Foram encontrados 1873 registros para a palavra: Mulher

Região Norte terá representante no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023

A produtora rural Kalinka Antônia Macedo da Silva, natural do município de Santa Luz, já se inscreveu e será uma das representantes da região Norte da Bahia no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, edição 2023. As inscrições para concorrer ao prêmio são gratuitas e podem ser feitas pela internet (Clique aqui), até o dia 31 de julho.

Formada em Odontologia e Administração de Empresas, com MBA em gestão empresarial na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Kalinka tornou-se proprietária da Fazenda Quinta do Morro Branco em 2013 e, desde 2021, é produtora de uva no Vale do São Francisco...

Bahia: Mulher é amarrada, estuprada e espancada; cinco suspeitos são procurados

Uma jovem de 23 anos foi amarrada, estuprada e espancada na zona rural da cidade de Planaltino, no sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Civil, cinco suspeitos são procurados. Um deles é filho de um vereador do município, que não teve o nome divulgado.

De acordo com a polícia, o crime divulgado na quarta-feira (19), aconteceu no sábado (14), em uma área de mata, nos fundos da casa onde a vítima mora, no povoado do Campinho. Depois de agredida, a jovem conseguiu fugir e denunciou o caso para a família...

TJBA MARCA PRESENÇA NO LANÇAMENTO DE CONJUNTO DE AÇÕES DO GOVERNO DO ESTADO EM DEFESA DOS DIREITOS DAS MULHERES

A Desembargadora Nágila Brito, Presidente da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), representou o Presidente do Judiciário Baiano, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, no lançamento de um conjunto de ações afirmativas de políticas para as mulheres em diversos campos de atuação numa parceria entre os Governos do Estado e Federal.

Na oportunidade, a Magistrada assinou, a rogo do Presidente, um Acordo de Cooperação Técnica da Casa da Mulher Brasileira de Salvador, e um protocolo de atuação para a Casa da Mulher Brasileira de Salvador. ..

ARTIGO - Igualdade salarial e critérios remuneratórios entre homens e mulheres: uma breve abordagem sobre a Lei 14.611

A lei 14.611 de 3 de junho de 2023 dispõe sobre a igualdade salarial e critérios remuneratórios entre mulheres e homens para a realização de trabalho de igual valor ou no exercício da mesma função e altera algumas disposições da CLT.

A igualdade salarial já era prevista pela CLT, mas esta lei inova ao prever que, na hipótese de discriminação o pagamento das diferenças salariais devidas não afasta o direito de quem sofreu promover ação de indenização por danos morais, considerando-se as especificidades do caso concreto...

Mulher é sequestrada na noite desta quinta-feira (13), em Petrolina

Uma mulher foi sequestrada na noite desta quinta-feira (13), em Petrolina. A vítima estava em um carro acompanhada de uma amiga, quando foi levada por dois desconhecidos armados, que estavam em outro veículo.

Segundo informações da Polícia Civil, a amiga conseguiu sair do veículo, mas a vítima, que não teve nome ou idade revelados, foi levada pelos sequestradores. O crime foi registrado por câmeras de segurança de um estabelecimento próximo ao local...

Detran-BA lança campanha 'Respeito é a nossa direção', contra assédio e discriminação

Respeito. É com esse tom e diversas ações que o Governo do Estado quer promover, cada vez mais, o empoderamento feminino na Bahia.

Para isso, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) participou do evento realizado nesta quinta-feira (13), no auditório da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), para assinatura de um acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) com a finalidade de elaborar e executar políticas públicas para todas as mulheres, respeitando suas diferenças, com prioridade para aquelas em situação de pobreza e vulnerabilidade social...

Governo do Estado lança conjunto de ações em defesa dos direitos das mulheres com apoio do Governo Federal

Foi lançado, nesta quinta-feira (13), em meio a apresentações culturais, um conjunto de ações afirmativas de políticas para as mulheres em diversos campos de atuação numa parceria entre os Governos do Estado e Federal.

O Selo Lilás, iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), incentiva empresas baianas a adotar políticas efetivas de igualdade de gênero e atuarem na defesa das mulheres contra a discriminação, o assédio e a violência sexual, por meio de práticas inovadoras e programas educativos de promoção, valorização e defesa dos direitos da mulher no ambiente de trabalho...

UNEB sedia lançamento do Selo Lilás; emblema certifica empresas que valorizam mulheres no ambiente de trabalho 

A UNEB vai sediar nesta quinta-feira (13), às 9h, o lançamento do selo Selo Lilás, iniciativa que visa reconhecer e certificar empresas que promovem o enfrentamento da desigualdade de gênero no ambiente de trabalho. 

A solenidade, que acontece no Teatro UNEB, no Campus I da universidade, em Salvador, contará com a presença da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, do governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, e da reitora da UNEB, Adriana Marmori. ..

COORDENADORIA DA MULHER DO TJBA PROMOVE REUNIÃO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA CASA DA MULHER BRASILEIRA

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), presidido pelo Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, reuniu representantes de instituições que compõem a rede de enfretamento à violência contra a mulher.

O encontro, promovido pela Presidente da Coordenadoria da Mulher, Desembargadora Nágila Sales Brito, aconteceu na quinta-feira (06), e discutiu temas sobre a implementação da Casa da Mulher Brasileira em Salvador.   ..

Mulher é presa suspeita de queimar filha recém-nascida com água fervente em Salvador

Uma mulher foi presa em flagrante por provocar queimaduras com água fervente no namorado e nos dois filhos na manhã da última quarta-feira (05). Segundo informações do BNews, um bebê de apenas um ano está entre os feridos.

A Polícia Militar afirma que o caso aconteceu em Salvador, bairro de Paripe, na madrugada da terça-feira (04). Durante uma briga entre o casal. Após a agressão, o bebê foi levado pela avó materna a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA)...

Setorial de mulheres do PT presta homenagem a dona Pretinha

Setorial de mulheres do PT presta homenagem a dona Pretinha. Confira:

Dona Débora Carlos de Alcantara, ou simplesmente dona Pretinha, é um desses grandes exemplos da força de nós, mulheres...

Pesquisa defende que autonomia da mulher camponesa passa pelo fortalecimento da agroecologia

A agroecologia vem se fortalecendo como um contramovimento agrário frente à hegemonia agroindustrial. O modelo de produção alternativo busca a construção de um sistema agroalimentar em que a preservação e a recuperação ambiental são priorizadas, garantindo relações sociais mais justas e igualitárias.

No caso das mulheres, a agroecologia tem um papel fundamental nos processos emancipatórios das trabalhadoras rurais, como demonstrado na dissertação "A Mulher Camponesa e a Agroecologia: caminhos e desafios na busca por autonomia"...

Sancionada lei de igualdade salarial entre mulheres e homens

Agora é lei a obrigatoriedade de igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens. Publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (4), a Lei 14.611, de 2023, teve origem no PL 1.085/2023, aprovado pelo Senado em 1º de junho.

O texto prevê que, na hipótese de discriminação por motivo de sexo, raça, etnia, origem ou idade, o pagamento das diferenças salariais devidas não afasta o direito de quem sofreu discriminação promover ação de indenização por danos morais, considerando-se as especificidades do caso concreto...

Deputada baiana lança livro Mulher preta na política

A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB-BA), de 56 anos, lança, no próximo sábado (dia 8), no Festival Latinidades, em Brasília (DF), o seu primeiro livro: Mulher Preta na Política (editora Malê). O evento acontece no anexo do Museu Nacional em Brasília. O festival conta com o apoio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

O livro aborda, a partir das experiências pessoais e de pesquisa, as dificuldades que mulheres pretas têm de chegar e de se estabelecer em cargos eletivos. Segundo a autora, o livro tem elementos de autobiografia, mas também dialoga com experiências de outras mulheres negras que se candidataram para o Executivo ou para o Legislativo. “Eu cito, inclusive as situações de violência política que a gente vive”, disse, em entrevista à Agência Brasil. ..

Lula sanciona lei de igualdade salarial entre mulheres e homens nesta segunda (3)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) amanheceu na Bahia nesta segunda-feira (3) e participa da cerimônia de início das obras de lote 1F do Trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, em Ilhéus, às 10h.

Às 12h30, ele embarca para Brasília, onde sancionará a Lei nº1085, às 15h, que trata da igualdade salarial e remunatória entre mulheres e homens. Ele falou sobre isso no sábado (1º), quando visitava um treino da Seleção Feminina de Futebol...

Mulheres agradecem a gestão Suzana Ramos as ações da Patrulha Maria da Penha em Juazeiro

"Fui atendida rapidamente e recomendo para as mulheres que sofrem agressão procurarem a Patrulha Maria da Penha, porque realmente eu me sinto protegida. Eu tive todo apoio necessário, faço tratamento psicológico pelo CIAM e a qualquer hora do dia que eu precisar, eu entro em contato com eles e sempre sou atendida. Agradecer por esse serviço é pouco diante da sua grandiosidade", afirma Isabel*, uma das muitas juazeirenses vítimas de violência doméstica que estão aprovando os serviços da Patrulha Maria da Penha, instituída em Juazeiro pela gestão Suzana Ramos.

Graças às ações e investimentos da gestão Suzana Ramos às mulheres vítimas de violência doméstica em Juazeiro agora podem contar com a Patrulha Maria da Penha. Após um mês da sanção da lei 3.123/2023 que regulamenta o serviço realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM), através da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), muitas juazeirenses estão aprovando a iniciativa e fazendo questão de agradecer a prefeita Suzana Ramos...

Independência da Bahia: Debate sobre a importância das mulheres no 2 de Julho ocorre neste sábado; inscrições estão abertas

Em meio às celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, vai ser realizado na manhã deste sábado (1), no Studio Negra Jhô, no Centro Histórico de Salvador, o debate que trará como tema a importância e poder das mulheres no 2 de Julho.

O projeto de 'Mentoring Day' é idealizado por Tainara Ferreira, consultora e especialista em relações étnicos-raciais, e contará ainda com a participação da cabeleireira proprietária do espaço, conhecida popularmente como "Rainha do Pelô". O evento é gratuito e acontece pela primeira vez de forma presencial na capital baiana. Para participar, basta se inscrever através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdoryR-Sw861UHueWtRcmou15dgvGYSL7YGUY8-h71XFsKJJw/viewform...

Inscrições abertas para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Empresárias Baianas têm até o dia 31 de julho para realizar a inscrição para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023.

Criada para estimular o empreendedorismo feminino, a premiação acontece desde 2004, reconhecendo histórias de empresas lideradas por mulheres que sirvam de inspiração para que outras passem a empreender e fazer parte do contingente de mulheres empreendedoras. A inscrição é gratuita e pode ser feita através da internet através do link (Clique aqui)...

Conheça a primeira mulher a comandar um batalhão na história da PMBA

Mulher, preta e chefe da maior unidade policial responsável pelo combate a violência contra a mulher no estado da Bahia. Essa é a definição da tenente-coronel Roseli de Santana Ramos, 51 anos, primeira policial militar da história da corporação a comandar um batalhão.

A oficial passa a representar o Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher (BPPM), criado a partir da reorganização de estruturas e modernização de divisões realizada pelo Governo do Estado, em maio deste ano...

Seminário evidencia as Mulheres no protagonismo da Convivência com o Semiárido e na luta contra a Desertificação

As práticas agroecológicas, de Convivência com o Semiárido e o modo de vida das Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto que já se provaram eficientes na defesa do meio ambiente e no cuidado com a Caatinga. Assim, no Dia Internacional de Combate à Desertificação, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), essas foram algumas das fontes de inspiração enaltecidas em um evento realizado em Juazeiro, que reuniu, entre representantes de organizações da sociedade civil, movimentos sociais, instituições de ensino e agentes do Poder Público, mais de 150 pessoas para debater o combate à desertificação e a mitigação dos efeitos da seca.

O evento foi realizado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e a Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Combate à Desertificação. A iniciativa contou ainda com a parceira da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados e apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)...