Em alusão ao Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, celebrado em 25 de novembro, a equipe de serviço social da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) está realizando uma semana de conscientização e informação. A ação tem como objetivo alertar e orientar os pacientes e acompanhantes sobre a importância do combate à violência contra as mulheres.
Durante toda a semana, a UPAE está promovendo atividades educativas e distribuindo materiais informativos sobre a violência de gênero. As assistentes sociais e a equipe multidisciplinar estão disponíveis para oferecer apoio e orientação às mulheres que tenham sofrido qualquer tipo de violência, além de notificar os órgãos competentes para que as medidas de proteção sejam tomadas.
De acordo com dados do Instituto Maria da Penha, a cada 7 minutos uma mulher é vítima de violência física no Brasil. Além disso, estima-se que apenas 10% dos casos sejam denunciados às autoridades. Nesse contexto, é fundamental que as mulheres conheçam seus direitos e saibam como denunciar casos de violência. Existem diversos canais de denúncia, como o Disque 180 e a Central de Atendimento à Mulher e a Delegacia da Mulher.
"É fundamental que todas as mulheres saibam que não estão sozinhas e que existe ajuda disponível. No nosso Pronto Atendimento, estamos comprometidos em apoiar e orientar as mulheres que sofrem violência, garantindo que seus direitos sejam respeitados e que elas recebam o suporte necessário. Denunciar é um ato de coragem e pode salvar vidas", esclarece a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.