ESPAÇO DO LEITOR: JUAZEIRENSE COBRA MAIS MÉDICOS NO PSF DO NOVO ENCONTRO.
Prezado Geraldo José,
Solicito a vossa senhoria que se digne de divulgar em seu blog a nota abaixo para que o executivo municipal cumpra com seu papel constitucional...
Prezado Geraldo José,
Solicito a vossa senhoria que se digne de divulgar em seu blog a nota abaixo para que o executivo municipal cumpra com seu papel constitucional...
Um médico quebrou móveis e jogou documentos no chão no posto de saúde de Jardim América, em Cariacica, Espírito Santo, na manhã desta terça-feira (15), após ficar irritado com a falta de estrutura da unidade. Tudo aconteceu na frente das pessoas que esperavam atendimento. Um vídeo feito por um paciente que esperava consulta mostrou toda a confusão.
Segundo o subsecretário de Saúde de Cariacica, Jocemir Joaquim da Silva, o médico trabalha como clínico geral do posto há mais de 20 anos e não será preso, nem afastado. Mais calmo, o médico disse à prefeitura que vai ressarcir tudo o que quebrou...
Em contato com o Blog na noite de ontem quinta-feira (03) Jean Cardec expressou preocupação com o estado de saúde da sua filha Jeanne Carolaine da Graça Santos, parturiente, que foi transferida da Maternidade de Juazeiro para o Hospital Dom Malan em Petrolina, e mesmo com sinais de pré-eclâmpsia (perturbação da gravidez em que se verifica hipertensão arterial, quantidade elevada de proteínas no sangue ou outras disfunções em órgãos. A condição pode aparecer antes, durante ou após o parto) estão tentando induzir o parto normal, quando, segundo a família, a necessidade é de um parto.
O Hospital do Malan/Imip enviou nota. Confiram:..
A reunião médico-científica do Grupo de Interesses Especiais (SIGs) da Rede Universitária de Telemedicina – formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Hospital Dom Malan (HDM/IMIP), e mais 10 instituições de ensino e pesquisa do país – discutiu no mês de abril a Judicialização da Assistência ao Parto.
A sessão colaborativa, do SIG de Obstetrícia Patológica, foi presidida pela Universidade Federal do Rio Grande Sul, que teve 3 casos clínicos apresentados pela R4 de Obstetrícia. Em um segundo momento do encontro, transmitido via videoconferência, foi convidado o professor Sérgio Hofmeister, também da UFRGS. "As reuniões sempre abordam temas atuais e importantes, que devem ser discutidos com o staff, internos e residentes", acredita o especialista em medicina fetal do HDM, Marcelo Marques...
Pessoas com deficiência participaram de Programas de Rádio nesta quarta-feira (04), em Petrolina e acusaram da dificuldade de obter o laudo pericial com a junta médica do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), bem como fazer o reconhecimento de firma do documento.
Segundo eles, o problema é causado pelo Detran que contratou uma junta médica que não tem firma aberta no municipio. O laudo médico pode indicar se a pessoa estar apta ou não para dirigir um veículo adaptado às suas necessidades. Ano passado uma Junta Médica Especial foi implantada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco...
A reunião médico-científica do Grupo de Interesses Especiais (SIGs) da Rede Universitária de Telemedicina – formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Hospital Dom Malan (HDM/IMIP), e mais 10 instituições de ensino e pesquisa do país – discutiu, agora em março, o tema "Febre Amarela na Gestação". A sessão colaborativa, do SIG de Obstetrícia Patológica, foi presidida pela própria Unifesp, tendo como professores convidados Júlio Elito Júnior e Celso Granato. As instituições pertencentes à rede discutem mensalmente temas ligados ao ensino, pesquisa e assistência, gestão e avalição remota.
"Acredito que o tema de março foi um dos mais importantes já abordados, pela atualidade do assunto. Discutimos a Febre Amarela na Gestação e, em particular, sobre a vacinação nessa fase. Chegamos à conclusão, por exemplo, de que as gestantes não devem ser rotineiramente vacinadas. Mas, se essa gestante mora ou viajará para uma área endêmica, a vacinação deve ser levada em consideração, pois a letalidade da doença compensa o risco da imunização. Os estudos apontam que as pacientes que tomaram a vacina sem saber que estavam grávidas não sofreram nenhum tipo de complicação ou agravo para o bebê", ressaltou o especialista em medicina fetal do HDM, Marcelo Marques...
As comunidades dos residenciais Juazeiro 1, 2 e 3, estão sofrendo com o descaso das autoridades. A maior prova desse descaso é que a Unidade Básica de Saúde (UBS) está sem médico e sem atendimento odontológico, e sempre que procuramos as atendentes elas dizem que não sabem quando o atendimento será normalizado, pois o médico entrou de licença prêmio há aproximadamente um mês e não tem prazo de volta e quanto ao atendimento odontológico, o que acontece é que falta material para a realização de procedimentos.
Já denunciamos a situação da UBS do bairro e a resposta da secretaria é que já haviam mandado um médico para a unidade e que no dia seguinte ele voltaria a atender os pacientes normalmente, o que não aconteceu, pois já se passou uma semana e o médico ainda não apareceu na unidade...
A Delegacia da Mulher confirmou que já são seis as vítimas que denunciam um médico traumatologista da Unidade de Pronto Atendimento da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, por estupro. Na tarde desta quarta-feira, mais uma paciente procurou a polícia para contar abusos. Além das acusações de violência sexual, o traumatologista já responde a dois processos na Justiça por erro médico. Ele já foi identificado e suspenso das atividades hospitalares. Deverá prestar depoimento, mas ainda não há previsão para a ouvida.
A nova vítima chegou à delegacia muito nervosa e com uma carta na mão. O relato foi apresentado a um comissário na Delegacia da Mulher de Santo Amaro, no Recife. Ela conta que chegou à UPA, por volta das 8h40, no dia 29 de novembro do ano passado. Buscou atendimento por conta de uma torção no pé. ..
A Polícia Civil investiga uma denúncia de estupro praticado durante atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Uma mulher de 18 anos afirmou ter sido estuprada por um médico traumatologista. Segundo a vítima, após cair de uma escada dentro de casa, ela foi à unidade de saúde na manhã desta quarta-feira, onde realizou alguns procedimentos. O médico então, teria solicitado exames e, quando a paciente voltou com os resultados, ele teria apalpado e se esfregado em seu corpo, pedido que baixasse o short e ejaculado sobre a vítima.
Após o crime, a jovem foi para casa e contou o fato à mãe no final da tarde, quando então as duas procuraram a polícia. A vítima passou por exame de corpo delito e sexológico no Instituto Médico Legal (IML), sendo possível a coleta do sêmen do suspeito. À noite, a vítima foi encaminhada do IML para o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa, localizado no bairro de Casa Amarela. No local, ela foi acolhida, recebeu atendimento de uma equipe multiprofissional e tomou as medicações profiláticas contra infecções sexualmente transmissíveis (IST) e gravidez indesejada. Após receber apoio psicológico, ela recebeu alta e será acompanhada pelo serviço de referência. ..
A Bahia ganhará quatro novos cursos privados de medicina: em Irecê, Brumado, Porto Seguro e Valença. Os municípios foram selecionados pelo 2º edital do Ministério de Educação de expansão de novas vagas pelo Programa Mais Médicos. Se não houve atraso nos prazos, é possível que já haja seleção vestibular para novas turmas ainda no segundo semestre deste ano.
O segundo edital foi lançado em 2015 ainda pela presidente Dilma Rousseff, mas o processo de seleção foi paralisado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ainda naquele ano. Na tentativa de destravar o edital, o deputado federal Jorge Solla (PT-BA), coordenador na Bahia da Frente em Defesa da Implantação dos Cursos de Medicina, participou de reuniões com ministros do TCU e esteve até com o ministro da Educação do governo Temer, Mendonça Filho, para tratar do assunto...
O Coordenador Geral da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, apresentou os números consolidados de atendimentos ao longo do ano de 2017 na unidade. "São números significativos, que representam o empenho da equipe em atender cada vez mais e melhor à população da região." - Registra o gestor.
A UPAE Garanhuns contabilizou 119.646 atendimentos nos setores de ambulatório, sessões de fisioterapia e cirurgias ao longo de 2017. Deste total, 82.638 foram consultas médicas, números ainda mais positivos que 2016, quando foram realizadas 72.196 consultas. Além disso, em 2017 foram realizados 179.453 exames, nos laboratórios de Patologia Clínica e Imagens, contra 152.804 exames em 2016
Nos atendimentos das especialidades não médicas (nutrição, fonoaudiologia, farmácia, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, serviço social e enfermagem) a UPAE também bateu os números do ano anterior, foram 30.698, ante 30.001 atendimentos ambulatoriais e sessões de fisioterapia. Do total de 2017, 17.596 foram de consultas nestas especialidades.
Em cirurgias, os números também impressionam: O fechamento do último ano mostra 6.310 procedimentos cirúrgicos, em oftalmologia, cirurgia geral, dermatologia, urologia, ginecologia e otorrinolaringologia. Uma média de 525 cirurgias por mês. Em 2016 foram realizados 6.174 procedimentos no bloco cirúrgico da unidade.
Confira os números de atendimentos relativos ao ano de 2017:
Consultas Médicas - 82.638
Consultas Não-Médicas - 17.596
Sessões de Fisioterapia - 13.102
Cirurgias - 6.310
Exames - 179.453
A UPAE Garanhuns é unidade da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde, sob a Gestão IMIP e parcerias com as secretarias de saúde dos municípios. ..
O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, além de trabalhar na assistência, também atua fortemente no Ensino e Pesquisa, recebendo estudantes e residentes das áreas de medicina e enfermagem de universidades como Univasf e UPE. Por ano, são mais de 700 alunos rodando nos diversos setores da unidade materno-infantil. Todo esse corpo estudantil conta com um Centro Acadêmico e uma pequena biblioteca que dispõe de títulos importantes para consulta.
Esse acervo recebeu um incremento nesta quarta-feira (24) com a doação de livros feita pelo mastologista Paulo Geovanne, ex-preceptor da residência de ginecologia/obstetrícia do HDM. "Tenho um carinho muito especial pelo hospital, pois foi nele que nasci e trabalhei logo após encerrar minhas duas residências. Tinha em casa muitos livros que já não utilizava mais, pois estou me dedicando mais à mastologia, e decidi que não havia melhor lugar para doá-los. Livro é conhecimento e conhecimento não pode ficar parado", ressaltou na ocasião...
O número de reclamações contra médicos registradas no Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) caiu em mais da metade nos últimos cinco anos. Levantamento realizado pelo Tribunal de Ética Médica (TEM) da instituição, apresentado aos conselheiros e servidores nesta sexta-feira (19), revelou que enquanto em 2013 foram registradas 1.088 denúncias, no ano passado foram protocoladas 499 queixas, representando uma redução de 54% no período.
"As reclamações contra médicos na Bahia estão na contramão em relação ao crescimento do número de profissionais ativos. Mesmo inscrevendo cerca de mil novos médicos por ano, as denúncias vêm caindo gradualmente", comemora o corregedor do Cremeb, conselheiro José Abelardo Garcia de Meneses. Ele informa que, em comparação com 2016, houve uma redução de 6% na quantidade de reclamações recebidas pelo Conselho em 2017 (ver tabela abaixo). ..
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado a 40 vagas à função de médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Feira de Santana – Região Centro Norte Baiana – e serão encerradas às 23h59 minutos do dia 19 deste mês. As inscrições, que custarão R$ 50, serão feitas exclusivamente pelo site da Prefeitura. A contratação, por tempo determinado de dois anos, será pelo Reda e prorrogável por igual período.
O processo seletivo terá duas etapas – ambas classificatórias e eliminatórias. A primeira será a avaliação de títulos e a segunda de capacitação inicial, que será de 40 horas. A entrega dos documentos e titulações, após a efetivação da inscrição, será na Secretaria de Saúde, de 15 a 26 de janeiro, das 9 às 12h e das 14 às 17h. As 40 vagas foram assim distribuídas, de acordo com a legislação: 26 para a ampla concorrência, 12 para os candidatos que se declararem afrodescendentes e duas para as pessoas com deficiência...
Segundo informações, os médicos não receberam os salários de dezembro. Por este motivo se os salários não forem pagos deve acontecer a primeira greve de 2018.
Os médicos do Hospital Regional de Juazeiro, paralisaram as atividades no último dia 13 de dezembro, mas voltaram ao trabalho. Segundo a categoria, eles não receberam o salário de dezembro e nem a segunda parcela do 13º. Ano passado os médicos paralisaram as atividades três vezes. Em janeiro, outubro e dezembro...
Com o objetivo de interromper a transmissão da raiva na população animal, o Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina (CCZ) realiza mensalmente uma ação de combate à zoonose. Desta vez, será no povoado de Capim, no próximo sábado (06), a partir das 08h, na Associação de Moradores do Capim.
Além da vacinação antirrábica de cães e gatos, o momento é oportuno para a conscientização dos proprietários sobre os perigos da raiva e o risco de contágio ao ser humano. O evento contará com orientações de veterinários do CCZ, testes rápidos para animais suspeitos de leishmaniose e informações educativas sobre zoonoses...
A partir da próxima segunda-feira (08), a Prefeitura de Petrolina vai oferecer serviço de atendimento médico noturno na AME Policlínica, que agora funcionará das 07h às 21h. A medida visa aperfeiçoar a oferta de consultas à população, inclusive com especialistas.
Anteriormente, quatro Unidades Básicas de Saúde disponibilizavam o serviço estendido até às 21h, porém, a procura por parte da população não era satisfatória. "Decidimos concentrar os atendimentos na AME Policlínica, que é central, e assim concedermos acesso a todos os cidadãos que necessitarem ser atendidos a partir das 18h", explica a diretora de Atenção Especializada, Ana Célia...
UPAE/IMIP de Petrolina contrata médicoA Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) informa que está contratando médico hematologista. A vaga está disponível e a oportunidade é para contratação imediata.
Os interessados devem entrar em contato com a instituição para maiores informações pelo telefone (87) 3866-9603. A convocatória excepcional tem caráter emergencial e visa preencher as vagas destinadas ao cargo...
Segundo nota do Sindicato do Estado da Bahia, os médicos do Hospital Regional de Juazeiro decretaram paralisação por tempo indeterminado. A justificativa mais uma vez é o atraso no pagamento dos salários.
No ofício enviado a Secretaria de Saúde de Juazeiro, o Sindicato aponta que as reivindicações dos médicos são necessárias para “alcançar condições dignas de trabalho, tanto do ponto de vista técnico quanto no aspecto ético e de assistência à comunidade”...
A reunião médico-científica, do qual o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina e mais 10 instituições de saúde e ensino do país fazem parte, discutiu este mês de dezembro o tema "abortamento de repetição". Por definição, o aborto é considerado a perda fetal antes de 22 semanas de gestação ou a perda de um feto com peso inferior a 500g. O aborto espontâneo é uma fatalidade comum, que acomete de 15 a 25% das mulheres que engravidam. Já o aborto de repetição é a situação na qual o casal experimenta três ou mais perdas gestacionais. Se a mulher tem mais de 35 anos, dois abortos em sequência já podem indicar um problema.
Situações como essa podem representar uma das maiores frustrações da vida reprodutiva de um casal. Mesmo sendo um fato bastante comum nas gestações iniciais, merece um tratamento médico específico e, muitas vezes, um acompanhamento psicológico. "Essas são pacientes que requerem uma assistência diferenciada, geralmente em centros especializados, para que seja oferecido um tratamento adequado diante das possíveis causas identificadas", ressalta o especialista em medicina fetal do HDM, Marcelo Marques...
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.