf, chegou cedo à área experimental da Agrovale, às margens do Rio da Unidade Nacional. ..

Artigo - Um grande futuro começa com grandes professores

Por Kelly Maurice (*)

Este artigo foi escrito em celebração ao Dia Internacional da Educação, comemorado nesse domingo, dia 28 de abril...

Governo vai cortar salário dos professores universitários em greve

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), decidiu que vai cortar o salário dos professores universitários em greve, segundo informou a assessoria de comunicação. 

Os docentes da Uneb (Universidade do Estado da Bahia), Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz), Uefs (Universidade Estadual de Feira de Santana) e Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) estão em greve há 18 dias.

Em entrevista ao Bahia Notícias, o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, criticou o tom político da paralisação e ressaltou a dificuldade de negociação com o movimento. ..

Rui anuncia convocação de mais professores e coordenadores

O Governo do Estado irá convocar 333 novos servidores aprovados no concurso público para a rede estadual de ensino. Serão chamados 314 professores e 19 coordenadores pedagógicos. Esta é a segunda convocação do certame, que será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 26 de abril. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, na tarde desta quarta-feira (24), durante transmissão do programa #PapoCorreria, ao vivo nas redes sociais. 

Os convocados devem entregar a documentação exigida nos locais e período indicados no edital de convocação. O concurso recebeu mais de 103 mil inscritos, divididos em 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), situados em Salvador e em outros 26 municípios do Estado. A classificação é separada por cargo, pelo tipo de disciplina e pelo local (NTE)...

Sessão na Câmara de Juazeiro reúne professores e alunos da UNEB

Câmara de Vereadores de Juazeiro realizou na tarde/ noite desta terça-feira (16), Sessão Especial para discutir o movimento grevista do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no município, que reúne o Departamento de Ciências Humanas (DCH) e o Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), através dos cursos de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios, Pedagogia, Direito e Agronomia. Presidida pelo vereador, Alex Tanuri (PSL), o debate foi secretariado por, Charles Leal (PDT) e Aníbal Araújo (PTC).

Uma Comissão será formada para intermediar. Segundo o presidente, "a UNEB tem história em nossa cidade e nada mais justo do que nós vereadores irmos ao Governo Estadual intermediar essa situação. Sinto-me no dever, juntamente com os vereadores, de ajudar no desenvolvimento da cidade e universidade", disse...

Líder do Governo na Alba pede suspensão da greve após intermediar reabertura de diálogo entre governo e professores

Por iniciativa da Liderança do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), representantes dos professores das universidades estaduais voltaram a se reunir, nesta quarta-feira (10), com membros do Legislativo e do Executivo para tratar das reivindicações do movimento docente. Participaram da reunião, o líder da Maioria, deputado Rosemberg Pinto (PT), os deputados Paulo Rangel (PT), Hilton Coelho (Psol) e Zé Raimundo (PT), e a coordenadora de Articulação Social da Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Estado, Mary Cláudia Cruz e Souza.

"Solicitamos ao movimento docente que suspenda a greve e reabra as negociações com o governo", explicou Rosemberg. Entre os pleitos apresentados, a extensão às outras três universidades estaduais – Uneb, Uefs e Uesb – do Projeto de Lei 22.213/19, de autoria do Executivo, que prevê alterações no quantitativo de cargos de provimento permanente da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). "Vamos levar ao governador Rui Costa o pedido da extensão desse projeto. Esperamos que todos os envolvidos façam as ponderações para que a gente possa voltar à normalidade, com um diálogo mais efetivo entre o governo do Estado e as universidades", defendeu o líder governista...

Caminhada de Conscientização do Autismo reúne alunos, pais e professores em Juazeiro

Com o objetivo de mobilizar e alertar a sociedade sobre as necessidades de inclusão, socialização, respeito e cuidados com as pessoas autistas, nesta sexta-feira (05), a caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado dia 2 de abril, reuniu dezenas de alunos, professores, pais e instituições de Juazeiro.

A mãe do aluno Daniel, Rosenilda Pereira destacou a importância do evento e falou sobre o atendimento que seu filho recebe na Escola Municipal Leopoldina Leal. “Há dois anos ele foi acolhido por essa escola que tem uma equipe preparada para cuidar da aprendizagem e ajudá-lo com suas dificuldades. Durante esse tempo só tenho percebido melhorias na vida dele, passou a interagir com as pessoas, se comunicar melhor, além de aprender as lições na sala de aula. A inclusão é fundamental para a melhoria de vida dos autistas”, ressaltou a dona de casa...

Lider do Governo da Bahia diz que decisão dos professores da Uneb paralisar atividades foi precipitada

O líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Rosemberg Pinto (PT), afirmou nesta sexta-feira (5), que a decisão das Associações de docentes das universidades estaduais de paralisar as atividades nas instituições de ensino foi "precipitada".

Segue a nota:..

Prefeitura de Sobradinho concede reajuste acima do piso nacional para professores, com pagamento já para fevereiro

A Câmara de Vereadores de Sobradinho aprovou em sessão extraordinária ocorrida nesta terça-feira (26), projeto de lei de autoria do executivo municipal que concede reajuste de 4,17% para os professores da Rede Municipal de Ensino e de 4% para os demais servidores.

A gestão municipal, o legislativo e a diretoria do Sinserb envidaram esforços para que a proposta de reajuste fosse aprovada ainda em fevereiro, para que o pagamento fosse efetuado neste mês. Portanto, pela primeira vez na história, todos os servidores receberão os salários reajustados em fevereiro, e não nos meses subsequentes, como acontecia nos anos anteriores...

PREFEITURA CONCEDE REAJUSTE DE 4,17% E JUAZEIRO CONTINUA PAGANDO SALÁRIOS ACIMA DO PISO NACIONAL AOS PROFESSORES

A Câmara de Vereadores vota, na sessão desta terça-feira, 26, o projeto de lei de autoria do executivo municipal que concede reajuste de 4,17% para os professores da Rede Municipal de Ensino. Nos anos de governo do PCdoB, os educadores conseguiram elevação superior a 100% na remuneração.

Outro projeto de lei enviado pelo prefeito Paulo Bomfim assegura correção no cálculo da VPNI, gratificação surgida na implantação do PCCR. O cálculo da mesma segue uma linha individualizada e atende a reinvindicação da APLB Sindicato...

SEDUC realiza formações para Articuladores Tecnológicos e professores de Educação Física em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), através da Escola de Formação de Educadores (EFEJ) encerra o mês de fevereiro com formações para os articuladores tecnológicos e professores de educação física, que atuam nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro.

Com o tema ‘Cultura digitais e a nova proposta curricular do município: um olhar sobre as práticas no laboratório das escolas’, mais de 30 articuladores tecnológicos vão participar da formação, que será ministrada pela equipe do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), nesta sexta-feira (22), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, na EFEJ, no bairro São Geraldo...

Por atraso na apresentação dos novos professores, início do ano letivo é adiado em Dormentes

O ano letivo na rede municipal de ensino de Dormentes vai começar na segunda-feira (18). As aulas estavam previstas para começar no próximo dia 11, mas parte dos professores aprovados no último concurso público ainda não compareceu na Secretaria de Educação para a apresentação da documentação e início do processo de contratação. 

A secretária de Educação, Alexandra de Assis Damasceno, aproveita a oportunidade para convocar os professores para o início do ano letivo. "Para evitar que turmas ficassem sem aulas logo no início do ano letivo, optamos pelo adiamento. Para evitar outros transtornos, todos os aprovados precisam se apresentar junto à Secretaria de Educação com a devida documentação para que possamos começar as aulas", projeta Alexandra. O adiamento não causará nenhum prejuízo ao calendário escolar 2019. ..

COM APOIO DA APLB PROFESSORES DA REDE ESTADUAL REALIZAM HOJE (05) MANIFESTAÇÃO CONTRA MUNICIPALIZAÇÃO DE ESCOLAS

Professores da rede estadual de ensino em Juazeiro, mais precisamente dos colégios Hildete Lomanto (centro), Cecílio Matos (Alagadiço), Helena Celestino (Castelo Branco) e Antonílio da França Cardoso (Dom José Rodorigues) vão participar de manifestação na manhã desta terça-feira (05) pelas ruas da cidade protestando contra o processo de municipalização dos referidos estabelecimentos de ensino.

A decisão da manifestação foi adotada durante assembleia realizada nesta segunda-feira (04) na sede da APLB – Sindicato, em Juazeiro. Na tarde desta segunda-feira, o Coordenador da APLB em Juazeiro Gilmar Nery participou do Programa Geraldo José (Transrio FM) quando reclamou da falta de diálogo com a comunidade escolar. “O Governo do Estado não dialogou com a comunidade escolar, com a sociedade e empurra essa decisão goela abaixo com graves consequências aos servidores. Então convidamos a sociedade a se unir aos servidores nesta manifestação contra este pacote oferecido pelo governo a nós trabalhadores”...

IF Sertão-PE seleciona professores para atuação como supervisores de subprojeto de química do PIBID em Floresta

O PIBID Química do IF SERTÃO – PE é um programa financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que visa fomentar a iniciação à docência de estudantes dos cursos de licenciatura das Instituições de Educação Superior e contribuir para a formação continuada dos professores da educação básica.

Podem se inscrever professores do IF Sertão-PE, EREM Capitão Nestor Valgueiro, Escola José Ferreira da Silva, Escola Deputado Afonso Ferraz, Escola Júlio de Mello e Escola Três Marias...

Concurso para professores e coordenadores foi o primeiro com regime de 40 horas na rede estadual

O concurso para educadores, cujas nomeações foram publicadas nesta quarta-feira (16), no Diário Oficial do Estado (DOE), foi o primeiro realizado na rede estadual com carga horária de 40 horas semanais.

Os 2.089 professores e 200 coordenadores pedagógicos nomeados começaram a tomar posse no mesmo dia, na sede da Secretaria da Educação do Estado e nos 26 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), localizados no interior. Além desses, a previsão é que outros 398 coordenadores pedagógicos sejam nomeados quando o Estado sair do limite prudencial de gastos com pessoal, em obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal...