Foram encontrados 3760 registros para a palavra: REI

Secretário da Educação se reúne com Fórum de Reitores das Universidades Estaduais        

O secretário da Educação da Bahia, Walter Pinheiro, se reuniu, nesta quarta-feira (3), na sede da Secretaria, no Centro Administrativo (CAB), com o Fórum de Reitores das Universidades Estaduais. 

No encontro, foram discutidas demandas das universidades, voltadas à gestão e questões orçamentárias. Ainda na reunião foi entregue ao secretário, pelo reitor da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), José Bites, o documento que propõe alteração do Decreto nº 6.192/97, sobre o custeamento integral do transporte intermunicipal dos docentes...

SELEÇÃO OLÍMPICA DO BRASIL DECEPCIONA NA ESTREIA

A expectativa na seleção olímpica era alta: esperava-se dribles, trocas de passes, gols. Mas, nesta quinta-feira, no estádio chamado Mané Garrincha, Rogério Micale e seus amigos aprenderam antiga lição do Anjo das Pernas Tortas: faltou combinar com a África do Sul. Disciplinada e com ótima marcação, a seleção rival soube controlar o jogo, defendeu-se bem e, mesmo com um a menos no segundo tempo, segurou o Brasil num empate em 0 a 0, pela primeira rodada do Grupo A.

O JOGO..

Guarda Civil Municipal participa de treinamento ostensivo para atuar na ROMU 

Em cumprimento a Lei 2.638/2016 que discorre sobre a criação da Ronda Ostensiva Municipal, neste domingo, 31, a Companhia de Segurança Trânsito e Transportes realizou o treinamento de aptidão física da Guarda Civil Municipal, no qual foram testados física e psicologicamente em atividades de resistência e trabalho em equipe. 

O treinamento teve início na sede da CSTT e seguiu para a área dois da Agrovale onde os GCM's tiveram que enfrentar mata fechada, obstáculos com subidas e descidas, rastejamento, travessia em lago. No trajeto foram montadas ações com supostos "reféns e ladrões" que a Guarda teve que resgatar a vítima e render o acusado em uma área demarcada. Após a realização das provas, a guarnição recebeu do Comando Geral da GCM e do Diretor Presidente da CSTT  um kit com o fardamento da ROMU e o certificado do treinamento. ..

Biblioteca Municipal Professor Olavo Balbino será reaberta ao público hoje

A partir desta terça-feira, 02 de agosto, a Biblioteca Municipal Professor Olavo Balbino localizada na Avenida Benedito de Almeida Morais, bairro Malhada da Areia, em Juazeiro, no prédio anexo ao da Câmara de Vereadores será reaberta e funcionará nos turnos matutino e vespertino. A Biblioteca inaugurada em 2004 na gestão da ex-vereadora Flor de Maria à época presidente da Casa Legislativa estava fechada há mais de dois anos necessitando reformas e substituição de equipamentos.

O espaço necessitava de melhorias em sua estrutura como a reforma do espaço, substituição de equipamentos, renovação do acervo e agora a inclusão de um Infocentro com computadores para acesso à internet, pesquisa e cursos de informática, informou o presidente da Câmara, vereador Damião Medrado...

PM são treinados para primeiras respostas em caso de explosivos

Para proporcionar ao agente de segurança pública conhecimentos básicos para localizar, identificar e remover bombas e objetos suspeitos, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar da Bahia (PMBA) está realizando, desde a última segunda-feira (25), o curso de primeiras respostas com explosivos, na sede da unidade em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A capacitação, que é mais um investimento do Governo do Estado para o fortalecimento do sistema de segurança, busca capacitar pessoal especializado para ação mais rápida e segura no cotidiano das cidades baianas e também em eventos de grande porte como as Olimpíadas.

A turma é composta de 39 alunos, entre oficiais e praças da PMBA, peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e agentes de segurança da Casa Militar do Governador, totalizando a carga de 60 horas/aula. No curso, que segue até este sábado (30), são ministradas as disciplinas Doutrina de Operações Antibombas, e Terrorismo e Percepção de Ameaça Terrorista. "Nós tivemos desde o início uma extensa explicação sobre explosivos e aprendemos a fazer o primeiro contato com esses materiais numa ocorrência. Aprendemos a identificar potenciais situações de perigo e até mesmo a fazer o isolamento dessa ameaça", disse o major Ferreira Lopez, aluno do curso.

Simulação

Nesta sexta feira (29), o batalhão realizou simulação prática com a turma, na qual os alunos foram submetidos a diversos cenários e condições. Eles puderam colocar em prática as noções adquiridas sobre identificação e manuseio de explosivos. O grupo de alunos foi acompanhado por uma equipe de instrutores até o pátio da unidade, onde foram realizadas demolições, brechas e extração de obstáculos com o auxílio de robôs, atividades desenvolvidas para melhorar o tempo de resposta e a eficácia dos agentes para atuar em ocorrências que envolvam artefatos explosivos.

Para o capitão Érico de Carvalho, especialista em explosivos que ministra o curso, o conhecimento adquirido pelos agentes garante maior segurança não apenas para o operador, mas para a população. "Explosivos têm um grande poder de destruição, eles não dão margem para erro. Uma aproximação errada pode [resultar em] fatalidade. Portanto, tendo o conhecimento de como manusear e se comportar numa situação com bombas e explosivos, o policial está preservando a própria vida e também a vida de terceiros".  ..

Saúde: o paciente nunca é o culpado

Com termos como "juidicialização da saúde", o paciente carrega a culpa que de fato não é dele

Muito se tem falado ultimamente sobre o aumento de ações judiciais movidas por pacientes contra o SUS e contra os planos de saúde privados. Também se discute o impacto dessas decisões sobre os orçamentos dos entes estatais e sobre o equilíbrio dos contratos entabulados pelas operadoras. A narrativa que se vem construindo é no sentido de que a chamada "judicialização da saúde" é nociva, prejudica muitos em detrimento de alguns poucos pacientes e que, a médio e longo prazo, tende a tornar o sistema insustentável...

UNEB OFERTA CURSO DE EXTENSÃO: PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E CONTEXTUALIZAÇÃO

Sob a Coordenação dos Professores Edmerson dos Santos Reis, Francisca de Assis de Sá e Edilane Carvalho Teles, teve início neste sábado dia 30/07 e prossegue até o dia 15/010/2016 a oferta pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Departamento de Ciências Humanas – Campus III,  do Curso de Extensão em Pedagogia da Alternância e Contextualização. O Curso é gratuito e foram destinadas 40 vagas, preenchidas no segundo dia de abertura das inscrições.

O CURSO ABORDARÁ AS SEGUINTES TEMÁTICAS:..

Orientações do PROCON de Juazeiro ajudam consumidor em mais um informativo

Pouca gente sabe, mas existe um artigo no Código de Defesa do Consumidor que garante o direito de 'arrependimento' após compras efetuadas através da internet, por telefone ou em domicílio. O impulso do consumo pode ser revertido com a devolução do produto devolvido, além de seu dinheiro.

E em tempos de crise, um dos atrativos que leva o consumidor às lojas são as promoções. É bom atentar para o fato de um produto que estiver na liquidação, não significar que o consumidor deve entrar e comprar logo de cara. A orientação do PROCON é que o consumidor dever agir com cautela, pesquisar, não comprometer o orçamento e examinar bem o produto. Não esquecendo que, atrás de um preço convidativo, pode estar uma promoção enganosa...

OAB promove Caravana do Direito Eleitoral em Petrolina

Na próxima sexta-feira, 29, o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Petrolina, vai receber a ‘Caravana do Direito Eleitoral’, a partir das 14h, para discutir assuntos relacionados ao pleito eleitoral que se aproxima.  Com o tema: ‘Impactos da Reforma Política nas eleições de 2016’, a Ordem, segundo a diretoria, visa colaborar para os esclarecimentos necessários sobre as modificações na legislação para o período.

A evento terá a condução dos professores Delmiro Campos, advogado com especialização em Direito Eleitoral e processo Civil e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), Bruno Brennand, advogado com experiência em campanhas eleitorais, e Diana Câmara, advogada especialista em Direito Eleitoral e vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB. O evento é uma realização da Escola Superior de Advocacia (ESA) em parceria com a subseccional local...

Reitoria recebe representantes do MEC em reunião e agenda visita do ministro Mendonça Filho à Univasf

Assessores do ministro da Educação Mendonça Filho estiveram na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), na última sexta-feira (22), para reunião com a Reitoria. O chefe de Gabinete Raphael Callou e a assessora Marina de Alencar vieram a Petrolina (PE) para discutir a viabilidade de execução de projetos prioritários para a Univasf. Entre as demandas, destacam-se obras que estão paralisadas em virtude das restrições orçamentárias, pauta que motivou audiência do reitor Julianeli Tolentino e do vice-reitor Telio Leite com o ministro Mendonça Filho, no último dia 6 de julho, em Brasília. Um novo encontro com o ministro está programado para o próximo mês de agosto, desta vez em Petrolina. A data ainda será informada pelo MEC.

Durante a reunião com os assessores do ministro, a Reitoria detalhou os projetos, em apresentação elaborada pela Assessoria de Infraestrutura da Univasf, e planilhas com a projeção do aporte financeiro necessário para sua execução, citados no documento entregue a Mendonça Filho. Os investimentos solicitados ao MEC objetivam a finalização das obras da Policlínica e do auditório do Campus Sede; complementação do Hospital Veterinário com a edificação da unidade para Grandes Animais, no Câmpus de Ciências Agrárias; construção do prédio administrativo e de salas de aula do Câmpus de Paulo Afonso, na Bahia, que funciona em instalações provisórias cedidas pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Outras demandas incluem conclusão da nova sede do Espaço de Arte Ciência e Cultura (EACC), localizado na orla de Petrolina, além de recursos para aquisição de equipamentos acadêmicos, administrativos e de infraestrutura para os campi.

De acordo com Raphael Callou, a proposta do MEC é ampliar o acesso dos jovens à educação superior, indicativo de uma agenda de expansão para as universidades federais que vem sendo anunciada pelo Ministério. Confira, abaixo, entrevista realizada com Raphael Callou, representante do MEC na reunião com a Reitoria.


Como o MEC pretende conciliar uma agenda de expansão para as universidades e a demanda dos reitores no sentido de recomposição do orçamento? 

Raphael Callou - A gente tem um quadro, no Brasil, onde há uma diferença muito grande entre os demais países da América Latina, da proporção de jovens em idade universitária que estão fora da universidade. Temos um gargalo aí a dar conta e é significativo, ou seja, um universo de estudantes em idade universitária que está fora da universidade, então um primeiro desafio é dar espaços para que essas pessoas tenham acesso à universidade, esse é um compromisso importante que está no Plano Nacional de Educação e que a gente está disposto a trabalhar para cumprir; um outro ponto é também dar conta do passivo. São dois desafios simultâneos que temos que tocar com muito cuidado para que consigamos compatibilizar a necessidade que está hoje presente, a partir dos projetos que foram iniciados em outros momentos, e para isso o MEC deverá fazer uma liberação robusta de recursos, para sanar o que está em execução, mas sem também perder de vista o nosso objetivo principal que é trazer oportunidades e mais vagas nas universidades públicas do país para quem mais precisa. 

A recomposição do orçamento sobre os recursos de custeio, como foi colocado nesta reunião, poderá ser integralizada, atingindo 100%, e qual a perspectiva sobre a demanda de recomposição dos recursos de capital? 

Raphael Callou - O ideal seria que tivéssemos condições de dar conta e viabilizar a execução de todos os projetos mas, naturalmente, numa época de crise e de contingenciamento orçamentário todas as áreas são impactadas e infelizmente a educação e a saúde também têm os seus impactos que são menos significativos que em outras áreas que não têm garantia constitucional de recursos, mas ainda assim têm algumas dificuldades. É natural que em momentos de crise essas circunstâncias aconteçam, contudo, há uma determinação do presidente e também do ministro (Mendonça Filho) para de maneira muito cuidadosa priorizar aquelas obras e iniciativas que tenham relevância forte para a comunidade como aqui, por exemplo, a Policlínica que já está na fase final de execução. Obras como a Policlínica, como o Espaço de Arte, Educação e Cultura que também é importante e que tem uma interseção e uma interação entre a universidade e a sociedade. 

Qual a programação para essas agendas? 

Raphael Callou – Desde maio houve um descontingenciamento da ordem de R$ 5 bilhões, aproximadamente, para a educação, que tem um impacto direto na educação superior. Há também do ponto de vista de programação para o orçamento do ano que vem um foco especial na saúde e na educação para que a gente não sofra dificuldades. Há uma situação muito melhor nesses últimos três meses do que a média de janeiro a maio deste ano. Neste período, a gestão tinha como média de repasse para as instituições e universidades do País, algo em torno de R$ 500 milhões, hoje atingimos uma média de R$ 1 milhão por mês, um salto significativo. É natural que as dificuldades ainda tragam alguns problemas pontuais de obras que ainda precisam ser aceleradas para que não tenhamos obras paralisadas no País, em volume superior ao que encontramos em maio, mas é também importante salientar que o esforço está sendo muito forte para que consigamos sanar as dificuldades. O resultado, pragmaticamente, é visível a partir da apreciação do volume de recursos repassados que já dobrou nesse período que estamos na gestão administrativa da educação. ..

Mestre em sociologia assume a secretaria estadual de Promoção da Igualdade Racial

O governador Rui Costa confirmou na noite desta segunda-feira (25) a nomeação da administradora Fabya dos Reis Santos, 43 anos, para o cargo de secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), em substituição a Vera Lúcia Barbosa, que deixa o governo para cuidar de assuntos pessoais no município de Eunápolis, onde nasceu e começou sua longa militância no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). "Vera é um exemplo de mulher líder, guerreira e que desenvolveu um grande trabalho. Portanto, o meu agradecimento pessoal e de todo o Governo ao seu desempenho à frente da Sepromi", disse o governador.

Mestre em sociologia e doutora em ciências sociais, a nova secretária, também militante do MST, assume a Sepromi com o desafio da superação do racismo e do combate à intolerância religiosa, associado à construção de políticas de promoção da igualdade racial. "É um desafio que exige cada vez mais transversalidade de todas as secretarias de governo e o empenho incessante de toda a sociedade", afirmou a nova secretária, que já vinha atuando no Governo do Estado desde 2010, onde exerceu funções importantes na antiga Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social) e na própria Sepromi...

Estudante de Direito da Facape faz sucesso na região com o resgate do forró tradicional

Um estudante de Direito da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) vem se destacando além da sala de aula: Keu Dantas concilia sua vida de universitário com outra grande paixão - a sanfona. Ele é músico, compositor e vem fazendo sucesso na região com o forró tradicional.

O discente, que está no 8º período de Direito, aproveitou as férias e a folga na agenda após os festejos juninos para uma conversa com os diretores da Facape, se colocando à disposição para participar – e incentivar – os eventos culturais da autarquia. Para Keu, o grande desafio este ano foi conciliar a agenda de shows com o período de provas na faculdade...

As seis maiores centrais sindicais do País fazem ato em defesa dos empregos e direitos

A CUT, a CTB, a CSB, a Força Sindical, a Nova Central e a UGT realizam na próxima terça-feira (26), a Assembleia Nacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras pelo Emprego e Garantia de Direitos. O evento, que será realizado no Espaço Hakka, na Rua São Joaquim, 460 – Liberdade, no centro de São Paulo, começa às 9h30, com uma entrevista coletiva dos dirigentes das seis centrais. Eles vão explicar para a imprensa a pauta e os objetivos da Assembleia Nacional. Às 10h, está prevista a abertura da Assembleia.

Na Assembleia Nacional, sindicalistas de todo o Brasil vão construir uma pauta comum e um calendário nacional de luta para combater o desemprego e as tentativas de desmonte das políticas de inclusão social; defender os direitos da classe trabalhadora, entre eles a redução da jornada de trabalho - e não a ampliação, como propõe a CNI (Confederação Nacional da Indústria) -, e a ampliação dos investimentos para retomada do crescimento econômico e geração de emprego e renda...

ARTISTA PLÁSTICO DE JUAZEIRO NAS OLÍMPIADAS

O artista plástico Alex Moreira, estará representando a cidade de Juazeiro-BA e todo Vale do São Francisco ao participar de exposição artística que será realizada na cidade do Rio de Janeiro, com a escultura CARRANCA QUEIMADA, durante a realização dos jogos olímpicos do Rio de Janeiro 2016.

A obra de arte: Carranca Queimada foi selecionada na II Mostra Rio Esculturas Monumentais, concorrendo com artistas de todo país, e até mesmo do exterior. Quando teve dentre tantas obras inscritas, 27 obras elegidas. A escultura Carranca Queimada mede 4 metros, e pesa quase 500 quilos, a mesma estará exposta na cidade do Rio de Janeiro durante a realização dos Jogos Olímpicos 2016, na Praça Paris. A exposição acontecerá de 24 de julho a 25 de setembro...

Charles Leão debate sobre Políticas Públicas de Direitos para LGBT em Juazeiro

Combate à violência e políticas públicas para LGBT foram os temas discutidos, na noite desta quarta-feira (20), no Auditório do Hotel Rio Center, em Juazeiro, dentro do círculo de debates "Ouvindo Juazeiro de Coração" - Políticas Públicas de Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), realizado Pelo Partido Popular Socialista (PPS) e pelo pré candidato a prefeito de Juazeiro, Delegado Charles Leão. Durante o encontro, Charles Leão ouviu dos participantes sobre  registros de casos de violência contra homossexuais no país, e discutiu diretrizes para a implementação de políticas públicas voltadas à promoção dos direitos humanos no âmbito LGBT e o combate à violência na cidade de Juazeiro.

"Sabemos a violência que sofre o público LGBT e sabemos também que é necessário firmar uma política pública que dê suporte ao público LBGT, e que combata o preconceito.  Não é admissível que as diferenças sejam motivos para violência, precisamos primar pelo respeito às pessoas, e isso se faz com trabalho de conscientização para coibir qualquer  tipo de preconceito", explicou Charles Leão...

PGE realiza em Juazeiro o I Fórum de Advocacia Pública e Direito do Estado

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia realiza, no dias 21 e 22 de julho, no Grande Hotel de Juazeiro, o I Fórum de Advocacia Pública e Direito do Estado. O evento, realizado em parceria com a Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco e a Advocacia Geral da União, contará com o apoio e patrocínio da Prefeitura de Juazeiro e da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape).

Com um público alvo composto por advogados públicos, assessores jurídicos de municípios e estudantes da Facape e da Uneb, o Fórum trará para debate questões práticas e atuais da atuação do Poder Público. Reunirá renomados juristas do país nas áreas de Direito Processual Civil, Administrativo e Tributário que, em 03 painéis temáticos, discutirão temas relevantes e de grande interesse adotando perspectivas teóricas distintas...

Casa Nova: Juiz determina despejo de 400 famílias de Fundo de Pasto; decisão beneficia ex-diretor do SAAE

O juiz da Comarca de Casa Nova (BA), Eduardo Padilha, publicou sentença no último dia 11 de julho, que ameaça expulsar famílias que há mais de 150 anos ocupam a área de Fundo de Pasto conhecida como Areia Grande, que possui 26 mil hectares e abriga cerca de 400 famílias. A sentença nega o pedido do Estado da Bahia de reconhecimento da terra da comunidade como devoluta e determina a posse da área em favor dos empresários Carlos Nisan Lima Silva e Alberto Martins Pires Matos, este último ex-diretor do SAAE de Juazeiro e um dos investigados na Operação "Boca de Lobo" da Polícia Federal.

Em 2008 uma decisão do mesmo juiz causou amplo clamor social, quando policiais e prepostos dos empresários invadiram a área ocupada secularmente pelas comunidades, destruíram casas, chiqueiros, currais, roçados, árvores centenárias da caatinga, milhares de metros de cercados, e exigiam imediata retirada de cerca de 3.000 caixas de colmeias de abelhas instaladas no local há mais de 05 anos pelos apicultores das comunidades, levando a prejuízos calculados em mais de um milhão de reais. Misteriosamente, alguns meses depois, uma das lideranças da comunidade, José Campos Braga (Zé de Antero), foi brutalmente assassinada e as investigações até hoje não apontaram responsáveis pelo crime...

Superintendência Regional do Trabalho na Bahia tem novo Superintendente

Ontem (18) pela manhã tomou posse o novo Superintendente Regional do Trabalho na Bahia, Antônio Correia de Almeida. Antônio é graduado em Direito e exercia o cargo de Auditor Fiscal na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. Profissionalmente, assumiu cargos de direção na própria Secretaria em que atuava e em diversos Órgãos Federais e empresas públicas, como o Ministério da Educação, Ministério das Comunicações, Ministério da Previdência, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

O novo Superintendente ressalta que durante a sua gestão pretende colaborar com a Superintendência Regional do Trabalho na Bahia, com o apoio do corpo técnico, para facilitar as ações do Ministério do Trabalho no Estado...

Bahia cumpre metas do Programa de Ajuste Fiscal e reivindica compensação por perdas no FPE

A Bahia cumpriu todas as metas do Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal dos Estados – PAF no exercício de 2015, de acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Fazenda. O resultado foi comunicado ao governador Rui Costa por meio de ofício assinado pela secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi. Após atestar que a Bahia foi bem sucedida em cada item avaliado, o texto conclui que o Estado cumpriu as metas e compromissos previstos no Programa para o exercício de 2015. A STN cumpre um calendário anual de visitas aos estados para avaliação das metas do PAF, que incluem itens relacionados a temas como resultado primário, dívida, arrecadação, custeio e investimento.

Além de focar na promoção do equilíbrio fiscal das Unidades da Federação, o PAF, instituído pela Lei nº 9.496/97, avalia se há condições favoráveis para o pagamento da dívida pública com a União e compreende um conjunto de metas a serem repactuadas anualmente. O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, ressalta que o processo de renegociação das dívidas dos Estados, em fase de votação no Congresso Nacional, toma por base justamente os parâmetros da Lei 9.496/97. Ele lembra que a Bahia, como atesta a STN, manteve a sua dívida sob controle, mas a renegociação acabou beneficiando principalmente as unidades mais ricas da federação, que são também aquelas com os piores perfis de endividamento.

O governo baiano, por isso, reivindica da União, junto com os demais estados nordestinos, o ressarcimento de perdas com os repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Só em 2015, a Bahia perdeu cerca de R$ 1,05 bilhão em receitas do FPE, valor que teria sido repassado pelo governo federal se o Fundo tivesse mantido o crescimento equivalente ao da receita tributária estadual desde 2012.

Contas de 2015

O governo baiano investiu R$ 2,29 bilhões em 2015, num nível equivalente ao de 2014, apresentando o melhor desempenho neste quesito entre as dez maiores economias do país. Houve quedas acentuadas em Pernambuco (-58,77%), Rio de Janeiro (-54,67%), Paraná (-33%), e São Paulo (-30,62%). De acordo com o secretário Manoel Vitório, além de manter o nível de investimento, o governo fechou as contas em equilíbrio fiscal, em dia com o pagamento de servidores e fornecedores e com baixo nível de endividamento. Isso num cenário em que o Estado, além das perdas com os repasses do FPE, deixou de receber R$ 1,5 bilhão em transferências relativas a convênios com a União.  ..

PGE realiza em Juazeiro o I Fórum de Advocacia Pública e Direito do Estado

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE) realizará, no dias 21 e 22 de julho, no Grande Hotel de Juazeiro, o I Fórum de Advocacia Pública e Direito do Estado. As inscrições podem ser efetuadas pelo e-mail da Escola da AGU - [email protected]. Os participantes deverão contribuir com um pacote de fralda geriátrica no dia do evento, para doações filantrópicas. 

Com um público-alvo composto por advogados públicos, assessores jurídicos de municípios e estudantes da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o evento trará para debate questões práticas e atuais da atuação do poder público. O evento vai reunir renomados juristas do país nas áreas de Direito Processual Civil, Administrativo e Tributário que, em três painéis temáticos, discutirão temas relevantes e de grande interesse adotando perspectivas teóricas distintas.

Dentre os assuntos a serem abordados ao longo dos dois dias de trabalho estão ‘O papel da jurisprudência e dos precedentes no novo CPC’; ‘A Fazenda Pública no CPC 2015’; ‘Previdência Complementar do Servidor Público’; ‘Composição de conflitos no âmbito administrativo’; ‘Quebra do sigilo bancário pelo Fisco sem autorização judicial. Repercussões da recente decisão do STF’; ‘O ICMS no comércio eletrônico’.

O I Fórum de Advocacia Pública e Direito do Estado será aberto pelos procuradores gerais do Estado da Bahia, Paulo Moreno Carvalho, e de Pernambuco, Antônio César Caúla Reis; pelos prefeitos de Juazeiro, Isaac Carvalho, e de Petrolina, Julio Lossio, pelo diretor executivo da Facape, Romério Galvão e também o diretor da Escola da AGU, Grégore Moreira de Moura.

Promovido em parceria com a Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco e a Advocacia Geral da União, o fórum contará com o apoio e patrocínio da Prefeitura de Juazeiro e da Facape. ..