Foram encontrados 4674 registros para a palavra: ração

ANEEL reafirma compromisso de manter direitos adquiridos na atualização das regras de geração distribuída

Durante debate sobre geração distribuída no Brasil, Daniel Vieira, assessor da Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), reafirmou o compromisso do regulador em preservar os direitos adquiridos dos consumidores que já possuem geração distribuída solar fotovoltaica.
 
Segundo Vieira, a atualização da Resolução Normativa nº 482 da ANEEL, que permite aos consumidores gerar e consumir a sua própria eletricidade a partir de fontes renováveis, com mais liberdade e economia, só entrariam em vigor quando o Brasil atingisse uma quantidade mínima de participação da geração distribuída na matriz elétrica nacional.

“As alterações nas regras da geração distribuída no Brasil, previstas para serem publicadas até o segundo semestre deste ano, valerão apenas para as novas conexões no Brasil, garantindo assim a segurança jurídica e os contratos dos pioneiros que acreditaram nesta tecnologia”, ressaltou o assessor.
 
A declaração foi feita durante o ABSOLAR Meeting, evento realizado ontem (28/03) pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), em São Paulo. Um dos temas centrais na discussão foi o modelo de valoração da energia elétrica e dos benefícios provenientes da microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica para o setor elétrico, para a sociedade brasileira e para o desenvolvimento sustentável do País.
 
Durante todo o processo de debate regulatório, a ABSOLAR tem pautado a discussão da microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica a partir de uma avaliação de alto nível, focada nos benefícios proporcionados à sociedade brasileira como um todo. “Na última audiência pública, as equipes técnicas da Aneel corretamente incorporaram diversos dos atributos positivos da geração distribuída na metodologia de análise, comparando estes atributos com os eventuais custos existentes”, lembrou o CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia.
 
“Entre benefícios incorporados na análise e recomendados pela ABSOLAR, estão energia elétrica evitada, redução de perdas na distribuição e transmissão e redução de capacidade”, acrescentou. Entretanto, segundo Sauaia, apesar de ser um bom começo, a conta ainda está incompleta. “Há necessidade de melhorias, tais como ajustar premissas importantes e incorporar os demais benefícios relevantes que a geração distribuída agrega ao País e que ficaram de fora da análise”, explicou.
 
Já Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, lembrou que, apesar de a geração distribuída estar finalmente começando a crescer no País, o Brasil permanece muito atrasado em relação ao mundo. “Por isso, ainda é muito cedo para quaisquer alterações na norma. A geração distribuída solar fotovoltaica trouxe liberdade e poder de escolha a menos de 75 mil de um universo de mais de 84 milhões de consumidores cativos atendidos pelas distribuidoras. Ou seja, não representa nem meia gota sequer em um oceano de brasileiros cada vez mais pressionados por altas tarifas”, ressaltou Koloszuk.
 
De acordo com Barbara Rubim, vice-presidente de Geração Distribuída da ABSOLAR, a atualização da norma regulatória deve considerar, de forma ampla, os benefícios energéticos, elétricos, econômicos, sociais e ambientais. “Além da energia elétrica evitada, redução de perdas na distribuição e transmissão e redução de capacidade, é necessário considerar, por exemplo, a postergação de investimentos em transmissão e distribuição de eletricidade, alívio das redes pelo efeito vizinhança, geração de empregos, diversificação da matriz elétrica e redução de emissões de gases de efeito estufa, entre diversos outros”, concluiu Barbara...

Solenidade de inauguração da Clínica Odontológica da Faculdade Soberana foi concorrida e emocionante

Em uma solenidade bastante concorrida, na última sexta-feira (29), a Faculdade Soberana realizou a Cerimônia de entrega de Jalecos e abertura da sua Clínica Odontológica. Durante o evento, com direito a emoção e lágrimas, alunos dos cursos de Odontologia e Enfermagem participaram da cerimônia do jaleco, onde receberam oficialmente suas vestimentas de trabalho. O ponto alto da festa foi a inauguração da clínica odontológica, um local amplo com capacidade para atender vários pacientes, com 25 consultórios montados e um novo laboratório, com vinte e cinco cabeças (manequins) para treinamento dos alunos.

De acordo com Alobert Von Cornides, Diretor Executivo da unidade de Petrolina, “serão realizadas de 15 a 16 mil consultas gratuitas por semestre com impacto social muito grande”, informou. Com notas de excelência na avaliação do MEC, a Soberana, pioneira na implantação do curso de odontologia na região. vai se consolidando como uma das faculdades mais importantes do Vale do São Francisco...

Interação do público é destaque na última noite do Projeto 'Concertos Itinerantes' no CEU das Águas em Petrolina

O Projeto 'Concertos Itinerantes' se despediu, nesta sexta-feira (29), do seu primeiro destino da temporada 2019. Durante duas noites, os moradores do Rio Corrente e bairros vizinhos tiveram a oportunidade de prestigiar o talento dos integrantes da Philarmônica e Camerata 21 de Setembro. A iniciativa da Prefeitura de Petrolina, coordenada pela Secretaria Executiva de Cultura, tem a proposta de difundir e levar música de qualidade para vários locais do município.

Na segunda e última noite de apresentações, o Cineteatro do CEU das Águas foi ocupado por um público de diversas faixas etárias. Unidos pelo interesse pela música ou pela curiosidade, os moradores apreciaram com muita admiração cada canção regida pelo maestro Maicon Novaes e os integrantes da Camerata 21 de Setembro...

Instalação de mineradora de ferro em Sento-Sé divide opiniões e mobiliza comunidades

O anúncio da chegada de uma mineradora anglo-australiana, a Colomi Iron Mineração, na região, mais precisamente em Sento-Sé, a cerca de 200Km de Juazeiro foi o suficiente para render uma série de comemorações, em função dos grandes investimentos previstos na instalação e operação da mina, mas ao mesmo tempo a preocupação das comunidades e pessoas que residem em áreas onde seria instalado, em virtude das questões ambientais, riscos para as comunidades, dentre outras variáveis contidas dentro de um projeto com essas proporções.

Se por um lado os investimentos, inicialmente anunciado de cerca de R$11 bilhões, despertam o interesse de muitos, por outro lado já é latente a preocupação de ambientalistas e moradores de comunidades do interior de Sento-Sé com a implantação deste projeto. A visita de técnicos, possivelmente de empresas envolvidas no projeto, à Sento-Sé na semana passada, aumentou o burburinho nas redes sociais e nas comunidades envolvidas, que estão se reunindo para avaliar a situação. De acordo com as informações uma reunião que envolveu moradores e representantes da Diocese de Juazeiro, debateu o tema nas comunidades recentemente...

Operação Tapa Buraco chega ao distrito de Juremal

Após o distrito de Massaroca, chegou a vez de Juremal receber a operação Tapa Buraco. A ação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Juazeiro, desenvolvida pela Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano, em parceria com a Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT), e visa promover a requalificação de vias no interior do município.

De acordo com o engenheiro civil da SEDUR, Lucas Souza, o projeto tem como objetivo corrigir os trechos das ruas e avenidas danificados com a ação do tempo e das chuvas. “Nós já passamos por Maniçoba e Massaroca e agora chegamos ao Distrito de Juremal, onde já recuperamos aproximadamente 300m² da Rua Cuba, utilizando o paralelepípedo granítico”, revelou. Com fim da obra em Juremal, o projeto seguirá para Carnaíba do Sertão...

Dois homens são presos presos após operação de combate à pedofilia em Petrolina

A Secretaria de Defesa Social, através da Polícia Civil de Pernambuco, desencadeou, na manhã desta quinta feira (28), a 27ª Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada Luz da Infância 4/PE, vinculada à Diretoria de Inteligência da Polícia Civil - DINTEL, e com apoio da DIRESP, DINTER I e DINTER II.

A operação é fruto de um intenso trabalho investigativo da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) em parceria com os Estados, com o intuito de combater a pedofilia através do cumprimento de mandado de busca e apreensão. Ao localizar  arquivos digitais ( fotos, vídeos, etc)  que comprovem abuso sexual infantil são realizados os flagrantes. Em Pernambuco, a Operação está sendo coordenada pela DINTEL e supervisionada pela Chefia de Polícia.  ..

Transporte escolar: operação do MPF e da PRF flagra irregularidades que põem em risco a vida de alunos em Guanambi

PRF e MPF flagraram irregularidades em veículos escolares fiscalizados nas BRs 030 e 122. Imagem: MPF

Nesta terça-feira (26), o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagraram a Operação Rota Segura - Transporte Escolar, que está fiscalizando o serviço de transporte escolar na região de Guanambi (BA) e realizando ações educativas para alunos e professores de escolas públicas. Somente na tarde de ontem, os órgãos flagraram inúmeras irregularidades que põem em risco a vida dos estudantes que utilizam o serviço, além de indícios de negligência de agentes públicos da prefeitura de Guanambi na liberação de veículos inadequados...

Ação popular quer barrar comemoração do 31 de março de Bolsonaro

O advogado Carlos Alexandre Klomfahs requereu à Justiça, em ação popular, que a Presidência da República se abstenha de comemorar o dia 31 de março de 1964. Conforme revelou o jornal O Estado de S. Paulo no domingo, 24, o presidente Jair Bolsonaro orientou os quartéis a celebrarem a "data histórica", quando um golpe militar derrubou o governo João Goulart e iniciou um regime ditatorial que durou 21 anos. Na ação, o advogado afirma que a orientação de Bolsonaro "não é o interesse público e sim o jogo da classe dominante". "Muda-se o governo prossegue o drama. Há reiterado problema incontornável quanto à violação à moralidade administrativa", afirmou Carlos Klomfahs.

"Pede-se liminarmente que a Presidência da República se abstenha de determinar os efeitos do ato impugnado (comemorar o dia 31 de março no âmbito das Forças Armadas) por violar o princípio constitucional da moralidade e no mérito a procedência dos pedidos da inicial para confirmar a liminar concedida determinando que se abstenha o Poder Executivo de comemorar o 31 de março sob pena de multa diária de R$ 50 mil a ser revertida ao fundo de direitos difusos."..

Bancada de Oposição pede mais atenção do Executivo na elaboração dos seus Projetos de Lei

O líder da Bancada de Oposição de Petrolina, o vereador Paulo Valgueiro, pediu correção na sessão ordinária da Casa Plínio Amorim desta terça (26) do Projeto de Lei n ° 003/2019 que dispõe sobre o reajuste salarial dos servidores municipais, mas no texto apresentado pelo Executivo municipal havia o parágrafo garantindo reajuste também para os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias, concedido na última quinta (21) no PL n° 004/2019, também sob determinação do Governo Federal.

Na sequência, os vereadores da Bancada de Oposição pediram retificação do documento elaborado pelo Executivo municipal, que segundo lideranças sindicais, podia trazer elevação salarial das categorias de saúde já beneficiadas semana passada, que tornaria discrepante às outras classes trabalhadores do município...

Juazeiro: Sete pessoas são presas durante operação contra tráfico de drogas

Sete pessoas foram presas durante uma operação contra o tráfico de drogas, na manhã desta terça-feira (26), em quatro cidades do norte da Bahia. Conforme a Polícia Civil, a venda das drogas acontecia dentro de uma borracharia, na cidade de Itiúba. A polícia informou que os suspeitos atuavam nas cidades de Juazeiro, Itiúba, Filadélfia e Cansanção. O órgão cumpre 15 mandatos de busca e apreensão e 14 de prisão na região. Até o início da tarde, sete pessoas alvo dos mandados de prisão não tinham sido encontradas.

De acordo com informações da Polícia Civil, seis suspeitos foram presos na cidade de Itiúba e o outro foi encontrado em Cansanção. As investigações começaram em 2015, quando um dos suspeitos abriu a borracharia e populares perceberam uma movimentação estranha de usuários de drogas no local, informou a polícia. Segundo a polícia, o local era uma espécie de "fachada" para comercialização de crack, maconha e cocaína. A operação continua ao longo do dia...

Bahia gera 5.706 postos de trabalho em fevereiro e lidera o Nordeste na geração de emprego

A Bahia gerou 5.706 postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro de 2019, de acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O resultado decorre da diferença entre 49.056 admissões e 43.350 desligamentos.

"A Bahia lidera com folga os demais estados do Nordeste na geração de emprego, sendo o único estado da região com saldo positivo no acumulado destes dois primeiros meses do ano. Este resultado reflete o esforço do Governo do Estado como indutor do desenvolvimento, a partir da construção de estradas, hospitais, escolas, habitações, sistemas de abastecimento de água, redes de esgoto, e também com a atração de empreendimentos e o apoio sistemático à agricultura", ressalta o secretário do Planejamento do Estado, Walter Pinheiro. ..

POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO FÊNIX EM PETROLINA -PE

Em nota enviada ao Blog a Assessoria da Polícia Civil de Pernambuco informa que a Secretaria de Defesa Social do Estado, através da Polícia Civil, no âmbito do Pacto pela Vida, deflagrou na manhã desta terça- feira, 26/03, a 24ª Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada,  "FÊNIX 2”, vinculada à Diretoria Integrada do Interior 2 - DINTER 2, decorrente de investigação realizada pela 25ª Delegacia de Polícia de Homicídios, vinculada à 26ª DESEC - Petrolina-PE, sob a presidência dos Delegados Magno Neves e Gabriel Sapucaia. A investigação iniciou em setembro de 2018, com objetivo de desarticular organização criminosa voltada para a prática dos crimes de:

1) HOMICÍDIO;
2) TRÁFICO;
 3) ASSOCIAÇÃO PARA O TRÁFICO..

Bolsonaro estimula celebração do golpe militar de 64, em 2011 Dilma havia suspendido qualquer atividade para lembrar a data

O presidente Jair Bolsonaro orientou os quartéis a comemorarem a "data histórica" do aniversário do dia 31 de março de 1964, quando um golpe militar derrubou o governo João Goulart e iniciou um regime ditatorial que durou 21 anos. Generais da reserva que integram o primeiro escalão do Executivo, porém, pedem cautela no tom para evitar ruídos desnecessários diante do clima político acirrado e dos riscos de polêmicas em meio aos debates da reforma da Previdência. 

Em um governo que reúne o maior número de militares na Esplanada dos Ministérios desde o período da ditadura (1964-1985) - o que já gerou insatisfação de parlamentares -, a comemoração da data deixou de ser uma agenda "proibida". Ainda que sem um decreto ou portaria para formalizá-la, a efeméride volta ao calendário de comemorações das Forças Armadas após oito anos...

Justiça manda soltar ex-presidente Michel Temer e outros presos na Operação Descontaminação

O desembargador do Tribunal Regional da 2ª Região Antonio Ivan Athié acaba de revogar a prisão preventiva do ex-presidente Michel Temer, do ex-ministro Moreira Franco e de mais seis investigados que estavam detidos desde quinta-feira (21) por decisão do juiz Marcelo Bretas.

Athié, que é relator do caso no TRF-2, havia sinalizado inicialmente que iria levar os pedidos de liberdade para julgamento colegiado com mais dois desembargadores, mas, após analisar o caso no fim de semana, concluiu que as prisões afrontavam garantias constitucionais...

Presidente da caixa visitou Petrolina e garantiu liberação de recursos para a Apami e outras obras estruturantes

Em visita a Petrolina no último sábado (23) o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães se comprometeu a liberar, dentre outras verbas, R$ 2 milhões ao Hospital do Câncer Dom Tomás.

O ministro conheceu a estrutura do hospital gerenciado pela APAMI, tomou conhecimento das dificuldades financeiras que ele vem passando e se comprometeu a trabalhar para garantir a liberação dos recursos...

MORADOR DO BAIRRO ANTÔNIO GUILHERMINO CRITICA ADMINISTRAÇÃO DE JUAZEIRO (BA), SAAE ENVIOU NOTA

Em e-mail ao Blog GJ Notícias Felipe juliano Souza da Silva faz relatos do abandono da administração municipal para com o bairro Antônio Guilhermino em Juazeiro (BA). Confira: “Nas ruas e avenidas do bairro Antônio Guilhermino o descaso é total com o abandono dos serviços públicos. Não há pavimentação do local e também falta saneamento. As vias estão alagadas e a água da chuva se mistura ao esgoto e toma toda a extensão das ruas.  Os problemas são antigos, mas para piorar a situação, estão com um saneamento no bairro que estão acabado com as ruas e avenidas deixando pior do que era. A situação é triste e os moradores não podem nem sair de suas casas pois a lama não deixa. Um desrespeito total com os moradores do bairro. As calçadas são tomadas por mato e sujeira. Os moradores vivem pisando na lama por não tem por onde passar, até os carros então com dificuldade de transitar dentro do bairro. Os comerciantes tudo com a lama e água dentro dos seus estabelecimentos. Não tem respeito com a população que vota. Quando chegam as eleições, eles vem no bairro cobrando os voto, mas eles não cumprem seus deveres, e os moradores ficam sofrendo com essa situação” criticou Felipe juliano Souza da Silva.

NOTA SAAE:..

Com ajustes determinados pelo Estado, licença da Bahia Mineração é renovada

O Governo do Estado, por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), renovou a licença de instalação da Bahia Mineração (Bamin), no município de Caetité, no sudoeste da Bahia, por seis anos. A portaria 17.973 foi publicada nesta quinta-feira (21), no Diário Oficial do Estado (DOE). 

Em Caetité, a Bamin está implantando o projeto Pedra de Ferro, que prevê a extração anual de até 20 milhões de toneladas de minério de ferro. A produção transformará a Bahia no terceiro maior produtor de minério de ferro do país, com a geração de 10 mil empregos diretos e 20 mil indiretos durante a implantação, e, após a entrada em operação, de 1,5 mil empregos diretos...

Operação Tapa Buraco atende bairro Piranga

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), executou nesta quarta-feira (20), serviço de recuperação da pavimentação em paralelepípedo granítico na Rua Tobias Barreto (Piranga) através da Operação Tapa Buraco. A ação tem como objetivo corrigir os trechos da via que foram danificados com a ação do tempo e das chuvas, a fim de garantir a fluidez do trânsito, um deslocamento seguro e confortável aos moradores e condutores de veículos que transitam pelas vias. De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Celso Leal, a Operação Tapa Buraco faz parte de um planejamento estratégico para melhoria da infraestrutura e mobilidade urbana. “O serviço de tapa-buraco pode parecer simples, mas de uma maneira geral, contribui muito para a trafegabilidade e rotina da população”, observa Celso Leal. ..

Operação Boca Livre investiga desvios de recursos públicos destinados à compra de merenda escolar no Piauí

Teresina/PI – A Polícia Federal deflagrou hoje (20/3) a Operação Boca Livre, no Piauí. O trabalho, realizado em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), busca aprofundar investigação que identificou fraude em processo licitatório realizado pela Secretaria de Educação do Estado do Piauí – SEDUC/PI e a decorrente contratação com sobre preço na aquisição de merenda escolar, para distribuição em escolas da Rede Estadual de ensino com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Cerca de 70 policiais federais e 10 servidores da CGU participaram da operação e deram cumprimento a 12 mandados de busca e apreensão, em Teresina/PI...

Operação da PF fez busca e apreensão na Secretaria de Saúde de Salvador

A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União–CGU deflagraram nesta manhã (20) a Operação Kepler, com o objetivo de desarticular esquema criminoso na contratação de Instituto de Saúde para gestão complementar de unidades de saúde UPA e Multicentros, vinculadas à Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS).

Policiais federais, com apoio de auditores da CGU, cumpriram mandatos de busca e apreensão em diversos endereços, incluindo órgãos públicos, empresas e residências de supostos envolvidos. A Secretaria de Saude de Salvador foi um dos alvos da operação desta manhã...