Cantada em versos musicais, a parceria entre Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, representa muito mais uma continuidade do que uma divisa marcada pelo Rio São Francisco. No revezamento da tocha não poderia ser diferente. Nesta quinta-feira (26.05), as duas cidades receberam o símbolo olímpico e se uniram mais uma vez às margens do Velho Chico. Jaguarari e Sobradinho, na Bahia, também fizeram festa para a passagem da chama.
Apesar de separadas por uma ponte de oitocentros metros, o clima foi bem diferente. Enquanto Juazeiro aproveitou o feriado para lotar as ruas, Petrolina ficou pacata. Mas, como sempre na história, coube ao rio São Francisco unir a população que foi para as orlas e recepcionou a chegada da tocha. Com a bandeira do Brasil na mão e um sorriso no rosto, a jornalista Sueli Leal queria aproveitar cada minuto da passagem por Petrolina. "A chama encontrando o Rio São Francisco nos traz dois símbolos: a união dos povos com o esporte e a união das pessoas da região com a força do lugar em virtude do Rio", acredita.
Na terra de João Gilberto e Ivete Sangalo, na Bahia, 30 condutores e 6 quilômetros foram suficientes para animar o público. Mais de 10 mil alunos das escolas municipais de Juazeiro se espalharam pelas ruas e muitos se apresentaram com quadrilhas, fanfarra e forró. Em Petrolina, do cantor Geraldo Azevedo, foram mais de 100 condutores e 21km com histórias de inspiração, como a do estudante de enfermagem Daniel Dias e do educador físico Geraldo Luiz.
Nascido em Salvador, mas petrolinense de coração, Daniel Dias é defensor do tratamento humanizado nos hospitais e integrante da Unidade de Palhaçada Intensiva (UPI), projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco que ensina a arte clown (palhaço em inglês). Sua dedicação aos pacientes fez com que fosse escolhido para ser um dos condutores da chama olímpica em Petrolina. Sem conseguir dormir na véspera, ele disse sentir um misto de emoções. "Estou nervoso e ansioso pelo momento, mas ao mesmo tempo muito feliz por saber que minha história foi escolhida entre tantas outras", confessa.
Para o estudante de enfermagem, carregar a tocha é um reconhecimento para seguir firme na tarefa que tem como recompensa maior a consideração dos doentes. "É uma via de mão dupla, faço e recebo o bem. O olhar deles é gratificante". Para ele, a tocha vai ensinar, principalmente, o respeito às diferenças entre os povos, o que se assemelha, segundo ele, a uma das funções do palhaço. Daniel brincou, ainda, que a chama vai sair ainda mais quente. "Ela vai ser aquecida pelo calor humano e o sol abundante do semiárido de Petrolina"...
Na manhã desta sexta-feira (27), a reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, acompanhada de pró-reitores, diretores de campi e sistêmicos, recebeu no gabinete da reitoria o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB/PE). A reunião foi realizada como forma de agradecimento à liberação de R$ 1 milhão em verba de bancada, que será utilizado na construção de um bloco de salas de professores no campus Petrolina Zona Rural. Na ocasião, a equipe gestora do Instituto apresentou ao senador algumas demandas estruturais para os campi, reitoria e centros de referência.
A reunião foi iniciada pela reitora Leopoldina Veras, que apresentou os servidores do Instituto e agradeceu ao senador pela liberação da verba de bancada. Em seguida, a diretora do campus Petrolina Zona Rural Jane Perez explicou como será utilizado o recurso. "O campus tem 27 anos e a construção do bloco de sala de professores vai atender as demandas apresentadas pelo Ministério da Educação (MEC), que exige gabinetes individuais para que os docentes possam atuar de forma mais efetiva", destacou ela...
Municípios da região norte da Bahia receberam equipes da Fiscalização Preventiva Integrada – FPI realizada nas últimas semanas pelo Ministério Público em parceria com órgãos que tem atuação na área ambiental. A operação abordou diversas áreas – em sua maioria com relação com o Rio São Francisco – e a atividade minerária foi uma das modalidades acompanhadas, registrando diversas irregularidades, o que acarretou em advertências e penalidades, tanto para as empresas quanto para as prefeituras.
Licenciamento irregular, ausência ou descumprimento de condicionantes, impactos diretos para comunidades tradicionais, especialmente Fundos de Pasto, condições de trabalho precárias, foram algumas das irregularidades identificadas e encaminhadas às instâncias do Ministério Público para as medidas cabíveis. O coordenador da equipe de mineração, Sérgio Santos, fiscal do Crea/BA, explica que os processos de licenciamento nos municípios não estão de acordo com resoluções do Conama – Conselho Nacional de Meio Ambiente. "Algumas licenças nem condicionantes tinham e quando nós íamos a campo constatar esses empreendimentos, nós observamos que [a licença] não tinha nada a ver com o próprio empreendimento", declara Sérgio. Segundo ele, há uma grande contradição uma vez que as prefeituras licenciam, porém não possuem equipe técnica para fiscalizar...
A vereadora Maria Elena Alencar, do PSB, anda preocupada com a volta dos chamados 'rolezinhos' na Avenida São Francisco, bairro Areia Branca. Os grupos de jovens se fixam na avenida que tem grande parte da área residencial, ligam paredões e ficam até altas horas promovendo um barulho generalizado.O dia e horário de maior concentração da barulheira é aos sábados, entre 18h e 21h.
Para ajudar buscar a paz de volta às famílias que morim próximo á via, Maria Elena já solicitou providências através de requerimento encaminhado ào Ministério Público por meio da Promotoria da Infância e Adolescência, Polícia Militar, Guarda Municipal, secretaria executiva de Ordem Pública e conselho tutelar de Petrolina, além da secretaria municipal de Desenvolvimento Social.
"Queremos providência dessas autoridades, no sentido de buscar coibir a bagunça e atos de violência, que tem sido constante na Avenida São Francisco, promovidos por grupo de adolescentes e pré-adolescentes. Esses jpvens, geralmente marcam encontro no River Shopping e de lá seguem para a Areia Branca onde estacionam para tocar o teor literalmente. Os moradores encontram-se amedrontados, são hostilizados se reclamarem. Portanto, pedimos providências urgentes para resolver esse problema", destacou Maria Elena Alencar.
..
Após monitoramento dos Policias Militares do Núcleo de Inteligência da Rondesp Norte, a Guarnição Rondesp 09 deslocou até o Bairro Jardim Primavera no intuito de localizar um indivíduo conhecido como "ALISSON" o qual comercializava droga. Durante rondas o citado indivíduo foi localizado, o qual se disse chamar ALISSON DOS SANTOS SOUZA, e que durante a busca pessoal foi localizado um aparelho celular sendo encontrado uma conversa no aplicativo WhatsApp, onde ALISSON negociava a venda de 2 (dois) quilos de maconha.
Ao ser questionado sobre a localização da droga, ALISSON levou os Rondespianos até sua residência indicando que a droga estava escondida em sua motocicleta e após busca foi encontrado dentro de um compartimento na carenagem aproximadamente meio quilo de erva seca, supostamente MACONHA. Diante dos fatos, o indivíduo e a droga forma apresentados na Delegacia para as medidas cabíveis...
Na última terça-feira (24), representantes da Secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro (SECJU) se reuniram com o Juiz José Carlos Nascimento, da Vara da Infância e Juventude, e representantes de diversos órgãos municipais para discutir o projeto “Caravana da Juventude”, cujo objetivo é realizar visitas periódicas às principais escolas públicas de Juazeiro, promovendo debates com estudantes, professores e comunidade sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Além disso, o projeto quer colher resultados a curto e longo prazo, trazendo para o município um debate sobre um problema estrutural: o preconceito com o adolescente infrator. Segundo dados mais recentes (2015) do Governo Federal, menos de 1% dos crimes são cometidos por menores, que recebem sanções da Vara da Infância e Juventude. Ainda assim, uma parcela significativa da sociedade segue acreditando na impunidade desses atos infracionais, colaborando para uma cultura que não ressocializa o jovem, mas o segrega da comunidade. ..
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) de Juazeiro informa que o trabalho de tapa-buraco e recapeamento asfáltico na BA 210, executado em parceria com o Governo do Estado, trouxe melhorias para a trafegabilidade da via, para quem viaja para o distrito do Salitre e municípios de Sobradinho e Sento Sé.
A Sesp esclarece que o mencionado acidente com o caminhão ocorreu pelo fato de seu condutor tentar retornar do desvio que estava sendo utilizado durante a execução da obra na rodovia. Em seguida o caminhão carregado passou pela rampa mais inclinada, provocando o desequilíbrio e, consequentemente o tombamento.
A Secretaria ainda informa que as obras de melhoria da BA 210 continuam e que a partir da próxima semana atenderá o trecho até a divisa com Curaçá...
Realizado pela Pastoral Familia Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Anjos em Petrolina, o Arraiá da Família, tradicional evento junino que alia muita diversão e solidariedade, acontecerá neste sábado, dia 28, na praça da Igreja Matriz. O evento terá muita comida típica, além de brinquedos para as crianças, sorteios de diversos prêmios e claro, muitos shows para animar o público presente. Você ainda pode adquirir a rifa beneficente e concorrer a prêmios, tais como: Microondas, televevisor, bicicleta e muito mais.
Prestigie o Arraiá da Família, o evento terá início a partir das 19 horas...
Os comunitários Doriedson Brito e Edmar Santos idealizaram e estão organizando para o dia 11 de junho um bingo com vários brindes cujo objetivo é arrecadar recursos para aquisição de material visando a padronização das barracas para instalação da Feira Livre do bairro São Vicente, popularmente conhecido como Codevasf.
“Além de organizar um espaço comercial evitando que as pessoas do bairro e adjacência tenham que se deslocar para o centro da cidade, nossa intenção é gerar emprego e renda na região” destacou Doriedson Brito ao radialista Geraldo José na última quarta-feira (25)...
Geraldo, Bom dia!
Estão recapeando (tapando o sol com a peneira), parte da BA-210 entre o Corpo de Bombeiros e Trevo para Sobradinho, mas sem responsabilidade alguma...
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.
|